Super Castlevania IV: Amor da minha vida!!!!

Tags: Castlevania, snes, super castlevania iv

Por Old Clarice

SCIV

Sempre falo sobre minha paixão sobre Castlevania no nosso querido Girls of War, mas nunca falei sobre o primeiro game da série em que pus as minhas mãozinhas. Symphony of the Night pode ser o melhor jogo de todos lançados, mas Super Castlevania IV continua sendo minha paixão e a porta de entrada para essa série que tem minha fidelidade há anos!

scv4aQuando meu irmão comprou o SNES, ficou vidrado em Super Castlevania IV, e pra não perder o costume, eu ficava do lado só assistindo ele jogar. Depois de um tempo peguei para jogar e não me lembro se consegui terminar ou não, mas acredito que sim, mesmo sendo difícil pra caramba.

Super Castlevania IV foi o primeiro game da franquia a ser lançado para o SNES, e de longe é um dos melhores títulos do console. Ele conseguiu aproveitar o SNES até o osso e deu um show de jogabilidade, gráficos e efeitos. Quem não se lembra daquela famosa fase giratória que até deixava o jogo meio lento por alguns segundos? Pra um console 16 bits, ele excedeu o seu limite nessa fase utilizando o Mode 7, o grande responsável pelas fases giratórias de Super Castlevania IV, do movimento das pistas de Mario Kart, entre outros jogos.

scv4d

Esse game conta a mesma estória do primeiro Castlevania lançado em 1986 para NES: diante da terrível ameaça do retorno do Conde Drácula à vida, eis que surge Simon Belmont, caçador de uma longa linhagem de caçadores de vampiros a fim de derrotar o antigo inimigo da família e da humanidade. Então Simon entra em Castlevania e desce o cacete nos monstros que vivem por lá com sua Vampire Killer.

Super Castlevania IV é considerado um “remake” com algumas coisas melhoradas e fases totalmente novas. A jogabilidade foi melhorada com o adicional de Simon poder chicotear para todas as direções, não somente para frente: ele pode chicotear para cima; na diagonal; para baixo enquanto está pulando, e ficar com o chicote pendurado em suas mãos enquanto segura o botão de ataque e o faz se movimentar com o direcional, como se fosse um escudo. Não posso esquecer de citar também o fato de Simon poder se pendurar em anéis presentes nas fases, se balançando para chegar ao outro lado ou simplesmente se segurando enquanto a fase gira. Lindo!

SuperCastlevaniaIVT-Port0002Os gráficos do game também são lindos! Cenários super detalhados – a fase que você anda por um monte de tesouros é linda, sem esquecer do enorme candelabro que move-se de um lado para o outo que o jogador precisa pular – inimigos também, e não posso esquecer as coxas exageradamente GRANDES de Simon ‘Coxas’ Belmont*rs*. Outro ponto importantíssimo do game é a sua trilha sonora: é de arrepiar, sério! Cada música caracteriza bem a sua fase, e não são enjoativas.

O jogo é difícil pra caramba. Se você camelou para terminar uma vez, sorria! Depois de terminar uma vez, oscv4f jogo recomeça em uma dificuldade maior ainda, ou seja, aquele jogo difícil pra diabo era o EASY, joga no HARD agora pra ver como é gostoso. Consegui terminar o jogo no console e, obviamente, sem usar save state. Camelei muito, mas vale a pena! E dá vontade de jogar de novo, e de novo, e de novo… até cansar. Se você quer dar uma conferida, pode jogar no Virtual Console no Wii, ou simplesmente rode um bom emulador de SNES no seu PC e divirta-se. Um aviso: terão horas em que você vai ficar de saco cheio de tanto morrer, mas seja persistente, pois esse jogo vale muito a pena chegar até o fim. A música de quando Drácula é derrotado dá um ar de Missão Cumprida, mas ao mesmo tempo dá uma tristeza. :(

Abaixo um pequeno – e tosco – vídeo meu jogando Super Castlevania IV. O jogo ficou muito lento por causa do programa que usei pra gravar a tela do emulador. Se alguém tiver uma dica de como melhorar isso, ou sobre algum outro programa, sou toda ouvidos! ^^ Ah, e não liguem por eu estar falando baixinho, mas estava MORRENDO de vergonha…rs… divirtam-se:

Não liguem para o “Bom Dia”, porque gravei de manhã e é o primeiro vídeo que faço desse tipo, então algumas cacas surgem…rs.

