Panela velha é que faz comida boa!

Tags: clássicos, mister games, museu, museu do videogame

Por Clarice dos Santos

Tudo bem, não vou negar: quando o PlayStation – seguido do PS2 e PS3 – e o XBox surgiram, todos ficamos super empolgados por causa dos jogos que poderiam ser lançados para esses consoles e também com a belíssima qualidade dos gráficos.

Semana passada ouvi de uma amiga minha que ela está muito interessada em comprar um Game Cube: eu e o meu namorado achamos o máximo, mas ela achou que estava “regredindo”.

 

 

 

Qual o problema de regredir?*^^* Claro, Playstation 3 tem muitos jogos lindos, o 360 nem se fala, mas qual foi a última vez que você, caro leitor, jogou Super Mario World do nosso amado SNES? Ou até mesmo o Street Fighter II do mesmo console? Sinceramente, quero passar longe de Street Fighter IV – espero queimar a minha língua! – até mesmo porque prefiro mil vezes o Street Fighter II original do SNES, com aquele pingado de personagens e já me divertia muito.

 

Ontem mesmo peguei um CLÁSSICO do Sega Genesis para jogar no meu computador, o Castle of Illusion: eu sei, é estranho ler isso de uma gamer hardcore, mas sabem quando dá aquela saudade repentina e quando você vai ver já está na terceira fase do jogo? Foi aí que bateu aquela saudade de quando saía voando da escola pra minha casa, encontrava na mesinha da sala o SNES e o MegaDrive e ficava um tempão jogando Super Castlevania IV, Devil’s Crash – amo de paixão até hoje por sinal! -, Mortal Kombat, Street Fighter, Final Fight… Enfim, os jogaços da época.

Aonde quero chegar? Bom, não podemos negar: a jogabilidade atual é diferente, os gráficos esmagam os mesmos dos jogos antigos, trilha sonora então, sem comentários, mas devemos admitir: quem nunca sentiu falta de pegar um Final Fantasy do NES ou até mesmo do SNES pra jogar? Os Castlevanias não mudaram muito – com exceção dos lançados para N64 e PS2 – mas meu favorito é o Super Castlevania IV e também, por mais que falemos de Metal Gear Solid 4, experimentem jogar Metal Gear e Metal Gear 2 Solid Snake do MSX(ou se caso não tiverem emulador de MSX, pode ser no emulador de NES, que tem Metal Gear e Metal Gear 2: Snake’s Revenge – que não é considerado um jogo da série pelo Kojima, foi feito meio “por debaixo dos panos”…*RS*), ou até mesmo os jogos de Neo Geo, NES, Master System etc. Os jogos atuais são perfeitos, mas ainda assim os jogos que formaram quem somos, os jogos de nossa infância, ainda são os melhores – Golden Axe, Street Fighter II, Mortal Kombat, Final Fight, Fatal Fury, Castlevania, Metal Gear, Contra, Metal Slug etc – não importando quanta tecnologia adquirimos ao longo dos anos.

Até aqui podem ter os comentários:

– Mas como eu vou jogar num console antigo se o meu primeiro game foi um PlayStation?

Tudo bem, podemos recorrer a algum amigo que tenha uma coleção de consoles em casa, mas caso isso não seja possível podemos optar por uma outra – e ótima – opção: em Piracicaba (minha cidade xD~) existe o Museu do Videogame composto por: PONG, Super Famicom, Famicom, Neo Geo, Odyssey, Atari, Jaguar, entre outros. Segue abaixo uma reportagem que a EPTV de Campinas fez na loja Mr. Games do meu amigo Giovani sobre o Museu do Videogame.

Endereço do Museu do Videogame: Rua Boa Morte, 1588 – Centro de Piracicaba/SP. Não preciso nem dizer que eu vivo lá, não é?

Clarice dos Santos
Share on Tumblr
Feed do Post
23 Comentários em "Panela velha é que faz comida boa!"
  1. 30/07/2008

    É Clá, não é à toa que o Virtual Console está bombando! Eu vivo tirando poeira dos meus consoles antigos e mexendo em velhas roms!

