Sabe aquela sensação de que tem alguém te seguindo?

Tags: SEgunda Guerra Mundial, Velvet Assassin, Violette Summer, Violette Szabo

Por Carlinha Rodrigues

08

Nascida em Paris, Violette Bushell era filha de uma francesa e um motorista de taxi inglês. Quando pequena, sua família se mudou para Londres. Quando a Segunda Guerra Mudial começou, ela tinha 18 anos e trabalhava na seção de perfumes do mercado Bon Marché. Em 1940 ela conheceu um homem de 31 anos chamado Etienne Szabo durante a parada do dia da Bastilha em Londres. 42 dias depois eles estavam casados. Da união dos dois nasceu Tania, filha única do casal que nunca teve a chance de conhecer o pai, morto durante batalha em 1942. Inconformada com a morte do seu grande amor, Violette, que já era membro do serviço territorial auxiliar, resolveu oferecer seus serviços para a SOE, Special Operation Executive. Ela foi altamente treinada para combate, recebeu o codinome Louise e foi mandada para a França como espiã em algumas missões. Ela foi descoberta pelos inimigos que a torturaram e a executaram no dia 5 de Fevereiro de 1945, com apenas 23 anos.

Baseada na história real de Violette Szabo, surge uma nova heroína dos videogames. Violette Summer é a protagonista de Velvet Assassin, mais um game que se passa durante a Segunda Guerra Didier Mundial. Ao contrário dos jogos que se passam nessa época, você não pode sair atirando em todos inimigos que aparecem na sua frente. Você não pode explodir casas, esconderijos inimigos e nem mesmo tem a ajuda de um exército ao seu lado. O objetivo aqui é ser invisível. Como em todo bom jogo stealth, você deve guiar Violette pelas sombras sem que ela seja vista pelos seus inimigos.

 

 

06A história do jogo precisou ser adaptada, as 12 missões de Violette Summer em Velvet Assassin são memórias da sua mente, já que ela está internada em um hospital em estado de coma. Cada fase possui um filtro de cor predominante. Durante o primeiro estágio, o jogador irá ver tons alaranjados e de cores quentes, já que a maioria da ação ocorre em um cenário aberto ao por do Sol.

A perspectiva em terceira pessoa ajuda a ver por onde Violette deve ir, ela precisa caminhar escondida nas sombras que são projetadas pela iluminação. O jogador precisa tomar muito cuidado para não passar em frente a luzes que projetam sombras, porque senão adivinha a sombra de quem será estampada na parede dando bandeira? Pois é. É necessário paciência e estratégia para calcular os passos da bela espiã.

05

Violette realiza a maioria dos assassinatos de seus inimigos de forma silenciosa, se aproximando deles por trás ou esperando eles virarem de costas. 071Ela possui mais de 50 maneiras diferentes de matar seus inimigos dependendo da arma que ela carrega.

Ela pode puxar o pino de granadas que algum soldado esteja carregando sem ele perceber, ou esfaquear alguém de diversas maneiras. No princípio do jogo ela está tem somente uma faca, porém ao decorrer de suas missões ela consegue armas melhores, todas baseadas em modelos reais da Segunda Guerra Mundial.

Quando os inimigos estão mortos no chão, Violette pode revistar os corpos em busca de armas e morfina. Todas as missões são frutos da imaginação dela, então se algo der errado, é possível utilizar as injeções de morfina para acalmar seu corpo que entrará em estado de choque no hospital. Depois disso ela pode refazer a missão de acordo com a sua memória. A morfina também pode deixar Violette mais poderosa em seus sonhos.

03

Velvet Assassin está previsto para ser lançado dia 14 de Abril para Xbox 360 e PC. A minha curiosidade está aguçada para saber se a heroína terá um final diferente da mulher que a inspirou, ou se a morte será inevitável.

