The Witcher terá versão para XBox 360 e PS3

Tags: Ação, Atari, ps3, RPG, The Witcher, Xbox 360

Por Vivi Werneck

Tenho que admitir que a versão PC desse game de RPG/Ação, desenvolvido pela CD Projekt e distribuído pela Atari em 2007, é uma “Ferrari com motor de Fusca”. Belíssimo visualmente, mas bem confuso na sua jogabilidade. Cheguei a paranóia de fazer um upgrade na minha máquina, na época, só para tentar fazer rodar o jogo que exige um desempenho praticamente olímpico da sua placa vídeo e do seu processador. Placa de vídeo onboard? “Don’t make me laugh!”, já dizia Shao Kahn.

Segundo a Atari, a versão para console do game que, a princípio será intitulada ‘The Witcher: Rise of the White Wolf’, será lançada já em 2009. Os desenvolvedores prometem que o jogo será refeito, ‘pixel por pixel’, para se adaptar aos consoles Xbox 360 e PlayStation 3. O roteiro é assinado pelo escritor polonês Andrzej Sapkowski (Sabe-se lá como se pronuncia isso!).

O histórico de “The Witcher” é bem peculiar. O jogo entrou em produção em 2004, foi lançado nos Estados Unidos em 2007, chegou ao Brasil em fevereiro de 2008. O game é lindo! E também repleto de deslizes técnicos que impediram o sucesso ainda maior desse RPG de ação.

Diálogos entrecortados, tomadas de câmeras incompreensíveis, movimentação desastrada e outras surpresas desagradáveis foram alguns dos aspectos que tornaram amargas as batalhas de Geralt, o protagonista e matator profissional de monstros.

Mesmo assim, as falhas técnicas não chegam a comprometer o jogo, que tem enredo envolvente e um interessante sistema de evolução das características do personagem. Trilha sonora, ambientação de cenários e as relações entre personagens também ajudam a colocar “The Witcher” entre os grandes RPGs dos últimos dois anos.

Vale esperar que as promessas sejam cumpridas e o game melhore com a versão para console. Resta agora a mim – jogadora de PC – me virar com a ‘colcha de retalhos’ da trama e tentar terminá-lo. Isso porque eu VOU terminar esse game, agora é questão de honra! rss…

[youtube=www.youtube.com/watch?v=VQkgfhU60Qk&fmt=18]

Vivi Werneck
Share on Tumblr
Feed do Post
39 Comentários em "The Witcher terá versão para XBox 360 e PS3"
  1. 03/12/2008

    Uma coisa que eu estava pensando comigo: é DISTO que precisamos, pessoas de diferentes países e que vejam determinados temas de forma diferenciada. Já chega de sempre num game eu estar em nova york ou em washington, já chega de segunda guerra mundial, que venha a imaginação e um enredo diferenciado e (pelo o que eu ouvi falar, nunca joguei the witcher) denso deste game.
    Eu realmente espero que seja um sucesso este jogo, eu via traillers dele mesmo sabendo que não iria colocar no meu pc do milhão aqui e realmente os visuais me impressionavam, sem falar que é o meu gênero favorito, o action-rpg.

  2. 03/12/2008

    Desde o lançamento dele pro PC eu fiquei doido pra jogar. Mas já demorou tanto pra sair pro 360 que perdeu a graça hehehehe :P

  3. 03/12/2008

    Vivi do céu!!!
    To toda arrepiada!!!
    O.O
    Preciso ver esse jogo quando acabarem as minhas aulas xD~

  4. 03/12/2008

    Chega de segunda guerra mundial vc fumou alguma coisa, bateram com uma pedra na sua cabeça, segunda guerra foi a melhor guerra de todos os tempos foi uma lut nao foi por terras ou recuros foi por ideologias, eu nao tenho como colocar a ecencia da segunda guerra em palavras, a segunda guerra sempre vai ser um grande cenario para um game.
    Ha algume sabre pq o meu painel de controle esta dizendo que tem um link para meu blog nesse post.

  5. 03/12/2008

    existem mil outras guerras que ocorreram por aí, e nem me venha com este discurso de professor de geografia de quinta série didier, segunda guerra foi uma guerra de influência econômica e militar, assim como qualquer outra.

