Mulheres… Vamos à luta! Cadê minha shotgun?

Tags: Chun-Li, frag dolls, gamer girls, lara croft, meninas gamers, meryl

Girls on charge!

Por Vivi Werneck

Que as meninas estão conquistando o seu espaço no mundo dos games, antes dominados por um conglomerado de cuecas, não é mais novidade. É uma árdua batalha que travamos todos os dias contra o preconceito que alguns caras (com medo de perder para uma “calcinha”) ainda tem em relação a meninas no comando de um joystick (meninos que pensaram besteira agora serão empalados! uuiii… rss).

Algumas produtoras, tentando dar uma “feminilizada” em alguns games, lançaram personagens como Chun-Li (Street Fighter), Lara Croft (Tomb Rider), Meryl (Metal Gear Solid), entre outras, mas… O que a maioria dessas personagens tem em comum? Um chiclete de nitroglicerina para quem adivinhar!!! A resposta é simples: peitões, bocões, bundões, um monte de “ões” agrupados em corpos milimetradamente desenhados para despertar as mais bizarras fantasias até nos jogadores mais tímidos…

O vídeo abaixo mostra uma coletânea de personagens femininos em games. A maioria delas, é claro, pertencentes à escola de samba “Unidos do Silicone”. rss…

Pois é, mulher como personagem de game, salvo algumas poderosas exceções, AINDA está fadada ou a ser a pobre camponesa de nobre coração (que vai todos os dias ao bosque recolher lenha) que será salva por um herói overpower ou então será uma dessas personagens que já possuem air-bag acoplado.

Mas voltando à parte das meninas jogando games, assisti uma matéria bem legal que uma rede de televisão fez com umas gamers girls aqui no Brasil. Lá fora, as meninas do Frag Dolls também colocam muito marmanjo no chinelo! Vale a pena dar uma olhadinha!

PS: cuidado ao mastigar o chiclete! Hehehe… (Eu ouvi alguma explosão???)

Vivi Werneck
Share on Tumblr
Feed do Post
44 Comentários em "Mulheres… Vamos à luta! Cadê minha shotgun?"
  1. Master Kim
    28/01/2009

    Sobre personagens femininos nos games, nao tem mais preconceito nao. Hoje em dia muitas séries famosas sao protagonizadas por mulheres, como Resident Evil, Tomb Raider, Metroid, o vindouro Byonetta e etc. Tem até FPS que se joga com mulher. Jogos de lutas então, estão repletos de lutadoras (sem contar DoA). Mas sempre terá as donzelas para serem resgatadas. afinal, toda mulher gosta de ser salva.

    Entretanto, elas sempre serão turbinas, com o popozão com tudo em cima e lábios carnudos. Elas só perderão essas características, quando fizerem um jogo onde o protagonista masculino for gordo, baixinho e careca.

    Agora, sobre preconceito com as jogadoras, acredito que grande parte dele vem das próprias mulheres que acham que jogos são coisa de homens (meninos vagabundos). Eu por exemplo, conheci poucas mulheres que jogam e era muito ocasionalmente. Eu ia adorar jogar SF, KoF com uma mulher e nao ia importar de perder não (se ela for melhor que eu, claro).

  2. Nicola
    28/01/2009

    Mulheres q jogam não são novidades, quando minha ex resolvia tomar conta do meu cube era io dia inteiro jogando, difícil é achar uma q goste d F1, eu nunca achei.

  3. Timóteo
    28/01/2009

    Da mesma forma que as personagens femininas são sempre O conceito de beleza, os masculinos seguem o mesmo modelo.

    Eu não lembro de nenhum jogo onde o personagem principal fosse a feiura em pessoa. Mesmo os de sombrevivencia em meio a hordas de zumbi, eles sempre estão prontos pra sair bem na foto ehhe.

  4. 28/01/2009

    E o mario ?
    Gordo, baixinho, bigode tiuzão asqueiroso e num duvido que o boné seja pra esconder um inicio de careca ! xD

  5. Nicola
    28/01/2009

    ahaha, bme lembrado do Mario.

