Carregando...
Eventos

Video Games Live 2009 – Rio de Janeiro

Por Vivi Werneck
(Texto extraído do Nonuba Games – mas fui eu que fiz tá! rs)

O tempo nublado e uma chuvinha chata não foram suficientes para desanimar centenas de gamers apaixonados por música que prestigiaram, na noite do último domingo, dia 4 de outubro, a edição carioca da turnê brasileira do maior concerto de videogames do mundo: o Video Games Live.

Criado em 2005, nos Estados Unidos, pelo maestro Jack Wall e pelo compositor Tommy Tallarico, músicos que compuseram temas de jogos como “Earthworm Jim” e “Myst”, o evento interativo é uma proposta inovadora de concerto. Este é o quarto ano consecutivo que o show aterriza em terras brasileiras.

Uma das atrações que fez muito sucesso, no pré-show, foi a área free play destinada a games como Beatles Rock Band, Punch Out, Guitar Hero e simuladores de corrida de Fórmula 1. O melhor guitarrista do GH subiu ao palco, durante o show, e tocou Sweet Emotion, do Aerosmith, em nível Expert! Mandou bem! Outra parte hilária foi a disputa de Space Invader Interactive, em que um rapaz da plateia subiu ao palco e jogou o game com o próprio corpo – correndo para direita e para esquerda perfazendo os movimentos da navezinha. Bom, ele perdeu, mas valeu a tentativa!

Antes do concerto começar, aconteceu o show da banda de abertura Gameboy e o já clássico (e hilário) concurso de cosplay. O vencedor da competição se destacou… Vamos assim dizer, pela simplicidade da fantasia (uma peruca e uma bermuda) e pela bela interpretação – digna do Oscar – de um perfeito prisioneiro do game Metal Slug, com direito a corridinha histérica e tudo! Até o rei do pop, Michael Jackson, foi lembrado em um clipe, em que seu avatar no game Moonwalker interagia com vários outros personagens clássicos dos games.

Durante o show, o que se via era um misto de furor psicótico e alegria pura, com direito a cantar junto com a orquestra quando Mario foi tocado (que nunca fez isso? Hehehe). A cada nova canção, imagens dos respectivos games passavam nos telões levando os fãs ao delírio. (Confira o Set List completo ao final da matéria).

Além de Tommy Talarico – o showman gamer – e suas guitarras estridentes, o concerto também foi regido pelo maestro italiano Emmanuel Fratianni – a frente da Orquestra Sinfônica Villa-Lobos, composta por 43 músicos. Essa foi a primeira vez que Fratianni esteve no Brasil.

“O sentimento de estar aqui é entusiasmante. O público brasileiro é fascinante; nunca tinha visto algo do tipo antes. É realmente fantástico”, disse emocionado o maestro que ama jogar e reger o game Halo.

Para a surpresa maior de todos, uma participação mais do que especial levou os fãs de Metal Gear Solid a quase arrancarem os cabelos a dentadas quando ninguém menos que o japonês Norihiko Hibino, saxofonista e compositor do game, subiu ao palco para tocar Snake Eater. Hibino também ficou emocionado ao saber que tantos brasileiros são fãs de MGS.

“É a primeira vez que venho ao Brasil e estou muito feliz por todos no show conhecerem a canção que criei. É muito recompensador”, afirmou.

Outra surpresa foi a participação da flautonista norte-americana Laura Intravia que, vestida de Link, interpretou a canção de Zelda em um “dueto” inusitado ao lado da própria Navi em cima do seu ombro.

Ao final do show o que se via eram rostos exaustos de tanto pular e cantar, mas rostos felizes, até porque Tommy Tallarico, Emmanuel Fratianni, Norihiko Hibino e Laura Intravia autografaram camisas e matérias promocionais da turnê esbanjando simpatia. Particularmente, amei o show e disse isso ao próprio Tallarico ao perguntar qual o segredo de quatro anos de sucesso do VGL aqui no Brasil.

Tommy Tallarico e Vivi - Momento Tiete

“O segredo do sucesso é a imensa paixão dos brasileiros por música e videogames. Procuramos sempre ouvir os fãs e mudamos sempre o nosso set list para levar aos gamers as canções que eles querem ouvir. Os videogames são a principal forma de entretenimento do século 21 e ver a platéia ir a loucura e vibrar a cada novo acorde não tem preço”, disse Talarico – que se declarou fã da série Super Mario Bros.

