Olha que incrível, batemos nossa meta de UM podcast por ano. \o/
Transmitindo em áudio pela terceira vez em 2013, gravamos um especial pra vocês: o GOWTY, vulgo GOTY do Girls of War! Ouçam nos players abaixo quais jogos escolhemos como os melhores de 2013 em cada categoria.
Esperamos que curtam e que tenham um fim de ano excelente. 😉
Trilha Sonora
Em cada título está linkada a trilha do jogo no Youtube.
Jejé – The Last of Us
Clique aqui para ler o review sobre a trilha de The Last of Us
Karol – Project X Zone
Vivi – Rayman Legends
Bebs – BioShock Infinite
Clique aqui para ler a entrevista com o compositor de BioShock
Visual
Jejé – Dragon’s Crown
Karol – The Wolf Among Us
Vivi – Assassin’s Creed: Black Flag
Bebs – DmC: Devil May Cry
Narrativa
Jejé – Beyond: Two Souls
Clique aqui para ler o review sobre Beyond
Karol – The Wolf Among Us
Vivi – Beyond: Two Souls
Bebs – The Last of Us
Personagem
Jejé – Ellie, The Last of Us
Karol – Bigby Wolf, The Wolf Among Us
Vivi – Jodie Holmes, Beyond: Two Souls
Bebs – Lutece Twins, BioShock Infinite
Gameplay
Jejé – DmC: Devil May Cry
Karol – Project X Zone
Vivi – Far Cry 3: Blood Dragon
Bebs – DmC: Devil May Cry
Momento Positivo na Indústria
Jejé – BGS 2013 e That Dragon, Cancer, o primeiro exclusivo do Ouya
Clique aqui para ler a entrevista sobre a Square-Enix e o Brasil
Karol – Jogos localizados para o Brasil e lançamento mundial simultâneo de Pokémon
Vivi – Super BR Jam
Clique aqui para ler sobre a super maratona de jogos pela caridade
Bebs – Capcom no Brasil e Encontrinho VGL no Rio de Janeiro
Surpresa do Ano
Jejé – Steam Machines e Oculus Rift
Karol – Pokémon X&Y
Vivi – Tomb Raider
Bebs – Outlast
GOTY
Jejé – The Last of Us
Karol – Fire Emblem: Awakening
Vivi – The Last of Us
Bebs – BioShock Infinite
Jogos Mais Aguardados
Jejé – Watch Dogs, Metal Gear Solid V
Karol – Persona 5
Vivi – The Witcher 3, Dragon Age 3
Clique aqui para ler a entrevista com o produtor de The Witcher 3
Bebs – Watch Dogs, Cyberpunk 2077, Metal Gear Solid V
Gosto de entrevistar pessoas e matutar sobre o meu, o seu, o nosso jogar.
Alessandro Silva
A Trilha do The Last of Us é simplesmente linda!
Meu jogo favorito de 2013!!!!
Que venha Dragon Age 3 Witcher e Watch Dogs!!!!!!
Leonardo
“Surpresa Boa – Karol – Pokémon X&Y”
FINALMENTE, uma GoW que gosta de Pkmn!! Ainda não joguei as novas versões mas que inovaram, lá isso foi. Pena foi o nº reduzido de novos Pkmn e a introdução das Mega-evoluções.
Ahahah, o que eu adorei ouvir alguém a fazer o som do Marill e outra GoW a dizer que ele é muito querido e que queria um peluche dele XD.
“Mais esperado para 2014
Jejé – Watch Dogs, Metal Gear Solid V
(…)
Bebs – Watch Dogs, Cyberpunk 2077, Metal Gear Solid V”
Hell yeah, MGS:GZ e Watch dogs! Enfim, MGS é MGS e apesar de ser só um prólogo, estou ansioso para ver o que sai dali e com muita vontade de andar a vasculhar pela base enquanto mato toda a gente para depois poder correr livremente e pensar que tenho o domínio (a menos que os inimigos sejam tipo MGS4 que se “reproduzem” num buraco! -.-
Quanto a Watch Dogs, eu não estava emocionado com o jogo; tinha visto o vídeo da E3 mas passou-me ao lado. No outro dia vi um vídeo com gameplay e fiquei apaixonado pelas opções que temos para abordar o jogo, nomeadamente a parte furtiva e high-tech com o controlo dos dispositivos.
Leonardo
Ora Viva Bebs!
Bem, então já sabemos que, naquela nossa conversa de há muito tempo atrás de ir ao Japão com duas malas vazias e trazê-las cheias, virá um peluche do Marill! =D Você conhece a pré-evolução dele, o Azurill? è capaz de gostar dele também.
Eu fico de olho atento em jogos que envolvam cenários futurísticos, tramas fortes, conspirações, utilização abusiva do media e tenologia…enfim, o que também se relacione com cyberpunk. Eu adorei o mundo e protagonista de Deus Ex: HR mas ser na 1ª pessoa matou o meu desejo em jogá-lo; Binary Domain também adorei pelas parecenças de história com Snatcher (que não joguei) mas mal ví um vídeos iniciais de um walkthrough e o foco no shooter, desliguei. Enfim, tem que ter possibilidade de stealth e na 3ª pessoa.
