[Readers of War] Por que jogar o modo ARAM de League of Legends

Tags: league of legends, Readers of War

Riiiise from your graaave! Olha a coluna Readers of War ressurgindo no blog. \o/

Recebemos uma colaboração especial da super Carol, que escreveu um artigo bem informativo sobre o modo ARAM de League of Legends.

Esperamos que curtam o trabalho dela! E não esqueçam de conferir o perfil no final. ;)

—–

 

Por que jogar o modo ARAM de League of Legends

Por Carolina “Fofyx” Carvalho

All Random, All Mid (todos aleatórios, todos na lane do meio). Está é a definição de ARAM, modo de jogo PVP que vem sendo disponibilizado pela Riot Games há cerca de um ano no moba League of Legends. Este modo de batalha permite com que todos os oponentes dos dois times se encontrem em um só caminho, não dando outra opção ao jogador a não ser matar ou morrer. Fora a presença de alguns arbustos que ficam estrategicamente posicionados dentro do mapa, não há como o jogador fugir da batalha pela selva, como é no caso do modo de batalha normal do game.

lol1

Além disso, a seleção do campeão é feita de modo aleatório. Caso o jogador saia com algum personagem que não queira, ele possui as seguintes opções: trocar com um dos jogadores do time; sortear o campeão novamente (essa opção só é disponibilizada em quantidade limitada, e para conseguir mais chances de sorteio, precisa acumular pontos no modo ARAM); ou, fazer o pior: abandonar a partida ainda durante a tela de seleção. Isso acarretará em uma penalidade de tempo para poder entrar em uma partida novamente.

lol2

Em suma, é um modo de batalha onde você pode correr o risco de pegar algum personagem que você não conhece, corre o risco de ter que assumir algum papel no time ao qual você não domina, em uma situação na qual você precisa assumir o controle da situação e fazer o seu melhor trabalho em equipe possível.

Na minha opinião, isso é ÓTIMO! E foi a melhor sacada que os produtores de League of Legends já tiveram na vida!

Todos que jogam mobas sabem que a experiência de jogar tanto League of Legends, Dota, Smite, etc pode ser extremamente estressante. O próprio modo de jogabilidade torna esta experiência tensa, uma vez que depende altamente da comunicação e confiança com o time. Todos os papéis dos integrantes da equipe devem estar bem alinhados, e a união faz a força. A possibilidade de receber ataques surpresas é iminente, e as estratégias que existem para se alcançar a vitória podem exigir a tomada de muitas decisões drásticas.

Somado a isso, temos um sério problema de comportamento dos jogadores nos servidores brasileiros. A situação é tão critica que a própria Riot vem adotando posturas cada vez mais rigorosas para lidar com os chamados “jogadores tóxicos”, desde a implantação de um “Manual de Bom Relacionamento” quanto a realizar um tribunal que analisa casos de jogadores reportados.

lol3

Um problema que pode interferir bastante na análise deste tribunal são os motivos. Às vezes acontecem situações, por exemplo, em que algum jogador não jogou tão bem quanto o time gostaria. Ou fez algum ataque que o outro teria feito de forma diferente. Resultado: o coitado acaba sendo reportado por “noobisse”. Desta forma, acumulam-se denúncias sobre jogadores inexperientes por parte de jogadores impacientes, para então retirar o foco sob as punições dos jogadores tóxicos.

lol4

Mas o que isso tem a ver com ARAM?

O perfil dos jogadores que se mantêm no modo ARAM é de players que querem aprender a jogar com campeões que eles não dominam. É um perfil mais descontraído, que procura se divertir com o jogo, e não acumular vitórias. Sendo assim, os jogadores mais competitivos tendem a frequentar as filas dos modos normal game e partidas ranqueadas. Como a seleção do personagem é aleatória, não acontece aquela briga para definir quem falou “mid” ou “top” durante a seleção de personagens. E, consequentemente, há uma grande satisfação quando acontece do jogador dar sorte e pegar algum personagem que ele já domina.

Além disso, uma partida no modo ARAM costuma ser mais rápida. Pode durar em média de 20 a 35 minutos, enquanto que uma partida no modo normal, quando não há surrender nos 20 minutos, pode demorar de 45 minutos a uma hora.

Como jogadora, devo dizer que atualmente tenho visto muitos outros players que simplesmente pararam de frequentar as filas de normal game para se divertir no modo ARAM. Já conheci jogadores muito legais e fiz equipes bem redondas para outras partidas dentro do modo ARAM. Tenho a minha conta há mais de 3 anos, mas também conheço vários players novos que só gostaram de jogar League of Legends por causa do modo ARAM.

Sendo assim, recomendo aos jogadores casuais a conhecer o modo ARAM de League of Legends. Vocês logo perceberão que neste modo de jogo o clima é muito mais tranquilo e amigável, a experiência é proveitosa da mesma forma, e ainda por cima, há poros!

Poros são pequenos bichinhos que moram em Howling Abyss, onde há um role-play de campanha de alimentação destes bichinhos. Cada player inicia sua partida com um biscoito, que quando dado ao poro, além de fazer com que o bichinho cresça de tamanho (e te ame imensamente), te forneça pontos de XP. Mas cuidado! Se você se esconder em um arbusto com um biscoito, você corre o risco de ter a sua posição denunciada por um poro faminto!

lol5

Observação: existem alguns campeões que possuem destaque por serem muito bons no ARAM. Sona, Lux, Teemo, Kennen, Amumu são campeões que eu absolutamente ADORO quando caem para mim!

 

Perfil da Reader of War:

carol

Nome: Carolina Carvalho

Nick: Fofyx

Idade: 25 anos

Onde mora: Goiânia-GO

Profissão: Psicóloga e Game Designer

Hobbies: Games, desenhar, cuidar do meu cachorro (Luke Skywalker), acompanhar séries, filmes e animes.

 

———————————————–

Para participar da coluna, basta enviar um texto por email para contato@girlsofwar.com.br com o título “Coluna Readers of War”. Não se esqueça de mandar um perfil (como o da Carol acima), uma foto sua e, se quiser, o link de divulgação de algum trabalho que tiver ligado a games. Aí nós iremos avaliar e, se tudo estiver direitinho, publicaremos. ^^

 

Bebs
Share on Tumblr
Feed do Post
5 Comentários em "[Readers of War] Por que jogar o modo ARAM de League of Legends"
  1. 11/08/2014

    Não sei se digo saudade da coluna ou da Bebs! hehehe

    Mas sobre a coluna, muito legal saber que o LoL agora tem um modo para “noobs”… acho que vou dar uma testado no jogo. Já joguei Dota1 e depois nada mais no estilo, o tal do jogador novato sofre nesses jogos.

    Parabéns pela matéria, muito boa.

  2. Sputnik
    11/08/2014

    ARAM é o modo casual e divertido que SEMPRE vai gerar boas risadas com os amigos. Atualmente é o modo de jogo que mais jogo. Além disso, ele te dá a oportunidade de experimentar novas builds e combinações diferentes (e improvisadas), que é muito importante para os modos competitivos. Conhecer bem os itens e os bônus que eles dão ao seu personagem não adianta muito se você não souber como, quando, e contra quem usá-los. Enfim, bem legal sua abordagem sobre o tema, Carol (posso te chamar assim? xD). Por favor, poste mais vezes :D

  3. Jester
    11/08/2014

    Ultimamente só jogo aram pra divertir mesmo, muita gente chata no normal, principalmente adolescentes viciados, q começaram a jogar há pouco tempo e ficaram bons e viciados, mas são extremamente chatos e estressados.

  4. 11/08/2014

    Eu ainda acho que, se você quer realmente aprender a jogar moba (e acho que isso vale pra qualquer game online) é criar coragem e partir para os jogos principais. Por mais que você crie confiança em um outro modo, quando você partir para o modo principal os trolls vão continuar lá. Mas é bom ver que a Riot está criando maneiras de melhorar o jeito HUEBR dos players.

  5. Renan
    04/02/2015

    Jogo LoL desde o beta, havia parado de jogar lol no final da season 3, agora voltei e me deparo com tudo diferente, sem contar que agora existem trinkets, diferentes formas de jogabilidade na selva onde eu mais jogava, e muitas novas mecânicas, que tornaram o jogo bem desinteressante pra mim. Aí eu entro no ARAM e percebo que a pegada descontraída desse modo juntamente com a rapidez é exatamente o que eu queria no jogo. Justamente por não ter mais paciência de reaprender tudo pra voltar pra rankeds e etc… Ou seja, me divirto 20x mais num Howling Abyss do que num Summoner’s Rift…

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.