Esta foi a primeira de várias apresentações que pretendo participar. Dava vontade de sair comprando tudo pela frente, até o MP4 caracterizado do evento, mas o preço de R$ 90,00 desanimou um pouco. Bom, ao menos garanti a camisa, uma foto com o Tommy e o Master Chief! Ahaha… Video Games Live 2010 aí vou eu!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=PM81mZQ2EXM&fmt=18]

SET LIST VIDEO GAMES LIVE 2009

Castlevania Rock
Silent Hill
Metal Gear Solid
Space Invaders Interactive
Skype – Ralph Baer
Sonic
Shadow of the Colossus
Metroid
Flute Link
Zelda

INTERVALO

Kingdom Hearts
God of War
Metal Gear Solid 3 “Snake Eater”
Warcraft
Mario
Guitar Hero
Halo FULL (1, 2 & 3)
Final Fantasy 7 OWA

BIS – Mega Man
BIS – Chrono Trigger/Cross

77 comentários
  1. Vivi Werneck

    ahahahaha… eu tirei uma foto do japa tb! tá lá no Nonuba. Estou montando uma foto galeria do evento p lá tb. Só posso por mais fotos por aqui depois q publicar lá. o talarico é uma simpatia mesmo! gostei dele! ah, tirei foto com o Master Chief tb! hehehe… tá no meu orkut! =D

    1. Vivi Werneck

      já te mandei! a galeria deve ficar pronta hj mais tarde ou amanhã. estamos meio que batend cabeça por lá p botar no ar! rss..

      PS: assim q achar mais videos legais da apresentação posto aqui tb!

  2. Hakoto

    Olá meninas, venho aqui deizer que á algum tempo eu acompanho o trabalho de vocês, etou criando mais um GOW para a net, não terá a beleza femenina que tem aqui,mas prometo ter o mesmo comprometimento que você tem com os seus leitores!

    Perdi essa por causa dos estudo, em pensar que o VGL foi pertinho da minha casa,mas estudo são estudos e como sai do meu bolso não posso dar mole.=/

    Mas só de pensar em ter ouvido as musicas de MSG ao vivo e tocadas pelo próprio Hibino. aiiiiiiiiiiiiiiiiiii…

    Mas ano que vem tem mais, até lá Vivi…

    bju meninas!

  3. Popi

    Estou só na expectativa pelo de sampa! Só faltam dois dias!!!
    Espero ser o msm setlist, com direto ao japa e ao Link flautista!!

    Naum que eu esteja achando ruim, mas pq a/o Link não toca uma ocarina? =P

  4. Cledson

    Legal!!!
    Eu queria ter ido, mas todos os outros dias, foram durante a semana, e ir no RJ é complicado.

    Pelo que ví, foi bem legal, mas lí em vários lugares falando que rolou muuuuuuuuuito playback. Chegou a reparar isso la Vivi?(apesar q na hora eu nem ia ligar se fosse ou nao hahahha)

  5. Fred

    Pelo que andam dizendo por aí a parte técnica do show no Canecão foi bem pior do que em BH.
    Parece que o som da orquestra ficou baixo e tava dando pra ver na cara que era playback. =/

    Aqui em BH não teve problema nenhum.
    Como tinha falado em outro tópico por aí foi sensacional!
    Pessoal de SP pode esperar que vai ser muito bom.

    1. Vivi Werneck

      o som estava baixo mesmo no início, mas aí a galera deu uma reclamada e melhorou depois, quanto a parte do playback – como disse acima – rolou alguns efeitos sonoros extras mesmos, mas a galera vibrou muito com o show e foi bem legal. a performance do “Link” flautista (no video do post) foi impagável! rsrs

  6. Thyago

    saco, pq um evento desses nunca vem para o nordeste? ç.ç
    enfim, como SEMPRE, tem que ter one winged angel durante a VGL. putinhas de FF, vcs nao se cansam desta música? XD

    enfim, num sei pq, mas acho q ano que vem eu vou para o VGL 8D

    1. Anon

      Mesmo eu, que não sou fã de FF, achei One Winged Angel foda. É clássica demais para ser esquecida. Já imaginou um VGL sem música de Zelda? Puramente absurdo.

      Ainda assim, por mim, a melhor do conserto foi a última, Scars of Time.

      Minhas únicas reclamações são que a parte de Halo foi absurdamente longa em comparação com o resto e que Killer Instinct não fez parte da trilha.

      1. Vivi Werneck

        na parte do último bis com Chrono Trigger, a musiquinha q eu mais gosto do jogo – que toca logo no início do game, depois q aparece o reloginho (esqueci o nome da música! rss) não tocou! *snif*

  7. Ally

    “Durante o show, o que se via era um misto de furor psicótico e alegria pura”

    [Dando uma de filósofo mode ON]
    A cada dia eu me impressiono mais com essas definições feitas ao ápice da filosofia, criadas por vossa suprema sabedoria psycho Vivi.
    [/Dando uma de filósofo mode OFF]

    Evento demais! Pena que eles não vem aqui pro sul né? =(

    PS: E essa foto da Vivi aí…Bah…e pensar que por trás (“uii”, como diria a própria) desse rostinho lindo existe um ser psycho, malígno e muito poderoso… *medo*
    PS²: Falando nisso, esse post não teve nenhum “uii” e ainda teve direito a fotinho feliz. Será que “Vivi, The Psycho³ Evil² Master” está se convertendo para o Lado Azul da “FORÇA”?

