Zeebo…será que vai?

Tags: ps2 no brasil, tectoy, zeebo

Por Clarice dos Santos

12zeeboDepois de anos e anos produzindo modelos diferentes de Mega Drive e Master System, a TecToy apresentou hoje Zeebo, um novo console cujos jogos serão adquiridos somente por download… é como se fosse o Wii Ware, PlayStation Store e afins, mas bem ou mal estes possuem os jogos em disco.

Zeebo veio com a intenção de competir com o PlayStation 2 – que será fabricado logo logo no Brasil *_* – e também de impedir o crescimento da pirataria no país.

O novo console da TecToy virá com 6 games instalados – entre eles Quake –15900_quake-logo e para baixar mais jogos precisa-se de Z-Credits, que podem ser pagos por boleto bancário, débito em conta, cartão de crédito ou cartão pré-pago. E como conectar o Zeebo? Ele utiliza a tecnologia 3G e é só ligá-lo, selecionar “Loja” e você está conectado para poder baixar quantos jogos seus Z-Credits permitir e “fazer a festa”. Cada jogo deve custar mais ou menos por volta de R$20,00.

As Especificações do aparelho são as seguintes:

  • Interface: USB HID
  • Alimentação: Adaptador AC 5V 3A
  • Consumo: 15 W max.
  • Aceleração Gráfica: 1.6 milhões de triângulos / segundo
  • Áudio: 8 canais simultâneos MP3, ADPCM, MIDI
  • Resolução: 640×480
  • Tamanho: L x P x A – 157 x 215.4 x 44 mm
  • Peso: 1.3kg
  • Sensibilidade: < – 106 dBm (em UMTS)

Condições de Operação:

  • Temperatura: -20 a 55C
  • Humidade 95% (40C)

Dados retirados do site oficial do Zeebo. Bom, por enquanto é pouca informação, mas dá pra ter uma noção da capacidade dele.

Estima-se que Zeebo será comercializado no primeiro trimestre de 2009. Quem quiser, entre no site do console.

Clarice dos Santos
Share on Tumblr
Feed do Post
49 Comentários em "Zeebo…será que vai?"
  1. Didier
    13/11/2008

    Po mao tem muito oque comentar:
    So que espero que se ele tentar competir com o PS3 ou com o PS2 ele vai levar uma surra porque a SONY alem de começar a produzir o PS2 aqui vai retirar as taxas que eram inpostas para aqueles que queriam ter seus games rodando no PS2.
    Assim ainda acho que o PS2 ainda tem um forte poder no Brasil.

  2. Will_Ctba
    13/11/2008

    Boa, Tectoy, boa…

    Vão dizer que o Zeebo não é páreo para o PS2, que tem nome feio, que é feio, fraco, blá, blá, blá…
    Porém, só o fato deste console ter um “DNA” brasileiro, já é digno de admiração.

    Que ele não terá potencial gráfico de PS3/360 era de se imaginar… mas quem precisa de gráficos, né Nintendo?

    Se ele irá vencer, ou pelo menos sobreviver, vai depender da Tectoy e de seus parceiros. Terá que alias jogos de qualidade a um bom preço, e a Tectoy terá que divulgar bem. Bem mesmo!
    Franquias consagradas ajudará bastante (a Namco é parceira? que adapte um Soul Calibur, então!). Localizados? Melhor ainda!

    Só este design do controle não ajuda. Não parece ser nem um pouquinho ergonômico.
    Que venha então… o acelerômetro!!!

  3. 13/11/2008

    http://www.facanoconsole.com.br/?p=315

    …”(Agora é com vocês. Amaldiçôo, principalmente, os dois blogs cujas pessoas me influenciaram diretamente: o Hadouken e o Girls of War.”…

    Aí, Clá, como eu disse, amaldiçoei vcs. Quero saber das outras histórias que vcs têm pra contar, além das românticas que cada uma tem com o próprio namorado! \o/

    By the way… eu tô com um medão desse Zeebo ser só um console-caseiro-que-roda-games-de-celular, viu… :/

  4. 13/11/2008

    Creio que o Zeebo não irá muito a frente não. Outros sites de games tambem postaram a existencia disso dai, mas ninguem (nem eu) botou muita fé nesse console. E acho dificil ele ganhar o publico brasileiro, principalmente com o PS2 ainda em alta. Vai ser uma vida bem curta mesmo para o Zeebo.

