Project Natal? Conheça mais sobre o futuro dos games

Tags: Project natal, Project Natal Xbox 360, Projeto Natal, Projeto Natal Xbox 360, Xbox 360

E32009 copy

Por Carla Rodrigues

somuchgreen_01

Caramba. Ainda estou me recuperando do choque de adrenalina que meu corpo levou durante a conferência da Microsoft. Com a licença dos leitores do Girls of War, mas vou ser EXTREMAMENTE, ridiculamente e estupidamente fanboy (ou seria fangirl?). A Microsoft não só abriu a trinca de apresentações das grandes empresas com estilo como revolucionou tudo.

Se alguém tinha dúvidas que a E3 não voltaria a ser o que era, a Microsoft provou que o show esta de volta. Me fez chorar, ficar nervosa e até mesmo gritar na redação onde eu trabalho (foi mal por isso pessoal!). Claro que foram demonstrações de alegria. Diversas vezes eu mal pude acreditar no que estava vendo naquele palco. História sendo feita, pessoal.

[Para ler somente informações úteis sobre a Microsoft, favor pular o modo fanboy]

No trabalho meu stress começou quando descobrimos que a banda da internet não era suficiente para transmitir a conferencia em tempo real. Putz, depois que todos os palavrões do mundo se passaram pela minha cabeça só me restou fazer uma coisa: entrar em pânico. Comecei a andar de um lado para o outro, abrir inúmeros sites, sacrifiquei uma galinha para fazer macumba e reza braba mas de nada adiantou. Então segurei as lágrimas e assisti o vídeo do The Beatles: Rock Band pelo monitor do colega, que óbvio, estava sem som já que ele estava usando fones. Foi impossível não pular de alegria ao ver Ringo Star e Paul McCartney no palco.

Eu falava “que lindooooooooooo, que mágicoooooooooo, que fantásticoooooo” como se estivesse presenciando o nascimento de filhotes de Araras Azuis Rajadas Pintadas de Bolinhas Furta Cor da Etiópia Francesa (espécie em extinção). Tal cena comoveu o responsável pela configuração da internet que resolveu dar um “power up/ rise from your grave” no meu PC. Consegui conectar, mas de 5 em 5 minutos tudo travava e eu esmurrava a mesa. Xingava todo mundo e o espírito troll Vivi Verneck baixou em mim diversas vezes a ponto de eu começar a inventar meus próprios palavrões.

No entanto a cada novo anúncio, eu via que estava acertando todas as previsões que fiz e quando o sinal de alerta do Metal Gear ecoou no palco foi impossível conter o grito “O FILHO DA PUTA DO KOJIMA VAI SUBIR NO PALCO”, o que atraiu a atenção de todos que estavam presentes na redação, inclusive pessoas que nunca ouviram falar do Kojima e pensaram que algum terrorista estava invadindo algum show de música.

A partir daí minhas mãos tremeram até o fim da conferencia e só pararam para segurar meu queixo quando o Projeto Natal foi finalmente anunciado.

[modo fanboy off]

Project Natal (ou Projeto Natal) é a promessa da Microsoft para revolucionar o conceito de entretenimento nos games conhecido pelos jogadores até hoje. A câmera com sensor de movimento capta absolutamente todas as ações que o jogador fizer na sua frente e transmite diretamente no jogo sem precisar de nenhum controle.

Don Mattrick, responsável pela divisão de entretenimento interativo da Microsoft, declarou que eles estavam planejando algo que utilizasse a captação de movimentos para o console. Mas incluir um controle semelhante ao do Wii não seria exatamente um passo a mais, então eles decidiram que o controle do jogo deveria ser o próprio jogador.

Project Natal começou a ser desenvolvido 18 meses atrás e tem dedo brasileiro no meio. A Microsoft gosta de nomear seus novos projetos com nomes de cidades e como um dos engenheiros do projeto é brasileiro (Alex Kipman) e veio de Natal, no Rio Grande do Norte, daí o nome do negócio.