Como disse, não estava entusiasmado porque parecia-me um mero jogo em que se controlava tudo com um gadget e tínhamos a vidinha facilitada, mas depois de ver que havia stealth e a oportunidade de explorar Chicago, então embarquei no hype. Só espero é que a Ubisoft inclua skin e costumes diferentes para o personagem porque odeio bonés!
Btw Bebs, se deitar a mão a MGS: GZ depois, se puder, faça um vídeo com gameplay numa missão. Gostava de ver qual o seu “modus operandi”, ou seja, se vasculha cada centrímetro da base em busca de coisas escondidas ou se vai directa ao objectivo e, nomeadamente, se vai utilizar o sistema de “tagging” e o “slow motion” quando é descoberta!
Um abraço!
Fire
POHÃ *imita a voz da Vivi* Cai da escada com este podcast sem precedentes! http://youtu.be/K_1l9LCYH0s
Olha, estou ouvindo, mas já li spoilers nos comentários.
Fire
Comentando rapidinho pq irei viajar. hehe Então, gostei muito do podcast, adorei a opinião de vocês. Gostei muito dos argumentos e concordo com muitas coisas.
Em trilha sonora, concordo com a Vivi e Rayman Legends, até por ele em muitas vezes ter fases focadas nisso. Eu me diverti horrorex também, mas só acho que naquelas fases lá do fim em 8-bits que você desbloqueia são muito desnecessárias. Me deu dor na visão e dor de cabeça aquilo.
No quesito visual, eu diria Don’t Starve (um game indie) que possui um estilo de desenho, e adoro isso em games. E os desenhos lembram muito os desenhos do Tim Burton, o que me fizeram gostar mais ainda.
Em narrativa, eu acho que dois games empatam. Apesar de não ter gostado tanto de The Last of Us por causa da linearidade, eu concordo que em enredo ele foi perfeito. O game se tornou famoso por isso também. E o outro é o Resident Evil Revelations, que não é uma novidade porque saiu no 3DS faz tempo, mas a versão pra PC e outros consoles só saiu este ano. O RE Revelations me conquistou muito pelos mistérios, reviravoltas e pelos personagens novos super carismáticos.
Personagens são VÁRIOS não consigo escolher. rs Mas acho que o Wilson (do meu atual avatar) superou todos. Gosto de cientistas que nem a Bebs! rs E sei que é só um, mas eu tenho que citar o Chester, fiel companheiro seu no game. Fofura da vida: http://www.dont-starve-wiki.com/wp-content/uploads/2013/01/Chester.png
Gameplay também não consigo pensar em um que tenha se destacado em particular agora…
O meu ponto positivo de 2013 é ver que os indies ganharam uma importância muito grande, e despontaram com uma grande qualidade. Eu que era meio desconfiado desta industria, acabei embarcando e gostando de vários games. Estou esperando essa parte melhorar ainda mais.
Surpresa boa foi as várias promoções na Steam. Pessoal do desapego entende. haushauhs
Jogo do ano é difícil escolher, eu acho que dizer Pokémon X é chover no molhado, mas fugindo um pouco dos grandes hits, eu vou escolher um game indie, o Don’t Starve. Não sei se é o melhor game de todos, mas foi o que mais joguei, o que mais me diverti, o que mais viciei, criei carinho mesmo, e onde fiz muitos amigos.
E o mais esperado é The Evil Within né. Eu e um amigo, hype tá alto mas sei que pode sair uma decepção. Mas vou esperar…
E ri muito dos rugidos!! X)
E sim, sou que nem a Jejé, prefiro games iniciais das franquias, gosto mais dos Tomb Raiders antigos. Eu recomendo o Tomb Raider Anniversary, recentemente peguei ele e estou adorando. Também não gosto desta Lara dramática atual.
E tem vários games que eu não joguei e que a Karol falou e que deu vontade de jogar, principalmente The Wolf Among Us e Fire Emblem: Awakening. Gostei também muito da questão dela ter comentado isso dos games da Nintendo conseguirem agradar a todos, e é bem isso, uma das poucas produtoras que conseguem unir tradição mais inovação.
É isso, até o next podcast! o/
Hélio
Ótimos jogos citados. Pessoalmente, joguei muito poucos games lançados este ano, então minha grande surpresa e meu game favorito entre os q joguei em 2013 foi Xenogears, de 1998.
Joguei muitos outros fantásticos, mas esse me marcou demais, foi o segundo melhor RPG q já terminei na vida e conta com a melhor história q já presenciei em games até hoje.