    @Rebeca
    Pelo nome, alguem deve ter dito “vamos chamar ele de Zebu!!!” ai o estagiário escreveu “Zeebo”. Heheh.

  5. 13/11/2008

    Apóio a idéia, acho que vai dar certo sim. É uma boa alternativa pra quem tem filhos pequenos, por exemplo, antes de partir pra um PS2 ou até mesmo um PS3/X360. Além de ser mais acessível.

    Na minha humilde opinião, mesmo que não dê muita coisa, é um passo importante pro nosso tão desejado reconhecimento como mercado potencial de games. Assim como está sendo a fabricação do PS2 por aqui.

    Parabéns à Tectoy pela atitude corajosa!

  6. 13/11/2008

    Tomara que de certo … estou torcendo =D

    …mas pessoalmente eu duvido MUITO que com um controle desses e jogos simplorios tipo quake1 ele tenha muita chance … e coitada da tectoy por achar que só pq os jogos são downloudeaveis a pirataria é barrada =/

    Pelo menos os preços são acessiveis ….

  7. Didier
    13/11/2008

    Mais uma vez vou repetir se o Zebbo for inventar de desafiar o PS2 ou PS3 vai perder feio o PS3 tem os melhores games do mercado alem de varias outras coisas que o Zebbo nao tem.Alem do mais o PS2 ja esta no sangue do povo brasileiro a minha classe todo mundo que gosta de jogar qualquer tipo de game ja jogou ou joga muito no PS2 me desculpem talvez esteja sendo radical mas sou PS de coraçao sou fa da SONY.Mas mesmo assim ainda acho que o PS2 ganha.

  8. 13/11/2008

    Também estou torcendo muito. E acho que ele tem chances, sim, de conquistar uma boa fatia de mercado, e quem sabe depois de alguns anos rivalizar bem com o PS2 (que ainda tem uns 5 anos pela frente).

    O que mais me dá esperanças no Zeebo é a possibilidade da TecToy apoiar os desenvolvedores de jogos nacionais, tomando como exemplo a Sony que recentemente fez uma parceria com a Unisinos para desenvolver jogos pra PS2 e PSP.

    Vamos ficar na torcida. :-)

  9. 13/11/2008

    Pra mim já nasceu morto. A não ser que revejam o preço para colocá-lo no patamar do novo Mega Drive.

  10. 13/11/2008

    Concordo com o Rabello, é uma otima opção de presente pra criançada que nao tem muita noção das coisas e quer “entrar na moda”, tendo o 1º videogame

    o PS2 vai ser fabricado no Brasil é? nussa… isso sim é ser país de vanguarda hueueueu :D

  11. Nicola
    13/11/2008

    Acho uma atitude interessante, deve acabar vendendo mais do q o ps3, visto q esse custa uma verdadeira fortuna e não tem quase nenhum jogo q presta, mas, podendo pagar 800 reais num Xbox 360 destravado ali no Paraguai não acho q muita gente vai querer pagar esses 600 no Zeebo, principalmente pra jogar jogos do nível d Quake 1, com o 360 tendo jogos como Gears of War 1 e 2, Final Fantasy XIII, The Last Remnant, Assassins Creed, Fable 2, Ninja Gaiden 2, entre tantos outros q levaria atarde inteira pra digitar aqui.

  12. vitor
    13/11/2008

    o controle parece o classic do wii

  13. 13/11/2008

    tomara que dê certo! mas se quiser q realmente dê certo, que tenha games com muita destruição, violência gratuita, mulheres de biquine e protagonistas que digam “hunf”.

    sem falar que pode contar com a Universal para fazer propaganda dele. Claro, ao modo deles:
    -IRMÃOS! EU VI NUMA LOJA DE “JOGUINHOS” MAIS UMA REENCARNAÇÃO DO CAPIROTO! UM VIDEOGAME CHAMADO ZEEBO! QUE LEMBRA BELZEBU! É DE SATANÁS! TÁ AMARRADO!