Clarice dos Santos
Share on Tumblr
Feed do Post
57 Comentários em "Super Castlevania IV: Amor da minha vida!!!!"
  1. 03/07/2009

    Gema?! Eu perdi alguma coisa? porque GEMA?!
    Mas gostei do post. Sem duvida é o Castlevania mais cultuado da geração 16 bits, alem de apresentar o Belmont cabra macho Simon. E eu gostei do novo design dele no Castlevania: Judgement, apesar de tudo o que falam.

  2. ally666
    03/07/2009

    Gema?! Eu perdi alguma coisa? Porque GEMA?! [2]

    Ok, podem me crusificar mas…eu tive um SNES e NÃO LEMBRO de ter jogado Super Castlevania IV!

    Vou ver se acho a “rom” pra jogar aqui! =) (Ta bom, ta bom, sei que isso é “politicamente incorreto” mas…eu quero jogar!)

    Que linda a sua paixão por Castlevania! xD

    To assitindo o video aqui ta muito legal e…hã…bom dia pra você também! Hehehehe!

  3. rafaelx1bm2
    03/07/2009

    Gema?! Eu perdi alguma coisa? Porque GEMA?! [3]

    como sempre a nosa querida Clarice falando do Castlevania

    lol: olhem a foto da bruna ali em cima no Girls of War

    • ally666
      03/07/2009

      Pois é cara…eu to desde ontem tentando entender essa foto.

      Muito estranha ò.ó

      Não parece a Bruninha P. Spears

  4. rafaelx1bm2
    03/07/2009

    P.S: ja to instalando Street Fighter IV (pirata como sempre) ele é muito legal (vi meu irmão jogando [ele q baixo])

    • Shadow Warrior
      03/07/2009

      O Jogo mal saiu e já lançaram o pirata???
      Como eles conseguem???

      • rafaelx1bm2
        04/07/2009

        O Jogo mal saiu e já lançaram o pirata???

        hehehe eu sei disso (se junte ao grupo: Paratas Secretos 4 Ever)

        Como eles conseguem???

        os propios funcionarios … ou o primeiro q compro

  5. 03/07/2009

    @rafaelx1bm2
    Pois é, eu vi a foto. Medo!

    @Bebs
    GEMA é foda mesmo, huahauahuahuahauha. Mas saquei a tua explicação, Rebeca-oneesan xD

  6. 03/07/2009

    Ótimo post.
    Sem dúvida alguma, a série Castlevania está em meu top 5. Pra dizer a verdade está em segundo lugar, perdendo só para Metroid.

    Putz, que nostalgia ao ver o video. A trilha de Castlevania é incrivel. E vc mandou muito bem jogando heim Clarice, perfect até o boss. :D A imagem está ótima, tirando as travadinhas. Só achei vc bem calada, ficaria mais interessante tipo um review, com comentários.

    Olha só, qual o formato de saida que está a gravação do video? Pode ser isso que está fazendo ficar lento. Tenta tb fechar alguns possiveis programas abertos, como antivirus, msn e qualquer outra coisa que possa estar consumindo memória.

    Parabéns.

  7. Renan Rodrigues
    03/07/2009

    Eu nunca joguei esse jogo. :(
    nem mesmo quando eu tinha meu Snes.
    Mas, vou baixar a rom(embora seja politicamente incorreto) e tentar jogar sem usar Save State.

