Socorro!

Tags: ghosts 'n goblins, ghouls 'n ghosts, snes

Por Clarice dos Santos Old Clarice

ghouls-n-ghosts-wii-vc

Entre PlayStation, Xbox, PSPs, enfim, entre vários consoles excelentes, não posso deixar de citá-lo: meu querido e amado SNES!

Ah, lembranças boas! Street Fighter II, Metroid, Axelay, Donkey Kong, Super Turrican, Super Castlevania IV, Rock ‘n Roll Racing … são tantos jogos ótimos, são tantas emoções, mas um específico não me sai da cabeça, como também me tira o sono até hoje só pelo fato de não conseguir passar da primeira fase.

Bem antes de Resident Evil e seus zumbis quadradões – e mesmo assim eram lindos – surgirem no PlayStation, Ghosts ‘n Goblins (e seus sucessores Ghouls ‘n Ghosts e Super Ghouls ‘n Ghosts) já tirava o sossego de muita gente.

ghoulsms1O Objetivo: Salvar a princesa Prin Prin (que curiosamente tem seu nome modificado para Princesa Guinevere, igual a lenda do Rei Arthur… vai entender*rs* )

O Problema: PASSAR DA PRIMEIRA FASE!!

Eu sei que Ghosts ‘n Goblins foi criado pela Capcom em 1985 para Arcade, mas tive o primeiro contato com Super Ghouls ‘n Ghosts lançado para SNES em 1991.

A partir do momento em que o jogador coloca o cartucho – ou a rom, como preferirem – para rodar, este se torna Arthur: um guerreiro que tem sua noiva, a Princesa Prin Prin, capturada. Bom, em cada um dos jogos da franquia ela é raptada por um demônio diferente e o objetivo é sempre o mesmo: salvá-la.

Começamos o jogo normalmente e alguns zumbis saem de seus caixões. Atésupergng090307 aí tudo bem, se não fosse o fato de aparecerem mais zumbis do chão, lobisomens pulando em cima, crânios flutuantes que jogam bolas de fogo em sua direção, um baú que você quebra achando que tem algum item útil dentro, sai um mago de dentro e faz você virar um pato, enfim, todos de uma vez! Recentemente foi lançado uma versão mais nova para PSP chamado Ultimate Ghouls ‘n Ghosts, é muito difícil também, mas nada comparado a seus antecessores. Sem falar que, se você chega para resgatar a princesa,e não pegou a arma certa no meio do caminho, dá-lhe jogar tuuuudo de novo até achar a bendita arma que você deixou pra trás.

Para conseguir terminar o jogo, é necessário que você perca a paciência umas 2176976 vezes, jogue o controle no chão quase o dobro disso e que você consiga decorar os movimentos dos inimigos nas fases, para acabar o ghouls_n_ghosts_gen_screenshot3mais rápido possível e não levar muitos danos. Quando Arthur é atingido, sua armadura se despedaça e ele fica só de “cuequinha” jogando lanças – ou alguma outra arma que você encontrar no caminho – nos zumbis… Que bonitinho, não? Ele só pode ser atingido duas vezes: com armadura e peladinho, senão vira uma caveira e desmonta todo no chão, como em Dragon’s Lair, do 3DO (se alguém conhece!rs). Mas tem uma solução pra isso: é só achar outra armadura no caminho, mas é muito difícil de ocorrer. E o mais incrível é que SEMPRE – eu disse SEMPRE – um zumbi sai do chão bem no lugar onde você vai cair depois do pulo!! Aí já era.supghouls-20

Se você ficou curioso para conferir o jogo, umas dicas: se você é um feliz dono de um PSP, o jogo está presente em Capcom Classics Reloaded e existe um “remake” chamado Ultimate Ghouls ‘n Ghosts, que foi citado acima. Também está em Capcom Generations Vol. 2 (PSX e Saturn), Capcom Classics Collection (PS2 e XBox) e no Virtual Console(Wii).

