Sessão Nostalgia

Tags: ação games, revista super gamepower, revista videogame, revistas antigas

Por Clarice dos Santos

revistas

Que gamer nunca passou a infância nervoso por não conseguir passar  naquela fase dificílima de Metroid, ou de Super Mario, ou não conseguia soltar o especial do Akuma ou um Fatality em Mortal Kombat? Nas horas de desespero, sempre apelávamos para a clássicas revistas de games da época, com várias dicas legais e seus detonados com narrativas “dramáticas” ao estilo: “Agora nosso herói está a uma sala de enfrentar o chefe da fase!” (lembrança by namorado da Clá). Só por curiosidade, alguém ainda guarda essas relíquias?

Até hoje tem alguns exemplares de Videogame e Super GamePower espalhados pela casa – são poucos, pois com o tempo a maioria virou pó! – e até compro revistas atuais sobre o assunto, mas temos que ser realistas: o estilo mudou bastante! Agora não sei se vemos com outros olhos porque crescemos, ou se as revistas ficaram mais sérias. (Por favor, não estou desmerecendo nem as revistas antigas, nem as atuais! Adoro todas!!)

Lembro de quando meu irmão assinava a Super GamePower: eu que abria primeiro, ele ficava p… da vida comigo, mas não tava nem aí! Hehehe. Lembro também da coluna que divulgava desenhos enviados pelos leitores para a revista, um desenho melhor que o outro. Fiz até uma tentativa frustrada de desenhar uma Chun-li concentrando seu Kikouken, mas como minha coordenação era “ótima”, o desenho acabou não saindo.*rs*

Se você é daqueles gamers frustrados que tinha uma vasta coleção de revistas e mamãe, num estranho impulso, a jogou fora, pode começar a comemorar. Fuçando no blog do Game Reporter achei um link muito legal onde escanearam (ou seria “scanearam”?) essas clássicas revistas e as disponibilizaram em PDF.

Divirtam-se! *Clá matando as saudades daquela época*

Clarice dos Santos
Share on Tumblr
Feed do Post
54 Comentários em "Sessão Nostalgia"
  1. 16/04/2009

    Tenho um monte, hehehe. Todas guardadinhas em solo sagrado. Só não posso ler nenhuma (exceto as de páginas plastificadas), já que tenho rinite!!

  2. Gabriel Marques
    16/04/2009

    Caramba! Eu AINDA tenho essa Gamers do Resident Evil da foto!!!

  3. Rafael
    16/04/2009

    cOM cERTEZA TENHO!
    Tenho doh de le-las

  4. Rafael
    16/04/2009

    Se eh q me entendem

  5. Duke
    16/04/2009

    Eu devo ter muita sorte em ter umas 30/35 edições no total dessas revistas( herança do tio ultra-master-hyper-super vicio em games)
    Ele me deu as revistas,mas mesmo assim vem quase todo dia pedir emprestado pq começou um jogo novo(novo é modo de dizer) em algum dos consoles/reliquias dele.

    @Alexandre Draco
    Eu também tenho rinite,mas eu mexo nas revistas mesmo assim xD.Pq se for pra morrer com ataque de espirros é bom morrer lendo uma revista de games ushaushuashsa

  6. Master Kim
    16/04/2009

    Que post bacana!

    Sempre colecionei revistas de video game, comecei com Ação Games, depois colecionei também a Videogame (lembram dessa?) e a Supergame (só falava de Sega).
    A super gamepower eu gostava muito, até parei de colecionar as outras. Entretanto, ela foi ficando ruim e passei a comprar a Gamers e hoje compro a EGM Brasil.

    É engraçado, hoje em dia eu folheio essas revistas antigas e vejo como elas eram ruins, principalmente essa super gamepower. Ela fazia péssimos reviews com pouquíssimas informações. Nessa época, só conhecia 2 criadores de jogos, Kojima e Myamoto os demais ela nem sitava!!

    A Gamers tinha textos muito mais elaborados, mas rolavam boatos que eram cópias ( nao autorizadas) de revistas estrageiras.