  6. Demys Brito
    28/01/2009

    Personagens masculinos conceitos de beleza?
    Que tal esses:
    Mário, Chuck Rock, Yo Noid, Luigi, Raziel (Soul Reaver), Gilius Thunderhead (Golden Axe), Joe & Mac, Larry (Leisure Suit Larry: Magna Cum Laude) e por aí vai…

  7. 28/01/2009

    Bom, pelo o que eu me lembre, o primeiro personagem feminino que não era uam donzela em perifo, e nem uma volptuosa mulher feita apenas para sustentar as vontades onanistas dos jogadores, foi a Samus Aran, lá em 1986 (nossa, quase 23 anos). Inclusive, ela conserva essa imagem quase que intacta até hoje (por isso que sou fã incondicional da série).

    Concordo com o Master Kim quando ele diz que esse esteriótipo de personagens femininos está aos poucos acabando. E quanto a jogadoras, isso também está mudando, graças em boa parte ao Nintendo DS (e também ao Wii).

  8. 28/01/2009

    Po legal cade vez mais meninas GAMERs mas eu ainda nao conheci pessoalmente nenhuma meninas que gostace se games.

  9. 28/01/2009

    “Bruninha num momento de descontração” Hummmmmm

    realmente iaihahioahioahiohiaohioahiahioahioihoahia

    Vou meter bala em vc vivi!!!!

    Bem, sobre o post… como dizia um grande filósofo amigo meu, chamado Pablo Donatello, o universo gamer está deixando de ser uma massa cinza metal-gear e está se transformando em uma massa roxo-calcinha!

    xD

  10. Murilo
    28/01/2009

    @Rebeca
    O mais engraçado são os comentários do pessoal. Alguém soltou essa “pérola”: “The eyes are way too Asian”.

    na minha opinião, a Faith original, mais realista ficou 1000 vezes melhor…e nossa…olhando o site q vc postou, impressionante…isso levantou uma p*** discussão por lá…

    mas legal a materia..cada vez mais gente jogando…cada vez mais os jogos se tornando populares..
    ontem no onibus em sampa, na volta do trampo, por causa da chuva o transito estava totalmente parado ( “adoro” SP … ) e eu estava no onibus com uma amiga..do trampo…
    e tipo assim… ela voltou mais da metade da viagem jogando no meu celular, mulher…jogo..celular…i was quite impressive…rsrs

    ps: que milagre…até agora não apareceu ninguem falando: “queremos vcs no levelgamer” … ehehe…aff >.<

    cya

  11. Murilo
    28/01/2009

    ops..
    quite impressed…….kkkkkkkkkkk

  12. 28/01/2009

    Didier, nada de spoilers ¬¬”

    E que continuemos a ter mais e mais meninas jogando, tem uma série no youtube que é a Sadie’s Gaming Infection, que é uma menina que é gamer desde picototinha (que nem eu :3) e ela grava as análises dela de games e coloca no youtube.

    Ainda é difícil ENCONTRAR uma mulher gamer por aí, e a Internet, para mim, só mostrou até agora que essas mulheres não mora no ceará ç_ç

  13. Khronny
    28/01/2009

    @Rebeca, não é a toa que a Faith é a personagem de videogame mais bonita que eu conheço!!! Lara Croft pra mim é ridícula perto da Faith (tá certo que eu nunca gostei da Lara aeuhaeuhaeuae)

    Olha, quanto a mulheres jogando videogame nada contra meeeeesmo, tem tanta mulher melhor que eu em tanta coisa, então qual seria o problema ser melhor que eu em videogame também? Agora o meu problema é mulheres DENTRO do videogame. Eu não consigo gostar de jogos com mulheres como protagonistas. Acho que é aquela questão de se identificar com o personagem, daí não rola aquela quimica e acabp nem curtindo direito os jogos. Acho que é por isso que nunca curti Tomb Raider, nunca me interessei por Heavenly Sword e também não pretendo jogar Bayonetta.
    Não que não deva ter jogos com protagonistas mulheres, acho que as meninas preferem pelo mesmo motivo que eu não curto, por se identificarem com os personagens, mais que eu não curto, eu não curto mesmo =\

  14. 28/01/2009

    O Earl (amigo do Toe Jam) é um gordo careca =D

    @Thyago
    Olha teu avatar … vc assuta meninas gamers xD
    hehehe
    “ha ! sacaneeei ai !” =P