  2. 30/07/2008

    Nossa

    tenho os emuladores no Pcs nostalgia pura

    Não me canso de jogar Chrono Trigger, Final Fantasy 3, terranigma, Ilussion og Gaia, Legend of mana, Shin Megami tensei e por ai vai.

    Os jogos antigos são muitos bons, até mais do que alguns atuais.

  3. 30/07/2008

    Muito bom, Clarice!
    Vou deixar aqui um destaque…

    “os jogos que formaram quem somos, os jogos de nossa infância, ainda são os melhores” – (SANTOS, C.: 2008}

    Ontem joguei Street Fighter II’ – Champion Edition no Kaillera com um amigo até as QUATRO da manhã.

  4. 30/07/2008

    Muita coincidência, eu estava jogando Castle of Ilusion antes de ontem, e ontem eu atravessei o World of Ilusion inteiro!
    Te juro que a cada fase eu suspirava de saudades, e milhares de lembranças vieram, de como eu e a minha irmã (que hoje odeia videogames) gostavamos de jogar juntas, apesar da irritação provocada quando uma acidentalmente acertava a outra com o efeito da magia, da trilha sonora, dos chefões que eu tinha medo, enfim.

    Também acabei jogando Alladin, que eu realmente amava. Agora eu pretendo jogar o Sonic original. Meu mega drive ainda funciona, mas estou jogando no emulador mesmo.

    E Clarice, te mato se você falar mal mais uma vez do Street Fighter IV.

  5. 30/07/2008

    Quanta agressividade Carla!!!
    :D

    O importante é se divertir! Quanto à jogar no emulador ou no console… Sei lá… Eu prefiro jogar em emulador mesmo… Até pq já não tenho mais nenhum dos meus consoles antigos… mas sinceramente? Não consigo jogar coisa antiga… Me dá um treco quando vejo um gráfico fraco… Por isso até joguei de lado meu Wii por muito tempo… Só voltei a jogar pq resolvi me conformar huahahuahu
    :D

    Mas dou força pra galera jogar os antigos! Até porque lá estavam os verdadeiros jogaços, uma vez que um jogo show tinha q se virar com um processador gráfico fraco, limitação de controle e de som… Então se conseguia passar bem por isso é pq o jogo realmente é bom!!!!
    :D

  6. Clarice dos Santos
    30/07/2008

    @Carlinha: Huahuauhauhauhauhauhauhauhuahahu!!
    Eu não falei mal do SF IV,só falei que quero distância!
    xD~

  7. 30/07/2008

    @ Clarice: hahaha eu sei Clá… Mas eu ainda te convenço a jogar uma partida comigo, você vai ver só hahah.
    E é bom ter divergências, nunca vai faltar assunto entre nós na mesa do bar haha.

  8. 30/07/2008

    Street Fighter IV é ridículo, tão original quanto um novo Mega Man. Mas que vai ser fantástico, ah, isso vai!!

  9. 30/07/2008

    Fiquei estarrecido com a ameaça de morte da Carla, mas tudo bem, acredito que você queira justificar o nome do blog no fim das contas.

    E estou de acordo com o mestre hadoukeniano acima: ainda que o Street Fighter IV pareça um SFII disfarçado, será fantástico.

  10. 30/07/2008

    Ah é tão legal jogar jogos antigos! Até hoje tenho meu Snes, e se dependesse de mim eu teria também meu Game & Watch, se não tivessem desmontado ele! =(

    Mas estou pedindo até pro meu namorado me dar o GameCube dele quando ele não quiser mais! Hehehehe!

  11. 31/07/2008

    *baixando um emulador de Genesis*

    *baixando Splatterhouse 3*

    :guess:

    Puxa… Eu comecei na época Atari… Dias perdidos em partidas de Frost Bite, River Raid, Enduro, Decathlon…

    Lembro agora da emoção de ouvir pela primeira vez o tema inicial de World of Illusion… De fechar Castle of Illusion no Master System, posteriormente no Mega Drive…

    E quando descobri Final Fantasy, direto no melhor [VI]?

    Colecionar revistas, ler resenhas sobre Golden Axe 3 e pirar nas imagens, Streets of Rage 3, Final Fight 3…

    E hoje, aos 23? Sonhar com remakes dignos de tais games nas atuais plataformas, pra unir o poder das novas gerações à nostalgia de gritar “Fechei esse jogo numa madrugada de 1998!!!”.