    @ Bebs
    Ahhhh, então é por isso que vc chama ela de gema. sempre quis saber.

    @rafael

    eu tenho medo da foto da Bruna

  8. 03/07/2009

    A cara da Bruna parece estar dizendo assim:
    “hummm, rosquinha!”

    • Renan Rodrigues
      03/07/2009

      Ou então
      “hummmm. bolo de cenoura com cobertura de chocolate”

      • Predo
        03/07/2009

        A bruna ta com cara de uma maniaca sexual seria killer 8)

    • Shadow Warrior
      03/07/2009

      Ela está com cara de: “hummmm, prefiro não comentar…”

    • 04/07/2009

      na verdade era “humm pizza”

      • Shadow Warrior
        04/07/2009

        tá bom, vou fingir que acredito hehehe.

    • Renan Rodrigues
      04/07/2009

      Eu acho que tá com uma cara assim
      “hum, uma coisa gostosa, será que álguem via ver se eu pegar?”

  9. Heishiro Mitsurugi
    03/07/2009

    Excelente review Clarice, este excelente jogo merece. Mas é uma pena que o final seja meio fraco, o final do Dracula X (versão Snes mesmo) é mais emocionante.

    É um jogo com algumas partes difíceis, onde esses jogadores da geração “Halo” não conseguem zerar no modo original, sem save state e cheat.

    Assim como você Clarice, eu gosto muito da série Castlevania, e gostaria de saber se você gostou dos jogos para PS2, pois para mim o único erro grave deles foi a câmera e os cenários pouco detalhados do Curse of Darkness, fora isso, todo o resto é bom, a jogabilidade, o belo enredo, o clima e a música (marca forte na série).

    obs: Algum dia ainda vou zerar todos os Castlevanias, faltam os 2 de N64(ruins eu sei) e os de Gameboy preto e branco para eu terminar.

    • Renan Rodrigues
      03/07/2009

      Só?
      Quem me dera estar ao menos em 10% de tudo isso.
      O único Castlevania que eu zerei foi o Aria of Sorrow.

      • Renan Rodrigues
        04/07/2009

        Agora que estou em um estado normal, vi que ficou um pouco sem sentido meu coment.
        Com o “só”, eu quis dizer “só faltam esses jogos para você?”

  10. Shadow Warrior
    03/07/2009

    Era impressionante o que os fabricantes de jogos conseguiam fazer usando apenas 16 bits.
    Um jogo dessa fase que imprecionou muito foi o Chrono Trigger. Os gráficos, musica e a hístória dele foram muito bem feitos.
    Essa versão do castlevania eu não joguei mas pelo video parece ter uma boa jogabilidade.

    @Bebs
    Então era isso… Eu pensei que vc fosse a gema e a clarice a clara (viajei grandão hehehe).

  11. 03/07/2009

    rá, esse jogo é realmente bom, especialmente a trilha sonora

  12. gustavT_T
    03/07/2009

    Acho que vou passar o final de semana jogando castlecoisas…..XD

  13. Master Kim
    03/07/2009

    Clássico eterno dos games!
    Sem dúvida é um dos melhores jogos da geração 16-bits, lembro da felicidade que fiquei ao terminar o jogo. O final era bem difícil (principalmente a Morte).

  14. Kodama
    03/07/2009

    Esse jogo marcou epoca mesmo, castlevania 16 bits, de cair o queixo. Depois o X apavorou tbm, a tristeza sao os 3Ds que vieram depois ne? Vamos ver o new generation do Kojima Crazy…

    Agora estou jogando os do GBA, que sao bem legais tbm… vc ja jogou ne Clarice?

    Po, e o video ficou muito legal. Achei bonitinha falando envergonhada, mas matando todas as caveirinhas from hell!! Facam mais videos!! Gostei bastante!!