    @Rebeca
    Não esqueça da Jade do Beyong Good & Evil =3

    E tambem tem a Samus, como falaram … apesar dela ter aparecido de bikini desde os jogos do nes e se mostrado uma siliconada nas versões 3d … ela continua sendo mais legal quando ta mais coberta que uma afegã pra aparencia não “atrapalhar”
    http://yukilefay.deviantart.com/art/Samus-blaster-cannon-110948444
    http://yukilefay.deviantart.com/gallery/#Metroid

    E a zelda ganha um bonus pela versão Sheik (apesar q até ai .. teve o super princess peach e os infames poderes de tpm =P)
    O q me lembra da midna … que tem algo parecido com a samus …

    E eu sempre voto que o kirby na verdade é A kirby xD

  15. Vivi Werneck
    28/01/2009

    @Didier

    Seu último comentário foi excluído porque tinha spoiler!!!

  16. Vivi Werneck
    28/01/2009

    @Khronny

    Concordo com vc nessa questão da identificação. No meu caso, adoro quando o game te dá a opção de jogar com um personagem feminino tb. Melhor ainda, é quando se pode personaliza-lo como em Oblivion (hail!) e Fallout 3, por exemplo.

  17. 28/01/2009

    O que falaram da Faith é verdade mesmo. Também achei ótimo que a desenharam como uma garota comum, e não uma siliconada.

    @ Khronny

    Nem mesmo a série Metroid? Nem mesmo Super Metroid???

    @ Rebeca

    Na verdade na versão do NES ela só aparecia no final do jogo assim (acho que era para mostrar a todos os jogadores na época que era de fato uma mulher). Embora eu reconheça que nas versões 3D deram uma siliconada nela.

    Mas ela sempre será lembrada por mim como uma caçadora de recompensas que come alienígenas no café da manhã, tal qual a Tenente Ripley. XD

  18. 28/01/2009

    @Platy, q nada, meu avatar é um ímã de mulher, não vê como a Vivi é caidinha por mim?
    *apanha de machado, motosserra, Minigun…*

  19. 28/01/2009

    A Jade e a Samus são as únicas protagonistas femininas que eu realmente gostei até hj. A Jade tem uma personaglidade forte pra caramba (jah isso deixado claro durante o game) e a Samus foi a primeira protagonista mulher que é caçadora de recompensas! Caramba, não existe nada mais BADASS do que um caçador de recompensas! Só um pirata supera isso! 8D

  20. 28/01/2009

    E eu comprei HOJE o Mirror’s Edge.
    Ainda não joguei, jah que meu 360 tah na sala e agora é hora do BBB ¬¬~

  21. Emarx
    29/01/2009

    A princesa Zelda não é siliconada nem nada, e também não é só a princesa a ser resgatada, vide Twilight Princess onde pra mim é a verdadeira Zelda.

  22. 29/01/2009

    Sempre prefiro personagens femininas nos jogos, o que é raro de se ter nos jogos de hoje. É tudo um Cliche, cara marombados a la Rambo e salvadores do mundo.
    Po, quem dera se eu namora-se uma menina gamer, sempre tive algumas que odiava a chegar no ponto de eu escolher entre ela e o VG e aquelas que levanta o controle para fazer o personagem pular ou virar o controle de lado para ver se o carro dobra (e olha que não tenho Wii).

  23. 29/01/2009

    Eu me identifico com o Marcus Phoenix, de Gears of War 8D~
    Fala sério, aquele cara tem uma presença que até Chuck Norris o cumprimentaria.

  24. Khronny
    29/01/2009

    @Rebeca
    Nossa que memória eauhaeuhae comentei sim, mais acho que foi no GoLuck e não aqui. Normalmente ninguém presta atenção em comentários babacas do tipo daquele meu eauhaeuhaeuheauhae Não é que eu tenha uma preferência por orientais, é mais pra uma quedinha eauhaeuheauhea

    @Vivi
    Então, eu não gosto muito também de personagem customizaveis também porque eles me parecem muito genéricos. Tipo de que adianta se escolher até a posição do nariz do personagem se a história é sempre a mesma? Não que eu não gosto de jogos tipo Hellgate London ou Fallout, mais se você pegar The Witcher é muito mais interessante porque o Geralt tem a história dele, não é um vault boy ou girl (viu, o sexo nem faz diferença!!!) qualquer que resolve ir atrás do pai, é um caçador de demônios que perdeu sua memória, você jogando sooa muito mais como um livro onde o personagem tem seu background e o porque de tudo acontecer. Talvez eu não tenha sido muito claro (até eu to ficando confuso com o que eu to escrendo eauhaeuae) mais é mais ou menos como eu sinto em relação a isso.