O equipamento (que será vendido junto com o Xbox 360 a partir do seu lançamento) tem uma câmera que scaneia o corpo do jogador e, além disso, possui outro sensor infravermelho que captura profundidade para saber a que distancia você esta dela. Além de ser uma câmera é também um microfone que reconhece comandos por voz. Ao todo o aparelho tem 48 softwares embutidos para diferenciar corpos entre os jogadores, reproduzir com fidelidade suas roupas e até distinguir quando você esta falando com o jogo ou com a sua mãe.

Assim que o jogador se posiciona na frente do equipamento é imediatamente reconhecido e seu avatar surge na tela. O jogo demonstrado na E3 se chama “Ricochet” e o jogador precisa chutar e rebater bolas que vem em sua direção. Ao contrário do Wii, aqui você faz todas as ações sem nenhum controle. Basta chutar e levantar seus braços para acertar o alvo.

Projeto Natal traz suporte para jogos de corrida como Burnout e de perguntas e respostas. Basta você responder em voz alta que o jogo irá te chamar pelo nome para dizer se você acertou ou errou. Será possível navegar pelo menu do Xbox 360 sem precisar de controle e fazer video conferencias com outros usuários da Xbox Live.

Além do Projeto Natal, a Live passa a ter serviços como o Twitter, Facebook e Last.fm gratuitamente. Que orgulho da minha caixinha.

“This isn’t a game where you just end up on a sofa just using some kind of pre wagled comands”

Fora isso, medo, MUITO MEDO do novo projeto de Peter Molyneux. O jogo traz um garotinho que conversa com você como se estivesse ao seu lado. Te chama pelo nome, reconhece sua expressão facial e sabe dizer se você esta triste, alegre, bravo e conversa com você a respeito disso.

Você pode até mesmo interagir com ele scanneando desenhos feitos por você que serão recebidos na mesma hora por ele com direito a receber críticas. E se fosse um filme de ficção científica a gente estaria careca de saber que um misterioso raio cairia na Terra dando vida a ele. Ele sairia da televisão e iria atrás de você com uma daquelas faconas.

O Xbox 360 possui uma grande parcela de jogadores hardcore que são atraídos pelo excelente serviço online, títulos exclusivos e gráficos maravilhosos que o console oferece. Será que o Projeto Natal consegue atrair mais jogadores softcore e desbancar a fidelidade dos usuários do Wii?

Creio que muitas pessoas irão se interessar porque os gráficos dão de mil, é algo muito inovador, mas não sei se todo mundo gosta de jogar com as mãos vazias. E além do mais, jogadores do Wii geralmente gostam de ver coisinhas feias com caras bobas, né? Vai entender.

O que importa é que fazia muito tempo que eu não me emocionava tanto. Fiquei muito orgulhosa da apresentação da Microsoft, digna de mega hiper super show de rock.

Carla Rodrigues
Share on Tumblr
Feed do Post
54 Comentários em "Project Natal? Conheça mais sobre o futuro dos games"
  1. 02/06/2009

    Ler sobre o seu drama para conseguir ver a conferencia foi mais útil e divertido que as conferencias da EA e da Ubisoft juntas. hehehehehe

    Mas como o ponto alto do dia FOI MUITO ALTO MESMO, nada ganha de Macca+Ringo+Kojima+ferramentas_sociais_viciantes+sci_fi_real=xbox. Depois de um dia destes nada mais precisa ser dito ^^

    • 02/06/2009

      Aaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiiii foi lindooooooooooooooooooo

      Meu, chorei, acredita? hahahah

      Chorei essa hora e quando o Kojima entrou hahah :P

      • 02/06/2009

        Siimmm!!! Chorei também quando eles entraram xD [o que a vaca da Yoko tava fazendo lá, by the way???]!!

        O Kojima eu não chorei, só soltei todo o meu lado “bagual” e falei todos os palavrões que conhecia!! PQP o KOJIMAAA!!! AHHHHH!!! Huhu, nem nos meus sonhos mais loucos eu acreditava!! xD aquele japa safado!!

