Nossas impressões da Brasil Comic Con 2014

Tags: BCC, Beakman, Brasil Comic Con, comic con, Cosplays, Elvira, Evento, família lima, HQs, Jiraya, quadrinhos, Sylvester McCoy, Yaya

Brasil-Comic-Con1

O sonho de termos no Brasil um evento aos moldes da San Diego Comic Con pode estar chegando cada vez mais perto – ainda que a passos de formiga, mas com certa vontade sim. Só neste ano temos duas convenções dedicadas a quadrinhos e mídia televisiva. E nos dias 15 e 16 deste mês de novembro, tivemos a honra de participar da Brasil Comic Con, realizado no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo.

O local

Antes de comentar das atrações, vamos primeiro falar um pouco do local onde aconteceu a feira. Minha principal reclamação, aliás, é sobre a localização. Infelizmente o Centro de Eventos Pro Magno era um tanto quanto longe de qualquer ponto de referência conhecido – e especialmente longe de um metrô ou terminal de ônibus, como qualquer paulista gosta. Então para as pessoas que vinham de outros estados, se perderem no meio do trajeto levou apenas dois tempos. Eu mesma, que moro na capital paulista tive certa dificuldade pra chegar lá (e pra ir embora também).

De qualquer forma, a BCC tomou dois andares do prédio médico e possuía ainda um espaço externo, próximo à entrada, repleto de food trucks. Essa espécie de refeitório improvisado foi um dos pontos altos, porque além da variedade de comidas e de preços acessíveis, a área era ampla e com os carros estavam bem distribuídos. Dado isto, não havia sequer necessidade de se preocupar em arrumar lugar para sentar.

Dentro do espaço onde ocorreu de fato o evento, havia pleno espaço para caminhar, fazer comprar, tirar fotos, dançar, correr… É, isso mesmo. Não vem muito ao caso, mas eu esperava que o evento enchesse muito mais de pessoas. E não estou reclamando disso, mas depois de presenciar o inferno na terra em outros eventos, foi um pouco estranho ter tanta liberdade para se locomover. Enfim!

Havia diversos estandes vendendo coleções de quadrinhos (nacionais e importados) a preço de banana, e havia também raridades que custavam o olho da cara, como não poderia deixar de ser. Sebos, editoras e lojas marcaram presença para garantir que o público pudesse levar qualquer lembrança do evento que lhe agradasse. Havia também vendas de itens referentes a seriados televisivos, videogames e animes e mangás.

Além de tudo isso, havia banheiros civilizados (rs), área para videogames e para diversas atrações específicas, como por exemplo, uma exibição de diferentes coleções de Lego, os icônicos carros Mach 5 e Batmovel, o Banco Bradesco promovendo ações temáticas de quadrinhos e oferecendo fotos instantâneas, e muito mais!

O que teve de bom?

O evento em si reuniu mais de 17 ilustradores e quadrinistas, que inclusive, estavam muito bem acomodados em um espaço reservado para que pudessem sentar, atender a quem passasse por suas devidas mesas, assinar autógrafos e/ou tirar fotos e claro, expor seus trabalhos. Foi muito gratificante vê-los tão bem dispostos e em um habitat quase que natural, conversando com aspirantes da indústria ou fãs de seus trabalhos. E o melhor de tudo: não era preciso conversar com assessor ou agente! Era só chegar e bater papo. Amei!

Dentre os ilustradores e quadrinistas de destaque, estão Mike Deodato Jr. (Marvel Comics), Arthur Suydam (O Rei dos Zumbis), Pasquale Del Vecchio (TEX) e Ed Benes (DC Comics).

Das atrações internacionais se apresentaram o David Gorder, produtor dos filmes de X-Men, Paul Zaloom, o Beakman de O Mundo de Beakman; Takumi Tsutsui, o ator que interpretou Jiraya, O Incrível Ninja; e, por fim, Sylvester McCoy, o Sétimo Doutor da série Doctor Who () e o Mago Radagast de O Hobbit. Todos eles tiveram um painel em determinado horário, onde falaram um pouco de suas carreiras e responderam às duvidas da platéia.

Para completar a grade, houve ainda desfiles e apresentações de cosplays da etapa BC4 (Brasil Comic Con Cosplay Contest), um painel sobre O Corvo com o criador da série James O’Barr, e shows do Yudi Tamashiro (com direito ao próprio ator do Jiraya no palco fazendo participação!) e Família Lima. E isso não foi tudo, tiveram ainda diversos outros painéis e bate-papos com o público com a participação de convidados, sites, podcasters, ilustradores, jornalistas e muito mais.