    @Adney
    Cara, eu nunca joguei nenhum metroid!!! Talvez seje legal, mais pra mim foi uma puta surpresa quando eu descobri que o que tava de baixo da armadura era uma mulher!!!

  25. 29/01/2009

    Personagens geralmente seguem um padrão
    Homens – Decididos, salvadores da pátria, lideres, fortes e machões

    Mulheres – Bonitas, gostosas e as vezes decididas

    o por quê disso?
    Simples, se o personagem fosse nerd, magricela e feio(EU) ou nerd, gordinho e feio, ninguém ia gostar deles, tá bom, algumas pessoas até poderiam gostar, mas não chamariam tanto a atenção como um miss anabolizantes ou uma siliconada

  26. 29/01/2009

    Ozaki sou a mesma coisa cara o magelo mais alto da turma mas em conhecimento GAMER e guerras ninguem me supera la na turma sou o rei do jogos de Guerra o que quando chega o pessoal fala:
    P#@! com o Didier nao vale assim ele nunca vai perder em numero de morte nao da para reversar o controle mas agora devo tar inferrujado to a algumas semanas sem jogar CoD4 se brincar eu vou acabar sendo derrotado melhor treinar nesses dias quando zerar Fallout 3.

  27. 29/01/2009

    Existem muitos personagens que parecem pessoas normais tipo Issac(Dead Space) ou em Replubic Comand que é um dos melhores games que fizeram de Star Wars.

  28. 29/01/2009

    Seria interessante um personagem que nem eu, com limitações físicas, como não conseguir atirar usando uma calibre 12(fiquei com o braço ardendo durante uma semana, 12 nunca mais na minha vida)

    Resident Evil Outbreak é uma prova disso, deveria mostrar pessoas comuns e o que me mostra é:
    Kevin – que é a cara do Tom Cruise
    David- que é a cara do Brad Pitt
    Alisson – que é a cara da Nicole Kidman

    Nerds magricelas também sobrevivem a zumbis!

    @Rebeca
    Gordon Freeman é único…

  29. 29/01/2009

    @Khronny

    é o q dizem … os grandes plot twists foram a samus sendo uma mulher e a bridget não sendo xD

  30. moedinha
    29/01/2009

    Bem, este post está excelente! Achei engraçada a ideia de uma revolução das mulheres (?), nos games. xD

    So, girls like ‘em big?

    :)

  31. 29/01/2009

    @moedinha (hehehe…)

    Pois é, já é uma realidade que ocupamos de vez nosso lugar no mundo dos games, aceitem os homens (?) ou não! rsrsrs…

    Girls like ‘em big??? Sim!!! Especialmente se forem shotguns, rifles ou bazucas para fazer verdadeiros estragos em homens (?) que ousem tirar onda com a gente! hauahuahuahauahuahaaaa….

    :P

  32. Fabiana Tavares
    29/01/2009

    Adorei a escola de samba Unidos do Silicone… ahuahuhauhauh só vc mesma Vivi.

  33. 29/01/2009

    Girls like ‘em big …. mas como garotas não tem por o que compensar … os homens ainda gostam mais de coisas grandes (cloud e sephiroth que o digam) xD

  34. PH!
    30/01/2009

    @Platy
    As espadas grandes devem ser pra compensar a falta de outra coisa…

  35. 30/01/2009

    Genteeeem, sem ser chata mas já sendo… calcinha não tem cedilha :P
    De resto, concordo. A identificação das moças com personagens de jogos acontece de forma diferente do que acontece com os rapazes. Por isso, se funciona colocar um cara fortão e musculoso, pode não funcionar colocar uma peituda. Mas taí um monte de jogo tipo WoW que é mais igualitário nessas representações. Sinal dos tempos.