    • 03/07/2009

      Joguei os de GBA sim, detonei todos ^^
      Lindos demais, principalmente o Aria of Sorrow *_*

      • Renan Rodrigues
        04/07/2009

        *suspira*

        Aria of Sorrow *_*.
        O primeiro castlevania que eu joguei e zerei.
        É tão bom lembrar quantas vezes eu morri da morte.

        Agora eu estou jogando o Dawn of Sorrow (para quem não sabe, é a continuação do Aria, só que para Ds), mas estou empacado num mestre de 4 braços que faz vodu com um boneco.

        • 04/07/2009

          Pô Renan!! Desce o cacete nele! Aí quando você vê que ele fez a marionete, destrói ela antes que troque de lugares com você. Com ela destruída, volta a descer a porrada no bichão e assim vai xD

          • Renan Rodrigues
            04/07/2009

            Acontece que nunca dá tempo! Quando ele faz o boneco de vodu, eu corro pra destruí-lo, mas aquelas diabetes que ele solta pela boca me atrapalham. E quando ele faz o vodu no alto, é muito difícil eu consegui acertá-lo.
            Mas eu não vou desistir! Nem que eu afunde as teclas do meu Ds, nem que eu rache a touchscreen, eu não vou desistir.!

  15. 03/07/2009

    @Thyago
    Ah nme fala da trilha sonora. E recomendo que ouçam a trilha sonora de Order of Ecclesia, que é habilitada apos zerar uma vez o jogo. Mesmo com as trilhas do jogo, tem as trilhas mais clasicas como chiptune, como Blood Tears, Vampire Killer, entre outras.

  16. Cristiano
    03/07/2009

    Sera que o Kojima vai conseguir fazer um castlevania digno da era 16 bits?(mesmo eu gostando dos castlevanias pra ps2)

  17. Silent Angel
    03/07/2009

    *amo MUITO TUDO ISSO *
    castle minha vidaaa!!

  18. 03/07/2009

    Utiliza o fraps para gravar ele é bem levinho e sai uma otima qualidade

  19. 03/07/2009

    “Vem cá filho da p….” (01:21)

    hauhauahuahauhauha….

    Apesar do video estar lento ficou ótimo Clá! Você só precisa se soltar um pouco mais! Solta a franga colega! Uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiii!!!!

  20. Master Kim
    03/07/2009

    Bacana o video, agora gostaria de ver as GoWs fazendo video de jogos que elas odeiam, ia ser bem engraçado ouvir uns palavrões delas!! Ficaria tipo Angry Video Game Nerd!

    Ah, essas músicas clássicas de castlevania são fodásticas!

  21. aureliox
    03/07/2009

    Lembro que já tentei jogar esse jogo no emulador, achei difícil pacas, tipo impossível, e odiei a jogabilidade, o boneco é todo duro e pra subir nas escadas tem que apertar diagonal pra cima, diagonal pra cima no teclado é pra xingar a avó! Mas claro que comparado com os mais antigos da série – que também tive a infeliz curiosidade de testar – tem uma jogabilidade hidráulica.

    Mas eu gosto muito do Castlevania, a idéia do jogo, o estilo, as músicas… Pena que não acompanhei a série do começo, meu primeiro contato foi com fantástico e insubstituível “Castlevania: Symphony of the Night”, depois de jogar esse, acho que os outros perdem mesmo a graça.

  22. Shadow Warrior
    03/07/2009

    Concordo com suas companheiras de blog:
    Solta a franga!!!
    (mas aos poucos para não assustar o pessoal hehehe).

  23. 03/07/2009

    Meninas, tenho que discordar com a dificuldade do jogo :) É provavelmente um dos Castlevanias mais fáceis de sempre, com a possibilidade de chicotear em múltiplas direcções a contribuir para isso.