    1. Vivi Werneck

      “Será que “Vivi, The Psycho³ Evil² Master” está se convertendo para o Lado Azul da “FORÇA”?”

      -> Nunca ouviu falar q os psicopatas (quando querem) nunca se parecem com psicopatas?

      Temeeeei!!!! muauahuahauhauahuahua

    1. Vivi Werneck

      hauhauahuahauha… pois é! e olha q eu tava sem salto. tava só de bota mesmo! levando em consideração que eu tenho 1,60m d altura (sim sou baixinha, mas lembre-se que são nos pequenos frascos q estão os piores venenos! hehehe), ele deve ter uns 1,65m no máximo! ahahahaha…

      PS: Cla, na hora q tocou Castlevania lembrei logo d vc!!! *.*

        1. Vivi Werneck

          eu disse q tenho 1,60! quem deve ter 1,65 é o Tallarico!

          “Nossa, eu pensava que você era alta”

          baixinhas não ocupam muito espaço, são peritas em stealth attacks e, geralmente, tem mais facilidade em conseguir namorado (homem costuma preferir mulheres mais baixas q eles – bobeira, mas enfim). resultado: não tenho problemas com minha altura, caibo em qualquer pokébola! ahahahahahaha….

          1. Alice

            Isso aeee! baixinhas comandam! que 1,75 que nada. 1,60 é que é a altura!

            Baixinhas, uni-vos! Se unirmos nossas forças, em breve o mundo será nosso! e lembrem-se: toda a baixinha é no mínimo muito psyco! (agora vamos rir maléficamente: MUAHAHAHAHAHA)

          2. Renan Rodrigues

            1,60, ainda menor.
            Mas sério, eu pensava que você tinha mais ou menos uns 1,75.

            E outra, no seu caso mesmo se vocÊ tivesse 2,5m você conseguiria arrumar namorada. Afinal, a altura não importaria diante de tamanha beleza. 🙂

          3. Alice

            ah saco, eu acho que esse wordpress me odeia…anyaway, teria como apagar o primeiro comentário que eu fiz, por favor?

            @Renan
            A Vivi conseguiria arrumar uma namorada? uma namorada? tem certeza que é isso que você quis dizer?

          4. Renan Rodrigues

            @ Vivi

            Ahhhh.
            Foi mal, foi mal, foi mal, foi mal *repete isso mais 450X)

            Eu não tinha lido o meu comment.
            Desculpa mestra, desculpa mestra, desculpa mestra *mais 450X)

            @ Alice

            É óbvio que eu quis dizer namoradO. É pq minha mente estava em outro lugar.

            @ Bebs

            Tamanho não é documento né?
            Mas eu sempre imaginei as gow’s todas mais altas do que eu.

          5. Lucas Uede

            Rebeca realmente nessa parte eu tenho que concorda com você. Mais aqui entre nós esses caras altos que preferem uma baixinha são meio que doidos xþ

            pq na boa eu já fiquei com uma de 1,53 >< e foi muito desconfortante (ta o bj e os outros complementos foram ótimos).
            Mais assim só ficar também, no maximo foram 3 dias, depois sai fora.
            Mesmo sendo baixinha ainda é mulher… Mais tipo namorar nem em sonho pelo menos para mim xþ

          6. Lucas Uede

            As baixinhas dominam a GoW xþ

            e vivi realmente nós homens preferimos mulheres mais baixas que nós, mais isso varia muito pq tipo…
            eu com 1,92… 1,60 para mim é muito desproporcional xþ
            Prefiro mulheres com 1,70 a 1,78

            kkkkkkk

          7. Fabão Estácio

            um cara de 1,92 pra uma moça de 1,55… hummm… saquei o fetiche dele rsrsrsrsrs

  8. Leonardo Marinho

    O Tallarico é o cara. Simpático pra caramba mesmo. Aproveitei pra bater um papo rápido com ele depois de tirar a foto. Perguntei sobre o DVD, afinal, todo mundo quer saber sobre isso…

    Aproveitando o espaço, aproveito para uma propaganda bem rapidinha. Minha cobertura já está lá no Deu Tilt, postei hoje de manhã, espero que gostem. =D

    Abraços e ano que vem estamos lá, com certeza!