  14. 13/11/2008

    falando sério, dependendo dos jogos dele, eu posso até comprar, tá num preço bom

  15. 13/11/2008

    pow, tem q ser um safado miserável pra ter pena de gastar 20 reais num jogo!

  16. Hidden
    13/11/2008

    Quanto será que vai custar o console?

    Eu to botando fé no Zeebo, muito mais fé nele do que na ressucitação do PS2 pela Sony, eu acho que somente uma empresa brasileira como a TecToy sabe como lidar com o nosso mercado.

  17. sosos
    13/11/2008

    alguem pode me diser se os graficos ficam muito atraz do ps2? pq se tiver pelo menos a mesma capacidade vale a pena. pq impresas como Eletronic arts e actvision já confirnaram que vão produsir jogos para o console brasileiro! \o/
    Sera que tem na cor verde e amarelo?

  18. 13/11/2008

    Pois é. Não especificaram ou fizeram comparações sobre os gráficos. Mas creio eu que não vai vingar. Acho que nem a criançada está por fora desses novos consoles. Principalmente uma tal de Maysa, que fica fazendo merchandising indireto do Playstation:
    “Preisteition, Preisteition, Preisteition!!!”
    O meu irmão de 12 anos já quer um PSP. Tem base?!

  19. 13/11/2008

    É, não sei se vai dar muito certo não, ainda mais com o preço salgado (R$600). E os gráficos não estão essa coisa toda não, tá no nível do PS1. Mais detalhes aqui

  20. DK
    13/11/2008

    Sinceramente é uma boa notícia! Espero que esqueçam essa frescura de “competir com o PS2” e jogos 3D e passem a fazer jogos originais, mas com um estilo velha guarda. Megaman 9 tá aí para provar que novidades em estilo retrô estão em alta! :D

    Só fazendo uns jogos estilo NES, Mega-Drive e PSOne vejo futuro para esse video-game, afinal, quem vai querer trocar um PS2, que é menos de 600 reais, e cheio de jogos, por um video-game mais caro e menos potente? Já investindo numa onda retrô, o mercado, sem praticamente nenhuma competição, tem as portas abertas para receber o Zeebo!

  21. DK
    13/11/2008

    Mais uma coisa: 1 giga é muito pouco como memória para um video-game! Eles têm que aumentar isso logo! Pelo menos uns 5 gigas! Oras, se um pendrive de 1 giga tá uns 14 reais nas Lojas Americanas, não deve sair tão mais caro aumentar a memória do video-game! XD

  22. DK
    13/11/2008

    Foto do Zeebo: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/9/9c/Zeebo-Real_Console.jpg

    Ele é muito mais bonito que essa versão “desenhada” que usaram para divulgá-lo na net! XD

    P.S.: desculpem o tanto de posts seguidos! XD

  23. 13/11/2008

    Tô com os poucos que botam fé no Zeebo aí.
    Não que vá ser um sucesso estrondoso, que vá render rios de dinheiro ou que vá desbancar o play 2. Imagino que nada disso de fato aconteça…
    Mas, se pararmos para pensar um pouco, a TecToy é quase um dinossauro no segmento e, apesar de não ter representatividade internacional, é uma puta iniciativa lançar um plataforma como essa – 100% tupinquim.
    Pega meia dúzia de países Europeus que você goste, sei lá, vou pegar uns grandes Rússia, França, Inglaterra, Dinamarca, Itália, nenhum deles tem uma plataforma de games nacional, ou uma empresa que faça esse tipo de investimento, e são países desenvolvidos cheios de produtoras de games e tudo mais.
    Mérito seja dado aos “Tec Trekos” do Pense Bem ao Zeebo. Não pode-se negar que foi um avanço, não é?
    Vamos esperar para ver no que essa modernidade aí vai dar, mas acho que a iniciativa já vale um parabéns!

  24. 13/11/2008

    O buraco do Zeebo é mais embaixo. Não é um projeto exclusicamente pensado no mercado nacional, mas em mercados emergentes do mundo todo, principalmente no BRIC. É um produto acessível para o consumidor que está entrando na classe média agora e por isso ele concorre com o PS2.
    O formato de negócio é muito bom tanto por inibir a pirataria quanto por ser simples pra caramba. O fato de que você nao precisa de internet, assinatura, nada, é muito bom para atrair o consumidor. Dá pra comprar os jogos com boleto bancário!
    O que importa mesmo em qualquer console são os jogos e a Tectoy não está sozinha na empreitada: Activision, Namco, Capcom e Sega são alguns dos publishers que produzirão jogos para ele nesse começo de ano. E segundo a Tectoy, teremos coisas no nível de RE4 até a metade de 2009.
    Será que a quarta plataforma dessa geração será brasileira? Só o futuro vai dizer.

