Sonic the Hedgehog

Tags: jason Griffith, knuckles, ryan drummond, sonic, sonic the hedgehog

Por Old Clarice

Depois de tentar concorrer com o Master System contra o Famicom da Nintendo, a SEGA dá o pontapé inicial e faz com que a 3ª Geração de consoles surja com o seu Sega Genesis/Mega Drive de 16 bits. Com a febre do Mario que existia na época, claro que a SEGA não poderia ficar de fora e, como Alex Kidd não era muito cativante, resolveu apostar em um outro mascote:

sonic-classic

Sonic surgiu fazendo tudo voar com a sua velocidade – por sinal, o jogo e o personagem foram feitos rápidos assim para a SEGA demonstrar toda a capacidade do Genesis – e chegou quebrando tudo. Naturalmente, foi entitulado como rival de Mario.

O que diferencia Sonic de outros personagens é o fato de ser um ouriço. Um ouriço? Mas que bicho é esse?

rev_ourico

Antes já tínhamos visto macacos, pinguins, um meninino que tomou muito Biotônico Fontoura e quebrava pedras no murro, mas um ouriço é um animal meio “exótico”, ainda mais um azul. Sem falar que o Sonic é uma gracinha! xD~

O primeiro game, lançado em 1991, foi o nascimento do novo mascote da SEGA – tirando o lugar de Alex Kidd – e também de uma grande série que tem novidades até hoje: Sonic & The Black Knight foi lançado em 03/03/09. Em Sonic the Hedgehog contamos somente com Sonic e o game é difícil sim. Já perdi muito a paciência o jogando.O objetivo de Sonic é impedir que o Dr.Robotinik/Eggman use as Chaos Emeralds para dominar o mundo e precisa libertar os animais de sua ilha de dentro dos Robôs escravos de Robotinik.

Sonic the Hedgehog 2 foi lançado um ano depois do primeiro game e contava com a presença do bonitinho-inútil Tails com o mesmo objetivo do primeiro game. A diferença dessa sequência é que ela não foi feita pela Sonic Team – grupo que surgiu junto com o primeiro Sonic, mas alguns responsáveis pelo primeiro jogo estavam presentes – e também tem o comando de poder acelerar o Ouriço segurando o direcional para baixo e apertando o pulo várias vezes, para ele ir “girando” mais rápido em loopings e caminhos estreitos.

Fase lazarentaDois anos depois Sonic 3 é lançado, logo no começo do ano, e no fim do mesmo é lançado Sonic & Knuckles. Muita gente confunde os games, mas Sonic & Knuckles é como se fosse uma sequência de Sonic 3, onde Knuckles era nosso inimigo. Depois de descobrir que estava sendo enganado por Robotinik, o Equidna vermelho lindão se junta à Sonic contra o Doutor. Sonic & Knuckles vinha com uma abertura em cima para encaixar os games anteriores nele: combinando com Sonic 2, jogávamos esse game só que com o Knuckles, e colocando Sonic 3 jogávamos Sonic 3 e Sonic & Knuckles, em sequência.

Com Robotinik atrás das Chaos Emeralds, Sonic e seus amigos – que clichezão essa “fala” – precisam encontrá-las antes dele. Com o poder das 7 esmeraldas, Sonic torna-se Super Sonic, conseguindo então derrotar o vilão da saga.05-03-09_1202

Claro que com o passar dos anos, os games foram se “aperfeiçoando”, não agradando muito os gamers. Os primeiros games do Genesis são únicos – exceto Sonic Pinball, argh – mas os games novos não são muito bons e meio que perderam a “essência” do personagem. Dos últimos, o que mais gostei foi Sonic Adventure 2, lançado para Sega DreamCast. Sonic Heroes torrou a minha paciência, e Sonic & The Secret Rings é simplesmente IMPOSSÍVEL jogar no Wii, ou eu que sou muito topeira.*rs* Claro que, com esse tempo de evolução dos games, o personagem também foi melhorado. Muitos criticam como ele ficou agora, mas acho que ele é uma graça tanto barrigudinho, quando moderno. Mas ainda sou apaixonada pelo Knuckles! *.*

mario-sonicUm fato inovador que ocorreu há pouco tempo foi o lançamento de Mario & Sonic at the Olympic Games. Quem diria que um dia juntariam os dois “rivais” de várias gerações? Não podemos esquecer também da sua presença em Super Smash Bros Brawl que foi um choque pra muita gente!