Carla Rodrigues
Share on Tumblr
Feed do Post
38 Comentários em "Sabe aquela sensação de que tem alguém te seguindo?"
  1. Erich
    18/03/2009

    Quando eu vi essa matéria eu lembrei de bayonetta (foi mau se escrevi o nome saiu errado) bayonetta é super apelativo e esse é mais sutil mas ainda não sei se onde vi a relação(duas mulheres DUH xD), claramente esse game tem uma pesquisa bem maior, mas isso não impede que no fim aconteça algo parecido com o Assassins Creed, um jogo grande bonito, mas que não da prazer de jogar…

    …até hoje foram poucos games focando assassinato e stealth, ao meu ver que alcançaram a diversão que eu tinha jogando Tenchu, o primeiro de psx e ultimo de psx2 pra mim foram inesquecíveis (a trilha sonora então)

  2. 18/03/2009

    olha… acho q vou dar uma conferida neste game! jah jah estará disponível :D

  3. Erich
    18/03/2009

    hehehe as imagens cg do trailer 2, parecem realmente xDDDD

    aí que saudade dakele filme acho que eu fui a unica pessoa no universo que gostou dele xD

    A jogabilidade do trailer 2 parece bem tradicional, acho que isso tem futuro xD

  4. Erick Lessa
    18/03/2009

    Bom dia, jogo parece muito bom… e o enredo acompanha bem.
    esperar para conferir :P

  5. Master Kim
    18/03/2009

    Gosto do estilo desse jogo, estou esperando pelo seu lançamento e torcendo para que seja realmente bom. Os gráficos ficaram bem legais com uns efeitos diferentes.

  6. 18/03/2009

    eu sou fã do estilo stealth, tanto é q joguei todos os tenchu no ps1 e no ps2, soh nao joguei os mais novos pq eu soube q um é uma merda e o outro é para wii, q nao tenho D:

  7. PH!
    18/03/2009

    Muitos fatores me incentivam a “playar” esse game:

    – Violette Summer é uma boazuda gata;
    – Gêneros stealth ownam, se bem trabalhado, será um clássico instantâneo;
    – Um jogo ambientado na 2ª guerra mundial q não é um FPS já merece atenção;
    – Violette Summer é muito boa habilidosa;
    – O fato de se jogar uma estória narrada pelas memórias da protagonista é incrível, acompanhar os passos q a deixaram hospitalizada e verificar se ela sobrevive deve ser simplismente viciante;
    – Vai sai para PC (oba!);
    – O esquema de tons de cores por missões parece muito interessante;
    – Adorei o olhar femme fatale q ela possui;
    – Mencionei q ela é boa?

  8. Renan Rodrigues
    18/03/2009

    Parce ser um bom jogo. Mas alguém sabe quais são as configurações para ordar no pc??

  9. Didier
    18/03/2009

    Ae ja venho acompanhado o game faz um tempo tem cara de qeu vai ser legal so estou em duvida se vai ter as missoes de sabotagem do reatores que os nazistas queriam contruir(isso mesmo se nao fosse pela SOE os Nazistas teriam descoberto a Bomba Nuclear) nao sei se ela participou mas sei que a SOE foi a responsavel pelas sabotagens)

  10. Alice
    18/03/2009

    adoro esse estilo de jogo, os graficos parecem otimos e vai sair pc! to torcendo e acreditando que esse game vai ser bom!

  11. Duke
    18/03/2009

    Opa esse sim vai ser um jogo interessante,pra começar pelo fato que o PH já disse do jogo ser na 2ªGuerra Mundial e não ser FPS.
    E ainda bem que vai sair para o 360^^

    Ver um post sobre a 2ªGuerra e depois ler um comentário do Didier é uma aula de História.Acho que nem meu professor de história sabe disso ai das sabotagens dos reatores *rsrsrs*.

  12. Erich
    18/03/2009

    dei uma olhada no site da produtora, ta previsto pra primeira metade do ano e vi algo que achei interessante

    Features:
    *Brutal assassinations
    *Stylized environments modeled after actual World War II locations
    ***<>***
    *Dynamic lighting brings an intense gaming experience
    *Use historically accurate World War II guns and knives to viciously execute your enemies
    *Stunningly vibrant environments as rich and haunting as the dreams and memories that inspired them.

    sistema de skill ajustaveis para mudar o estilo de jogo UHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU xDDD
    isso sim é novidade xD

  13. 18/03/2009

    Salvem os documentarios da BBC

  14. 18/03/2009

    Salve o DVD sobre a SOE tenho um tambem sobre a Guerra dos

  15. 18/03/2009

    Aconteceu alguma merda e meu comentario saiu antes de eu terminar
    Salve o DVD sobre a SOE tenho tambem um com a Guerra dos 6 dias e da Revoluçao Islamica do IRA

  16. Alice
    18/03/2009

    @Duke
    o didier sabe mais que teu professor de historia??? ah, ja to vendo num futuro distante:
    Alice: filinha! como foi na escola no primeiro dia de aula???