  2. OniRapha-
    02/06/2009

    parabens pra microsft, essa nova proposta com o projeto natal é realmente interessante

  3. 02/06/2009

    foi como eu escrevi no post do jrgamesx,”é galera digam adeus pro wii da nintendo e seu wiimote,vejam o video e entendam por que a microsoft será a vencedora da nova geração.”esse sensor é tudo que a humanidade sempre sonhou e imaginou nos filmes,más agora é realidade.

  4. 02/06/2009

    É A SKYNET CHEGANDO! FUJAM PARA AS MONTANHAS!
    sério, me pergunto como ele reagirá se vc for escroto com ele direto XD

    • Felipe Negreitor
      02/06/2009

      Se eu não soubesse que Deus daria um fim no mundo eu também acreditaria na SkyNet.

      • Seyfertt
        02/06/2009

        O próprio homem assinou sua sentença de destruição. Deus não vai fazer nada, quem faz cagada são os seres humanos mesmo.

        E cuidado com o pessoal da CyberDyne. Terminator in comming. O_O

    • Seyfertt
      02/06/2009

      huauahaehaehaeuhaehaehaehuaahuahae

      bem nessa :p

      Corram para as colinas… O.o Que colinas?

  5. 02/06/2009

    Meu muito loko, sempre entro nesse blog, mas hoje era quase impossível não comentar, hehehe Muito show ler suas reações…….mas ai sem comentários ficar sabendo que terei Metal Gear no xbox, hehehe……….Essa Microsoft me enche de orgulho, rs

  6. igorsan
    02/06/2009

    Eh….a Sony ta perdida se nao superar esse povo…..ta foda

  7. 02/06/2009

    Que Tenso hein? :mad:
    isso sim é realidade virtual… só quero ver o preço dessa belezinha.

    Parabens pela cobertura Carla

  8. 02/06/2009

    […] a E3 não voltaria a ser o que era, a Microsoft provou que o show esta de volta. Me fez ch… leia mais fonte: […]

  9. 02/06/2009

    realmente achei estranho ese negocio de jogar com as mão vazias… mas o rock band dos beatles já entrou na minha lista!

  10. 02/06/2009

    Bem,

    A Microsoft acertou em cheio dessa vez.

    A tecnologia utilizada é uma variação da Realidade Aumentada e já existem APIs gratuitas para o desenvolvimento de aplicações para computador.

    Em breve estará povoando os PCs também.

  11. Felipe
    02/06/2009

    Ahhh!.
    e viva a Microsoft, e esperemos a Sony Hoje! =)

  12. Rodrigo
    02/06/2009

    Nossa, que legal ver o nome da minha cidade sendo utilizado para batizar essa tecnologia revolucionária. Isso me faz ficar ainda mais orgulhoso de ser natalense, porque além disso a cidade também acaba de ser escolhida como uma das sedes da copa. Estamos ficando cada vez mais visíveis no panorama internacional.

  13. 02/06/2009

    […] foi a conferência da Microsoft/Xbox 360, principalmente por conta do Project Natal (mais detalhes neste completo post do Girls of […]

  14. Master Kim
    02/06/2009

    Isso pode revolucionar mesmo a meneira de como jogaremos videogame no futuro!

    O nome Natal foi uma bela homenagem! Gostei muito!

    Só faltou mesmo a microsoft anunciar um novos modelo de xbox 360 que nunca dará 3rls, ai eu comprava esta caixa branca!

  15. Seyfertt
    02/06/2009

    Imagine a galera tendo o pavor que tiveram no começo do Wii. Já estou vendo Televisores de LCD indo para o lixo XD

    Mas btw… pqp que avanço o Xbox 360 esta ganhando, eu como só tenho o PS3 de next gen fiquei surpreso e digo mais, a Sony vai ter que fazer algo realmente foda, se não só tem a perder. :P

  16. Agostinho
    02/06/2009

    Não consigo pensar em outra a coisa a não ser a Alma do F.E.A.R
    Adapatada para interação com a gente, a partir deste projeto do Molineaux.

  17. mau-feitio
    02/06/2009

    Eye-Toy? Alguém ouviu falar? Se não pegou na Playstation, como vai pegar na Xbox? Não é por acaso que a Sony nunca foi além dos jogos casuais com esta tecnologia. Talvez não valha a pena…

    • Seyfertt
      02/06/2009

      Não sei se você sabe, mas a Micro$oft tem muito mais dinheiro e investe muito mais em publicidade do que a dita Sony. O que adianta ter uma grande plataforma sendo que a maioria das softwares houses preferem trabalhar com a Microsoft por ser mais pratico de desenvolver jogos, o que é o contrario do Tool Kit da Sony. Mas nem tudo que é pratico para um tem que ser pratico para os outros, não é mesmo?

      E em relação a sua opinião, esse Projetc Natal da Microsoft tem tudo para ser um sucesso sem igual.

      • mau-feitio
        02/06/2009

        Já pensou que pode ter mais a ver com os utilizadores do que com a companhia? Bom, mas vistas bem as coisas, a Microsoft tem um historial de pôr meio mundo a usar os seus produtos sem ninguém perceber muito bem como, nem porquê…

        • Seyfertt
          02/06/2009

          Sem propaganda é meio difícil vender uma idéia :P

          • mau-feitio
            02/06/2009

            Há ideias que vendem por si. As boas.

          • Seyfertt
            02/06/2009

            Bem, sem divulgação de marca, não há vendas. Se ela for boa vende mais fácil do que uma idéia imposta.

  18. Leonardo
    02/06/2009

    LOL !!!!!!!!!!!!!
    se alguem depois de ver isso comprar um Wii pqp, quem fizer isso é muito BURRO! eu, um cara que prefere muito mais a Sony do que as outras já estou falando isso, então imagina a felicidade que as pessoas caixistas estão no momento…
    agora deu vontade de ter um xbox360…

    • 02/06/2009

      Burro pq?
      Se nao tiverem jogos suportando isso ai… O que adianta existir?

  19. Andre Coke
    02/06/2009

    Caraio, veio!

    Tava navegando pelo google para maiores informações sobre o Project Natal e caio num blog sobre games escrito por meninas! MENINAS?! WTF!!

    Cara, adorei! Sinceramente, esse texto está ótimo, muito bem redigido, com informações completas sobre o que aconteceu.

    Nintendo e Sony? Hunf…

    Eu, como propriatário de um XBOX 360 (e viciado nele tb) agradeço pela reportagem.

    Meninas, vcs estão de parabéns! Ganharam mais um fã!

    Beijos

    P.S: A Carla além de jogar Xbox ainda é muito gata… fala sério.

  20. Renan Rodrigues
    02/06/2009

    Esse projeto papai noel Natal tá bombando! Ele está muito “massa”.

  21. everx360
    02/06/2009

    fala serio einhhh , tenho muiiito orgulho tambem de ter minha caixa aqui viva e feliz , e ter nacsido nessa geracao para aporveitar as maravilhas tecnologicas ,rsrsrsrs , nossa logo logo , vao inventar um sistema de olograma que coloca o personagem do game do seu lado do sofa ou cama , e conversa com vc !!! imaginem ,rsrsrs , muiito bom mesmo , tava pensando em pegar um ps3 e ter os 2 consoles , mas depois deste lancamento ai , vou aguardar sair nas lojas e correr pro abraco !!!,

    acho que a ligacao do steven spielberg com o project natal , era que ele faz muitos filmes que um dia atraz da conferencia da microsoft era so ficçao cientifica , ai ele pode ver de perto uma coisa que ele so retratava em filmes , agora na vida real , parabens MICROSOFT , sempre inovando !!!UM DIA TRABALHO LA KKKKKKKK, afinal estudo engenharia da computacao , quem sabe eu nao crie O PROJETO GUARULHOS KKKKKKKKKKKKKKKK