    Já tivemos tantos jogos sobre a segunda guerra que este já é um tema mais do que saturado, que venham jogos que falem da revolução francesa, das expedições napoleônicas, das guerras travadas por alexandre o grande, e não eu ser mais uma vez um soldado e ter que proteger o meu “amado país”. Eu quero algo diferente, Bioshock é um FPS que entrou para a história dos games justamente por inovar tanto na narrativa quanto no gameplay.

    E outra, modere suas palavras, ninguém aqui é obrigado a aceitar sua opinião de que devemos sempre tolerar jogos de Segunda Guerra sendo feitos, já toleramos demais sua gramática aqui.

  6. 03/12/2008

    já imaginaram um game que fosse durante as cruzadas e vc pudesse escolher ser ou um muçulmano ou um cruzado?
    ISSO que precisamos, coisas realmente novas, e não mais do mesmo com gráfico mais bonitinho.

  7. 03/12/2008

    ah sim, falei isto sem intenção de parecer agressivo, caso eu tenha parecido, foi sem querer e já peço desculpas, ok?

  8. 03/12/2008

    @Thyago
    É, tu foi agressivo, heheheh.

    Falando sério, nunca ouvi falar desse jogo, mas fiquei curioso. deixa eu olhar na wikipedia e no youtube, rapidinho.

  9. 03/12/2008

    Po vc acha que eu ligo para a gramtica em comentarios se liga em games da segunda guerra se tem varias armas e veiculos que podem ser utilizados de forma que o jogador faça a diferença mas na primeira guerra vc sabe como seria se o jogador tivesse de ficar na trincehira o em veiculos lentos e pouco eficientes.Nas guerras napoleanicas nao preciso nem comentar, revoluçao francesa ate que vai mas nas batalhas de alexandre o grande teria de ser tipo o game Rei Arthur(gamecube), ou de estrategia.

  10. 03/12/2008

    Ja existe esse game e eu ja zerei o nome é Assasin Creed e ele vai ter uma continuaçao que vai se passar na Revoluçao Francesa

  11. 03/12/2008

    Ha no game vc nao é mulçumano, nem cruzado é de uma ordem de assasinos mas vc pode combater os dois lados.

  12. 03/12/2008

    se limitar somente quanto à parte da guerra em si é um erro didier, pode-se fazer jogos como um action-rpg, como fallout 3
    sério, para um game da revolução francesa, um jogo como fallout 3, com vc colocando toda as intrigas, as conspirações, tudo perfeito para um jogo, e ainda podendo ser um fps ou um action rpg. E traria variedade, claro.
    o mesmo para a do alexandre o grande, poderia ser um jogo como dynasty warriors, com inimigos inteligentes (em vez de exércitos de mulas que correm e param olhando para vc).

    não existe somente o FPS, se é seu gênero favorito, parabéns, mas já temos muitos deles por aí e disto os gamers em geral não precisam mais por enquanto.

  13. 03/12/2008

    sim, eu sei de assassin’s creed. mas… que outro exemplo vc pode me citar sem ser ele e o óbvio age of empires?



    pois é
    agora, se eu pedir para vc listar jogos de segunda guerra, tem um MONTE. Sério, já deu.

  14. 03/12/2008

    e é bom você usar de uma boa gramática em comentários sim, a voz imaginária que eu dou para você quando leio seus comentários se tornaria mais… agradável.

  15. 03/12/2008

    Meu deus, essa discussão ganhou patamares gigantescos. Fato é que gosto é gosto e não se discute. Não que eu esteja apoiando um ou outro, porem creio que estamos perdendo o foco do artigo.

  16. 03/12/2008

    Gente, sem encrenca, por favor *rs*
    Acalmem-se!!

  17. 03/12/2008

    Blz.
    Thyago foi mal, vou melhorar minha gramática nos comentários.
    Sem querer recomeçar a briga, tem um game de estratégia, não me lembro o nome, mas é tipo Age of Impires.
    Pó papo de professor de 5 serie é humilhação, pó cada um tem sua guerra preferida.
    Blz meu irmão sem briga.