    Mas se acham Super Castlevania IV difícil, sugiro que experimentem o Castlevania: Rondo of Blood – depois digam-me o que acham desse :lol:

    • 04/07/2009

      No Rondo, quase fiz uma dança de vitória quando derrotei a Morte no barco fantasma! :D

  24. 03/07/2009

    […] SNES, ficou vidrado em Super Castlevania IV, e pra não perder o costume, eu ficava do lado… leia mais fonte: http://girlsofwar.wordpress.com/2009/07/03/super-castlevania-iv-amor-da-minha-vida/ Rating […]

  25. 03/07/2009

    ah sim, eu joguei o super castlevania 4 no pc e usei e abusei do save state XD

    • Shadow Warrior
      03/07/2009

      …”Se o diabo inventou os games deus inventou o save state”
      (Só Jesus, Salva)
      XD.

  26. rafaelx1bm2
    04/07/2009

    clarice (ja q naum vi nenhum GoW cast na verdade so via os 12 primeiros segundos [ sempre ia ver a meia noite e no dia de aula])

    (ja que ninguem vai enterder aqui ali em cima)

    Clarice: ate q vc tem uma voz bonita (melhor que a Rebs)

    “Se o diabo inventou os games deus inventou o save state”
    (Só Jesus, Salva) [2]

  27. 04/07/2009

    YON! Que graciha. Clarice jogando um dos melhores jogos de umas das melhores séries que existem na face da Terra. É para se emocionar

    E ainda num consegui terminar esse jogo ._.

  28. Birimbeto
    04/07/2009

    OMFG!!! Que bom dia mais NHUI! Amei, Clá! =D
    E, ô jogo desgraçado da moléstia! Na época, penei e penei, e não zerei! Hehehehe! Mas tenho a rom e o emulador, então, fica na lista de “coisas a fazer quando me aposentar” =P
    Beijão!

  29. Seyfertt
    04/07/2009

    Muito maneio o vídeo Cla. Vamos jogar Castlevania em Coop xD Espero que o novo Castlevania o Kijima de um jeito na história dos Belmondo =\

  30. -darkthunder
    05/07/2009

    ^^

    Se na ROM já está difícil de sair da PRIMEIRA fase… Imaginem no console…
    Concordo contigo Clá…

    *outra fã de Castlevania*

  31. Rafael
    05/07/2009

    Esse jogo é muito bom e muito difícil também! Nunca consegui terminar =[

  32. Seyfertt
    05/07/2009

    Sinceramente eu não acho tão difícil assim, depois de tantas e tantas horas jogando eu devo ter ficado calejado ou coisa do tipo. rsrs

  33. Helison Gomes
    05/07/2009

    Grande clássico da Konami, gosto muito desse jogo!
    Grandes músicas e grandes cenários.
    Um abraço!

  34. 07/07/2009

    Castlevania IV era genial, tinha uma das melhore trilhas do Snes, junto com o Super Ghost and Ghosts.

  35. 17/07/2009

    MUITO BOM!!!

    Adoro Castlevania!!!

  36. Morano
    18/07/2009

    olá alquem poderia me dizer onde posso encontrar a rom de Dracula X – Rondo of Blood e um emulador que n precise de muita coisa para ajustar pois sou muito ruim nisso,eu tenho o magic engine mas n encontro roms desse jogo.
    jogo varios games nos emulladores como nes,snes,mega,saturno,64,gb,gba,msx entre outros..
    sou muito fã dessa série tambem acabei varios já, mas esse aí é o meu sonho, se alguem puder me ajudar eu agradeço..
    abraço..
    obs: bonitinha mesmo ela falando envergonhada…

  37. guilhas
    01/08/2009

    como consigo jogar o castlevania no pc??

    abraço

  38. helison gomes
    01/09/2009

    po, baixe o emulador e a rom.

  39. Tiago
    30/10/2010

    Nesse jogo eu sempre achava o decorrer das fases muito mais difícil do que o próprio chefe. Conheci o jogo no SNES, mas nem sabia o que era Castlevania ainda. Jogo até hoje no emulador.
    Parabéns pelo blog meninas.

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.