  22. 02/06/2009

    hahahaha
    Fico emprecionado como as pessoas não entendem a diferença do publico de WII e do PS3/XBOX. Eu ate por ser um cara mais hibrido entenda melhor… Pra mim, a diferença é que no wii vc liga o video game e se diverte, independete do boneco ser cabeçudo ou não.
    PS3 tem q ficar, load, load, load, menu, menu, load, load.
    Conversa com boneco, historinha de ação generica, atira atira, morre pq não é intuitivo… São conceitos diferentes, não apenas visuais diferentes…

    A implementação do Project Natal é o que vai fazer a diferença.
    Como a Carla falou, minha propria namorada tem um WII como video game principal mas nao gosta de ficar se movendo pra jogar.
    Eu sou muito mais hardcore e viciado ( tenho um PS3 ) e acho que o controle do PS3 é completamente ultrapassado e antiquado pra ser chamado de tecnologia… Mas sedentarios so gostam de apertar botoes, e eles são o publico que sustenta a industria dos games.

    Vendo os numeros de vendas do WII, a MS realmente quer pegar esse meio… Mas tem gente q nao aceita inovação, ainda mais jogador hardcore que acha que o atual é sempre o perfeito…
    Então eu acho que teria que rolar uma pressão mais forte em cima dos desenvolvedores… Eles sim que vão fazer a magia do Project Natal. Pq atualmente, de novidade, não vi muita coisa… O console evoluiu, falta os jogadores e os jogos…

  23. 02/06/2009

    REBECA! cara visualizei isso agora…
    Imagina o jogo mudar a posição dos “sustos” de acordo pra onde vc esta olhando? O.o
    Realmente seria outro nivel de jogo de terror…
    Ele pode colocar coisas psicodelicas fora do teu foco, pra vc se assustar mais ainda… Ou ainda detectar tua expressão de medo pra intensificar ainda mais a cena…

    E pra os roleplayers… Imagina vc ter q dar um comando pro teu exercito… Que so funcionaria bem ou mal de acordo com as expressões e a força do teu discurso?

    REBECA! Imagina jogar com o Voldo nesse project Natal.. rs..

    • Seyfertt
      02/06/2009

      Silent Gill ? O.o rsrs

      • Seyfertt
        02/06/2009

        6 horas após a adrenalina da E3 \o\

        aajahahahahahaha

  24. caique
    02/06/2009

    eu fiquei com medo do milo.. também me lembrou a SkyNet =/

  25. 02/06/2009

    Pelo visto vou ser o único do contra aqui…

    Não achei tão espetacular assim esse Project Natal. Primeiro, porquê isso não é novo (já houve na história da ciência algumas tentativas desse tipo. Boa parte delas mal sucedida). Segundo, que o anuncio me pareceu exagerado demais, especialmente para que seja lançado ainda esse ano.

    E a cerimônia da Microsoft para mim foi apenas boa, nada de espetacular. Até porquê nunca fui fã do Kojima mesmo…

  26. Gaah
    02/06/2009

    cara so uma pergunta essa camera sera vendida separadamente e euu poderei “comprar” para usar com esse meu xbox 360? ou terei q comprar o novo??

    • Seyfertt
      02/06/2009

      Provavelmente será uma nova câmera com censor de movimentos.

  27. mau-feitio
    02/06/2009

    Cheguei agora da eurogamer.pt com noticias da Sony. Parece que estes senhores não andam a apanhar chapéus.
    Não apresentaram um sistema de detecção de movimento revolucionário, porque…por favor…o eye-toy já não é novidade.
    O que os engenheiros da sony andam a fazer é desenvolver o eye-toy para que este funcione melhor.

    “Não podia faltar à festa um sistema de controlo por sensores de movimentos e a Sony confirmou que está a trabalhar nisso. Este terá a forma de uma varinha, um pouco parecida com o comando da Wii, com uma esfera na parte superior que se ilumina. A consola detecta também a posição do jogador.
    Para mostrar as capacidades deste novo controlador, a Sony mostrou várias demonstrações técnicas. Graças a estas, pôde-se ver que este novo sistema funciona com a câmara PlayStation Eye. O controlador terá uma detecção de movimentos com resposta 1:1.”