  18. Fabiana Tavares
    03/12/2008

    Esse jogo é bem punk! fiquei com vontade de jogar!! ahuahua

  19. 03/12/2008

    Rebeca conheço todas essas revistas.
    Mas quando eu falei ideologias, estava falando tipo assim:
    Segundo os princípios do Nazismo se teria de ‘limpar o mundo dos impuros’.
    Então os soldados Nazistas tinham a mentalidade de matar e torturar os seus inimigos só por diversão, quem estava por trás comandando não tinha essa ideologia, mas quem estava lutando tinha uma ideologia.
    Um outro exemplo foi à conquista de Berlin, os soldados russos estavam atacando com tudo eles tinham. Eles queriam vingança pelo o que os nazistas fizeram.
    O espírito de vingança era tão grande, que eles foram apelidados de Demônios Vermelhos
    Para você ter idéia mesmo depois da rendição nazista,eles ainda continuaram a maltratar o povo alemão foram registrados mais ou menos 5.000 estupros em um mês.

  20. 03/12/2008

    @Rebeca

    O jogo tem uma história ótima. Só que ele te ‘obriga’ a jogar sempre senão vc realmente se perde na trama. são tantas side quests q confunde, mas o grande vilão contra o jogo – q espero q dêem um jeito no console – é justamente o q deveria ser o mais claro: o painel das quests no menu do jogo. Vc dificilmente sabe, das missões em aberto, o q é missão principal ou sidequest. Ou seja, uma semana sem jogar e o game vira um caos. Certo bugs tb tiram a paciência, mas ainda acredito num ótimo jogo. Parei na metade dele (eu acho! rss) e, como escrevi no post, vou terminar!

    @Didier e Thyago

    Se continuarem de briga, tia Vivi vai bater no bumbum dos dois e fazê-los jogar o ‘Ateliê da Barbie’ por um mês seguido de castigo!!! Ai, ai, ai… hauhauhauaha…. Sério agora: como o Wesley falou, cada um tem sua opinião e deve ser respeitada. Eu por exemplo, ODEIO The Sims e isso não me dá o direito de falar mal do jogo só pq não gosto. Jogos FPS são ótimos (p quem gosta) assim como jogos mais alternativos tb! Não quero mais saber de brigas aqui! Somos todos uma família de gamers, ok? Beijinhus p vcs!

    PS: E vamos voltar a ‘discutir’ aqui assuntos relacionados ao post, por favor! rss…

  21. 03/12/2008

    erm, vcs viram briga nisso aqui?
    heuahuaeaehuaehaeuahuaeheauaehuaehaeuhaeuaehauaehuaehaeuaehaeuhaeuaehaeuha

    não, não foi briga gente, caaaaaaalma cocadas :P
    eu disse lá em cima “se você gosta de FPS, beleza” XD

    didier, meu filho, vem pro colinho do papai que eu te perdôo *-*~

  22. 03/12/2008

    Como eu disse antes:
    Tudo blz.

  23. 03/12/2008

    e fala sério, isto me lembra de certa forma o journal do primeiro neverwinter nights e do baldur’s gate, em q as quests principais se misturavam com as outras, sem falar que elas se perdiam no meio dele :S

  24. 03/12/2008

    ?????

  25. 03/12/2008

    eu estava comentando do menu de quests do witcher que por incrível que pareça era assunto do post XD

  26. 03/12/2008

    @Thyago

    Vc me deu outra dica ótima d post! Vou escrever sobre Neverwinter Nights!! hehehe…

    (a título de curiosidade, a primeira dica foi sobre Fallout 3)

    Ah, quem for comprar The Witcher p console, depois posta o q achou do game! Vamos ver se os caras vão melhorar mesmo!

  27. 03/12/2008

    e qto a levar palmadas no bumbum pela vivi, bem, ao menos de mim não haveria reclamações, heuahaeuhaeuaehaeuahe.

  28. 03/12/2008

    Meus deus, o post virou algo whatever agora. hahahahahahahahahahah, Titia Vivi deu uma baita lição de moral nos marmanjos com barba na cara (o Didier não conta pois não deve ter barba, heheh). Mas ela está correta mais uma vez. Não tinha elogiado, mas otimo post. Como tinha dito, eu pesquisei sobre o jogo e me pareceu interessante.

  29. 03/12/2008

    eu comprei a edição especial do primeiro neverwinter nights vivi, o platinum edition, que eh um dvd com o jogo e as duas expansões por meros 15 reais.
    a fullgames dah uma dentro de vez em qdo.

  30. 03/12/2008

    @Rebeca

    É sim! pode comprar. os cutscenes são fantásticos tb! e rola até um…como posso dizer… ‘affair’ mais intenso no jogo entre o Geralt e umas mulheres por aí! hehehe…

  31. 03/12/2008

    @Thyago

    Vc tb tem q jogar Neverwinter Nights 2 e as expansões! FANTÁSTICO!!! Depois d Oblivion é o RPG q mais amei jogar!!!

