Luz, Câmera… Ação!!!

Tags: filmes, Games, making of, Max Payne, prince of persia, Resident Evil, Silent Hill, tomb raider, Zelda

Por Vivi Werneck

Lara Croft - Tomb RaiderTodos sabem o quanto é divertido passar horas, dias, anos, milênios, na frente de uma tela jogando o game que se ama! Melhor ainda é ele fazer tanto sucesso a ponto de ultrapassar os limites dos consoles e PCs e serem adaptados para o cinema. Tá certo que não é tão fácil fazer um filme de algum game e agradar aos fãs. Às vezes, ‘humanizar’ personagens do mundo virtual não dá muito certo e algumas besteiras são feitas.

Exemplo disso é o recente Max Payne: desculpe quem viu e gostou, mas eu achei decepcionante! Joguei os dois títulos da série e a única coisa que achei que ficou legal da adaptação foi o clima cinzento e sombrio do filme. Agora o que eram aquelas “Valquírias” voando? Enfim…

Aproveitando o gancho desse filme (?), Hollywood fará mais uma tentativa com a adaptação para a telona de Prince of Persia – Sands of the Time (Seja o que Deus quiser!). Dêem uma olhada num ‘making of’ desse filme e de outros logo abaixo:

Na minha singela opinião, alguns ‘games cinematográficos’ não fizeram tão feio assim. Um filme que eu adorei foi ‘Terror em Silent Hill’. Cara (sotaque carioca – só para enfatizar!), levei ótimos e divertidos sustos e quase enfartei quando o Pyramid Head apareceu! Quem já viu o DVD pôde perceber que a produção do filme deu um show. Fiquei impressionada ao descobrir que os monstros eram de ‘verdade’ e não somente computação gráfica. Vejam só uma parte da gravação da cena das enfermeiras psicóticas, já no final do longa:

É claro que eu não poderia esquecer da Overpower-Super-Kicking-Ass-Turbo Lara Croft, em Tomb Raider. Gostei do filme, apesar de achar que a Angelina Jolie só sabia fazer caras e bocas o tempo todo! (Nossa, vão me matar agora! rss). Mas calma… Depois de assistir o vídeo a seguir fui obrigada a morder a língua. Ela quase não usou dublês, até nas cenas mais ‘perigosas’.

Resident Evil… Outro game que me dá desespero de jogar até hoje! Odeio jogo de defunto! Não consigo me concentrar com um monte de zumbi querendo comer o meu cérebro! O próximo ‘behind the scenes’ é da seqüência ‘Extinction’. A Mila Jovovich arrasa!

Agora uma adaptação muito interessante e que achei por acaso. Não sei se alguém já viu. Uma produtora independente resolveu filmar Zelda! Isso mesmo! E com o personagem Link destro! Até que não parece ser tão ruim pelo trailer, apesar de ter achado o ator que faz o Link meio perdido em cena! É só esperar para ver…

Vivi Werneck
Share on Tumblr
Feed do Post
31 Comentários em "Luz, Câmera… Ação!!!"
  1. 04/12/2008

    Excelente postagem. Estava demorando uma postagem sobre filmes. Ainda bem que voces fizeram um favor á humanidade e não citaram Uwe Boll e suas perolas. Dos filmes que foram citados, o de Silent Hill foi o que estava mais fiel à formula da série, por ter elementos do jogo, mesmo em uma história nova. Não estou botando muita fé em Max Paine. Ainda não assisti e minha vontade de ver só diminui.
    Pra fechar pergunta: Quem ai viu o filme de super mário?

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

  2. 04/12/2008

    Ih, esqueci a virgula na pergunta. Perdão de novo.

  3. 04/12/2008

    Po nem se lembrou que Metal Gear Solid vai ter adaptaçao ate mesmo o Gear of War vai virar filme.

  4. 04/12/2008

    Eu vi parte do filme do Mario

  5. Vivi Werneck
    04/12/2008

    @Didier

    Pô dá um refresco! rsrsrs… Não dá para lembrar de todos! Agora que vc falou acabei de me lembrar da adaptação de DOOM. Me falaram tão mal dele que nem perdi o meu tempo em ver! huahauahuahaaa…

  6. 04/12/2008

    Silent Hill e Mortal Kombat, pra mim, foram a duas melhores adaptações já lançadas… pois o resto…huauhahuahuahua
    Vamos ver o Prince of Persia,como se sai!