Sylvester McCoy

Durante o evento, conseguimos assistir ao painel do Sétimo Doutor. McCoy se comportou o tempo inteiro com integridade e acima de tudo, com alegria. Mostrou porque mereceu papeis tão importantes na mídia televisiva não apenas pela sua jovialidade, mas especialmente pela sua paixão.

O ator, sempre muito brincalhão, comentou como foi ganhar o concorridíssimo papel de Doutor em sua época, onde concorreu com mais de 2 mil pessoas, e entre estes, estavam inclusive o seu leiteiro. “Obviamente eu parei de tomar o leite dele depois de ter sido escolhido”, brincou.

Curiosidades dos sets de filmagens também foram reveladas. McCoy revelou, por exemplo, que boa parte das cenas eram filmadas apenas uma vez, agregando mais emoção às atuações. “Tínhamos apenas uma chance para gravar e às vezes eu me sentia lutando na Segunda Guerra Mundial”.

Por fim, McCoy respondeu perguntas do público, comentando algumas polêmicas que surgiram na oitava temporada na série atual, e ele inclusive até mesmo respondeu uma pergunta minha! Quando o questionei sobre a possibilidade do Doutor se regenerar como uma Time Lady, quis saber dele quem ele escolheria para o papel se pudesse selecionar uma atriz. Engraçadinho como só ele pode ser , ele respondeu com firmeza e certa malicia: “Marylin Monroe”. rs

Atrações canceladas (e porque não devemos condenar o evento por isso)

Dizem por aí que o evento perdeu muito do publico por conta dos convidados internacionais que cancelaram de última hora, tal como a atriz que interpretou a Elvira, A Rainha das Trevas, e a cosplayer internacional Yaya. Bom, aqui vai uma opinião totalmente pessoal:

Não se pode condenar o evento por causa de uma intervenção pessoal ou até mesmo desorganização na agenda dos convidados. Não se sabe ao certo o que levou a Cassandra Peterson (Elvira) ou a Yaya a cancelarem a vinda. Pode ter sido problema de saúde até e a gente não sabe. Eu não as condenaria.

elvira

yaya

“Ah, mas Jejé, o problema foi que isso aconteceu faltando praticamente uma semana pro evento começar!”. Sim, eu entendo. O ator Alfonso Ribeiro, o Carlton da série “Um Maluco no Pedaço” já havia cancelado sua vinda muitos meses da data do evento por conta de ter sido convidado para o reality Dancing With the Stars (E QUE MERECIDAMENTE VENCEU INCLUSIVE! <3). O cancelamento da Yaya e da Elvira aconteceu bem em cima do evento começar, sim. Mas, paciência! Eles são estrelas internacionais, e acima de tudo, seres humanos. Têm seus problemas pra resolver também, família e especialmente, vida profissional BEM agitada.

Eu entendo perfeitamente bem a frustração dos fãs, em especial daqueles que viriam de outros estados para contemplar seus ídolos, mas esta não será a única oportunidade que eles terão. Esta é a segunda edição da Brasil Comic Con, e para quem não se lembra, no ano passado, era apenas um evento que aconteceu dentro de outra convenção (o Anime Friends).

Neste ano, com a independência conquistada, um grande progresso já foi feito. E já existe previsão para uma nova edição no próximo ano. Resta aguardar as novidades e torcer para que nossos atores/atrizes prediletos venham nos visitar!

E vocês, o que acharam? Alguém mais aí foi no evento? Deixem suas impressões nos comentários também!

See you, space cowboy…

Jessica Pinheiro
Share on Tumblr
Feed do Post
2 Comentários em "Nossas impressões da Brasil Comic Con 2014"
  1. 04/12/2014

    Oi Jé! Eu estive lá também, acho que foi no sábado e concordo com todos os pontos. O local foi péssimo e até mesmo a entrada era difícil de achar. Tbm achei estranho estar um tanto vazio, tinha muuuuuito espaço sobrando. Acho que se rolar da yamato fazer mais um deve sair melhor, afinal os primeiros AFs tbm não foram lá essas coisas. xD

    • Jessica Pinheiro
      04/12/2014

      Concordo contigo. Eu curti o evento, mas pode melhorar ainda mais! ;)
      PS.: Vai na CCXP?

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.