    Essa Super Gamepower ai da foto eu tenho até hoje!A Supergame ja tive. Pena que tive que me livrar de muitas revistas, me arrependo disso hoje.

  7. Master Kim
    16/04/2009

    Nos anos 90 eu era muito idiota, gostava de ver os detonados dos jogos e hoje nao vejo outra coisa que prejudica mais a diversão de um jogo que ficar olhando detonados! Tá certo que isso ajuda em alguns jogos, principalmente se o jogo estiver em japones!
    Quando joguei o resident evil 1 pela primeira vez, usei detonado porque o jogo era todo em japones, era difícil fazer um puzzle. Tempos depois joguei a versao americana e com o ingles melhorado percebi como eram faceis os puzzles do jogo!

    Entretanto, essas revistas eram muito úteis para os jogos de luta! Sempre jogava Tekken com uma revista no colo!

  8. Master Kim
    16/04/2009

    Rebeca,
    Outro defeito que a Gamers tinha, era na parte gráfica. Por exemplo, um texto era escrito com letras azuis enquanto que o fundo da página era preto! Era difícil ler essas páginas em lugares com lâmpadas abaixo de 100W!!

    Hoje acho excelente essas revistas tornarem mais “adultas”, pois ficaram mais ricas em informações, sem falar que os velhos leitores dessas revistas estão hoje mais velhos e mais exigentes (como eu hehe) e as crianças hoje são menos bobas que na minha época! hehehe

    Mas apesar de todos os defeitos que essas revistas me divertiam e esse post me deixou um pouco triste, porque me lembro que joguei no lixo grande parte da minha coleção de revistas, só sobrou algumas ediçoes da Ação Games e Super Gamepower. A gamer acho que ainda tenho todas que comprei. Arrependi muito de ter me livrado delas, gostaria muito de ler novamente aquelas revistas sobre 8 e 16-bits.

  9. Master Kim
    16/04/2009

    Correçao:
    *Mas apesar de todos os defeitos que essas revistas tinham, elas me divertiam e esse post me deixou um pouco triste, porque me fez lembrar que joguei no lixo grande parte da minha coleção de revistas, só sobrou algumas ediçoes da Ação Games e Super Gamepower.

    escrever rápido só sai besteira.

  10. Alice
    16/04/2009

    bons tempos, booons tempos

  11. Renan Rodrigues
    16/04/2009

    Acho que a Revista mais antiga que tenho é uma Nintendo World de 2002(a edição de aniversário de 4 anos).
    Esse idéia de escanearem as revistas foi demais.

    @ Rafael

    Vc tem?? AS revistas “físicas?? Me enganna que eu gosto!! E se vc tier vc nem me empresta né? E depois fico me pedindo a NW!!

    [off}
    Eu falei pra vc que ia falar do seu amor pela Clarice!!!

  12. 16/04/2009

    Eu ainda tenho vários exemplares de revistas mais antigas, incluindo, dentre as relíquias, as edições especiais da GAMERS com detonados mega-completos de Final Fantasy VII e Breath of Fire III, e, a maior relíquia de todas, as 6 primeiras edições da Videogame, do ano de 1991 (quando a Nintendo iniciou a sua trajetória no Brasil, através da Playtronic)! E nem adianta pedir por que eu não empresto para ninguém (muito menos vendo!!)!

    E estou escaneando aos poucos essas revistas (já tenho metade da GAMERS Breath of Fire III escaneada), assim não ficarei com tanto dó quando elas finalmente se desfalecerem por conta do tempo…

  13. Master Kim
    16/04/2009

    Vou provar agora que sou muito nerd. Como a primeira vez a gente nunca esquece, lembro até hoje da primeira revista de games que comprei. Foi em junho de 92, comprei no dia que ganhei meu Master System, era a edição n°13 da Ação Games e na capa tinha o jogo Dragon’s Lair!! É fácil de lembrar porque foi no meu aniversário!

