Carregando...
Colunas

Dica de Quadrinho: Y – The Last Man

lastman-topo

Observação: essa análise é de minha autoria e eu a escrevi há algum tempo para o site de quadrinhos de um amigo. Vocês podem ver o post original AQUI.

 

Há várias formas diferentes de se explorar uma situação apocalíptica em histórias em quadrinhos. A mais comum delas é com o mundo sendo devastado por hordas de zumbis e alguns poucos sobreviventes lutando pela vida a cada dia.

Agora imagine outro tipo de apocalipse, só que dessa vez os zumbis saem de cena e ficam as mulheres, milhares delas, e apenas um único homem vivo. Seria este o paraíso que 4 de cada 5 homens sempre sonhou? Bom, não é bem isso que pensa Yorick Brown – o único homem que sobreviveu a uma espécie de praga que varreu todos os mamíferos do sexo masculino do planeta.

y-the-last-man-girlsofwar (1)Ele e seu macaco de estimação, Ampersand, são os dois únicos machos que restaram no planeta e Yorick não faz ideia do porquê de ainda estar vivo. Em busca de descobrir o que aconteceu e tentar salvar a humanidade da extinção iminente, a mãe de Yorick – que é uma congressista norte-americana – envia uma agente secreta, conhecida apenas como “355”, para proteger seu filho enquanto ambos buscam a ajuda da conceituada médica e geneticista, chamada Doutora Mann.

A partir daqui já fica bem claro que o caminho que o trio formado por Yorick, Agente 355, Doutora Mann (e de quebra o macaco) terão que trilhar em busca da verdade, por trás da praga, não será nem de longe fácil.

Devido à morte, até então sem explicação, de todos os homens da Terra, muitas mulheres foram à loucura, fundando seitas (como as perigosas Amazonas), saqueando lojas, formando milícias e se refugiando em colônias. No entanto, algumas ainda tentavam unir forças em meio ao caos para seguir a vida como antes.

y-the-last-man-girlsofwar (1)

Além da missão de tentar chegar ao laboratório da Doutora Mann, do outro lado dos Estados Unidos, para que a geneticista pudesse começar a analisar amostras de sangue de Yorick e seu macaco, o último homem também vivia um dilema: sua namorada, Beth, havia viajado para a Austrália pouco antes da praga acontecer e estaria, teoricamente, ainda por lá. Yorick também fará de tudo para tentar reencontrá-la e, é claro, resistir as várias tentações ao longo do caminho.y-the-last-man-girlsofwar (4)

Y – The Last Man, escrito por Brian K. Vaughan e publicada pela editora Vertigo em 60 edições, é um excelente HQ repleto de reviravoltas e que oferece uma versão interessante sobre um possível apocalipse. Várias polêmicas morais são levantadas como a de algumas mulheres, antes reprimidas pelos homens, considerarem a praga uma espécie de benção, outras tomando proveito da desgraça alheia e quem ainda acredita que algo pode ser feito para salvar a humanidade. Vale muito a leitura!

5 comentários
  1. Kowagaru

    Interessante! Acho que o ultimo quadrinho que li foi o Fabulas, e adorei, mas nunca fui muito ligado a quadrinhos. Acho que vou dar uma olhada nesse (ALgum dia, porque é normal eu procrastinar com essas coisas rs)

  2. Alexander

    Devo ler quando conseguir algum tempo sobrando, se bem que estou enrolando pra ler ela já faz meses. rsrsrs
    Eu li Preacher graças a sua recomendação Vivi em um antigo post (se tiver certo também recomendou TWD e Y: Last Man) e achei muito foda! Agora estou ansioso e preocupado com a série que pretendem fazer na AMC. Com todas as alterações que TWD sofreu, fico pensando como eles vão passar para a TV todas as loucuras e bizarrices da HQ.

  3. The Punisher

    Bem interessante e bem diferente do que está acostumado a se ver ultimamente, já na maioria dos casos ou normalmente um apocalipse é feito por criaturas não humanas, sejam zumbis ou qualquer coisa do tipo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *