Through the Looking Glass, o primeiro game do Macintosh

Tags: alice, alicex, Apple, Iphone, macintosh, steve jobs, through the looking glass

Pois é, os nerds/geeks/computeiros/programadores e variados de plantão (inclusive eu) estão de Luto pela morte de Steve Jobs, fundador da Apple.

Para prestar homenagem a um dos gênios da Indústria da Informática, lhes apresento o primeiro game lançado para Macintosh: Through the Looking Glass, conhecido também como AliceX ou simplesmente Alice.

Aparecendo rapidamente na apresentação do Macintosh em 1984, Through the Looking Glass consiste em um jogo de tabuleiro, feito pra quem manja bem de Xadrez. No jogo, Alice persegue o Coelho Branco e entra em sua toca, caindo em uma espécie de tabuleiro de xadrez, onde encontra várias peças do outro lado do mesmo. Conforme se aproximam de Alice com longos movimentos (pulam longe pra dedéu), as peças aumentam de tamanho com a intenção de dar uma sensação de profundidade no jogo, cujo jogador vê os “inimigos” na perspectiva da protagonista. O objetivo de Alice é capturar todas as peças do tabuleiro, sempre tomando cuidado com um buraco que vai meio que “passeando” pelo cenário (e vai multiplicando, diminuindo o espaço para se mover) correndo o risco de fazermos a loirinha cair, o que deve dar um trabalho do cão! O jogo é simples (lógico, né) mas foi o suficiente pra levar a galera à loucura na exibição do Macintosh.

Em comemoração aos 25 aninhos do Mac em 2009, Steve Capps relançou o jogo para iPhone com algumas coisinhas a mais como peças diferentes (peças de Hip Hop… eu hein). O preço do jogo era de 2 doletinhas, mas não achei na AppStore para comprar, já deve ter ido pro beleléu.

Descanse em paz, Steve…

Clarice dos Santos
Share on Tumblr
Feed do Post
11 Comentários em "Through the Looking Glass, o primeiro game do Macintosh"
  1. willllllllllllllll
    07/10/2011

    Nossa olha para o passado e ver onde começaram as grandes ideias que fizeram a história realmente é incrível, a animação do publico com uma coisa tão simples pra nós hoje e inspirador, me faz querer fazer a diferença também.

  2. Hélio
    07/10/2011

    Interessante. Eu sou fã de puzzles, não exagerados, claro, mas gosto de games com a proposta de nos fazer pensar. Não joguei esse Through the Looking Glass, mas já passei algumas horas me dedcando a outros puzzles bem legais.

  3. georges
    07/10/2011

    E pensar que o mundo gamer começou com coisas tão simples e que fizeram a diferença em sua época.
    Descanse em paz Steve…

  4. leandro(leon belmont)alves
    07/10/2011

    uns dos maiores nerds que revolucionaram o mundo se foi…descanse em paz. -__-

  5. Thiago (Spectrumframer)
    07/10/2011

    Viajei no tema do video.
    A apresentação do Jobs toca essa música e agora o cara tá morto.
    A apresentação da São Silvestre toca a mesma música e agora destruíram com o evento. 2011 é um ano de luto pra tudo o que toca Vangelis :-(
    Haha, o youtubo mostrou uns videos do Gates com espinha na cara, fazendo propaganda da maçã. Será q no funeral desse cara, vão fazer toda essa homenagem q fizeram pro Apple-man?

    Nada mal o Alice. Legal saber o que se consegue fazer em um jogo de 25k.

  6. EltonBM
    07/10/2011

    Não vou negar, esse Alice e esse labirinto parecem ser mais divertidos que o Campo minado e o Paciência. Não melhor, eles são divertidos, os outros dois são tão monótonos que é melhor gastar o tempo dormindo mesmo.
    Eu não era fã do Steve Jobs, mas reconheço o quanto ele e o Steve Wozniak realizaram.

  7. Gabriel (Pvt Palestra)
    07/10/2011

    Apesar de ter acompanhado de perto a internet discada, windows 3.x e outros “irmãos de velharia”, impressiona muito e bate uma nostalgia grande com esses vídeos. No demo do macintosh, percebam A EUFORIA DA PLATÉIA ao ver “macintosh” passando em ‘marquee’, coisa que a gente faz no bloco de notas em 20 segundos hoje em dia. Hahahaha. Minuto 1:15 se quiserem adiantar o assunto.

    Esse jogo Through the Looking Glass parece ser bem desafiador! Movimentar a Alice enquanto peças de xadrez te atacam com os movimentos próprios!??! A criançada tinha que jogar isso!! Hehe

    Muito bom post!

  8. The Punisher
    07/10/2011

    A única coisa a dizer é um gênio como Steve Jobs com tamanha criatividade, ousadia determinação e paixão pelo o que faz aparecem raramente nesse mundo. O mundo da TI não vai ser o mesmo sem ele, vai fazer muita falta. Descanse em paz nosso mestre e exemplo de vida.

  9. Thiago (Spectrumframer)
    10/10/2011

    Acho que a maior genialidade do cara foi se misturar “com um bando de nerd” (afinal, ele sempre teve jeito de cara de marketing misturado com galã de comercial) e vender a perua kombi véia dele pra entrar de sócio e fundar a Apple com Steve de sobrenome engraçado.
    De resto, foi mais o lado carrasco do que a “genialidade” de fez a coisa ir pra frente.
    Saca só… se vcs lerem a Veja desse mês, vão ver sobre a “torradeira bege”. Como profissional de informática, imagino a aptidão de alguém pra falar (em 19XX): “tirem essa ventuinha! ela faz barulho!!.
    Santa ignorância? Ou melhor dizer genialidade questionável? :/
    Mas confesso que gostava mais da maçã na época que, igual ao PT, eles eram “da oposição”. Além do q esse lema do “ser diferente” é uma faca de “dois legumes” :D
    http://www.youtube.com/watch?v=Zzo7H1WSn9o e
    http://www.youtube.com/watch?v=wcFTA6xDr6g&feature=related
    Pra quem ficar boiando no inglês, a paródia é um questionamento phod@ dos ideais “revolucionários” do Mac.
    Acabei achando uns videos do Jogo Justo bem legais… não sie se alguém já comentou, mas vale ver tb ^^
    http://www.youtube.com/watch?v=hWwhZL98wic&feature=related

  10. 10/10/2011

    Puxa, e cadê Marathon? Clássico do Macintosh, do qual Halo é “continuação”.
    E nem tem desculpa porque foi relançado pra XBox360 (XBLA) e a versão foi liberada como freeware antes da Bungie ser comprada pela MS.
    No mais, abs

    • Clarice dos Santos
      10/10/2011

      A minha intenção foi mostrar mais o primeirão mesmo^^
      Marathon foi lançado em 1994, enquanto Through the Looking Glass foi lançado dez aninhos antes. ^^
      Mas pode deixar que não faltarão oportunidades para falarmos de MArathon, podexá!! ;)

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.