  14. RolentoBr
    16/04/2009

    Eu comprava religiosamente a SuperGamePower,(fusao da SuperGame que era so SEGA,com a GamePower que era so NINTENDO!)todos os meses,(a ediçao numero 1 com o HULK na capa me roubaram!),comprei ela ate 99 e ai a revista começou a parar de aparecer nas bancas,eles estavam tendo problemas trocando de editora e acho que faliram umas 2 ou 3 vezes. A ultima ediçao que eu tenho acho que e de 2005 com Tomb Raider Legends,tenho muita saudade dessa revista. Eu tambem comprava a AçaoGames desde 92,mas la pelo ano 2000 a revista ficou uma porcaria,um lixo,com aquela palhaçada do FRANGO que respondia as cartas dos leitores com a maior grosseria,e o game da GATA que nao tinha nada a ver,ai eles pararam com a revista. Acho que eu tenho mais de 200 revistas no total,incluindo ediçoes especiais,revista Gamers,Videogame,SuperGame,GamePower e outras,tenho todas guardadas ate hoje! Agora so me resta comprar a Dicas e Truques para Playstation e de vez em quando a EGM que eu ODEIO! Aqueles caras sao muito nojentos e se acham os maiorais!

  15. PH!
    16/04/2009

    Caraaaaamba, esse post revelou o nível de nerds q temos no blog!!!

    Nussa, me lembro q comprava as revistas q vinham com jogos de luta, quase sempre q podia. Eu até já tinha uma ou outra com a lista de golpes completa, mas eu adorava ter referências para desenhar. Tinha um armário cheio de Gamepower, Gamer e Herói.

    O q o Master Kim e a Rebeca comentaram é verdade: lendo hoje, as revistas tinham matérias ridículas. Acho q pelo fato da maioria dos compradores apenas procurar por dicas, detonados e combos, e muitos gamers não se interessavam pelos criadores, enredo ou música dos jogos. Hoje esse público cresceu e guarda boas lembranças dos seus games favoritos. Eu só fui conhecer as grandes empresas e criadores depois de velho (desculpem-me, já fui um gamer do tipo joga-o-q-a-galera-tá-jogando-véi!)

    Tô enjoando de falar isso, mas elogios nunca são demais: parabéns pelo post, Clá!

  16. 16/04/2009

    Super Game Power falando de street fighter II e jogos de SNES e megadrive é classica – lá que nasceu o meu “consumismo” por Games :mad:

  17. Darkhealm
    16/04/2009

    EU TENHO! \o/

    Ainda guardo UM MONTE dessas revistas de epoca, desde Super Game Powew, Gamers, Ação Games.

    Tá tudo na gaveta esquecido, mas eu tava lendo esses dias e lembrando como consideravam alguns jogos na epoca fodões e como existia Reviews tão legais =D

  18. sigma
    16/04/2009

    Hooooooray! Saudades da Ação Games.

    Bizolhando pelas bancas vi uma com Donkey Kong na capa, o jogo prometia gráficos nunca antes vistos, com 3d pré-renderizado, levando o SNES ao seu limite!

    Achei aquilo o máximo da tecnologia, naquele dia dormi com a revista aberta. ahuahauhuah!

    Reconheço que posso achar mais informações em blogs, sites, mesmo assim assino a GameMaster e compro a EGM. Nem meu laptop substitui a leitura de um texto bem redacionado com cheirinho de papel. ;)

  19. Erich
    16/04/2009

    nussa to passando mau aki xDDD

    caramba nostalgia mesmo, até hoje acho que aquelas revistas tinham uma magia que até hoje não vi denovo…

    tpo meu ultimo videogame com exceção do ps2 slim que tenho a 2 anos e meio, foi um snes, ou seja fiquei anos sem videogame, de 1997 até 2004 xD claro que nesse meio tempo teve o pc, e nostalgias com master system xDD

    mas mesmo assim eu comprava varias revistas de games que eu não tinha e sabia que nunca ia jogar, comprei nintendo world, ação games, supergame power, só nunca comprei a playstation xDD

    tipo elas tinham muitos defeitos, muitas noticias eram boatos descarados(epoca sem internet era foda) eu tambem sempre quis desenha pra ve se ganhava um brinde, a super gamepower dava psx em alguns concursos xD..