    Filha da Alice de nome indefinido porque eu acho que eu acho que ela nao vai gostar de se chamar Samus: Oh mamae, hoje tive aula de historia!

    Eu:Jura? e sobre o que voce aprendeu?

    s/ nome: era pra ser sobre os egipcios mas…

    Eu: mas o que?

    s/ nome: meu professor começou a viajar e falar de umas conspirações e sabotagens da segunda guerra mundial, dai ele puxou um assunto dum jogo antigo chamado Killzone 2 e nao parava de falar no assunto, terminou que ele foi expulso do colegio porque foi brigar com a diretora sobre o fato de nao ter Killzone 2 no material didatico…

  17. 18/03/2009

    A Disciplina é algo, que os Militares idolatram então não me venha dizer que desacatei ordens(mas tudo bem o comentario foi engraçado).
    Eu to doido pra começar o segundo semestre pq o prof de historia disse que so ia dar seguunda e primeira guerra no segundo semestre.

  18. 18/03/2009

    “hmpf” “It’s just my imagination”

    Grande prévia, não posso esperar até por as mãos neste jogo.

  19. Erich
    18/03/2009

    uhauhahu o didier quer dar aulas de segunda guerra via msn, uhauhauha professores de historia que se segurem xD

    realmente é incrivel aonde os games tão chegando, estudaram a historia pra recriar armas e cenários e sem duvida os uniformes, se depender teremos até um show a parte com os sotaques que devem ter no game…. viajando um pouco se tivessem uma missão aérea tipo minigame ia ser show xD

    hehehe alguem que gosta do primeiro FF, eu não tenho DVD mas ja vi o filme mais de 30 vezes xD *maniaco xP*

  20. PH!
    18/03/2009

    @Alice
    AHOIUAHIUAHIUAHIUAHIUAHOUAI!!!
    “Filha da Alice de nome indefinido porque eu acho que eu acho que ela nao vai gostar de se chamar Samus”
    Adoro as suas loucuras, Alice! Tô começando a virar um fã seu!

    @Didier
    Até aceito as aulas de história… se vc pegar umas aulas de português!

    Não me leve a mal, até aprecio a disciplina militar, seus nobres objetivos, respeito à hierarquia, bonitas marchas em uniformes elegantes com armamentos imponentes… mas o objetivo de um soldado é render o inimigo, mesmo q isso resulte em morte. Nada q cultue a morte, na minha opinião, é justificável. Não há glória em relembrar que jovens morreram para q o mundo continue injusto. As guerras só constam em livros de história na tentativa de fazer o homem refletir seus erros. E tb pra fazer jogos (a melhor parte, óbvio) :P

    Mesmo assim vc é legal Didier. Tomara q vc se foque em história, não somente em guerra!

    @Rebeca
    Concordo com vc. O nome deveria ser ponunciado em francês. Adoro aquele sotaque inglês q eles aferem às palavras estrangeiras, como se tivessem a maior dificuldade de pronunciar!

  21. Sobra'Z
    18/03/2009

    @Rebeca:
    Mas também sei as guerras o que seriamos nós? (CORTADO)*Pessoas mais felizes*(/CORTADO) Seriamos pessoas sem espírito de competição e por isso não saiamos da pré história!!

    Mas parece ser um grande game mas, devido aos grandes lançamentos e a eu não gostar muito de “Stealth Games”, vai passar-me ao lado… ^^

    ( A não ser que jogue em casa do meu amigão :O)

  22. 18/03/2009

    PH nem todas as guerras devem ser lembradas como grandes mas devemos refletir por que valores aqueles soldados morreram e fazer algo para que o mundo mude nao por meio de violecia e sim por meio de respeito, mas tambem devemos nos lembrar dos avanços tecnologicos e culturais que algumas guerras trouxeram.

  23. 18/03/2009

    esse é alienado

  24. 18/03/2009

    Tava sem nada pra fazer ai corrigi meu comentário
    PH nem todas as guerras devem ser lembradas como grandes, mas devemos refletir por que, valores aqueles soldados morreram, e fazer algo a respeito algo, que o mundo mude não por meio de violecia, e sim por meio de respeito, mas tambem devemos nos lembrar dos avanços tecnologicos, e culturais que algumas guerras trouxeram.

  25. 18/03/2009

    alienado um c##@!## porra va trabalhar c##!!

  26. Alice
    18/03/2009

    gente amiga, pensem positivo! se o Didier nao seguir a carreira de historia ele vai virar militar, daí quando e se o Brasil entar em guerra que vai nos protejer??? O DIDIER!!!(ih,agora f*deu)

    @PH
    ebaaa, estou começando a ter fas!!( agora so faltam 99 para eu implantar meu super disquete de controle da mente, formar um exercito e DOMINAR O MUUUNDOO!!MUAHAHAHA*som de raios no fundo*)

    @Didier
    foi mal, mas a unica coisa que consigo pensar em avanços tecnologicos provenientes de guerras é o hitler cortando gemeos ao meio ainda vivos e cobrindo judeus ainda vivos de gelo para verificar sua reação ao frio…maaaaas, mesmo assim as guerras fizeram parte da evolução humana, apesar de tudo…

  27. PH!
    18/03/2009

    @Thyago
    Amém!

    @Didier
    Minha tentativa naum foi mudar a sua visão (q eu creio q seja de ferro), mas só expor a minha, de boa. Mas ainda acredito q os avanços chegariam, mesmo q mais tarde, sem a necessidade de mortes. E não comento mais nada pra naum prolongar essa conversa :P

    @Alice
    Vc vai colocar um disquete de controle da mente em cada fã? Por onde? (e eu ainda pergunto…)

    Se for por onde eu tô pensando, não pode ser um mini pen drive?

  28. 18/03/2009

    Vc vai esquecer dos avanços que a bomba nuclear nos trouxe a criação dos primeiros foguetes e desenvolvimento da aviação fora os avanços da que a guerra fria trouxe.

  29. 18/03/2009

    Po PH que isso agora que eu ja estava ficando com sono to brincando meu mas vc mudou um pouco minha opiniao.

  30. Alice
    18/03/2009

    @PH
    nao, essas modernidades de hoje em dia nao funcionam…
    e nao pensse besteiras, eu vou so abrir o cranio de voces com a maior delicadeza…

  31. Didier
    19/03/2009

    Nao esqueci conpletamnete do projeto Manhattan que custou 1 bilhao de dolares(zuando).
    Ae Rebeca eu sei o que foi o projeto Manhattan mas ainda nao assisti o filme é que eu estava estundado para as provas mas agora to livre vou assistir ou amanha ou sabado.

  32. Erich
    19/03/2009

    leiam os quadrinhos primeiro for god sake xDDD

  33. Alice
    19/03/2009

    @Didier
    o filme nao era pra maiores de 18??

    @PH
    te adciono sim, mas que fique avisado: não importa o quanto digam que a Rebeca nao entra nunca, eu tenho certeza que entro 10 vezes menos…

  34. PH!
    20/03/2009

    Ih, Didier não pode ver o filme! IOAUHAIUHAIU!!!

    Puts, q vergonha, um cara q sabe tudo sobre as atrocidades e barbáries cometidas em todas as guerras não pode ver um filme por conter cenas inapropriadas à sua mente juvenil delinquente!

  35. Ruston
    20/03/2009

    @Didier

    Essa história de que guerras trazem progresso é uma das maiores falácias que existem. O máximo que pode acontecer numa guerra é a descoberta de novas novas aplicações para tecnologias já existentes. É bom lembrar que guerras matam pessoas (que, em tempos de paz, poderiam estar tendo novas idéias ou realizando descobertas) e destroem também a infra-estrutura necessária para a realização de inovações tecnológicas propriamente ditas…

    …Bombas atômicas, aviões a jato, armas automáticas, tudo isso são desdobramentos de tecnologias e idéias que surgiram anos antes da segunda guerra mundial…

  36. Darkhealm
    24/03/2009

    Hum… Eu sabia que reconhecia ela de algum lugar. Mas ela lembra muito a Dra. Polipo do System Shock 2.

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.