    Quer queiram, quer não, a integração de um periférico é essencial para a melhor detecção do movimento. É que quando são joguinhos baratos tudo bem, mas quando pegamos em algo mais complexo, a velocidade de resposta, ou seja, a rápida e correcta detecção dos movimentos é crucial.
    Se a Microsoft conseguir fazer bons jogos com uma óptima detecção de movimento dou-lhe os meus parabéns.
    A ver vamos…

  28. 02/06/2009

    Me emocionei também, a Microsoft se superou “)

  29. Abraão
    03/06/2009

    Oque falta a Microsoft integrar nesse Project Natal? Um jogo de Kamasutra? XD

  30. Cucate
    05/06/2009

    Sera que sera preciso compra outro console??? ai meu deus q medoo… vai mt grana ^^
    alguem sabe aeww?? ;D

  31. Uller
    06/06/2009

    Me matem se quiserem,mas eu achei esse Project Natal Rídiculo.
    Pensem bem, como seria Jogar Gears com isso? Fingir que está segurando uma arma e gritar ” Pow Pow ” !? Imagina isso usando aquela ‘ Serra Elétrica’, ter que ficar gritando ” Zoaaam” e ” Pow Pow” o tempo todo, cansa.. u_u

    Eu odeio essas coisas de sensor de movimento. Não gosto de ter que ficar pulando de um lado pro outro que nem um macaco bebado histérico. Os meus vizinhos vão pensar o que de mim!? o_O”

    Eu, na minha humilde opnião,achei que a conferência da Sony foi a Melhor. Os Jogos mais fodásticos que existem foram anunciados para esse console, e olha…falando sério, pra mim.. o mais importante é o Jogo e não o jeito que se Joga ;)

  32. Morg
    11/06/2009

    Eu pensei que tinha sido a unica que havia pensado em skyne, agora pelo que falaram acima e verdade, cara depois de um tempo isso vai cansar, pq quem não vai querer aquele bom e sedentario joguinho de pegar o controle e jogar.

    Imagina você jogando Tomb Raider, tendo que fazer todas as acrobacias que a lara faz, poxa eu ia ter que entrar pra academia que tem G.O aqui perto de casa, e mirror’s edge ai piorou, eu teria que aprender Le Parkour.

    Mais no fim, mesmo achando que nós sedentarios somos, e que iremos abolir essas novas tecnologias, e que esse mulequinho ai que fala com os outros não é nada legal, isso se chama falta de amigo (aushauhsua) ainda assim gostei pacas, pq como seria bom jogar mortal kombat, ou tekken lutando de verdade

  33. 15/06/2009

    […] Post das meninas do Girls of War « God of War = God of Violence? […]

  34. Vinicius
    16/06/2009

    Poxaa, é interessante esses criticos e talz mais, ele devem ter um play 3 e estão com inveja do xbox 360 MUAHAHAHAHA …
    foraa que o dramaa que a carlinhaa passou foi o melhorr..
    até fechei os olhos e fiquei imaginando ela no trampo xingand todo mundo…
    TO PRECISANDO DE UMA NAMORADA DESSAS QUE VAI GRITAR COMIGO QUANDO AKELE JAPAA ENTRAR =D

    tomara que esse Projetoo sejaa bomm como nos videoss, que concerteza ira atrair a atenção dos “NERDS DO WII” que gostam de jogar akeles jogos que os boneco tem cara de loco.. aheuaheuahe

    beijoos : *

  35. Michel
    30/06/2009

    nossa mae… rolei de rir com o artigo, nota 10 pra ele. Sobre o project natal… me impressionei, simplesmente inacreditavel… só imagino jogar staw wars nele e fazer o barulho whoom da espada de luz com a boca, esse som é dez Oo

  36. 16/07/2009

    Estou chorando até agora… Demais!!!

  37. 23/07/2009

    eu ja tinha perdido a graça de jogar mas como xbox essa caixinha me trouxe de volta o prazer dos games … com o projeto natal , eu só espero a aposentadoria pra poder ficar internado.
    Queria poder trabalhar com isso com o vcs.rs

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.