Não tem jeito. Mesmo com esses últimos jogos não saindo como desejávamos, não deixamos de jogar com a forte esperança de que volte a ser como antigamente. Mesmo assim não deixamos de jogar com o nosso Ouriço favorito. *_*

Como Mario, Sonic será um dos mascotes imortais que marcaram nossa infância e continuam marcando a de novos gamers que estão surgindo. Ele sempre teve sua personalidade, ainda mais agora que o bonito tem sua voz carismática. E os responsáveis por isso se chamam Ryan Drummond e Jason Griffith.

——————————————————————————————————-

ryan

Ryan surgiu em Sonic Adventure como a voz oficial do mascote da SEGA e continuou em Sonic Shuffle, Sonic Adventure 2 – e suas “extensões”…rs – Sonic Battle, Sonic Heroes, Sonic Advance 3. Ele tem alguns trabalhos como ator, como em um episódio de Baywatch, mas seu currículo é composto por muitos games, incluindo o jogo do filme A Múmia, Twisted Metal 4, Evil Dead, Call of Cthullu e, obviamente, os games de Sonic citados acima.

131340-5-1

Além de dublador e ator, Ryan também é comediante e palhaço – sim, vocês leram isso – mas infelizmente ele não é mais o dublador de Sonic. O contratado da SEGA atualmente é Jason Griffith.

——————————————————————————————————-

jason1

Jason Griffith é o segundo dublador do Sonic, ficando na pele do ouriço desde Shadow the Hedgehog, dublando assim o Shadow e Sonic. A partir deste game, ele dublou Sonic em Sonic Rush, Sonic the Hedgehog – tipo um remake – Sonic Riders, Sonic X (a série animada), Sonic Rush Adventure, Sonic Unleashed, Sonic Riders Zero Gravity, Super Smash Bros Brawl e, creio eu que nesse novo Sonic & The Black Knight seja ele também.

Além do desenho animado de Sonic, Jason também dublou One Piece, Pokémon, Yu Gi Oh!, entre outros. Como ator já fez aparições em Dark Angel, Supernatural, Reaper e até em Hannah Montana.

jason2

O engraçado é que existem comerciais americanos do Mario & Sonic at the Olympic Games que, no game é o Jason que dubla, mas no comercial ouvimos a voz do Ryan. Vai entender?

O Gamespot fez uma comparação entre os dois dubladores. Cliquem Aqui para ver. Eu prefiro o Ryan! ^^

Chega de Sonic por hoje. De tanto que Vivi me aporrinhou, acabei exagerando…huauhahua. xD

anos1

 

Clarice dos Santos
Share on Tumblr
Feed do Post
44 Comentários em "Sonic the Hedgehog"
  1. Heishiro Mitsurugi
    05/03/2009

    Tenho saudades desta época do porco espinho, depois da era 2D o único jogo da franquia que me agradou foi o Sonic Heroes 2.

    O Recente Sonic and the Black Knight também é péssimo, bom era de se esperar né? Um jogo do Porco espinho que usa espada, não combina. Foi pior que a idéia do Lobis”porco”espinho.

  2. Heishiro Mitsurugi
    05/03/2009

    *Errei no nome do jogo, eu me referia a Sonic Adventure 2, e não heroes.

    OBS: O bichinho real não é tão feio, até que é engraçadinho.

  3. 05/03/2009

    Uau! Mega post da nossa querida e única Old Clarice!

    Eu comecei a jogar videogames no Atari, mas nada se compara ao dia que eu joguei Sonic the Hedgehog.

    Eu era muito pequena, ficava aflita na fase da água quando começava aquela música torturante e a contagem regressiva para ele morrer afogado.

    Ainda acho que deveriam lançar um novo jogo do Sonic com o visual retro, tipo o MegaMen 9 hahaha
    Quem sabe aí eles não acertam a mão de novo e parem de fazer tanta droga que vem saindo na nova geração do nosso querido azulzinho.