    eu tbm lembro que a ação games era muito simpatica (auhahua gay pracarai) mas quando entrou um tal de frango ou coisa parecida ficou escrotinha pracarai xDDD

    no final acho que naquela epoca a gente fantasiava mais os games, e sem a net, ficava muita coisa na nossa imaginação, nos sonhos mesmo…

    ps: mega nerd eu lia e ficava vendo figurinha dos detonados sem ter o game…

  20. Vinícius
    17/04/2009

    Salvei resident evil 1 com uma revista, na época meu inglês era horrível e não conseguia fazer a formula do v-jolt e outras coisitas mas.

    @ PH
    Liga não PH você não é o unico, mas pode cre as de luta eram as melhores principalmente as do mortal nunca vou esquecer o fatality do cage, frente; frente; baixo; cima, tempinho bom.

    Parabéns clá, post nota 1000.

  21. Vinícius
    17/04/2009

    @ Rebeca
    Isso era mesmo até para dar uma olhada nos games dos consoles q não tinhamos e não conheciamos nimguém q tinha

  22. 17/04/2009

    Pow, eu tenho uma com o detonado completo do Pokémon Yellow, comprei ela assim q saiu na época, hj em dia temos o http://www.gamesfaws.com…. LOL

  23. 17/04/2009

    CLARICE DOS SANTOS!!!

    o q vc faz lembraaaar…. ahahahahah

    vc falando isso, e eu aqui com duas pilhas grandes de ação games, videogame, super game power e por aí vai…

    ajudam pacas qdo vou jogar meu NES aqui… eheheheheheh

    olha mais um link aí, pra ajudar, só que é em inglês:
    http://www.retromags.com

  24. 17/04/2009

    Eu tenho todas as edições da Dicas e Truques para Playstation, desde a edição 1 \o/

  25. Bruno E.T.
    17/04/2009

    Putz, joguei as minhas fora ,estou de mudança,mas tinha relíquias dos tempos das da foto do início do tópico !

  26. Murilo
    17/04/2009

    nossa..eu tenho algumas edições da SGP e da GP…
    tem outra tbm, mas ta tudo em casa..nao lembro o nome agora, daqui do escritório… as mais “novinhas” joguei fora…
    fiquei com as mais antiguinhas em casa…

    nossa…e olhando o link, tem varias capas que me lembro, rsrsrs…eu lia essas revistas de “capa a capa” …sensacional…

    na época eu era pequeno ( não que hoje eu tenha crescido muito, rsrs ) e meu irmão mais velho comprava tudo…revistas…video-games, era ele que alugava os cartuchos…e se sou gamer hoje, foi por influência dele!

    até hoje as vezes eu dou uma folheada nelas, pra re-lembrar os velhos tempos ( claro..com um pouco de dificuldade nos primeiros 5 minutos pois tbm tenho rinite , rsrs )

    o cara que escaneou tudo isso ai vai pro céu, com certeza, tocar harpa em cima de uma nuvem ! sem palavras…

  27. 17/04/2009

    Lembro com certa saudade até, da época em que saiu a primeira revista sobre games no Brasil: a saudosa VideoGame! De lá pra cá ótimas revistas apareceram, outras tantas foram para o limbo. Infelizmente as minhas revistas antigas foram todas para o lixo (mãe é fogo…), mas hoje tenho scans de algumas edições da VideoGame e sempre é legal matar a saudade ao lê-las.

    A seção de cartas das edições mais antigas da VideoGame, por exemplo, é ótima… tem até uma carta em que um cara perguntava na época se jogos do Master funcionavam no NES, ou vice-versa… totalmente hilário, mas perdoável pois neste tempo as informações sobre os videogames no país estavam apenas começando. Bons tempos que não voltam mais…

  28. 17/04/2009

    Vejam só essa pérola da seção e cartas que saiu na edição número 8 da VideoGame (scan que eu não tinha, e que peguei agora a pouco no Data Cassete):

    GAME GEAR X ATARI

    “Comprei um cartucho do Game Gear e não consigo encaixá-lo no meu console Atari. Como poderei fazer isto?”