  25. 13/11/2008

    pera pera pera
    1 gb?
    vcs tão de brincadeira né? heuaheuahaeuaehuaehaeu
    sério, se não for um hd de pelo menos 20 gb, isso nao tem tanto futuro

  26. igor zouki
    13/11/2008

    é… 1 GB não é HD. é memória Flash: óóooo saviour of the universe!

    mas a idéia é das boa. a distribuição digital via 3G é anti-pirataria. uô rox! eu tô na fila pra comprar um!

    poder de processamento próximo a PS2, DRM anti-pirataria, jogos originais a preço acessível.

    Va-leu!

  27. DK
    14/11/2008

    Disseram que vai sair Sonic Adventure e Crazy Taxi pra ele… se confirmarem que sairá Ikaruga, acho que vou dar um jeito de ajuntar dinheiro! Ruaruaraurauraura!

  28. 14/11/2008

    opa, se sair sonic adventure eu compro!
    sonic CD então…

  29. 14/11/2008

    Como a Rebeca disse, se a intenção desse console é de ser o primeiro console da garotada, melhor partirem para outra. Mas a premissa deles é interesante

  30. 14/11/2008

    ah tá…
    Não tenho nem crédito no celular, quanto mais em videogame pré-pago.

    Me poupem dessa diarréia.

    Mas, falando sério agora, vou esperar um pouco para falar sobre o videogame. Ele não me parece lá muito promissor.

  31. 14/11/2008

    cara!! cade o meu cd do quake??? agora deu vontade de jogar… hehhehehe

    vou fuçar nas minhas coisas a achar…

    poxa… vamos ver se a tec toy acerta a mão, como acertava nos anos 80…
    eles trouxeram muita coisa interessante…

    mas parece que ainda estão presos a 1990, porque esse nome hein??
    parece coisa daqueles “nintendinhos” que vendiam aos montes…

    mas acho que não será sucesso, mas dará lucro sim… é só traçarem a estratégia correta, e focar o público certo, que NÃO É A GENTE, podem ter certeza!!

  32. Master Kim
    14/11/2008

    Bom, não sei se ele conseguirar competir com a marca forte do playstation 2, mas é uma grande iniciativa do mercado nacional que pode abrir muitas portas como por exemplo, diminuir os impostos sobre os games.
    Claro que dependerá do marketing da tec toy e do preço do console, pois ela vende mega drive por 380,00!!
    Dizem que ele tem poder gráfico entre o psone e ps2, acredito que deve ser do nível do Dreamcast o que não é ruim. É esperar que saia grandes classicos para aumentar as vendas e torcer por preços baixos para ser competitivo no mercado.

  33. 14/11/2008

    Apenas torço para que dê certo. Se isso acontecer pode melhorar muito o mercado aqui no nosso país.
    No mais, vamos ver no que dá.

  34. 14/11/2008

    A Tectoy quer peitar os japoneses e os americanos (entenda-se por Sony, Nintendo e Microsoft) com o seu “Bel”Zeebo…. (essa foi podre!)
    Eu escrevi um texto empolgado e acreditando. Por que nós brasileiros não podemos vingar com um próprio console.
    Porra! Temos tudo para fazer o que quiser!
    Se o console vingar, coisa que acredito muito, como o Pablo disse – a Tectoy quer dominar o mundo emergente – eu vou ser um dos primeiros a comprar o console.
    Outro fator positivo: o console promete bons jogos com preços bons. Como eu conversei com o Gustavo Oliveira na Avenida Paulista. Eu sou a favor de games com preço entre 10 a 50 reais. Acima disso, eu acho uma coisa fora do padrão brasileiro e do meu bolso também hahaha.
    Vamos lá Tectoy! Vamos mostrar ao mundo o poder tecnológico do Brasil!
    http://www.noreset.net

  35. Didier
    14/11/2008

    Ae falou bonito mas so concordo em parte com o Coelho para min a SONY ainda é a melhor

  36. 14/11/2008

    @Didier: não é não.