Vale a pena perder um pouco de paciência com ele pois, apesar de ser extremamente difícil – e irritante às vezes – é muito divertido. =)

Clarice dos Santos
Share on Tumblr
Feed do Post
56 Comentários em "Socorro!"
  1. 02/12/2008

    Hauheuhaeuhahehaue! xD
    Esse jogo também queimou muito a minha paciência! Eu fervia de ódio, principalmente de perder e ter que recomeçar láááááá do começo, tudo de novo!
    Mas o jogo é um primor, tanto que até hoje é reverenciado. xD

  2. Vittor
    02/12/2008

    Very Nice! Oldskool is goot school.
    Eu particularmente quase solto fogos quando passei da primeira fase do Ghosts´n´Goblins do PSP.

    Ah, Old Clarice, por que não fazer um review sobre o Retro Game Challenge? É um “novo jogo velho” pra Nintendo DS que foi feito nos moldes Oldskool.
    Já saiu a versão em japonês(Game Center CX).
    Segue um vídeo: http://br.youtube.com/watch?v=akIvyJS0pbU

    -Old Vittor(yea, plágio eu sei.)

  3. Vittor
    02/12/2008

    Damn, Oldskool e GOOD school.

  4. 02/12/2008

    Ah… que momento nostálgico!!! eu amava super castlevania IV!!!

  5. 02/12/2008

    Putz jogo dificil pra caramba. A musica da primeira fase era um primor, algo que gruda facilmente. Assim como a primeira fase gruda por ser dificil pacas. But, classic is a classic.

  6. 02/12/2008

    Esse jogo foi uma criação do TINHOSO, coisa difícil do caramba!
    Eu jogava quando era mais novo, acho que vou procurar por aí pra ver se termino desta vez. Aliás Clarice, dá uma olhadinha neste review feita para este jogo do Irate Gamer:
    http://www.youtube.com/watch?v=Yfkf7_sv4EQ

    É ótima XD

  7. 02/12/2008

    Kakakak! Esperimente jogar Final Mission e suas TRÊS fases! Isso sim é dificuldade :)

  8. 02/12/2008

    Se fizerem um novo game desse o personagem vai ser Chuck Norris quero ver ter dificuldade.

  9. 02/12/2008

    @Didier
    Ele não aceitou pois nenhum inimigo do jogo tem pelo menos 50 milhões de HP

  10. 02/12/2008

    Chama o Dante que ele derruba o titio Chuck rapidinho! Ele é praticamente imortal mesmo! huahauahuaaa…

  11. 02/12/2008

    @Vivi: Dante >>>>> Chuck Norris xD

  12. PH!
    02/12/2008

    BLASFÊMIA!!!
    Dante não daria conta. Chuck ainda nem usou uma espada daquele tamanho, muito menos aquela quantidade de armas, e já é uma lenda.

    E, se tem algo que me deixou careca hoje, foi o maldito Ghosts´n´Goblins durante minha amada juventude. Já perdi namoradas pelo mau humor que o jogo me trouxe. Se bem que o jogo se assemelha às mulheres: é marrento e difícil pra caramba, mas a gente ama!

  13. Didier
    02/12/2008

    Chuck Norris so precisaria bater com o dedinho mindinho que Dante morrreria.

  14. 02/12/2008

    Saudade, saudade, saudade…

    correr no ML atras d um pra meu mega… hehehe

  15. 02/12/2008

    Esse você desenterrou. Eu nem lembrava mais desse jogo e agora me lembrei porque não terminei esse. rsrsrsrsrsrs

  16. 02/12/2008

    Agora eu lembrei de um jogo que me revoltou. É o Rocky do master system. Alguém já conseguiu derrotar o Dragon? Eu derrotava o Apolo, o Mr T e sempre perdia para o Dragon. Muita raiva desse jogo até hoje. Era impossível derrotar o boiola loiro. :(

  17. 02/12/2008

    fui jogar isto no emulador hj mais cedo
    eu me matava de rir de certas situações, a morte certa de tantas formas ridículas que chega dão risadas mesmo.
    tipo, o jogo te chama de puta literalmente, já que ele quer te fuder a cada 5 segundos :x

  18. Master Kim
    02/12/2008

    Bons tempos aqueles, estou ficando velho tb (26 anos bem vividos!), consegui ir longe na versao Master System, mas nunca terminei, hoje acho que nao tenho mais paciencia para jogá-lo hehe.

    e sobre alguns comentários anteriores:

    Capitão Nacimento >>>> Chuck Norris >>>>> jack Bauer >>>>> resto!

