Redes sociais gamers

Tags: gameleon, orkut, playfire, raptr, redes sociais

Por Clarice dos Santos

Lembro do bafafá que foi quando o Orkut surgiu: uma rede social extremamente restrita, que só quem era convidado por um amigo poderia se cadastrar. Quem não lembra do desespero do povo: “ALGUÉM ME CONVIDA PRO ORKUT??”, doentes para fazerem seus perfis e conversar com o pessoal? Pois é, pena que agora o serviço está aberto a todos e virou uma caca só, estragando relacionamentos e se tornando uma porta de entrada para o atual “bullying” virtual.

Mas o serviço não teve só  coisas ruins: eu entrei no Girls of War por causa dele! Sim sim, entrei em uma comunidade de meninas gamers e lá tinha uma mensagem da Carlinha procurando mais pessoas para entrar no blog. Me atrevi e estou aqui até hoje, mesmo sendo meio ausente atualmente…sorry!

Com o imenso sucesso gerado pelo orkut, lógico que suas “derivações” surgiriam, como o Facebook e MySpace. Não demorou muito para que o mesmo serviço, voltado para gamers, surgisse.O primeiro que tive contato foi o PlayFire. Simplesmente AMO esse site, pois podemos criar o perfil, entrar em Clãs e Grupos (tipo as comunidades do kukut…rs), selecionar quantos consoles você tem, assim como seus jogos, e o que está jogando atualmente. O site também disponiliza um miniblog que, ao você escrever e linkar para determinado jogo, seu post aparece no perfil do mesmo, onde podemos encontrar imagens, vídeos, detonados, perguntas, entre outras coisas, o que deixa mais fácil ainda a ajuda se você não passa de uma determinada fase e um tiozinho lá no Japão (escrevendo em inglês a maioria das vezes) possa te ajudar.

Meu perfil do Playfire. Antes o tema era de Castlevania, aí enjoei e coloquei o tema com um monte de controle caindo XD

Nenéns que tem aqui em casa *-*

O legal do PlayFire, além de você poder se exibir com os consoles que tem, ou diz ter, é que cada usuário tem o seu Nível (ou Level, se preferirem) que aumenta conforme o usuário acrescenta imagens, vídeos, análises, ou até cadastra jogos novos no site. Atualmente estou no Level 15, que ganhei colocando algumas fotos de Castlevania (básico), respondi Quizzes, entrei em grupos e clãs.

No perfil de cada um é possível ver uma “estante” com todos os jogos que a pessoa possui, assim como os jogos que a pessoa anda jogando ultimamente. Olhando um pouquinho mais para baixo, se a pessoa tem conta na PSN ou na LIVE, ela pode colocar sua Gamertag e sua PSN Id e exibir suas conquistas e troféus. Além de tudo que escrevi até agora, tem até eventos que podemos confirmar nossa presença, ou até confirmar que está ciente, e até isso gera pontos para cada usuário, assim como respostas corretas nos Quizzes que tem no site. E esqueci de falar que podemos personalizar o nosso perfil com temas disponíveis pela Playfire sobre alguns jogos.

Agora, sobre o Raptr sou BEM leiga. Voltei a usar há pouco tempo, quando coloquei minha PSN Id e minha Gamertag pra atualizar automaticamente o twitter estilão: “ÓIA GENTI, TÔ JOGANU GEARS 2!!!”. Sim, sou nerd!

Meu perfil do Raptr com tema de Uncharted 2

No Raptr adicionamos amigos – assim como o Playfire – os nossos jogos, personalizamos nosso perfil e, além de muitas coisas que também tem no Playfire, podemos comprarar nossas pontuações entre os amigos, e o site mostra até quanto tempo você ficou jogando determinado jogo. Não sei se no Playfire tem isso, mas no Raptr podemos conectar Facebook, Twitter e outras redes sociais. Assim todo mundo vê o que você está jogando – que nem citei no parágrafo acima – assim como suas conquistas, troféus, etc.

O diferencial do Raptr para outras redes sociais gamers é o Raptr Client, um software que atualiza o seu perfil quando você está jogando algo na LIVE/PSN/Steam/whatever e automaticamente mostra o que seus amigos estão jogando, e quanto tempo passaram em determinado jogo. É muito legal, mas sempre fico com um pé atrás de instalar esses aplicativos, vai saber? É como se fosse um MSN que atualiza o Raptr sem precisar estar no site.

As duas primeiras redes sociais servem para conectar todos os tipos de jogadores entre si, sejam eles profissionais na área ou não. Para mudar um pouquinho a história, aí que entra o Gameleon, a rede social da IMPRENSA gamer, voltada para jornalistas da área. Por lá, quem trampa com games pode conseguir freelas (freelancers) nos classificados do site, ou pode simplesmente usá-la como um meio de comunicação com outros jornalistas. Não tem como adicionar jogos em sua lista, não tem como montar uma “estante” com os consoles que você tem em casa, e etc. O site serve somente para os jornalistas ficarem por dentro das novidades da indústria dos jogos, trabalhos, eventos sobre o assunto, postar algo em um blog montado lá, enfim, é bem simples e o grupo de participantes tende a ser bem restrito, já que a simplicidade visual do site pode não ser agradável para muitos.

Não coloquei foto do perfil porque é mais ou menos assim, bem simples ^^

Enfim, fica a dica: se você é jornalista de games, quer saber de algum trabalho ou novidades  que virão por aí no mundo dos games, vá de Gameleon. Caso contrário, se você está procurando por algo mais próximo de um Orkut, Facebook ou Myspace, Playfire e Raptr estão aí para satisfazer seus desejos (ui!).

Para quem quiser dar uma fuçada e ver como que funciona, o link do meu perfil no Playfire, o que eu mais uso: www.playfire.com/ClariceSantos

Aproveitando o post, entrem na nossa comunidade no orkut!

Clarice dos Santos
Share on Tumblr
Feed do Post
28 Comentários em "Redes sociais gamers"
  1. Angelo
    10/07/2010

    Legal, só conhecia o playfire. Vou me cadastrar no Raptr, parecer ser bem interessante.

  2. 10/07/2010

    Muito foda esse post, Clá! Tenho cadastro em duas das três redes citadas, mas tem tanto tempo que não mexo que até esqueci meus usernames. Eu gosto da ideia do Gameleon – meio que um LinkedIn pra games.

    Talvez eu volte a fuçar nessas redes pra ver como andam as coisas!

    Bjo, meninas!

  3. 10/07/2010

    […] This post was mentioned on Twitter by Daniel Duende, Clarice dos Santos, Blogopolis, Girls of War, GAMEPAD.com.br and others. GAMEPAD.com.br said: [Girls of War] Redes sociais gamers http://bit.ly/9d0Gb5 […]

  4. jonas
    10/07/2010

    No meu caso não tenho orkut,nao sei por que nao me enterésso,nem eu mesmo tenho um motivo,mas deve ser por que eu só jogo,jogo e jogo e assim não sobra tempo para pensa em outra coisa.

  5. 10/07/2010

    show clá! ótimo post! meu perfil no playfire tá lá no “The Girls” =D

  6. 10/07/2010

    Legal o post, poucos falam das redes sociais p gamers.

    Eu basicamente uso (e pouco) o raptr, e ja usei o “cliente” mas não curti muito. Gosto pq atualiza também as conquistas do STEAM, que é mais forte entre os jogadores de PC. Pelo que entendi o PlayFire não atualiza do STEAM =/

    Faltou falar do gamerdna.com, criei uma conta lá a muito tempo, por causa do tweetmygaming.com, mas nunca usei direito.

    bye

  7. 10/07/2010

    Excelente post!

    Orkut, Facebook, Twitter, Playfire e Raptr eu to dentro!

    Aliás, uma correção sobre o Raptr Client, Clá: ele não é necessário para rastrear sua jogatina na Xbox LIVE. PSN, Steam e qualquer outro serviço de PC/Windows precisa.

    Sobre o LinkedIn x Gameleon, acho que é um pouco diferente. O LinkedIn é mais para mostrar seu perfil profissional, incluindo desenvolvedores/jornalistas de jogos. Já o Gameleon, como a Clá disse, é mais voltado para jornalistas.