  32. 03/12/2008

    vivi, se nao me engano teve até mesmo que recentemente um patch de atualização do witcher, foi até mesmo mostrado na gametrailers.
    é grátis, vai ver no site dele, de repente até conserta o menu de quests

  33. 03/12/2008

    vivi, neste pc aqui nao rodaria, tá só com 512 de RAM desde q o outro pente queimou, sem falar que ele tá meio velhinho.
    digamos que um pc montado q vc compra por aih eh mais avançado :P

  34. 03/12/2008

    Esse jogo é interessante pelas quests e gráficos bonitos se for jogado em alta resolução no PC, mas tambem porque é muito engraçado… se você não depender de tradução, logico, vai pegar as tiradas dos dialogos e das falas dos personagens e rachar o bico.

    Deem uma lida nisso, quem entender inglês e nao conhecer The Witcher ainda, é do Forum oficial do Jogo:
    http://www.thewitcher.com/forum/index.php?topic=4777.165

    Sim, o jogo na Polonia (país dos criadores) e na Europa, é popular entre as mulheres por ter referencias tambem à… sacanagem! Gerald é esteril e transa com varias mulheres no jogo sem medo se ser feliz :)

  35. Khronny
    03/12/2008

    Eu zerei ele =) eahueahaue
    Nossa fiquei super feliz com o lançamento do Enchanted Edition, dai eu baixei tudo bonitinho (já que é de graça, pra quem já tinha o original, como é o meu caso) mais não consegui instalar essa droga ¬¬ E pra piorar, quando eu tirei o cd do drive ele estava começando a rachar!!!!!!!!!! Meu que ódio! Justo quando eu tava morrendo de vonta de jogar esse jogo de novo ¬¬
    Mais os bugs que tem de monte não tiram em nada o mérito do jogo, com bugs ou sem bugs foi um dos melhores jogos que joguei esse ano! E nem precisa de um pc tão foda assim, eu com uma placa low end (geração nova, mais mesmo assim low end) consegui rodar bem ele em baixas resoluções, mais com detalhes altos. Agora os requerimentos mínimos de GTA IV são o fim!!!!! Nunca vi pedir tanta placa de video pra rodar um jogo!!! E olha que os gráficos não são “os ultra mega hiper fodas melhores do mundo” pra precisar disso. Pra mim é fala de um programador competente pra otimizar o jogo. Poxa, a source (engine do Half Life 2) é muito bonita (não tanto quanto GTA IV é claro) e mesmo assim é muito leve, dá até pra jogar com placa onboard!!!!!! Bem deixando o momento revoltado pra lá, the witcher é um jogo muito legal, me deu muita vontade de jogar no ps3 quando eu li a notícia, mais sei lá, eu não sei se tenho coragem de pagar em um jogo que eu já tenho (ainda mais depois de saber que eles fazem um cd tão vagabundo que quebra do nada!).

  36. 04/12/2008

    Vale mencionar que a “Enhanced Edition” (eu não conferi se outros comentaram a respeito da mesma) visou consertar vários desses bugs além de trazer bastante conteúdo adicional…sem custo adicional.

    No que tange a DRM e boa relação com a comunidade, a CD Projekt realmente tem se destacado, inclusive no próprio site do anúncio da versão “White Wolf” eles avisam que tem supostas surpresas para os jogares de PC não ficarem frustrados.

    Por fim, o Witcher tem suas falhas e é uma pena porque a história é “baixa fantasia” que merece destaque lá junto com “Game of Thrones” e quem sabe futuramente “Dragon Age”. :)

  37. PH!
    04/12/2008

    Valeu pelo ótimo post, carioca. Mas um PC game pra minha lista (tenho q jogar logo, essa lista tá aumentando graças à este blog!)

    E eu adorei ouvir isso: ODEIO THE SIMS!

  38. Marco
    27/04/2009

    e qual é a diferença entre o the witcher e o enchanted edition?
    Khronny onde baixo o enchanted edition tb tenho o original

  39. Carlo Santos
    09/05/2009

    Yo holas Oi para todos, guau maximo del realmente es un jogo otimo,yo voy compralo e pesquisar para jogar, graficos de los mejores, senarios XD otimos cenarios e otima jogabilidade=)

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.