Carregando...
Notícias

Mass Effect 3: Extended Cut promete explicar o final da série [Atualizado]

Mas alguém duvidava de que a BioWare (abduzida pela EA) iria deixar de tentar salvar a alma perante os fãs da série Mass Effect? Quem leu o meu artigo sobre a conclusão da jornada épica do/a Comandante Shepard (o artigo tem spoilers!) sabe bem do que estou falando.

Pois bem, depois de toda a revolta da maioria dos jogadores com o final tofu (leia-se sem graça) de ME3, a BioWare anunciou o DLC “Mass Effect 3: Extended Cut”, que promete elucidar um pouco das dúvidas sobre os acontecimentos finais por meio de cenas estendidas. Ou seja, o extra parece que só vai conter cutscenes a mais. No entanto, segundo a desenvolvedora, o final não irá ser alterado e apenas será “melhor explicado”.

Segundo Ray Muzyka, Co-Fundador da BioWare, o DLC “dará aos fãs mais esclarecimento sobre o final de Mass Effect 3 mostrando cenas de como a jornada pessoal deles terminam”. Muzyka diz ainda que está muito orgulhoso de Mass Effect 3 (o jogo é realmente lindo) e do trabalho desenvolvido por Casey Hudson e seu time.

“Desde o lançamento, nosso time esteve atento aos comentários dos fãs mais apaixonados da série e nós estamos respondendo. Com Mass Effect 3: Extended Cut acreditamos que tenhamos alcançado um bom equilíbrio entre dar aos jogadores as respostas que eles pediram, mas mantendo a visão artística da equipe para o final da história do universo Mass Effect”, conclui Muzyca.

Casey Hudson, Produtor Executivo da série Mass Effect, completou: “nós estamos re-priorizando os esforços de desenvolvimento de nosso pós-lançamento para oferecer aos fãs um encerramento com mais contexto e esclarecimentos, de forma que este encerramento passe sensações mais personalizadas para cada jogador”. Ou seja, o poder de voz dos jogadores fizeram até mesmo a BioWare e a toda poderosa, e comedora de nossos trocadinhos, EA mudarem um pouco os planos!

Será que essa “correção” prometida pela BioWare/EA vai satisfazer a ânsia psicótica dos fãs da série por um final decente? Obviamente só poderemos constatar isso quando pusermos as mãos nesse DLC, que tem previsão de ser lançado no verão americano. Mass Effect 3: Extended Cut estará disponível para download no Xbox 360, PS3 e PC e o melhor? O DLC será gratuito! Pelo menos né?

 

Veja mais detalhes sobre “Mass Effect 3: Extended Cut” aqui (em inglês).

……………………………

[ATUALIZAÇÃO]

Veja o trailer da primeira expansão do multiplayer de Mass Effect 3 chamada de “Mass Effect 3: Resurgence Pack”. O extra sairá dia 10 de abril e o melhor, sem custos adicionais!

– Conteúdo do “Mass Effect 3 Resurgence Pack”:

1) Mais armas e itens para consumo
2) Mais poderosos personagens para cada classe: Asari Justicar, Batarian, Geth e Krogan Battlemaster
3) Dois novos mapas (Firebase Condor e Firebase Hydra)

39 comentários
    1. leandro(leon belmont) alves

      hahahahahah, captou exatamente como são os jogos hoje em dia. ainda bem curto mais os jogos antigos, pelo menos eles não tinham isso de DLC para complementar algum jogo…mas para quem tem grana…comprem a vontade, e é como um cara disse no post passado sobre o final do game. mas não mudar o fato que vi o final, e foi aquilo…

  1. Hélio

    Estive acompanhando uma discussão sobre se essa possível mudança no final do jogo abriria precedentes pra q outros jogos tenham seus finais alterados por conta de revolta dos fãs.
    Tbm estavam comentando q arte é uma coisa q deve respeitar a visão original do artista.
    Mas então eu me lembrei q na época do Renascimento, era comum clientes pedirem para pintores alterarem suas obras de acordo com o gosto dele. Nem por isso deixava de ser arte.
    Meu ponto é q um jogo ou outra obra qualquer pode ser alterada ser perder sua arte, desde q as críticas sejam pertinentes e relacionadas a aspectos realmente graves.