The Punisher
Confesso que estou na mesma situação que você Hélio. Apesar de já ter adquirido alguns dos games lançados este ano, que foram, Metal Gear Rising: Revengeance, Crysis 3, Tomb Raider, God Of War: Ascension, Bioshock Infinite e The Last Of Us. Até o momento, só joguei o God Of War: Ascension que não é exatamente o game que mereça destaque ou grande destaque.
Mas vou colocar aqui algumas coisas que particularmente merecem destaque.
Ponto positivo para a indústria:
Mais games localizados pro Brasil
Mais esperado(s) para 2014:
Watch Dogs
Metal Gear Solid V
The Evil Within
E porque não dizer creio que seja algo mais esperado não só por mim mas para boa parte dos gamers, a queda nos preços dos consoles da nova geração, porque sinceramente, pagar R$3.999,00 em um console por mais bonado(a) que a pessoa seja, é realmente um abuso uma exploração sem tamanho. E ainda que algumas lojas pela net estejam vendendo por até menos da metade desse valor, ainda sim é um preço exorbitante para um console.
Algumas observações:
De trilha sonoras as que sempre me marcaram foram as da franquia Castlevania em particular essa: http://www.youtube.com/watch?v=P20PLhAJiog
Ri e não pouco com a parte do Wráaa…rsrs
Em relação a irmãos gêmeos, dos que mais se destacaram ou me chamaram a tenção foram, Alfred e Alexia Ashford de Resident Evil: Code Veronica. Apesar de que era o Alfred que se passava por Alexia já que ela só aparecia lá pro final transformada.
O jeito de falar a voz e o sotaque da Karol me lembra o de alguém só não me lembro quem, só posso dizer que é uma pessoa conhecida.
Marcelo Sarmento
Ainda não tive tempo pra ouvir o cast, mas li as listas dos melhores. E achei interessante que GTA V não tenha sido citado. Na minha opinião, está bem longe de ser o jogo do ano. Gostei muito do jogo, mas não é o melhor.
Sovereign
Gostei do last of us e beyond para ps3 e bf4, tomb raider para pc. Na folga ouço o podcast.
lucasPMTL
Os destaques deste ano realmente foram The Last of Us e Bioshock Infinite. Porém, dentre eles, eu prefiro o TLOU, a jogabilidade é sensacional, flexível e o seu subestimado modo multiplayer me surpreendeu muito positivamente, adaptando muito bem as características da jogabilidade do modo singleplayer. Também não sou muito fã de jogos em primeira pessoa, mas jogos com algum diferencial, narrativo ou em jogabilidade, conseguem me fazer querer jogá-los como o próprio Bioshock ou a série Portal. Pra 2014, espero muito o Dragon Age 3, apesar de eu não ter certeza de que a participação da Morrigan será relevante. Espero ainda mais o Dark Souls II, série que eu adoro e considero uma das melhores da geração passada, junto com Uncharted, The Last of Us e Portal.
HaPa
The last of us simplesmente sensacional! Naught Dog fez valer a pena ter comprado um PS3. A narrativa me prendeu do começo ao fim, fiquei um ano esperando ansiosamente por seu lançamento! e de Bonus um multiplayer extraordinário!
georges
The last of Us foi um jogo incrível. Personagens bem construídos e muito marcantes, jogabilidade perfeita para o estilo survival horror e gráficos excelentes (as expressões faciais desse jogo são as melhores que ja vi!) o tornam o melhor jogo… da vida!
Cara, tenho que jogar bioshock infinite o quanto antes. O Jogo parece ser ótimo e até agora não pude colocar as mãos nele :/
Tomb Raider foi excelente! Depois de underworld eu pensei que a série iria pro limbo, mas a square-enix conseguiu trazer de volta todo o prazer de se jogar uma aventura da Lara Croft! Não apenas os fãs, mas qualquer jogador de videogame deve jogar o novo Tomb raider sem receio algum.
georges
Vou ouvir o podcast e tentar dar meu parecer ainda hoje.
PS: Tenho que me atualizar em Metal Gear o quanto antes! Eu terminei o rising esses dias e fiquei boiando em algumas coisas… E o lançamento do 5 ta logo ai… :/
James Sunderland
Já ouvi há uma duas semanas, ri loucamente com as crises de riso e já comentei com Bebs rapidamente via faceburger, mas agora, reouvindo, percebi uma coisa 😛
A parte do The Last of Us onde ninguém entendeu por que a Jejé chamou os
bichosCrocões de Baiacus foi porque os Bloaters são chamados assim no jogo traduzido/dublado (eu joguei ele inteiro dublado). Acho que todo mundo jogou com o idioma original, por isso soou estranho 😛Pensei em comentar um pouco mais, mas como meus comentários já têm uma leve tendência a serem
insuportáveisgrandes, vou me resumir a dizer que o GOWTY foi Ó-TE-MO!O surgimento do WRÁAA foi a coisa mais retards ever, ou seja, perfeito! xD
As argumentações foram sem igual, boas demais!
Foi tão bom reouvir (pela terceira vez xD), tão… tão… WRÁAA! \o/