PSN fora… e agora?

Tags: ena, encontro nes archive, jogatina, jogo em turma, PlayStation 3, PSN

PSN fora, TODOS CHORA! (PSN da Clá não conectando T_T)

Por Clarice dos Santos

Depois do “pequeno incidente” na Sony, que a fez deixar a PSN fora do ar por causa de um ataque aos servidores, muitos devem ter se perguntado: “E agora? Com quem vou jogar? Não tem graça jogar sozinho(a)”. Vou lhes perguntar uma coisinha: e quando não dava para jogar online, o que vocês faziam? Lembram?

Quando eu era pequena não ia na casa dos outros e ninguém vinha na minha jogar, mas sei que nessa época era comum a molecada se reunir e ir na casa de um da turma que tinha algum videogame mais novo (ou talvez não) para passar o dia jogando. Meu namorado contou que ele fazia isso DIRETO.

Não vou reclamar da PSN nem da LIVE, já que graças a “elas” consigo jogar com meus amigos que moram longe, mas sou adepa da ideia de que reunir a turma pra jogar é BEM mais divertido. Aquela gritaria, a festa de quando alguém ganha um round em um jogo de luta, o sustinho do seu amigo metido a machão ao jogar algum survival horror, ver tudo isso ao vivo é insubstituível! Não posso esquecer também dos Arcades (Fliperamas)! Sempre tinha aquela competição de quem era o mais fodão, e ficada a molecada toda em volta vendo uma disputa acirrada de Street Fighter ou KoF, com direito a torcida e tudo.

Enquanto a PSN não volta, pegue seu Mortal Kombat recém-comprado, pegue uma porcarias no mercado pra levar pra comer (sem engordurar o controle, PELO AMOR DE DEUS), junte uma galera que ainda não teve a felicidade de por as mãozinhas no jogo e aproveite! Por mais que seja divertido jogar online, nada substitui os xingamentos e zoações ao vivo, sem falar no passeio (balada, whatever) que pode rolar depois que todo mundo já ficou de saco cheio de TANTO jogar.

Pra quem também gosta de reunião, alguns fóruns organizam encontros para que seus membros possam levar suas coleção, realizar venda e troca de jogos, assim como dá pra todo mundo jogar um pouquinho de tudo, dar risada, curtir os comes & bebes e colocar a conversa em dia, sem que seja atrás de um monitor. Já participei de um ENCONTRO NES ARCHIVE (Fórum Nes Archive, sobre NES e outros consoles antigos) e foi MUITO BOM!

Saudade da negada… snif. Em alguns vídeos eu apareço um pouco.

O que vocês preferem: jogar online ou ao vivo com alguém?

OBS: Tá… só temos que tomar cuidado com algumas coisinhas a jogar com alguém:

Clarice dos Santos
Share on Tumblr
Feed do Post
37 Comentários em "PSN fora… e agora?"
  1. Benih
    29/04/2011

    TV de 14″ e Sonic Wings com a rapeize…isso que era diversão *-*

    Na boa, gosto de jogar online…mas nada é tão gratificante quanto marcar aquele campeonato na casa de um amigo…até a epoca do PS2 isso ainda era irado…apartir do PS3 perdeu toda a graça…toda vez q juntamos pra jogar um FIFA ou algo multiplayer, a graça da coisa vai embora em 5 min =/…até o vleho Super Star Soccer (deluuuxxx!!!) era melhor ;/

    • 29/04/2011

      Agora de vez em quando eu e o meu namorado combinamos de ir na casa de algum amigo nosso que tem PS3 e quer ver um jogo que nós temos, e reunimos o resto da turma pra ir jogar também. ^^
      Da última vez levei Marvel VS Capcom 3. Lindo dimais!!
      *-*

    • Jhun
      29/04/2011

      Uma das melhores partidas do Super Star Soccer da minha vida foi qdo tínhamos nossos 16 anos e a rapaziada combinou de jogar coma seguinte regra: um gol 2 dedos de cachaça. KKKKKKKKKKKKKK

      Tempos que não voltam…

      • Benih
        29/04/2011

        Super Star Soccer era épico. ambém faziamos coisa parecida com bomberman 4…caraca, o dono de uma playhouse aqui ficava tremendamente puuuto quando algm ganhava dele…aí ja viu, né? Agente jogava de graça até ele detonar agente kkkkkkkk

  2. Jhun
    29/04/2011

    Realmente vc levantou uma questão mt interessante Cla. Tem muita gente que so joga online atualmente.