  37. Didier
    15/11/2008

    É sim eu sou PS ate a morte e ja que a SONY é a fabricante ela é a melhor sim.
    Proxima vez que for fazer um comentario assim esqcute essa musica de Falcao negro em perigo e reflita.
    http://www.youtube.com/watch?v=BWAhVbayGv4&feature=related

  38. Yuri
    15/11/2008

    A idéia é boa, mas o Phantom seguia a mesma premissa e… vocês sabem.

  39. 15/11/2008

    Acho a iniciativa valida grandes pássos passos começam com pequenas caminhadas o tempo ira julgar o zeebo na verdade o mercado agora deveriam ter feito uma pareria para torna-lo mais poderoso mas veremos

  40. 15/11/2008

    putzgrila, mas nem aqui a gente se livra dos chatos dos fanboys de ps3
    vão jogar mgs4 pela nona vez q vcs ganham mais, heuaheuahaue

  41. Emerson
    15/11/2008

    Mas esse console seria compatível (ou equivalente) á o que ? Play2,por exemplo….?

  42. 17/11/2008

    Do ponto de vista de uma girl gamer dos EUA (que morei no Brasil por algum tempo), acho que a idéia é boa mas não sei se irá dar certo.

    Nos países que se adaptam tão rapidamente e facilmente às novas tecnologias e com uma penetração ainda pequena de consoles, um sistema de jogos baseado em tecnologia celular poderia se tornar o console de fato. Mas a Tectoy tem o forte apoio da Qualcomm e dos desenvolvedores para conseguir isso?

  43. Nelson Azevedo
    17/11/2008

    Totço para que dê certo e o Zerebo alcançe o sucesso entre os videogames no mercado atual.

  44. 17/11/2008

    Em resumo, acho que irá vingar por um tempo, mas acabará em desuso, por falta de crédito dos consumidores, tendo em vista as empresas concorrentes.

  45. 17/11/2008

    @Didier: só porque você gosta não quer dizer que é melhor. Gosto é que nem braço, meu amigo. Tem gente que nasce sem.

  46. Didier
    19/11/2008

    Calma cada um com seu console ate hoje na escola agente quando nao tem oque conversar começa a falar qual o melhor console pq é algo que agente nunca chaga ao fim fica todo mundo discutindo e argumentando.

  47. Dani_Pipol
    21/01/2009

    Francamente, o fato de eu ter um console ou ser fan-boy de certa marca não a faz melhor.
    Os fãs podem dizer o que quiserem da Sony mas ela deu uma mancada gigantesca com o PS3 e isso sim mancha a imagem da Empresa (isso se escreve com E).
    Zeebo, para quem não sabe, se pronuncia Zíbou, não tendo semelhança nenhuma com o capiroto tinhoso dos infernos.
    É sim, é de fato uma grande idéia, já acompanho o projeto há algum tempo e posso dizer que (já que todos querem) poderemos ter games com a qualidade gráfica do PS2.
    Games Confirmados:
    Sonic Adventure
    Crazy Taxi
    Need For Speed Carbon
    Ridge Racer
    Xtreme Sports
    Virtua Tennis 3
    Tekken 2
    Double Dragon
    entre outros…

    Para saber de games, é simples, entrem no site dele e olhem, não fiquem especulando por aí…

    http://www.zeebo.com.br/games.aspx

    Aloha

  48. Gen
    29/01/2009

    Que isso pessoal, temos que ter mais otimismo nesse console. É a primeira vez que produzem algo assim no Brasil. Vou comprar com certeza, tenho grandes esperanças que ele combata a pirataria. Tenho ps2, xbox e ps3, mesmo assim, não vou de deixar de prestigiar um console nacional.

  49. ze portugal
    04/05/2009

    este vai ser o melhor consola du mundo se for como a dreamcast,a melhor de sempre ja ta ao maximo…adoro a dreamcast..sonic adventure soulcalibur virtua tennis virtua strike,uefa dream soccer …i mtos mais…DREAMCAST 4 EVER

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.