  2. Leonardo

    É gratuito mas e quem não tem as consolas ligadas à rede? Os jogos não deviam necessitar desta merd* de dlc’s, ainda para mais quando se trata de aspectos de narrativa e não de jogabilidade extra ou bónus…tch, “vídeo-dlc”, essa é nova…chamem o Kojima. Give me a break. Bioware can shove the dlc up their ass*s. A indústria dos videojogs está mesmo podre…Lá está, massificou-se e o que, nos anos 80, era feito por gosto, agora visa sobretudo o lucro e, pior ainda, de forma fácil e sem escrúpulos ou consideração pelos gamers. Gente vendida.

    1. danilo

      Que mundo vc vive ? Mas quem ainda não acessa a rede ?, quem tem original é obrigado a acessar para atualizar o vídeo game (lide play3 e xbox360), e até eu que tenho pirata acesso, só mando atualizar em alguma loja para nao ter problema.

  3. DiEg0w

    Q bom q a DLC é gratis mas, pqp hein?! Custava fazer o final do game certo ja pra não ter revolta? Eles não contratam testers pra ver as falhas dos games? Por isso q tenho raiva da EA, eles são muito fracos pra historias (so são bons com graficos).

    1. Mr Hertz

      todo conteudo de dlc é feito durante o processo de producao do jogo.

      tudo é planejado antes ja no plano de negócios

      antes de iniciar qqer coisa, eles ja sabem o que vão fazer, e possivelmente quanto vao arrecadar de grana com toda a operacao do jogo, incluindo a venda posterior de dlcs.

      o problema é que boa parte dos jogadores ainda acha que os dlcs sao feitos so DEPOIS do jogo estar pronto.

      agora é está caindo a ficha.

  4. Diego

    Como eu disse no outro post, eu só quero entender como o Joker saiu no meio da batalha, passou pela cidadel, aterrissou (ja que estava sem shuttle), saiu mancando da Normandy e conseguiu encontrar o Garrus e a Ash no meio do campo de batalha,voltou pra Normandy ainda a tempo de pasar por um relay antes da explosão chegar. E tomara que a teoria da endocrination esteja errada, senão o final é pior do que parece kkk

  5. Rafael

    Se a explosão dos Mass relays é capaz de destruir um sistema, como visto no DLC arrival, shepard entao fez pior que os reapers, qual a explicação para isso, alguém sabe?

      1. Alisson

        Não sei se isso é coisa da minha cabeça, mas acho que BIOWARE criou uma das mais fantásticas estórias de games jamais feitas e, acredito que, tudo isso que está acontecendo agora, faça parte de um planejamento.
        Muito provavelmente, como foi dito acima, as DCLs são criadas no decorrer da produção dos games, porque não acreditar que era isso que eles queriam? Mesmo aqueles que gostaram do final, no meu caso, ficaram achando que deveria existir algo mais. Levando em consideração a teoria da “endocrinação”, nós, como Shepards, ficaríamos angustiados, revoltados e limitados em nossas ações, tal foi o grau de ligação que tivemos com a estória. Acredito que todos os fins sejam uma viagem do Shepard de acordo com o cada jogador acredita que seria melhor (essa é a temática do jogo), no meu caso, ao saber que todos os relays seriam destruidos, a forma mais rápida das criaturas ( que sobrevivessem) evoluírem, seria a “Sintesys”. Não acredito que o “final” tenha sido realmente esse, pois se fosse esse, não haveria forma nenhuma dos humanos sobreviverem, tendo em vista que todas as frotas de naves existentes no mundo ficaram presas em nossa constelação. Seriamos dizimados pela fome e pela força das raças mais evoluídas. Acho que seria melhor morrer de uma vez pelos REAPERS.