    Jogo online qse todo dia mas não deixaria de me reunir com a galera qse todo fds pra jogar um Ultimate Mortal Kombat aqui no SNES por nada. Sempre é bom ter estar com as pessoas ao vivo. Mas que eu ficaria fulo se o Steam saísse do ar eu ficaria. =/ Espero q a Sony consiga resolver a situação o mais rápido possível.

    Mas só pra deixar claro, vc pode jogar Banco Imobiliário (Monopoly) online sim, mas a diversão é roubar dinheiro do seu amigo qdo ele vai ao banheiro. o/

  3. 29/04/2011

    Tinha que ser no Ceará pra falar “Mãhn” e ainda perder a paciência com o outro dando um tapa na cara do nada (tenho um amigo que conhece um cara que é amigo desses caras do video).
    Se você me pergunta se eu prefiro jogar online ou pessoalmente PESSOALMENTE É MIL VEZES MELHOR! Nada melhor do que ver a cara do seu amigo indignado depois de perder 10 rounds contra você no Soul Calibur (Huhuhuhuhuhuhuh eu já fiz isso!), também da gritaria e alegria que estar do lado dos amigos do que a frieza de jogar online snifff ;-;
    Acho que jogar online é bom quando você esta sozinho e não tem opção nenhuma de se reunir com alguem para jogar.
    Ultimamente eu tenho jogado muito Uno no cursinho, e apesar de ser um jogo de cartas e não um video game, jogar com uma galera tem me rendido umas boas risadas.

    • Yan Paulo
      02/05/2011

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk
      “DÁ CARRIN NÃO MAH!!!!!”
      Eu falo “mãhn”, mas uma vez eu vi num ônibus um cara falando no celular que exagerava na dose! No final de cada frase tinha um “mah”. Até parecia que “mah” tava substituindo “câmbio” em uma daquelas conversa por rádio em filmes xD

      E é isso aí: VG ou não, se reunir pra jogar algo é sempre melhor o/

  4. Vandrei
    30/04/2011

    Superstar Soccer sempre será um clássico do Multiplayer. Acho que o maior problema da PSN ter ficar fora é para quem tem FPS ou jogos com 1 jogador. Aqui em casa eu tenho o Killzone 2, Bad Company 2 e Uncharted 1. No meu caso o jeito é ir na casa dos amigos e botar um emulador e se divertir, mas quem tem jogos para 2 ou mais jogadores locais, está a salvo.

    Depois desse blackout na PSN, vou aproveitar que o PES 2011 foi reajustado para R$99,00 e adquirir uma cópia hehehe.

  5. Carlos
    30/04/2011

    Dá carrim não Má!
    OLD BUT GOLD =D

  6. 30/04/2011

    Sempre faço isso aos finais de semana, só que o mais engraçado é que eu me divirto muito com a demo do mortal kombat enquanto não pegar minha cópia vou fazer isso.
    E o melhor é que tenho uma amiga que joga junto, mas ela tem LER/Tendinite (sei lá o q) e não consegue jogar direito.
    Daí ela fala assim:
    Rafa vamo joga, mas sem magia hein, só na porrada.
    é muito engraçado.