    Alexandre Olivette – Curitiva – PR

    Resposta (bem educada, diga se de passagem, da revista):

    “Você não consegue encaixar o cartucho de Game Gear no console Atari porque os dois sistemas são incompatíveis. No seu caso, o cartucho não terá utilidade nenhuma, a menos que você adquira também o console Game Gear.”

    Uuahuahuahuahauhua… é muito hilário!!!!

  29. 17/04/2009

    Opa, acima onde se lê “Curitiva” na verdade é “Curitiba”… digitar ao mesmo tempo em que você morre de rir realmente só dá merda… uahuahuahuaa…

  30. PH!
    17/04/2009

    @André Breder

    “Comprei um cartucho do Game Gear e não consigo encaixá-lo no meu console Atari. Como poderei fazer isto?”

    AAAAAAAAAAAAAAAAAIOUHAIUHAIUAHIAHAIUAO!!! Como um animal pode fazer uma pergunta dessas?

  31. Renan Rodrigues
    17/04/2009

    Olhando esse comentários e vendo a época das revistas, eu vejo o quanto vcs são velhos!!! Parecem um bando de múmias!

  32. Murilo
    17/04/2009

    @André Breder

    “Comprei um cartucho do Game Gear e não consigo encaixá-lo no meu console Atari. Como poderei fazer isto?”

    cacete…esse cara aí “era ruim de buraco” hein

    kkkkkkkkkkkkk

  33. Murilo
    17/04/2009

    @Renan

    que isso…desse jeito me sinto um quase “tiozinho” …
    a gente eh novinhoo..

    eu mesmo sou de 83..faça as contas XD

    cya

  34. Renan Rodrigues
    17/04/2009

    @ Murilo

    26 anos é muito!!! Já é meia idade pra 50. Vc á 12 anos mais velho que eu!

  35. 17/04/2009

    Então acho que a Clá tá sabendo da revista OldGamer, que deve sair ainda este mês nas bancas :D
    Eu quase nunca comprava revistinhas, rs

  36. Murilo
    17/04/2009

    @Renan

    ah..tendeu…agora tá explicado…

    14…? na verdade, eh vc que é muito novo

    eu ainda naum fiz 26 :PP

    kkkkkkkk

    cya

  37. Renan Rodrigues
    17/04/2009

    @ Murilo

    Eu não sou tão novo assim! Acho que as vezes eu até pareço que sou nais velho pq esqueço muito das coisas.
    Hj mesmo esqueci que era o aniversário de alguém que eu não podia esquecer!

  38. 17/04/2009

    @Renan Rodrigues: Dependendo do ponto de vista, sou velho sim, e não me importo com isso. Tenho 28 anos. Agora múmia é a vovozinha… uahauhauhauha….

  39. 17/04/2009

    Adorei!
    Sou saudosista e não escondo. Quem me conhece sabe!
    E tenho sim todas as revistas antigas guardadas a sete chaves em um baú no meu quarto (não é brincadeira não, estão todas realmente em um baú). Sempre leio quando quero relembrar os velhos tempos.

    O estilo mudou, a coisa ficou mais séria, temos jornalistas escrevendo sobre o assunto, ocupando o lugar dos antes “pilotos” ou os entusiastas do ramo. E também temos um mundo mais globalizado, né? As informações sobre os jogos, vídeos e fotos chegam a todos os lugares do mundo em instantes. Antigamente montavam as revistas com uma escarces de informações medonha. Usávamos muito mais a criatividade do que qualquer outra coisa.

    Ah, os velhos tempos…

    Eu era feliz e sabia.

  40. 17/04/2009

    E já que o clima é de nostalgia fica ae o link pro pessoal que quiser relembrar os tempos da locadora.

    http://deutilt.wordpress.com/2008/11/27/bons-tempos-que-nao-voltam-mais/

    E antes que me crucifiquem, não, não é jaba, viu? ¬¬

  41. Renan Rodrigues
    17/04/2009

    @ André Breder

    Vcs são mumias sim!!