  4. 05/03/2009

    Caraca, Sonic foi um dos jogos que me deram um motivo a mais para me divertir. Excelentes jogos no Mega drive, porem falham na tentativa de transição para novos consoles. Memso assim, estou me divertindo com Sonic Unleashed no PS2, e me diverti pacas jogando com ele no Super Smash Bros: Brawl.

  5. 05/03/2009

    Não sabia que existiam dois dubladores recentes para o Sonic!
    Confesso que não vejo tanta diferença entre eles, mas acho o Jason um bocadenho melhor.

    Curioso para jogar o tal do Sonic Excalibur, digo, and the Black Knight.

    “um meninino que tomou muito Biotônico Fontoura e quebrava pedras no murro”
    Pobre Alex…
    =[

    Ah, e antes do Kidd teve também o Opa-Opa, a nave de asinhas do Fantasy Zone, como mascote da Sega.
    =D

  6. 05/03/2009

    Eu entro em desespero até hj qdo começa a contagem regressiva pra ele sair da água…rs..

  7. Ricardo Zanini
    05/03/2009

    Mocinha, vou destilar meu veneno.

    Normalmente eu não comento em blogs. Apenas leio, mastigo o conteúdo e guardo pra mim. Acompanho vocês desde o começo (antes até de você divulgar no NES Arc) e vou deixar um elogio aqui.

    Seus textos estão melhorando horrores, meus parabéns. A pesquisa que você fez em cima do assunto, a forma abordada, a introdução ao game até o fechamento no último parágrafo são dignos de aplausos.

    Meus parabéns!

    Sobre o Sonic? Oras, já perdi as contas das horas gastas no Sonic 2 para fechar com todas as esmeraldas e virar o Sonic AMARELÃO.

    Depois disso, pra mim o senhor Porco-espinho morreu.

    Parabéns de novo. Keep Walking.

  8. Ricardo Zanini
    05/03/2009

    Ah! É o Chains.

  9. Heishiro Mitsurugi
    05/03/2009

    @Carlinha Rodrigues

    Segundo rumores recentes, a sega pensa em fazer o próximo sonic em 2D, provavelmente uma versão HD. Espero que seja mesmo verdade.

  10. 05/03/2009

    @Ricardo: Chaaaaaaaaaaainsss!!!1
    T_T
    Fiquei contente com o seu comentário, de coração!!
    Muito obrigada…snif!!
    Estou tentando melhorar o máximo que eu posso, adoro fazer isso!!
    *_*
    Ah, e pode ficar sossegado que já sei que é vc,sempre saberei! ^.~
    Mais uma vez, adorei o elogio…snif….

  11. 05/03/2009

    Hahahaha e é a mais pura verdade.

    Nada que a gente já não tenha falado!
    Meu orgulho essa menina, Brasil!

  12. 05/03/2009

    [Código de GameShark para Vida EXTRA ativado]

    Moral da história: não podemos usar os termos “ouriço” e “porco espinho” na mesma frase quando nos referimos a Sonic, pois são criaturas diferentes (apesar da mesma familia).

    ¬_¬ explica essa, SEGA… u_u’… melhor não explicar não, depois do “lobisonic” e das “shitiles” que ta fazendo, melhor não tentar consertar. Deixa queto….

    Vivi [Psycho Mode OFF]:… só por que tá calor, dessa vez passa viu Gil ¬_¬’… fica esperto e cuicado com as sombras.

    Gil: o_o’… tá

  13. 05/03/2009

    Sonic se tornou um perfeito exemplo de “como destruir um personagem”.
    Eu era fã do sonic, nossa, gostava de todos os jogos dele…
    DO MEGA DRIVE.
    Agora… agora…

    as palavras me falham

  14. Sobra'Z
    05/03/2009

    como vocês todos já sabem eu não sou da geração Genessis/Mega Drive/Atari/OldConsoles por isso é um pouco difícil ter saudades desses tempos…
    Mas por sorte sou da época EMULADORES e sim já joguei os clássicos.. ^^
    O sonic era tão lindo com a barriga de cerveja… Mas depois puseram-no a correr em tantos game que ele emagreceu… >_<
    A fase da agua é bem mais fácil nos emuladores pois pudemos voltar atraz uns segundos e fazer melhor… (Com isso passei o game em 1hora, sem isso… bem não acabei a primeira fase xD!)

    Agora um opinião pessoal… Sobre os novos sonic’s não tenho muito para dizer.. Até porque não joguei nenhum xD(A não ser as demos)
    Mas se fizerem uma versão nova de sonic em 2D que fique tão bonitão como “Super Street Fighter Turbo HD Remix”!(Desculpem trazer o tema SF de novo mas ainda estou a ingerir SFIV… xD)

    OBS.: O Porco espinho é tão lindoooooo! Quero um para mim!! E já agora… Sonic The Hedgehog = Sonic o Ouriço então como seria Sonic o Porco-Espinho = ?????

  15. PH!
    05/03/2009

    Onde será q consigo comprar um rato-ouriço?

    Sou fã do Sonic e, assim como o Thyago e a maioria, estou de luto desde o Mega Drive.
    5 linhas de silêncio para meu querido ouriço…

    Ainda acho o Sonic o mascote mais estiloso das gerações. É uma pena o q fazem com o pobre ouriço… na transição para o mundo 3D, seria mais natural q um jogo q envolvesse velocidade em boas animações e jogadas freneticamente instintivas sobressaltasse mais do q um jogo 3d de um encanador q pisa em cogumelos. Mas, mesmo co um personagem horrível (não venham falar q ele eh fofinho, NO WAY!), a nintendo provou com Mario64 como realmente se faz um jogo atravessar gerações, sem perder seu carisma e essência.

  16. Sobra'Z
    05/03/2009

    @Rebeca:
    Sim… 11.05.1994… Não se lembra de eu discutir com didier para saber-mos quem era o mais novo do Blog… ù_ú

    The Porcupine????? Isso soa muito françês >_>

  17. Sobra'Z
    05/03/2009

    rsrs Se isso era um elogio obrigado… xD
    Mas falando acério… The Porcupine é mesmo “O porco-espinho” ???

  18. Ricardo Zanini
    05/03/2009

    Adorei a versão francesa do “nome” do Sonic.

  19. Vivi Werneck
    05/03/2009

    SONIC!!!!!!!!!!! EU AMOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!! VALEU CLÁ ATÉ QUEM FIM!!! HAUHAUAHUAHUA…

  20. Vivi Werneck
    05/03/2009

    PS: morte a bola de capotão mutante do Tails!!!!!

  21. 05/03/2009

    SIIIIIM BEBS! @______@
    WATCHMEN AMANHÃ!
    vou assistir amanhã mesmo, só nao vai ser a primeira seção pq quero evitar fãs putinhas, vou pegar a última seção mesmo

  22. Sobra'Z
    05/03/2009

    Porquê ninguém gosta de Tails?! Ele também é fofinho e merece ser amado!!
    *Abraçando pelucia do Tails*

    @Rebeca:
    Pois logo vi que vinha do françês… xD

  23. 05/03/2009

    @Bebs não quer fazer um mega post do Mega como convidada especial aqui do GoW, não? hahahaha

    Isso se o pessoal do NoReset deixar, é claro!

    Mas seria legal uma das comentaristas mais assíduas deixar a marquinha por aqui, hein? hahahah

  24. 05/03/2009

    Não acho o primeiro Sonic tão difícil. Tive mais trabalho com o dois, mesmo que isso possa soar estranho.

    Quanto a Watchmen, quero distância. Como um fan dos quadrinhos nunca achei que uma adaptação para o cinema pudesse ser boa. Ouvi hoje uma definição bem interessante: “Watchmen é muito perfeito para sua mídia original. Não funciona em outra”. E todas as críticas que li confirmam isso. Sejam críticas de especialistas em cinema (que enfocam muito mais a produção), seja de leigos, seja de fans da graphic novel. Mas cada um cada um….

  25. Master Kim
    05/03/2009

    Depois do fim do Dreamcast, a qualidade dos jogos da Sega foi só caindo e nem o pobre do Sonic escapou.

    Para mim, o Sonic sofre do mesmo mal de Castlevania, não da certo em 3D. O único que eu achei legalzinho foi o Sonic Heroes, que mesmo assim ta longe de agradar como era os jogos 2D do Mega.