  8. 10/07/2010

    Falta um desses dentro da LIVE, já que já colocaram Twitter e Facebook… Pior que o Raptr parece interessante, mas nunca experimentei, apesar de ter recebido altos e-mails deles me chamando na época do closed beta do jogo Blur. x)

  9. Mih
    10/07/2010

    Legal,eu não conhacia nenhum dos três… ¬¬’
    Tá muito show o post Clá.

  10. Vitor
    10/07/2010

    faltou mencionar o xfire, que é muito bom também e é mantido pela mtv :)

  11. 10/07/2010

    Ainda vou abrir uma rede social fora da internet no Plano Material Físico só para Gamers chamada:

    “BUTECO”

    aheuaheuaheua

  12. Marcel
    10/07/2010

    Muito bacana o post! poucos falam das redes sociais gamers.

    Nunca usei o PlayFire pois pensei que não dava suporte ao STEAM, mas olhando rapidamente o site agora percebi que da suporte sim.

    Eu tenho conta no Raptr, apesar de não usar muito, e já usei o client deles por pouco tempo.

    O gameleon nunca ouvi falar, até pq tb não sou jornalista gamer :P

    Mas faltou falar do GamerDNA, que conheci pelo tweetmygaming.com (que não é rede social, mas dá pra acompanhar sobre que jogos a turma anda comentando!)

    bye!

    ps: postei algo semelhante mais cedo, não sei se deu problema, mas deixa só um (caso o outro apareça).

  13. 10/07/2010

    faltou GamerDNA… fikdik! flw

  14. Sovereign
    10/07/2010

    So conhecia o playfire. Inclusive tenho voce e a Vivi na lista de amigos :D so nao sei o que tem de errado com minha PSN ID, so consigo atualizar os trofeus manualmente, quando coloco automatico, diz que nao encontrou minha psn id @.@ a Live aceitou sem problemas, e ambos sao a mesma id, va saber. So da um pouco de trabalho pra incluir jogos novos, mas o resto o playfire faz automaticamente. Basta uma conquista nova ou um trofeu que ele poe na mesma hora. Bom tambem que aprende varios idiomas.
    Bom post esse da rede social de games, nota 10!

  15. 11/07/2010

    Mais olha até que enfim alguém no PlayFire vo te add mó fansão so do blog xD

  16. tonshinden
    11/07/2010

    uau adorei o play fire acabei de criar uma conta adorei o quiz ^^ obrigado plea dika ^^

  17. Vagner
    11/07/2010

    Eu conheci o Raptr a poucos dias, em geral achei algumas funções dele até mais interessante que as do playfire, como atualizar tudo automático mesmo os jogos da PSN, coisa que o playfire não faz. Além do que pelo que parece tem até menos bugs que o playfire.

    Mas em questão de layout o playfire dispara na frente do Raptr, que na minha opinião é feio e meio confuso.

  18. Thyago
    11/07/2010

    vou fazer um playfire qdo meu ps3 chegar.

  19. Roberto Pace
    11/07/2010

    Só faltou falar do Xfire que é um dos melhores \o/ tambem da pra ver o que os outros estão jogando por ele, e até se juntar a partida por ele caso vc tambem tenha o game! (^.^) fora o chat de voz que é show!

    http://www.xfire.com/

  20. Fabão
    12/07/2010

    cara… xfire, playfare, steam, gamespy, são os q eu conheço… chego a ficar perdido com tanta rede social, isso q nem citei orkut e facebook… entre o trabalho e o lazer, sobra muito pouco tempo pra dar atenção a elas…

  21. Renan Rodrigues
    12/07/2010

    Já ouvi falar tanto do playfire quando do raptr.
    Conheço algumas pessoas que tem, mas não tenho conta.
    No meu caso acho que eu nem mexeria muito, já que nem jogo tanto assim, sem falar que mais uma rede social pra minha lista ( orkut, facebook,twitter e skoob) só ia dar mais trabalho.

  22. gumetal
    24/07/2010

    Tem o Backloggery tb, é bem legal! =) meus amigos tem
    abração!

  23. 05/08/2010

    Tem uma brasileira.

    http://www.gamesocialclub.com.br

  24. Juliano
    30/09/2012

    poxa o duro do playfire q demora muito pra atualizar conquistas fiz muitas esse mes e ainda nao caiu no site mas o site e o melhor de todos ^^

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.