  42. 17/04/2009

    Ei Clá! Ano passado eu doei (na verdade fui obrigado)todas as minhas revistas, era um numero considerável para o Gilão da Mr. Games.

  43. Master Kim
    17/04/2009

    Renan Rodrigues,

    Eu tenho 26 anos também e quando você tiver essa idade, vai ver que é depois dos 20 que a vida começa mesmo. Comparando com games, a idade de 14 anos ainda é o tutorial da vida! Depois que você aprender os controles, você vai para a verdadeira diversão!!

  44. 17/04/2009

    Bom, então de acordo com o Renan, eu sou o Tutancamon, a múmia mais velha daqui (faço 30 em dezembro).

    E o que o Master Kim disse é a mais pura verdade: é depois do 20, quando você começa a ter maior liberdade (e, consequentemente, maiores responsabilidades) que a vida realmente começa…

  45. 17/04/2009

    Uaaaaaah finalmente poderei ler de novo as lendárias ação games. Pior que hoje em dia só ando comprando a Gamemaster mesmo, e não tem a mesma linguagem que as revistas mais antigas usavam, como citado acima pela Clá e Bebs, elas tem um tom sério demais, isso prejudica às vezes.
    Vou baixar, com certeza.

  46. 17/04/2009

    @Renan Rodrigues: Eu mereço… isso que dá ficar discutindo com uma criança que nem saiu das fraldas… uahuahuahua….

  47. Renan Rodrigues
    17/04/2009

    @ André Breder

    Como é que é??? Grrrrrrr. Agora vc me estrssou!!
    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhh

    Pelo menos eu não sou um velho reumático!

  48. 17/04/2009

    Cara, fui lá ver as revistas… nossa… quando vi as edições especiais da Semana em Ação, as primeiras Ação Games… a Videogame.. viagem direta para a infância. :)

  49. RolentoBr
    17/04/2009

    Tinha tambem os malandros que tentavam enganar algum trouxa na pagina de vendas e trocas nas revistas,do tipo: Troco 1 Master System com 2 controles,mais 50 cartuchos por 1 Playstation com pelo menos 1 controle e 2 jogos!!!! Ou coisas parecidas. Quanto as duvidas,bem,tem neguinho que ate hoje manda carta pra revista perguntando onde fica os lendarios botoes L3 e R3 no controle do Play 2 porque travou em alguma parte do jogo,hehehe!

  50. Trinity
    17/04/2009

    Muuuuuuuito nostálgico! o/
    Nossa, tenho diversas revistas dessas aqui no meu quarto, todas “herança” q foi repassada pelo meu querido maninho(ele adorava colecionar elas, principalmente a Gamers).
    Nem sei quantas edições tenho…mas uma q eu adoro é a com o detonado de FFVII, uma época eu não me separava dela por nada *-*.
    Parabéns pelo post Clá, adoro esses assuntos meio “old” XD
    bjs

  51. 25/05/2009

    ola tenho um presente para vocês:

    http://www.megaupload.com/?f=B36H57YQ

    ai esta o trabalho que muita gente vem fazendo nas horas vagas

    e tem mais na comunidade revistas de videogame do orkut

  52. Diogo
    05/06/2009

    caraaaaaca! bateu uma nostalgia sinistra aqui agora! xDDD
    puts, eu e meu irmão sempre comprávamos as revistas da super gamepower e ação games! xD
    com certeza se eu der uma fuçada aqui eu acho algumas remanescentes escondidas em algum baú empoeirado XDDD

    bão dimais! x]]]

  53. André
    20/10/2009

    Aahahha eu tbm tenho umas paar de revistas véias!tbm tenho essa com o Resident Evil na capa..*.*…era legal as edições “especiais” da Gamers, que detonavam os games do início ao fim, mostrando detalhadamente a estória e tals…tinha até umas traduções no meio..^^..
    ..

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.