    Sonic 2 para mim é um dos melhores games ja feito, acho que nunca joguei tanto um jogo quanto esse (talvez Street Fighter 2).

    O único jeito da Sega salvar o Sonic é fazer um jogo em 2D em HD ou um 2,5D como o castlevania de PSP. Outra saida é vender os direitos do ouriço para a Nintendo!

  26. Renan Rodrigues
    05/03/2009

    Adoro Sonic. Ele é um dos meus personagens preferidos de games, depois do Mario e do pikachu.
    Esse Sonic lançado dia 03/03/09 é pra qual plataforma??
    Tá certo que não tenho videogame algum(sou gamer pobre) mas mesmo assim quero saber

  27. 05/03/2009

    Li a HQ de watchmen e sou fã assíduo de alan moore. Que o filme ia ficar inferior ao original isto eu sabia antes mesmo de saírem as primeiras imagens do filme. Vou ver tanto pela curiosidade quanto pq acho q o filme será sim competente.
    Só espero que não façam com ele o que fizeram com V de Vingança ç.ç

  28. 05/03/2009

    @Rebeca: vc não prestou atenção que eu falei que sou apaixonada pelo Knuckles?xD
    uauhauhauhauhahua
    Portanto,ele não é só seu =P

    @Renan Rodrigues: Sonic & The Black Knight foi lançado para Nintendo Wii ^^

  29. Renan Rodrigues Rocha
    05/03/2009

    Brigadão aê Clarice
    Pena que não tenha um Wii. MAs já estou na pesquisa para comprar um Ds. Por falar nisso, quais jogos vcs me recomendam?? Quanto ao tipo de jogo pode ser qualquer um. Gosto de todos

    Ps.: Agora que eu já comentei pela 2ª vez, vocês nunca mais vão conseguir se livrar de mim

  30. 05/03/2009

    @Renan: eu recomendo:
    – Elite Beat Agents (é viciante!)
    – Todos os Castlevanias (Dawn of Sorrow, Portrait of Ruin e Order of Ecclesia)
    – New Super Mario Bros
    – Os Final Fantasys lançados pra ele
    – Trauma Center 1 e 2
    – Ninja Gaiden Dragon Sword
    – Contra 4
    – Chrono Trigger DS

    E que eu me lembre,por enquanto é só xD
    Também estou começando no mundo do DS pq peguei o do meu namorado emprestado..e ele tá me xingando até hj q não devolvi ainda xD

  31. Renan Rodrigues Rocha
    05/03/2009

    @Clarice
    Desses que vc falou, eu já testei em emuladores o Elite Beat Agents(realmente viciante), o New Super Mario Bros.(empaquei no World 3, na fase do fantasma). Com certeza os Castlevanias e Final fantasys são ótimos(lóóóógico) e os outros depois eu testo em emulador pra ver se eu gosto. Muito Obrigado

  32. crashninja
    05/03/2009

    Caraca… a mãe do Tails deve ter chorado muito com o seu texto!! Hahahaha.. Mas, modéstia a parte, você tem toda a razão! :P
    Sonic realmente fez a SEGA renascer e acompanhou também sua morte se tratando de consoles. Hoje é dificil escolhermos novos ídolos. Kratos? SackBoy? Crash Bandiccot? (Eu gosto do Crash e não se fala mais nisso!) enfim… Acho que com a velocidade que os games são lançados na contemporaneidade, dificilmente algum terá o carisma que o porco-espinho azul ou encanador bigodudo alcançaram em decádas atrás.

    P.S. Só acho que o menino prodigio Alex Kidd ainda teria espaço em um remake moderno… :P

    Parabéns pelo blog!
    Hadouken!

  33. Emarx
    05/03/2009

    Apesar de sempre gostar mais da Nintendo, o Sonic é o melhor mascote ever! Jogos divertidos (só no Master e Mega), fases para terminar em 30 segundos ou menos!!!

    PS: Sonic and the Secret rings fede!!!

  34. PH!
    06/03/2009

    @Renam
    Vc tá soltando um cero, véi?