    1. Mr Hertz

      rafael, uma coisa é voce jogar um asteróide em cima de um mass relay e quebrar toda a estrutura dele na porrada.

      a outra é ele receber um comando (o raio que todos receberam), e dae ele inverter a rotacao das esferas, mudar a emissão de energia e espalhar tudo em uma detonacao.

      a unica coisa semelhante é que o mass relay funcionada, e depois parou de funcionar…. SO ISSO.

      mas até que isso acontecesse, no 2 tu jogou um asteroide em cima e quebrou, e no 3 tu mandou uma ordem pra que ele mudasse o padrão de funcionamento e produzisse outro efeito.

      entao nisso ae pode estar a diferença, entre a liberacao de energia forçada pela quebra, e a liberacao de energia controlada por um processo interno do proprio mass relay.

  6. Mr Hertz

    o negocio é o seguinte…. considerando a teoria da doutrinacao, o jogo mostra como ultima cena o shepard respirando, entao ae estamos naquele momento crucial da batalha, onde o harbinger tava se aproximando cada vez mais….

    ok…. shepard ferido, a tropa ferida…. todo mundo incapacitado, e os reapers mandando peia.

    entao o shepard teria se livrado de vez da doutrinacao reaper, E AE?

    quem acabou com os reapers? porque eles foram mortos ou desistiram ou sei la o que…????

    ………………….

    o que realmente creio disso tudo é que a Bioware vai lançar o MMO Mass Effect, e aproveitou o final do 3 pra deixar milhares de pontas soltas pra que voce pague pra jogar o MMO mensalmente, e va atras de descobrir pedaços remanescentes dessa historia toda pelos planetas que voce poderá explorar, ao longo de milhares de quests que nao elucidarão NADA.

    so que eles nao contavam com um profundo MASS RAGE dos fans, que independente ou nao de MMO, queriam um final mega espetacular, diferente dessa PALHAÇADA que vimos.

  7. Mr Hertz

    quanto a esse dlc free…. so é mais uma descupinha pra calar a boca de quem reclamou… dando mais motivo pra vc jogar esse multiplayer-quebra-galho do jogo.

  8. Leandro

    oremos nesta sexta-feira santa, para q esse pack salve um pouco o final de ME3.

    “Mass Effect 3: Extended Cut” parece nome dos jogos da Capcom, com suas interminaveis versões de Street Fighter. o.0

  9. Júlia

    A BioWare vendeu a alma pro Diabo (vulgo EA). Tudo bem que existe a visão do artista/autor quanto ao fim da história que criou, mas no caso de Mass Effect acho que não vem ao caso. Não sei se por preguiça, por dinheiro (venda de DLC’s), por marketing, ou por desrespeito pelos fãs e pelo próprio trabalho, eles somente mudarão a cor dos finais. Um jogo que faz uso das escolhas de cada jogador uma experiência única deveria manter esse princípio também no desfecho.

    Porém suas escolhas no final não importavam, pois você poderia chegar ao mesmo final sendo bom ou mau. Como o Marcelo disse, a BioWare e a EA já tinham a DLC na manga pois sabiam que o final necessitaria de explicações, acho que o que a única coisa que a comoção dos fãs conseguiu foi a DLC ser grátis, de resto os fãs conseguiram fazer foi mais publicidade em cima do jogo e de toda a série, pois muita gente queria ver porque tando estardalhaço.

    1. Breno

      Nenhuma escolha feita em nenhum dos tres ME tinham importancia! Eles acham arriscado bloquear conteudo para o jogador por meio de escolhas! Essa história da EA arruinarem eles eu não compro também visto que eles nunca fizeram um trabalho digno da serie Baldurs Gate!