  19. Master Kim
    02/12/2008

    faltou um “s” ai no nascimento…

  20. 02/12/2008

    @Master Kim
    pois é cara. Apesar de ser relativamente novo (20 anos) a minha vida de gamer está sendo recompensadora, só pelo fato de poder jogar estes classicos de outrora.

  21. 02/12/2008

    Wesley novo vc ?
    VC se acha novo eu tenho 14

  22. 02/12/2008

    Sou velho também, humildes 22 aninhos.
    Sou da época que a coisa mais erótica que tinha na TV era Emanuelle, heuaheuaehuaehuaeha.
    Agora a novela das 8 já faz este papel XD

    um jogo que sempre marcou para mim foi um que nem lembro o nome, um que você era um ninja branco e tinha um cachorro… alguém lembra?

  23. 02/12/2008

    O jogo que mais me marcou foi Delta Force foi meu primeiro FSP

  24. Master Kim
    02/12/2008

    Pois é Wesley, para nós que gostamos de videogames tivemos sorte! Pegamos os videogames desde o começo e estamos vendo toda sua evolução! Principalmente eu que peguei desde do Atari (cara, era divertido na época!)e acompanhei toda as geraçoes, só perdi os telejogos hehe.

    Ah, mas eu com 26 anos nao estou velho! essa é a melhor época da vida!

  25. 02/12/2008

    tambem acompanhei a evolução dos games, me lembro do susto que levei quando vi pela primeira vez o que o playstation 1 fazia. Também, eu jogava jogos do Snes no emulador :P

    É interessante ver que atualmente os jogos precisam de um investimento e produção de blockbusters para termos bons jogos, enquanto que antigamente uma penca de japas faziam os serviço…

  26. Master Kim
    02/12/2008

    Thyago,
    Esse jogo que vc falou era o Shadow dancer, da família Shinobi da SEGA!!

    Lançado para Arcade, Master System e Mega Drive. Na versão do mega, o cachorro acompanha o ninja o jogo todo, nas demais só quando chama.

  27. 02/12/2008

    IIIIIIIIIISSO, shadow dancer
    nossa, esse jogo era injustamente difícil XD

  28. Master Kim
    02/12/2008

    Thyago, a versão do mega era diferente das outras e até que era fácil depois que vc joga bastante, mas as versoes arcade e master eram impiedosas!! hehehe

    Mas de qualquer modo é um grande jogo!

  29. Master Kim
    02/12/2008

    Eu sou do tempo onde aquela animação do jogo Altered Beast em que o herói vira um animal (lobisomem era a mais famosa) era o ápice ta tecnologia em games!!
    fiquei babando por muito tempo sem acreditar no que eu via.

  30. 02/12/2008

    @Rebeca: O tetudo do meu namorado!
    huauhauhahuahuahuahuauhahu
    Vou ver com ele se ele comenta aqui o final…só esperar o fofo chegar do Kung-Fu!
    xD~

  31. 03/12/2008

    Ahhh duvido que ele seja melhor que eu em games de guerra !!!!