    Ótimo post. :)

  12. Bruna Torres
    31/07/2008

    Eu tenho um jogo aqui que são 30 jogos de atari em 1!!!!

    é mto bom!!!

  13. Wellington Ramos
    31/07/2008

    Pois é, vira e mexe jogo algum game antigo… mes passado joguei flashback e world of ilusion do emulador do mega
    E dos jogos que saiu para DS, os que jogo muito é space invaders e arkanoid…

    Meu sonho é comprar os 2 sonic collection que saiu para o game cube, o collection do mega man e do mega man x

  14. Vinhas
    31/07/2008

    Meninas,

    Postei uma mensagem na área “The Girls”, por favor, vejam e entrem em contato caso haja interesse.

    Estou no aguardo.

  15. 31/07/2008

    Segunda-feira minha namorada e eu zeramos o Super Mario World. Tenho pena de quem acompanha somente a geraćão PS2 em diante, pois nunca vão se divertir tanto quanto nós, que somos da geraćão Atari (eu, pelo menos).
    As vezes vão alguns amigos em casa e ficam tirando sarro de mim por estar com o Mega Drive ou o N64 ligados sendo que tenho o X360. Eles simplesmente não entendem…

  16. AndreYin
    01/08/2008

    HAHA também to jogando Castle of Illusion, mas no PSP XD

    Eu não acredito que eu tenha conseguido virar esse jogo no hard quando era pequeno, difícil pra caramba !! x___x”

    Fico no savestate, que vergonha =x

  17. 01/08/2008

    A panela velha fazia e ainda faz comida boa. As panelas novas também.

    É tudo uma questão de apetite…e crítica…porque tem bastante porcaria feita por ambas as panelas.

    Seja 8-bit com trilha sonora midi ou com texturas foto-realistas e a orquestra sinfônica de Budapeste, a narrativa e a jogabilidade sempre se adaptam.

  18. 02/08/2008

    Caramba, esse post me fez lembrar das tardes que eu passava jogando Golden Axe e Sonic no Mega Drive! Bons tempos…

  19. Pati Mira
    02/08/2008

    É verdade! :)
    Peguei Toe Jam & Earl e tb Lemmings! Putz, foi o mesmo vício do passado! :D
    Jogo bom é jogo SEMPRE bom! :)

  20. fernando
    02/08/2008

    legal, pura nostalgia, eu tenho um mini museu aqui em casa tbém, neo geo aes, neo geo pocket, varios game watchs, atari completo com nota fiscal.pc engine, virtual boy, mas os meus preferidos são nes e famicom. tenho ps2 para jogar winning eleven. esse é o meu museu.

  21. Giovani
    10/08/2008

    Muito legal Clá, obrigado por divulgar minha coleção hehehehe, gosto muito dela, quem conheçe o passado, aprecia melhor o presente, os videogames, como tudo em tecnologia, nos dão a impressão que chagaram no limite, mas é sempre assim, quando eu joguei o Monaco GP e Golden Axe do Mega Drive, nós diziamos ” Putz, não dá pra ficar melhor que isso.”, depois com os jogos de PS2 tambem, eu ouvi milhares de vezes essa frase hehehehe, bom é evoluir sem esquecer de como chagamos até aqui. Parabéns pelo blog. Um abraço.

  22. 03/03/2009

    […]  Tendo problemas em escrever ditados populares? A Clarice ensina como é que se fala. […]

  23. 04/03/2009

    Clarice, que privilégio ter um museu de vídeo games na cidade heim? Fiquei babando de inveja aqui *-*

    Outra, não sei porque, mas eu prefiro 100x os jogos antigos do meu SNES do que os jogos que saem hoje em dia. Antigamente eu chegava em casa do colégio e passava horas e horas jogando, sem me importar com o tempo ou se ia me divertir ou não. Hoje em dia, confesso, fico relutando pra começar um jogo que exija uma certa dedicação porque sei que nao sao tao divertidos quanto eram antigamente…

    Acho que sofro da síndrome do retrogamer :S

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.