  10. Bruno Rodrigues

    No meu ponto d vista mass effect é uma das melhores series de games que ja joguei.. tem um enredo digno d filme! Concerteza o final deveria ter merecido uma maior atenção. Esperaremos ansciosos pelo tal DLC. A duvida que ainda paira é se realmente todas as questoes serão respondidas. Os posts sobre ME ficaram muito bons. Vivi parabens.. acesso sempre o site.

  11. Giovanna

    Espero que eu esteja errada, mas não vejo como esse DLC pode explicar todos os erros que foram cometidos no final, a não ser que eles usem a tal Indoctrination Theory.
    E tb espero que tenha gameplay nesse DLC (seria muito bom tb se eu pudesse falar “This hurts you” para o Harbinger!!).

    Se a Starchild maldita continuar presente e não for simplesmente o fruto da imaginação perturbada da Shepard, não vejo como esse final pode ser salvo..

  12. ricardo

    A julgar pelo talento da bioware, acho que eles não vão arriscar deixar os fans revoltados de novo, por mais que tenham viajado na maionese e o produtor ficar oferecendo o ombro para os redatores dar uma explicação deixando mais duvidas no ar seria mais do que outro tiro no pé seria assinar a própria sentença e se eles querem fazer um Mass effect 4 (que eu pessoalmente creio com tanta veracidade quanto o sol que nasce todo dia )terão que deixar bem claro o pq o nosso shepão teve que ter esse destino.e outra coisa quanto mais jogo mais percebo que a equipe tentou seguir a vertente de guerra dos tronos.

  13. Eduardo Lima

    Espera um pouco, eu li direito, eu vou poder ser um Geth ? é Isso?

    Adeus vida social, eu lembrarei de você com carinho.

  14. Eduardo Lima

    Minha teoria sobre o final é.

    Shepard realmente foi até a citadel e lá descobriu um tipo de Deus ( a criancinha que ele vê e da as escolhas pra ele ), o universo sempre teve um destino pré definido por esse “Deus”, ele via as raças orgânicas como seres que apenas consumiam recursos e não os repunham, uma raça de destruição e não criação, diferente das maquinas que não se utilizam de recursos para sobreviver.
    A luta de Shepard contra o criador leva o jogo a um velho enredo da criatura que se voltar contra o criador, vendo que a criatura era tinha poder para alterar seu destino a idéia de “wipe no universo” tem de ser abandonada e uma nova lógica para esse sistema deve ser adotada.
    Na verdade os reapers não estavam errados apenas estavam tentando cumprir um objetivo que na visão deste “Deus” era a única solução para manter o universo “funcionando”.

    Viajei grande.

    1. Guto Collares

      Aquele asterisco ali no “for no extra charge*” me deixou preocupado, mas eu li tudo e parece que é gratuito mesmo.
      Vamos esperar que se observe os conselhos da falecida D. Valda (minha avó): “Não é bom fazer cagada e se limpar com casca de manga… Fica mais sujo ainda”

    1. Léo

      Pra quem tem o jogo baixado no PC é só ir em “Compre add-ons” e “comprar” o DLC que tem o preço gratuíto!

  15. Fernandes

    Foi só pra mim, que no final eu só tinha a opção de me “sacrificar” e comandar os Reapers ??? e sobre o final, eu achei meia boca. nao sou de reclamar de finais de filmes ou series. quem é fã da serie LOST sabe o que estou falando.

  16. Daniel

    Que povo mais chorão a parada vai ser de graça e ainda continuam reclamando, pra mim foi tudo legal, perfeito não foi só os ultimos 10 minnutos simplesmente pelo fato de nao ter explicação, mas foi exatamente isso que foi o mais legal. o nonsense, algo da grandeza de mass não tinha que ter logica no final mesmo, ai que está a obra de arte.

  17. keynes

    Alguem sabe como fazer este jogo rodar , pois esta dando uma mensagem assim (houve um erro de leitura do disco do jogo não pode continuar, por favor saia e reinicie o jogo) alguem pode me ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *