Por Carla Rodrigues
Lembra da época das propagandas bizarras da Sony que antecederam a campanha “It Only Does Everything” estrelada pelo KB do post aqui embaixo? Deixa eu refrescar a sua memória:
– Teve aquele comercial dos ovos.
– E aquele do Rubick’s Cube.
– E o meu preferido: o da boneca – com direito a risada assustadora e tudo mais.
Bom, isso tudo ficou no passado. A empresa redirecionou o foco e resolveu criar campanhas bem humoradas mas que ao mesmo tempo falassem sobre o produto – ao invés de simplesmente deixarem os consumidores pensando “mas que diabos foi isso que eu acabei de ver?”.
Mas só pra não perder o costume, a nova campanha da empresa direcionada para alguns países da América Latina é bem bizarrinha. Com o slogan “Vive en Estado Play”, os comerciais mostram adultos com cabeças de bebês jogando o PS Move. Ou seja, sendo grandes crianças.
A campanha entrou no ar no dia 10 de novembro e Mark Stanley, gerente geral da Sony Computer Entertainment para a América Latina, fez um post no blog oficial da Sony para explicar o conceito da campanha publicitária. A agência que fez os dois comerciais de televisão, e que está cuidando da estruturação da marca na América Latina, é a Saatchi & Saatchi.
“Estamos querendo promover e criar um diálogo com os nossos consumidores através de uma nova campanha publicitária que visa mostrar que o PlayStation 3 é a solução para quem quer um aparelho multimidia de fácil compreensão. Para isso, tomamos uma direção peculiar para lembrar os consumidores o que é realmente estar entretido com algo.”, disse Staley no blog. “O primeiro comercial nos lembra uma época onde até mesmo pequenos movimentos e sons nos deixavam entretidos. No segundo comercial há o mesmo tratamento usado para promover a diversão única que o PS Move causa.”
Então é isso, mantenha o espírito jovem e se divirta com o Move depois de ver os comerciais bizarros – que alguém vai achar bonitinho:
[youtube= http://www.youtube.com/watch?v=Uh2v8z96djU&fmt=18]
[youtube= http://www.youtube.com/watch?v=hdLJLHkYkRs&fmt=18]
Bom, isso tudo ficou no passado. A empresa redirecionou o foco e resolveu criar campanhas bem humoradas mas que ao mesmo tempo falassem sobre o produto – ao invés de simplesmente deixarem os consumidores pensando “mas que diabos foi isso que eu acabei de ver?”.
Mas só para não perder o costume, a nova campanha da empresa direcionada para alguns países da América Latina é bem bizarrinha. Com o slogan “Vive en Estado Play”, os comerciais mostram adultos com cabeças de bebes jogando o PS Move.
A campanha entrou no ar no dia 10 de novembro e Mark Stanley, gerente geral da Sony Computer Entertainment para a América Latina, fez um post no blog oficial da Sony para explicar o conceito dos comerciais. A agência que fez os dois comerciais de televisão, e que está cuidando da estruturação da marca na América Latina, é a Saatchi & Saatchi.
“Estamos querendo promover e criar um dialogo com os nossos consumidores através de uma nova campanha publicitária que visa mostrar que o PlayStation é a solução para quem quer um aparelho multimidia de fácil compreensão. Para isso, tomamos uma direção peculiar para lembrar os consumidores o que é realmente estar entretido com algo.”, disse Staley no blog. “O primeiro comercial nos lembra uma época onde até mesmo pequenos movimentos e sons nos deixavam entretidos. No segundo comercial há o mesmo tratamento usado para promover a diversão que o PS Move causa.”
Então é isso, mantenha o espírito jovem e se divirta com o Move depois de ver os comerciais bizarros que alguém vai achar bonitinho:
[youtube= http://www.youtube.com/watch?v=hdLJLHkYkRs&feature=channel&fmt=18]
[youtube= http://www.youtube.com/watch?v=Uh2v8z96djU&fmt=18]
Caassapaba
Sabe eu tenho muitos comentarios legais, criticas de marketing (ja fiz facul) entre outros, mas eu posso resumir tudo o que eu ví neste post com uma palavra:
MEDO!
Bruno Massao
Endosso o coro ai. Medo é um bom sentimento pra demonstrar tudo que tá ai.
Em compensação, eles fizeram comerciais legais para o GT5 nos EUA e no Japão:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=5v3aCp899F8&fs=1&hl=pt_BR&rel=0&color1=0x2b405b&color2=0x6b8ab6]
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=kHTTTvCV2oo&fs=1&hl=pt_BR&rel=0&color1=0x2b405b&color2=0x6b8ab6]
E esse é o comercial mais legal de todos (foi antes do adiamento do dia 3/11 para o ad infinitum):
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=_I9K6irn2rY&fs=1&hl=pt_BR&rel=0&color1=0x2b405b&color2=0x6b8ab6]
Em tempo: Essa música do comercial japonês GRUDA na cabeça. @_@
Carla Rodrigues
O comercial americano eu tinha postado aqui no blog (no último post), mas não tinha visto o comercial japonês.