  36. 30/01/2009

    Alessandraa!!
    Seja bem-vinda ao nosso humilde blog!!
    ^_^
    E obrigada pelo toque! Liga não,mas de vez em quando damos esses “delizes” ^^
    Apareça sempre =D

  37. Ruston
    31/01/2009

    Putz, passo só alguns dias sem visitar o blog e vejo que já tenho um monte de posts para ler. É bom ver que ele está bem movimentado e a todo vapor…

    Sempre apreciei jogar com personagens femininos. Sempre que um jogo oferece a opção de escolher o sexo, eu escolho o feminino (foi assim em Fallout 3, em Mass Effect e em muitos outros jogos). De fato, me identifico muito com personagens femininos.

    Não tenho nada contra peitos e bundas grandes, afinal, o que importa é o conteúdo. Esse é um dos motivos que me faz gostar de personagens como Lara Croft (e sim, ela é mais do que simplesmente peitos e bunda grandes). Toby Gard, o criador de Lara, disse certa vez que não gostou quando a Eidos decidiu lhe dar curvas generosas demais e aumentar seus peitos, pois ele não queria que ela se tornasse simplesmente uma espécie de sex symbol.

    Acho interessante a iniciativa da DICE de fazer uma personagem marcante e realista. Por outro lado, ainda não joguei Mirror’s Edge pra valer, portanto não posso falar muito a respeito. E sim, eu acho Faith bonita sim.

    Outra coisa: a aparência de um(a) personagem é influenciada pela temática que o jogo possui. Afinal, seria legal se Marcus fenix tivesse a cara de Renato Aragão e o porte físico de Woody Allen ?????????????

  38. aurelio
    03/03/2009

    A verdadeira conquista da mulher no mundo dos games não deveria ser refletida em personagens femininas menos siliconadas ou tão overpower quanto as personagens masculinas, mas por uma influência maior da feminilidade dentro dos jogos. Como na vida real, o que tornaria o mundo menos machista não é apenas ter mulheres em cargos de controle, competindo com os homens ou até mesmo tentando ser como eles, mas fazer com que a feminilidade ganhe espaço e os valores femininos sejam respeitados. Não sei se me entendem… Tipo, é diferente você ter uma chefe na empresa que só consegue ser respeitada por agir como uma “mulher macha” e estar num lugar (numa hipotética sociedade) onde ser chamado de mulherzinha é elogio :D

    Ter mais personagens femininas em jogos de luta, por exemplo, é um avanço, mas jogos de luta ainda são essencialmente masculinos, como os jogos de futebol, de tiro, etc. Não estou sendo preconceituoso, sei que a mulher é um ser tão compreensivo e versátil que consegue gostar desses tipos de jogos também, a questão é que as empresas desevolvedoras de jogos sempre estiveram muito mais preocupadas em agradar um público masculino o que fez com que as garotas se afastassem. Agora as coisas estão mudando, e quanto mais rápido elas se aproximarem e conquistarem seu espaço melhor. Só assim, talvez, os gamers comecem a usar desodorante. :D

  39. helison gomes
    26/08/2009

    as mulheres jogam bem!!!!!!!!!!!

  40. Daniele
    16/11/2010

    Eu particularmente amo jogos, especialmente de luta e RPG. No momento estou jogando Def Jam , e fico toda animada nas partes que posso lutar usando uma das personagens femininas rsrsrs, e no caso delas , elas são bem mais comuns, até pq são inspiradas em mulheres mesmo.

    MAs minha favorita (apesar de não ser a protagonista) , é uma bem turbinada (que no caso tbm não me faz diferença pois tbm sou) é a Tifa do final VII , aquela la é d++++++ .

    E espero mais jogos com personagens femininos. ADORRRROOOOOOO

  41. 20/10/2011

    “pobre camponesa de nobre coração (que vai todos os dias ao bosque recolher lenha)” UHAUAHAUAAHAU WTF? eu vi isso pela primeira vez no twitter, mas nunca entendi de onde tiraram isso, alguém me explica?

    • CPR
      20/10/2011

      Do Chapolin, no episódio da bruxa Baratuxa. Parangaricutirimirruaro xD

      • 20/10/2011

        pena que eu não lembro nada desse episódio XDDD valeu pela explicação

  42. Thiago (Spectrumframer)
    20/10/2011

    NUUUUUSSSSSSA que coisa mais linda akela menina da foto, cos braço de macho atrás dela…
    KEM É ELA? KEM É ELA??

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.