  35. 06/03/2009

    Não precisa nem ler o post!!! É SONIC E PONTO FINAL!!! heheheheh

    mas essa clá é das minhas mesmo… só faltou o post com a musiquinha clássica da primeira fase do sonic 1!!!

    parabeeeens “old” =]

  36. 06/03/2009

    @ Renan

    Aumentando a lista que a Clá fez para o DS:

    – Advance Wars: Days of Ruin;
    – Fire Emblem: Shadow Dragon;
    – Big Bang Mini (um híbrido de puzzle com shooter onde você dispara fogos de artifício através de riscos feitos na tela de toque para alvejar várias figuras que aparecerão na tela superior. Simples e altamente viciante!!!!);
    – Mario Kart DS;
    – Tetris DS;
    – The Legend of Zelda: Phantom Hourglass;

    Acho que esses jogos já são o suficiente para você perder umas 1693476197461969 horas jogando, hehehe..

  37. 06/03/2009

    @Tyago

    É bom ver alguém que também não gostou de V de Vingança. Alguns amigos meus me acham louco por causa disso. Vai se preparando para uma bomba, deixo já avisado. Até agora não vi ninguém falar nem que o filme é razoável! E da primeira vez que vi 300 achei bacana – nem sou fan da HQ, mas nada de demais. Da segunda vez fiquei constrangido vendo aquilo lá, Uns mosntrengos nada a ver, uma invenção de historia paralela pra uma personagem que durou uns 3 quadrinhos na HQ, câmera lenta e mais algumas outras coisas no mínimo estranhas.

    @Clarisse dos Santos

    De boa… odiei Elite Beat Agents. E não curti tanto assim os FF dele. Os Trauma Center são divertidos, mas não é bem um jogo que alguém morreria de paixão. hehe!

    Contra 4 é mesmo muito bacana. Chrono Trigger dispensa comentários (fã boy aqui! oi!), melhor RPG de todos os tempos (e ainda nem joguei a versão do DS).

    Agora, não recomendo mesmo:

    Não recomendo:

    – Zelda: Phantom Hourglass (o mais chato e fácil de todos os Zeldas).

    Até!

  38. Renan Rodrigues Rocha
    06/03/2009

    @ PH!
    Não entendi essa sua pergunta

  39. Rodrigo
    06/03/2009

    Nunca tive “Mega Drive”, saí do master sisten para o Super nintendo.

    Mais adorava ir na casa do meu primo jogar Sonic.

    Um verdadeiro clássico.

  40. Sobra'Z
    06/03/2009

    E a nossa Old Clá que não recomendasse os Castlevanias… xD

  41. 22/05/2009

    achei bem legal essa pagina, vou recomendar

  42. Diogo
    05/06/2009

    sonic ruleia tudo, sem mais. B)
    xB
    e acho que podemos ter esperanças que num futuro próximo a série volte (pelo menos parcialmente) às suas origens! :D
    tá parecendo que a sega tá começando a se ligar no que os fãs realmente estão querendo… digo isso porque no sonic unleashed tens várias partes das fazes do sonic que são em 2D 8D
    a grande cagada mesmo da sega nesse jogo foi botar o sonic virando lobisomem (FALA SÉRIO! LOBISOMEM!!!!!! ARGH!) >.<''''

    ah, o primeiro jogo do sonic a ser feito não foi o Sonic 1 de master system, não? eu jurava que fosse… o.ô

    nota inútil: eu tinha essa ação games que mostra oque é um rato-ouriço xB
    aliás, devo ter até hoje uaheuaheuhauheuah xD

  43. GustavvT_T
    01/07/2009

    Tá bom, gente,primeiramente um “oi” pra todos ae, mas de boa, se for pra fazer com o nosso pequeno grande garoto Alex kidd o que fizeram com o sonic do dreamcast pra cá, e melhor reviver aqueles tempos de nostalgia (aqueeela dominguera sem nada pra fazer à tarde ^^)e deixar ele lá na geraçao mega mermo.Eu nunquinha que ia suportar ver o Alex sendo ridicularizado com tanto jogo bom ae em volta *__*( tá booom, a jogabilidade era horrivel, mas valeu o carisma do bom muleke, né gente! quem popularizou o pedrapapeltizôra na escola?quem? U.U

  44. 19/11/2011

    Eu sabia que sonic era um porco espinho ou seja um ouriso

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.