  32. 03/12/2008

    Ghosts and goblins, super mario 2 (o lost levels), jogo da monica (sim !!!)…. esses eram os verdadeiros survival horrors =P

    Mas o q me dava mais medo continua sendo o solzinho do mario 3 xD

    Ah … e vc esqueceu de spoilear que na maioria das versões vc tem q dar final no jogo 2 vezes … pq na primeira era “só um sonho” ou algo do tipo ><

    E essa capa é super cd de metal hehehe

  33. 03/12/2008

    Eu passei da primeira fase de G&G
    com save state, mas passei 8D

  34. 03/12/2008

    @Platy, na verdade a jogada de primeira tudo é uma ilusão de Satan.
    Sim, o jogo diz isso :O

    Tou falando, criação do tinhoso essa coisa >.>

  35. 03/12/2008

    @Rebeca: no momento ele está jogando Devil May Cry no nível Dante Must Die, tentando acabar todas as missões com S e sem dano!
    xD~

  36. 03/12/2008

    @Rebeca: O Devil May Cry 4, esqueci de especificar xD

  37. 03/12/2008

    Ótimas lembranças Old Clarice!!! Esse era um dos meus jogos preferidos do SNES, e um dos mais difíceis também. Mas, como eu era perseverante na época (não que eu não seja mais, na verdade tinah muito mais tempo naquela época XD), consegui passar da primeira fase. Digo mais: consegui chegar até a última fase!!

    Aliás, o seu post me lembrou que o meu querido blog (que, por coincidência, fala sobre jogos antigos) está abandonado há quase um mês. Maldita vida de doutorando/acadêmico/Engenheiro químico!!! Tenho que escrever algo para ele o mais rápido possível…

  38. Verde
    03/12/2008

    Cara, pior que ele era o Demon Crest! uhaehuae Ou tbm.. como era mesmo? Não era do Snes.. era do Nes mesmo.. o Silver Surfer! Cara, aquilo sim era dificil! haha Aquele Angry Nerd ou algo assim fez uma matéria sobre o Silver Surfer e de como era impossível de jogá-lo. Apesar dos pesares, eu gostava tanto do Silver, qto do Demon. Até mesmo do G&G! hehe O Ps2 tem um tipo remake sem graça dele..

    Old Clarice? Vixi.. vai ter Liquid e Solid Clarice tbm??

    haha

    abs

  39. Verde
    03/12/2008

    Tá tá.. a piadinha em relação ao Old foi sem graça, mas lendo o que vcs tão comentando, lembrei de um jogo que era ANIMAL e super dificil tbm.. Actraiser!!! Cara.. demais aquele jogo. haha E Blackthorne…

    Nostalgia é foda.. ;~

  40. 03/12/2008

    Agora me viciei em shadow dance
    ô joguim danado de bão *-*

  41. 03/12/2008

    @Rebeca: conseguiu bebs…ele conseguiu…
    xD

  42. Vanderlei
    03/12/2008

    Atendendo a pedidos, acabei de jogar denovo a versão do Mega Drive.
    No final a princesa volta para o corpo dela, rola beijo e fica aquele ar de será realmente o fim?
    Levei 3 horas para terminar.

  43. 03/12/2008

    @Vanderlei: Nerd tetudo!!!!
    Te amo,negócio xD~

  44. 03/12/2008

    Tudo bem rebeca … é só lembrar desse post =3
    http://girlsofwar.wordpress.com/2008/10/22/saude-x-games/
    >=D

  45. 03/12/2008

    ele terminou em 3 horas? O_O
    http://www.youtube.com/watch?v=jHjFxJVeCQs

  46. 03/12/2008

    Heheheh, estou respondendo agora o Chat Girls of War.

    @Rebeca
    Há jogadores e há jogadores, né? Pior que sou desse tipo, hardcore com força. Como trabalho e faço faculdade no meio de semana, nos fins de semana, fico jogando à noite, começando das 10 da noite e acabando as 5:30 da madrugada. Lembrei de uma história boa. Teve um sabado desses que eu fiquei jogando até as 6:10 da manhâ, e meus pais tinham falado que meus parentes iriam vir, já que era aniversário de casamento dos velhos. Ai deu 6:10 e fui dormir. MAAAAAAASSS, deu 7:00 o povo chegou. Quem disse que eu dormi?! Fui dar “bença” para meus tios e tias com a aparencia de um ganado. Cacilds! Pior que eles ficaram o dia inteiro, nem deu pra dormir a tarde, e como eu não tenho a mania de dormir cedo, fui trabalhar com a mesma cara de ganado. Caraca, que semana foi aquela.