  7. Gilberto
    30/04/2011

    Quando eu era criança, eu tinha muito tempo pra poder jogar, e as reuniões pra curtir snes eram o máximo. Porém agora o tempo ja passa a ser problema, principalmente pela distancia das casas. Antes era só atravessar a rua, agora eu preciso pegar meu carro e rodar 25km pra chegar na casa de um amigo mais perto. A PSN nesse ponto é ótimo, me possibilita jogar com meus amigos semanalmente. Agora nos reunimos pelo menos umas 4 ou 5 vezes por ano, aí sim estamos falando de diversão de verdade! Apelidamos esses encontros de Nerd Weekend, onde normalmente começa no sábado atarde e só termina no domingo depois do almoço. O ultimo foi o mais engraçado, cada um com seu Ps3 na mochila e sua televisão debaixo do braço, momento que deveria ser filmado.

    Mas enfim,

    acredito que a Psn ou a Live deixam os jogadores que estão distantes, mais próximos, isso é jogar online.

  8. Hélio
    30/04/2011

    Esse caso com a PSN de fato foi muita negligência da Sony, q nem sequer usou de criptografia para proteger os dados da rede. Mas tenho visto muito alarmismo em sites e fóruns por aí, flamers fazendo a festa dizendo q nem existitrá um PS4 e por aí vai. Não é bem por aí, o q eu acho q pode acontecer é a rede online da Sony ter q ser completamente modificada e reestruturada. A Sony tbm pode vir a pagar altas indenizações aos consumidores, mas com certeza eles não são bobos e já dispoem de advogados cuidando do caso. Mas o PS4 não deixará de existir pelo simples motivo de q existem franquias exclusivas q muitos amam e não irão querer trocar de console só pq a rede online foi desabilitada. Eu não troco MGS4, GOW 3 e GT5 por nada na caixa, mesmo gostando de Gears e Halo.

  9. Rodrigo
    30/04/2011

    Apesar de, assim como a Vivi, ser essencialmente um single player, não desmereço de forma alguma a jogatina online. Eu pessoalmente prefiro jogar sozinho ou quando fazemos aquelas reuniões nerds de sempre, mas não curto muito jogar online não, apesar de reconhecer a praticidade da coisa.
    Pra mim, simplesmente não é tão divertido sem as zuações, brincadeiras e xingamentos que são proporcionados por um grupo de amigos. Toda aquela junk food, piadinhas sem graça e extrema bagunça e barulho são responsáveis pelas horas de jogo mais divertidas na vida de um gamer. haha. Pra quem gosta dessa brincadeira toda ache que vale muito a pena sair da comodidade da psn e da live de vez enquando – já que infelizmente, não se pode fazer isso com a frequência que desejamos – para rever os amigos e se divertir bastante.
    Pessoalmente, essa queda da psn não me afetou em quase nada, to aqui de boa na lagoa platinando meu Castlevania, então realmente nem senti falta. Mas sei que muita gente sentiu, principalmente por começar toda essa história logo num feriadão (que azar!). Enfim, to torcendo pra a psn voltar logo a ativa e todos viverem felizes para sempre ;D

    Ah, e btw, ótima matéria como sempre :)
    parabéns

  10. Angelo
    30/04/2011

    Que saudades!
    Jogar online veio como um paliativo para nós da geração 8/16 bits que estávamos acostumados a ir a casa de algum colega depois do colégio para ficar jogando até a nossa mãe ir buscar-nos com o chinelo na mão ou a mãe do coleguinha expulsar-nos educadamente de sua casa!
    O online veio para nós que depois de velhos ,trabalhamos e estudamos o dia inteiro, fomos morar longe dos nossos camaradas que curtem uma jogatina.. mas basta entrar numa party da xbox live para começar a zoação toda de novo. Uma pena não ser sempre mais presencial como era antigamente. =/
    Eu realmente não conheço nenhum adolescente de hoje em dia, mas a vida deles de gamer deve ser muito forever alone … nem devem existir mais aqueles boatos que um primo de um amigo do vizinho viu em uma revista gringa.

  11. Joanilson
    30/04/2011

    A PSN faz falta sim,mas não estou morrendo por isso não.Sou um gamer solitário e tem uma porrada de gente(não gamers)que se convidam para jogar aqui em ksa.Mas,sinceramente,não gosto de jogar com não gamers.Desculpe se isso parece ser falta de humildade,mas não há a menor graça de se jogar contra pessoas q estão vendo certo game pela primeira vez;vira uma aula e não uma competição entre duas pessoas.Jogar com não gamers,pra mim,só se for co-op,aí é até legal.

    Meu grande lance é pegar games de ação,aventura,tiro e jogar só mesmo.Portanto,o multiplayer nem faz tanta falta assim.Se bem que tava tarado no Super Street Fighter IV online…

    PSN ID: joanilsongamer

  12. mah
    30/04/2011

    Eu, particularmente, nunca tive problemas com isso. Quando era menor, o pessoal vinha aqui em casa e tal, mas isso ficou pra trás. Depois, passei um boooom tempo da minha vida jogando apenas no single player, porque meus irmão maior nunca gostou muito dos gêneros que eu gostava (detesto futebol e jogos de ‘guerra’).

    Mas, depois, minha irmã começou a se interessar eventualmente pelos jogos. Ela adora jogar SSFIV comigo e com meu irmão menor. =D

    O único problema de jogar com eles é que eu sou uma pessoa extremamente revoltada e estressada. Sério, tem vezes, que eu não aceito perder. Se eu vou perdendo múltiplas vezes, começo a xingar deus e o mundo, hahahaha. Nunca perguntei, mas acho que isso incomoda. @_@

    Enfim, apesar de jogar online ser bom de vez em quando, não é uma coisa que me faz tanta falta assim. Poooorém, acho muito mais “frio” você jogar com um amigo que está lá aonde judas perdeu as botas. Na minha opinião, a diversão é muito mais garantida no “ao vivo”.

    • 30/04/2011

      Meu irmão não joga comigo por causa disso. Quando eu era pequena eu ficava MUITO brava, aí ele se irritava e não joga até hoje. Agora eu sou mais relax…rs.

      • Hélio
        30/04/2011

        Coitado! rsrsrrs xD

      • Yan Paulo
        02/05/2011

        aushaushuashaushaushau
        Credo! Esse cara aí deve ser da família do Piccolo, que vai ficando com veia saltada na testa xD
        Também tem um amigo meu que é muuuito engraçado ver ele quase arrancando os cabelos quando aparece alguém pra dar uma surra nele em jogos de luta!

    • Benih
      30/04/2011

      Eu já sou o diferente:

      JOgando com a galera, se eu perder eu fico de boa e me preparo pra uma revanche…agora jogando single ou online, meus vizinhos até se assustam kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Antes de ontem mesmo eu tava jogando Battlefield Play4Free, um maldito me matou 3 vezes, aí eu dei mó berro aki ‘féeelaaa da p***. Vo mete meu rifle no seu **, seu malditoooooo D:’

      Minha mãe veio, ‘que isso?? que aconteceu??? Meu Deeeus!’ kkkkk

  13. ^-darkthunder "Paula" bloodymoon
    30/04/2011

    HÁ. NÃO TE DISSE QUE ATÉ AS CONTAS DO MALUF SÃO MAIS SEGURAS QUE A PSN?!?!?! *caixista mode off*

    Sem querer invocar o ódio de Kratos, mas sempre fui meio um pé atrás nessa história de Live e PSN (partilho da mesma opinião que vc, Clá…). Sempre perferi os xingamentos de todos ao meu lado do que um simples texto na tela (não vi esse sistema o suficiente par tirar nenhuma conclusão). Nunca me vi jogando com o vizinho online… Exceto talvez quando ele viaja XD

    Agora vamos ver se a nova geração aprendeu com as anteriores a se desconectarem e terem alguém do lado fisicamente na mesma vibe que vc…

    [Se tem um ponto positivo, cito só um dessas redes online: alguns games que não são lançados em forma física e são disponibilizados nelas, tipo LIMBO e Scott Pilgrim]

  14. Thiago (Spectrumframer)
    30/04/2011

    Se a gente não tirou umas partidas na PSN antes, com certeza não é agora que vamos tirar.
    SHAME ON YOU, GIRLS! hahaha

    Brincadeira.
    Já voltei das férias muvucando :D

  15. tiagoDEATH
    30/04/2011

    cá para mim e muitas gente ja tá a suspeitar que o ataque á playstation foi tudo culpa do BILL GATE contratou esses gajos `anonimous´ para atacar a playstation network para eles terem prejuiso porque eles são rivais e nao se dão bem. pelo que vi dizia que ja ia nos 24 mil milhoes isso á 3 dias que vi já pode ter aumentado. comprei o socom 4 na quinta-feira passada dia 21 para jogar online e ja o passei offline 5 vezes ao final em campanha e ja so me falta 3 trofeus que é so ganhos online o que é bueda stressante esperar muito tempo.

  16. Thyago
    01/05/2011

    Jogatina com o pessoal realmente não tem preço. Diachos, o que motiva todo mundo a jogar quando é criança é justamente o fato de poder jogar na presença dos amigos, poder fazer um coop no Contra ou até mesmo o velho e bom “quem morrer passa o controle” é algo que nenhum online consegue emular.

    Agora, o chato e quando você tá na minha situação, em que praticamente ninguem que seja seu amigo gosta de games como você gosta e, pra dar aquela cereja no bolo, o game tem um online que vale muito a pena.

    No meu caso, se trata de Demon’s Souls. O que me fez eu REALMENTE me viciar neste game foi o online gente. Hell, um game em que o online e o single player são integrados daquela forma é muito dificil e o que torna o jogo tão único, além de vários outros fatores, é o online dele.

    E bem, eu tou sem poder terminar Demon’s Souls por dois motivos no momento. Primeiro, que sem o online e sem poder chamar alguem pra ajudar, o game fica bem dificil (nao impossivel, mas mais dificil). Segundo porque fica tao sem graça jogar e nao ter as poças de sangue de outros jogadores e as mensagens que eles deixam (a maioria são sacanas e me arrancam uma risada sempre – You thoutgh that this was a tip, didn’t you?)

    E terceiro, bem… eu tou pra enfrentar o terceiro boss da Tower of Latria. E bem… eu não faço isto sem a PSN voltar. Quem chegou nessa parte sabe do que eu tou falando.

    Enfim, interessante o quanto o online pra gente hoje faz falta num videogame, enquanto que antigamente a gente se perguntava se realmente precisava disso XD

  17. 01/05/2011

    Mano lembro de jogar Quake 2 PSX em uma TV de 14″ com multi tap e tela divida em 4 e quatro nego gritando “Maldita BFG” OU “Maldita Railgun”.
    bons tempos acreditem ou não.
    anyway é raro eu jogar online mesmo, bem que gostaria mais, mas tenho que trabalhar né.

    • William
      02/05/2011

      CARACA,eu adorava jogar Quake 2,eu sempre quis um Multi-Tap mas nunca consegui um,então o jeito era revezar,eu jogava com o meu tio 5 anos mais velho mas levava um coro,até eu consegui a Rail Gun que a gente chamava de “Laser”

  18. 01/05/2011

    Prefiro jogar sozinho mesmo. XD

  19. Flávio
    01/05/2011

    Como não sou fã de jogar online, minha Live serve pra atualizar games hehe, essa pane nem faria efeito pra mim. Mas enfim, eu ainda junto a turma pra jogar, claro que menos vezes, pois é dificil achar todos disponiveis, agora que a maioria trabalha estuda e talz. Mas sexta passada mesmo levei meu xbox na casa de um amigo e passamos o dia jogando Tekken 6, Mortal Kombat e Marvel vs Capcom 3. É muito foda, a gente se diverte demais!!!!

  20. tiagoDEATH
    01/05/2011

    ei THYAGO o boss que tás a falar do DEMON´S SOULS é o OLD MONK´S certo esse boss é muito facil tendo a espada NORTHREGALIA ou mesmo com outra como a MAKOTO so nao podes deixa-lo xegar muito perto porque ele luta com os punhos e lança um poder que se te desviares na hora certa é muito facil, faze-mos assim tendo uma espada pesada basta deixar ele chegar a 3 metros de ti e das o golpe de R2 que é o golpe forte e assim vais continuando fazendo isso. nao faças como eu que uma vez tinha comigo cerca de 5 milhões de almas e ja tinha morrido mas ia recupera-las ao locar onde morri e tava online a jogar e sem querer escorregou-me o analogico do dedo e caí a um precepicio e lá se foi as almas todas,se fores do level aproximado de 212 adiciona-me ´tiagodeath´ na PSN e eu te ajudo ate porque ja passei 13 vezes esse jogo ao final e ate te posso dar a tal sagrada espada NORTHREGALIA que e a fuzão da espada do rei OLD KING com a espado do FALSE KING porque tenho muitas, esse jogo antes de passar a primeira vez ao final é muito facil de pis dobra a dificuldade cada vez que passa ao fim.

    • Thyago
      01/05/2011

      …urgh, ler isto foi um terror.

      Meu caro, eu só vou jogar quanto o online voltar pq eu quero que o Old Monk seja um outro jogador da PSN.

      Sim, em Demon’s Souls você pode ser o Boss final na Tower of Latria se você deixar um Soul Sign. E sinceramente, depois de eu ler como ele é no modo offline, agora que eu espero a PSN voltar mesmo.

      Eu mesmo já fui um Boss na Tower of Latria que matou um pobre aventureiro que achava que com uma Scimitar e um dodge roll ia conseguir me matar, hahaha.

  21. Mih
    01/05/2011

    Apesar de preferir jogar em single player,me amarro num co-op e em campeonatos no melhor estilo “quem morrer passa o controle” ^^

    [off topic]
    Gente,boa notícia:
    http://jogos.uol.com.br/ultnot/multi/2011/05/01/psn-volta-nesta-semana-usuarios-ganharao-ps-plus.jhtm

  22. Douglas psn id team_piracicaba
    02/05/2011

    ‘Quem morrer passa o controle ‘ é uma frase que me tras lembranças , Hoje em dia nao é mais como antigamente… claro é bem mais legal uma galera em casa comendo porcarias e jogando videogame nada se compara a isso …
    Mas todo mundo cresceu e sumiu , amigos que estao trabalhando muito ou se mudaram ,oque faz as pessoas a se aproximar mesmo estando distantes é o online , principalmente para min que gosto muito de jogos desafiadores , gosto muito de lutas e fps e esses 2 generos é chato jogar com a maquina … luta offline ninguem merece fps contra a maquina ninguem merece … psn volta logo pois nao consigo fazer nada sem ela :P , quero jogar MAG com 256 players :( com o clan , quero meu MK9 que ainda nao chegou … offline ja joguei oque tinha que jogar .

  23. JPB
    02/05/2011

    Tô besta que no primeiro videozinho dos NES Archives, aos 0:24 toca uma versão 8-bit de “Tédio” do Biquini Cavadão…

    Na verdade não deve ser, mas é ASSUSTADORAMENTE parecido com

    “Sentado no meu quarto
    O tempo vôa
    Lá fora a vida passa
    E eu aqui à tôa
    Eu já tentei de tudo
    Mas não tenho remédio..”

  24. Yan Paulo
    02/05/2011

    Hahh, jogos multiplayer eu costumo mais jogar é local mesmo! Online só como segunta alternativa…
    Vocês não fazem idéia do quanto eu já não me diverti só com a DEMO do MK (pobre é osso ^^)!
    Nada substitui você ouvir os xingamentos e acusações do tipo “Para de hackear, pô! Essa &@#$% fica bugando e assim não tem como eu ganhar mesmo!!!!” e a gente morrendo de vontade de rir.
    Outra coisa muito legal também é jogar jogos cooperativos com 3 ou 4 pessoas (local). Seja qual for o jogo, sempre é MUITO divertido mesmo!

  25. Comentarista Free Lancer
    04/05/2011

    Tenho saudade também dessa “negada” , tipo , eu não postava NADA sobre Nes , mas mesmo assim a turma era super gente boa e bem educada comigo . Ganhei até uns presentes legais dos amigos secretos que participei. heheh

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.