Bem legal mesmo.
Colorido, música legal e zero de informação hahah 😛
Yan Paulo
LOL
Esses caras do setor de publicidade da Sony são doidos mesmo!
Eu ri quando vi a foto dos adultos com cabeça de bebê AUSHAUSHAUSHASU
Quando eu chegar em casa, dou uma conferida no comercial.
Hélio
Ah, q bonitinho! Sério, eu achei. Eu entendi a proposta da Sony e concordo q é uma boa propaganda. Sorry, Carlinha, não sei pq vc achou isso bizarro vindo de uma empresa q já usou até a imagem de Jesus Cristo numa propaganda do Playstation (sacrilégio!). Acho q eles acertaram a mão e não vi bizarrice nisso não.
Carla Rodrigues
Então, você entendeu a mensagem porque joga videogame e sabe que isso é o PS Move, mas imagina quem não sabe o que é e se depara com um comercial desses na televisão.
Bebês no corpo de pessoas é meio bizarro, principalmente para quem não vai entender a mensagem da propaganda. Tudo bem que no final aparece o logo do PlayStation, mas até aí em nenhum momento foi explicado o que é o Move – ou até mesmo se a propaganda é sobre ele.
E fora tudo isso, não gostei de ver as cabeças gigantes de bebês nos corpos de adultos hahahah
Hélio
hahaha Entendi, Carlinha, mas de qualquer forma, achei bonitinho o bebê mexendo nos brincos da moça e tentando fazer carinho no cachorro ^^
Fabiel Rodrigues
“Vive en Estado Play”, eu realmente achei esta frase meio que assustadora, mas o comercial em si ficou muito engraçado.
Fabão
é…. as vezes pensar demais e tentar ser inovador não é um bom negócio…
Paladino do Cerrado
MEDO²
Sinceramente, nós querendo mostrar de videogame é para todas as idades e um leigo que ve isso vai achar:
“Sabia que era coisa de criança, mas não era para tanto!”
É por essas e outras que eu detesto a Sony!
Na verdade eu só respeito 3 empresas japoneas:
Sega ( quando acerta que isso)
Capcom( nem comento)
Konami ( OLA CASTLEVANIA!)
Nanco e SNK ficam no quase…
Rods
jaja aparece algum pastor falando que o move é coisa do capiroto
ADR
MEDO![3]
POH SONY!!!!
…agente luta pra mudar a visão de que video game é coisa pra criança e ai fazem um comercial com bebês!!!
…e depois ainda reclamam dos caixistas…
rsrsrsrs
Emmerich
hahaha!
Eu vi as propagandas agora!
Realmente não são bizarras não, mas é bem engraçado ver aquele povo com cabeça de bebê xD
pedro
eu intendi, tipo todo mundo tem uma criança dentro de si
Renan Rodrigues
Que tipo de dorgas o pessoal do Sony usa para fazer esse comercias?
MEDO [2]
James Sunderland
OK, e vou eu ser o deslocadão dorgado com probleminhas… 😛
Eu não fico com medo desses comerciais da Sony, pelo contrário, acho fantásticos. Especialmente esses bizarrões!
Mais alguém lembrou dos comerciais do PS2 e do PS1?
F5 na memória:
http://www.youtube.com/watch?v=T4tOvkvCvwQ
http://www.youtube.com/watch?v=sbOjxU6OpoM
http://www.youtube.com/watch?v=msMehuZo3x8
http://www.youtube.com/watch?v=0dpzhMMFk5U
Mas calma, Carla, concordo com você que esses últimos do povo com cabeça de bebê ficaram bem esquisitos (no sentido ruim).
Foi exatamente pelo motivo que você explicou mesmo: só quem já joga videogame e sabe o que é a experiência de imergir completamente num jogo vai entender a proposta. Aliás, mesmo eu que jogo, se não tivesse lido o que o cara explicou sobre os comerciais, ficaria meio boiando e acabaria caindo naquele estigma de que “videogames são coisa pra criança”, mesmo sabendo que é exatamente o contrário. Se no final a intenção era passar a mensagem de “volte a ser criança e divirta-se”, aí tá tudo bem ^^
Os comerciais bizarros antigos eram legais, mas simplesmente pela carga de esquisitice e o conteúdo visual deles (afinal, foram dirigidos por David Lynch e Chris Cunningham, o que se poderia esperar? :P). O problema é que EU pessoalmente curto porque amo essas coisas esquisitonas. O propósito original de um comercial de videogame ficou meio perdido ali, talvez eles tenham apelado pra diretores consagrados, numa jogada de marketing (tipo, “ohhh, o Lynch dirigiu um comercial de PS2, vou comprar!”).
Extra: fiquei sabendo que foi a Lily Cole (de O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus) quem fez a menina do comercial de PSX. Sei lá se foi mesmo, sei que parece. Tenho MEDO dela @_@