    1. Shadow Warrior

      hahaha Eu também pensei nisso, mas não tive a sua “coragem” para fazer esse comentário. Dá pra ver claramente a Vivi ameaçando jogar uma “teia acida”(spider girl???) no Tallarico e o machado escondido atrás dele hehehe

    2. Ally

      Eu sabia que tinha alguma coisa muito errada naquela foto! Hahahaha! Boa!

      E o Shadow ta certo, ela parece uma “Spider Girl” ameaçando jogar uma teia nele! Hahaha!

      Mas aí, agora que eu notei uma coisa:
      Não é o Master Chief ali atrás?

      Ele devia estar sendo controlado pelos poderes necromânticos da Vivi e estava com a arma na nuca do Tallarico! Hahahaha!

  9. saulo

    Cara! Que vontade de participar dum troço desses, eu que sou tão fã de tantas OST´s de games, precisamente as instrumentais, acho que teria uma catarse ouvindo estes caras tocarem. Principalmente se pintasse umas faixas de Elemental Gearbolt, KOF, Bloody Roar 1, Final Fantasy e até do Double Dragon do Master System… hu! Nostalgia!

    Vivi mais alta ou mais baixa?… ora, que importa isso diante de tanta simpatia e beleza!

      1. Ally

        Traduzindo pra linguagem “gamística”:

        Vivi use Special Ability: Heart Axe’s Fatal Strike Throw
        Critical hit!
        Vivi hit Thyago by 666 damage.
        Lethal strike!

        M-MO-MO-MONSTER KILL!
        Humilhation!

        Vivi is beyond GODLIKE! Please, someone has to stop her!
        (But who gonna try it?)

  10. Master Kim

    Gostaria de ter ido, pena que nao deu.
    Ano que vem se tiver novamente eu vou sem falta! Deve ser muito divertido!

    Essa música Chrono Trigger / Cross é qual? Eu nao lembro muito das músicas do Trigger, mas se for uma versão da apresentação do Cross, deve ser muito linda, adoro essa música, ainda mais quando passa junto com a melhor CG ja feita no PSone!

  11. Love.is.a.tragedy

    “Outra parte hilária foi a disputa de Space Invader Interactive, em que um rapaz da plateia subiu ao palco e jogou o game com o próprio corpo – correndo para direita e para esquerda…”

    Projeto Natal?

    Rs!

  12. vinascastello

    caramba!!! quem pode pode!!!huahuahuhauhuahuhauhah, eu fui mas infelizmente não deu para tirar foto com ninguem não, ficou muito show esse post em vivi! parabens!! depois você ve o meu la no lord of gamer!

    bjs!!

  13. Vivi Werneck

    Gente, o vídeo da homenagem ao Michael Jackson nos games que eu falei na matéria…

    [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=J4biAmoJCyI&hl=pt-br&fs=1&]

    Vi o vídeo no Lord of Games. Valeu Vinas!

  14. Alice

    ano que vem tem que ter um VGL no RS! (Ally, vamos começar a campanha!)

    mas realmente parece ter sido muito legal! eu queria muito ter ido e o Tallarico parece ser muito simpático!

  15. Seyfertt

    Bom, ler não é a mesma coisa do que presenciar um momento único como este. Ano que vem, se tudo correr bem e não tiver nenhum empecilho trabalhista no meio, irei com certeza! 😛

  16. Popi

    É só elas colocarem um video então 😛
    Falando serio, com ctz não eh msm coisa. Assisti varios videos no youtube do VGL, mas, imagino eu, q estando lah, ouvido a orquestra e a plateia vibrando deve ser muito show. Fazem dois anos q estou esperando para ir! Me arrependo muito de naum ter ido em 2007 🙁

    1. Seyfertt

      Nunca é, estar presente em um momento único não é algo tenha preço material. Vamos ver em 2010 como será as coisas.

  17. Bruno Antonucci

    O show deste ano foi ÉPICO! Juntando os 3 anos anteriores não da o show de domingo!
    A Laurinha é um amor! Não acredito que ela tem 22 anos 8D So de lembrar de certos detalhes do show eu me arrepio todo!

    Consegui umas poucas fotos do show, depois deixo o link para vcs =)

  18. ocarinalink

    Vivi, talvez não se lembre de mim. Sou o cara do relógio binário e da ocarina, o aluno do Cleber. 🙂

    Ei, onde você tirou essa foto com Tommy Tallarico? Isso aí não é a mesa de autógrafos! Não é justo. 😛

    Mas EU toquei ocarina pra Flute Link e você não! Lálálálálá! \o/

    VGL desse ano foi ÉPICO. Nenhuma edição vai ser como essa. *-*

  19. richard

    cara eu fiquei sabendo que tbm que em uma turne do VGL teve a participaçao do jogo COUNTER – STRIKE e eu quero muito ver aonde eu encontro o video ou o dvd pra mim ver online vlw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *