Profissões Gamers: Coordenador de Projetos

Tags: coordenador de projetos, desenvolvimento de games, game design, jynx playware, profissões gamers

Artistas conceituais, game designers, programadores, compositores de trilhas sonoras, animadores… Produzir um game envolve profissionais de diversas áreas, cada um desenvolvendo partes específicas do projeto. Para organizar o fluxo de trabalho e garantir que todas as partes “casem”, resultando num produto coeso e que atenda o objetivo proposto, entra o Coordenador de Projetos. Esta é a profissão da segunda convidada da coluna Profissões Gamers, Camila Carvalho, da desenvolvedora pernambucana Jynx Playware. Como costumo dizer, são vários os caminhos para entrar no mercado gamer e a Camila veio compartilhar o dela. Vamos conhecer?

– O que te levou a seguir sua carreira? Sempre pensou em trabalhar nisso ou aconteceu por acidente?

Na verdade aconteceu por acaso. Eu não sabia que existiam empresas de jogos em Recife, logo, quando estava no 6º período do curso de Administração (2007) e vi um cartaz de uma vaga de estágio no financeiro da Jynx Playware, me surpreendi. Uma amiga minha até disse “Camila é a sua cara!!”. Não pensei duas vezes e me candidatei à vaga. Até então, trabalhar na indústria de jogos, para mim era só um sonho que eu achava beeem distante de acontecer.

– Qual caminho precisou trilhar, acadêmica e profissionalmente, para chegar onde está?

Eu sou formada em Adminstração de Empresas (2008) e MBA em Finanças e Controladoria (2010). Até aí, nada a ver com produção de jogos propriamente dita. Até sete meses atrás eu trabalhava como Gerente Financeira, mas morrendo de vontade de estar no meio da produção. Depois de decidir que eu queria mudar de área de todo jeito, comecei a estudar mais a fundo, tentar definir o que exatamente eu queria fazer. Já havia feito diversos cursos oferecidos pela própria Jynx, como Game Design e Gerenciamento de Projetos, e participei de concursos de game concept da Gamasutra, tendo me destacado em dois: The Way of Music e Claus: The Company. Até que, finalmente, meu esforço foi recompensado com uma oportunidade de trabalhar como Coordenadora de Projetos, que é hoje o cargo que ocupo na Jynx Playware.

– Como é a profissão? E o mercado na sua área?

Fazer com que o objetivo do projeto seja cumprido. É basicamente isso. hehehe Na Jynx, trabalhamos majoritariamente com serviços, ou seja, com jogos desenvolvidos para atender uma demanda de clientes externos. Então, se por exemplo, um cliente precisa de um jogo para cumprir com o objetivo de sua campanha de marketing, estamos lá para fazer acontecer! Por conta de limitações de tempo e recursos, nossos jogos precisam ser desenvolvidos em períodos muito curtos e qualquer errinho no planejamento ou na execução deve ser evitado.

Na área de gerenciamento de projetos, existem certificações importantes como o PMP e a CAPM oferecidas pelo PMI (Project Management Institute) que conferem um ótimo diferencial para o profissional.

– Quais as dificuldades e vantagens que passou/teve por ser mulher num meio ainda, em sua maioria, masculino? (Nota da Bebs: As dicas da Camila valem para todo mundo, mas, aproveitando que ela é mulher, resolvi incluir esta pergunta para ajudar outras meninas que acham que o mercado gamer é mais difícil para o sexo feminino.)

Nunca senti nenhum tipo de dificuldade ou discriminação por ser mulher. Eu diria que mulheres têm mais tato para lidar com pessoas e homens são mais práticos e isso, de vez em quando, acaba gerando alguns conflitos, mas como atualmente 45% da Jynx é composta por mulheres, equilibramos isso bem. O que eu percebo é que apesar de o ambiente ser bem misto, com pessoas com vários tipos de gostos e interesses, sempre encontramos nossos pontos de interseção e isso, ao meu ver, é o conceito de família.

***********************************************************************************

Jynx está no meu ♥ desde que a Camila e a Valeska (que também estará aqui na Profissões Gamers) participaram da coluna Sobre Mulheres e Games. Sério, entrem no site da empresa e vejam que trabalhos lindos eles produzem. ^^

– Clique aqui para acessar o site da Jynx Playware

– Clique aqui para acessar o Facebook da Jynx Playware

PS: A imagem do Xenosaga que abre o post é apenas para enfeitar.

Bebs
Share on Tumblr
Feed do Post
11 Comentários em "Profissões Gamers: Coordenador de Projetos"
  1. leandro(leon belmont) alves
    20/09/2011

    Caramba! as meninas do Gow Entrevistando uma programadora do meu estado, que honra!

  2. The Punisher
    20/09/2011

    Sempre legais essas entrevistas com os(as) proffissionais da área, muito bom Bebs!

    PS.: Jynx só me faz lembrar daquele/daquela (sei lá que é aquilo) do Pokémon.

  3. Pedro Tobit
    20/09/2011

    Ficou muito legal a matéria. Parabéns! Estou terminando o MBA em gerênciamento de pojetos e ecomendo o curso, por bem dinâmico e aplicável em várias áreas.

  4. Shinobi-kun
    22/09/2011

    E viva Hellcife! E viva Chico Science! E viva a Torre Malacoff!!
    Estou surpreso por ver aqui uma entrevista com uma conterrania, apesar de termos um dos polos de informatica e ser um dos maiores em desenvolvimento de games ;D

    Por sinal, estou adorando essas materias sobre desenvolvimento, especialmente as entrevistas, mas posso dar uma sugestão? Designer de fases e gerente de localização (okz, foram duas, mas “eu vim pra confundir” .-.)

  5. Leandro (Cotoba)
    22/09/2011

    Que legal, nem sei por onde começar para trabalhar com isso, gostaria mesmo de trabalhar na área de criação, mas nem sei por onde começar, as vezes penso que estou velho pra começar a fazer um curso do tipo.

  6. 22/09/2011

    Gostei muito da entrevista com a Camila e concordo 100% com ela em relação às diferenças entre homens e mulheres gerentes de projeto. Realmente, as mulheres tem mais tato, mais “humanidade”.

  7. Lucas (Mangá)
    22/09/2011

    Aii Bebs queria ver um “post/entrevista” sobre Gamer Disgner na questão de “desenhista”

  8. valeska
    22/09/2011

    Aiiii, que orgulho da minha coordenadora! ^^
    Trabalhar com pessoas apaixonadas pelo que fazem é algo fantástico.
    Muito legal ver a trajetória de Camila. Espero que a entrevista sirva de inspiração para novos talentos. =D

  9. Careca
    22/09/2011

    Só pra salientar que eu apresentei o blog pra elas heim!

    Abraço do Game Designer! o/

  10. 23/09/2011

    Aii, ADORO essa coluna aqui no GoW
    Eu ainda tô estudando pra prestar o vestibular e tenho muito interesse na área porque dentre meus hobbies a única coisa que eu acho que sentiria prazer em trabalhar seria com games, daí é, tenho muito interesse MESMO!

  11. 27/09/2011

    Meninas da Jynx! Alto astral ehheheh ^.^

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.