    @Didier
    se eu sou velho, tu é praticamente um feto cara, heheheheh.

    @Master Motherfucker Kim
    Pois é. a melhor fase da vida sem sombra de duvidas. Eu, você, a Rebeca, e as meninas tambem, claro.

  47. Vanderlei
    03/12/2008

    Não se iludam. Perdi as contas de quantas vezes morri e chinguei o jogo até não poder mais. Apesar de tudo, missão cumprida.

  48. 03/12/2008

    lembro de ter jogado esse jogo e perdido a paciencia varias vezes gastando um tempao pra pular uma simples vala, por exemplo

    joguim realmente *tenso* – pixels enormes mas, divertiam demais hahaha

  49. 03/12/2008

    Clarice, pra mim só faltou comentar sobre a música do Ghosts & Goblins, que pra mim é sinônimo de Nintendinho, sinônimo de dificuldade espetacular.
    Excelente série!
    Acho que você deveria colocar como meta para 2009 chegar pelo menos na terceira fase de algum destes joguetes!

  50. Daniel Corisco Govonni
    03/12/2008

    Esse jogo é um dos alicerces dos jogos de plataforma. Lindo, desafiador, difícil, comprido, tudo que um jogo de aventura precisa.
    Ótima matéria, adorei!

  51. 03/12/2008

    pq será que jogos antigos rendem tantos comentarios por aki, rsrs

    eu ja comecei jogando o Nintendinho 8 bits…mas peguei aí quase o começo disso tudo tbm =)

    Shadow Dancer é showw de bola !
    Como disse o Master Kim :
    “até que era fácil depois que vc joga bastante”
    realmente..jogando hoje já não vejo a mesma dificuldade de antes…
    mas eu adorava esse jogo e até hoje jogo pra matar as saudades…

    as vezes eu fico na tela do SOUND TEST ouvindo as musicas desses jogos antigos ( shadow dancer é um deles ) …será que eu sou o unico doido que faz isso ? kkk

    Outro jogo no mesmo naipe do Shadow Dancer tbm mto loko é o Shinobi 3 ( 1993 )

    E outro jogo que eu achava ( e até hoje acho ) mó treta é o Alisia Dragon…da mina que anda com uns dragões…

    abss

  52. 03/12/2008

    é Wesley qunado vcs falam de games antigos eu nao entendo nada fico no mundo da lua.A unica coisa antiga que me atrai sao as guerras e as armas.

  53. 03/12/2008

    Esta série da Capcom é realmente clássica, mas nunca fui bom o suficiente para terminar as versões mais “casca grossa”, tendo terminado apenas uma versão de Ghouls ‘n Ghosts que foi lançada para o Master System que recebeu algumas modificações em seu sistema de jogo e acabou ficando bem mais fácil do que a versão original lançada para os Arcades. No blog Retrobits (no qual sou colaborador) eu até escrevi uma análise desta versão.

    Parabéns Clarice pelo ótimo texto e que você traga mais textos sobre jogos clássicos no futuro, pois relembrar o passado quando o mesmo traz boas lembranças, é sempre algo divertido de se fazer.

  54. 03/12/2008

    Quando era mais novo, na época do NES, SNES e do N64, eu também fazia isso (Lembro até hoje de quando eu cheguei até o final de Top Gear 3000 no nível mais alto de dificuldade junto com o meu irmão, foram seis horas ininterruptas de jogatina), hoje em dia não tenho mais tempo eôlego para isso. Deve ser a idade (prestes a completar 29 anos).

    Aliás, entrando na discussão da idade: se o Wesley é velho, eu sou um ancião, ou ainda um fóssil…

  55. 03/12/2008

    @Rebeca
    Não tem sensação melhor. Não tem irmão enchendo a paciencia, dizendo “proximo, proximo, proximo”, não tem mão pedindo pra ver Pantanal, não tem pai querendo ver jornal. Só você e o console, numa relação de cumplicidade madrugada adentro. Ah que beleza.

  56. aurelio
    03/03/2009

    Um dos jogos mais dificeis da história

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.