  7. 04/12/2008

    Não é muito ruim não, ele é mais ou menos.Não é nehnuma perda de tempo.Outro exemplo é um the mutant alguma coisa, que é baseado em um RPG.

  8. Vivi Werneck
    04/12/2008

    @Clá

    Aé! Mortal Kombat! Tá vendo como não dá para lembrar de tudo!! hauhauaha…

  9. 04/12/2008

    @Vivi: mas creio que do Street Fighter vc não se eskeceu…
    *arrepia*aaaarrgh!!!que era aquilo?????

  10. 04/12/2008

    Depois vou colocar o link.
    O cara fez um podcast e em um episodio ele fala dos envolvidos no filme de Metal Gear Solid.

  11. 04/12/2008

    desculpem minha já conhecida indiscrição meninas, mas simplesmente achei MK uma verdadeira bostinha. Não do nível de Street Fighter, mas que o filme foi ruim, foi.
    Eu tava olhando dia desses no YouTube um review feito deste filme pelo Nostalgia Critic, e pitombas, ele tem a mesma opinião que eu!
    http://www.youtube.com/watch?v=52W_HIkxxNw

    E quanto ao filme do Prince, eu dou fé nele. caramba, tá baseado nas histórias que ressucitaram a franquia, o sands of time! Só será ruim se forem MUITO incompetentes com este filme.

  12. 04/12/2008

    @Clá

    Parei com o filme do Street Fighter depois que colocaram aquele baixinho e magricela do Raul Julia (Lembra do patriarca da Família Adams?) no papel do Mr. Bison!!! Que Deus o tenha!!! Mas que foi uma piada, ah se foi! hauhauaha….

  13. 04/12/2008

    raul julia fez o bison pq era algo que ele queria fazer pelos netos antes de partir desta para melhor…

  14. Daniel Macedo
    04/12/2008

    Texto legal!

    Quando me perguntam sobre filmes de jogos,Silent Hill me vem a cabeça por ser na minha opinião o melhor.Tomei uns sustos e o filme tem um estilo bem macabro,como no jogo,mas ainda não é maior que o jogo,rsrsr.

    O mal dos filmes de jogos,é que se vem na mente que será um “caça niquel” e é verdade,fazei o filme sem muita vontade,énsando apenas em lucrar com o nome.Nome não so de jogos,mas de outras coisas de nerds.

    Vai sair o filme de God of War,de Bioshock,de Metal gear(como disseram),do Gears of war,do street fighter e de outros que não me lembro.
    Mas um que tenho quase certeza que vai ser uma bomba,é o filme do Dragon Ball….Na minha opinião tem coisas que são impossiveis de se adaptar para os filmes.Quero ver como faram o clima tenso de MGS e as canastragens de Hideo Kojima…..Snake sera bem canastrão….

    Eu boto fê no novo Resident!Que vai ser todo em CGs!

  15. 04/12/2008

    filme do bioshock começa a ser produzido já no segundo semestre do ano que vem, pelo que eu ouvi falar por aí.
    assim como o prince, tem que ser muito incompetentes para cagar com este filme

  16. Daniel Macedo
    04/12/2008

    Com certeza,errar com Bioshock é coisa de estagiario….rsrsr.A historia do jogo é otima,assim como prince of persia.Ja tem um foco feito ali.

    Vai sair sim Rebeca,mas tambem nem sei o que esperar,logo imagino quem podera representar o Kratos….
    Mas mesmo sendo baseado na gracia antiga eu não boto fê,na verdade eu não gosto de filmes dessa época,hehe.
    Acho que o filme que digamos,mais chegou perto de God of war foi 300.O filme não tenha nada a ver com o jogo,mas tem uma atmosfera muito parecida,toda vez que vejo 300,God of war vem a cabeça.

  17. 04/12/2008

    Comentando apenas sobre o “Prince of Persia” e o suposto filme “Zelda”.

    O 1o pode ter boas chances no lançamento porque o roteirista, se não me engano, é o próprio Jordan Mechner que criou o primeiríssimo Prince of Persia e depois autou como consultor pro “Sands of Time”. Ele comentou em uma entrevista que sabe que toda hora que lida com um formato de mídia diferente (filme, jogo, HQ etc) na realidade cria uma nova obra apenas com base na idéia original e não tenta adaptar o que já foi criado para um novo formato. Você certamente não terá a mesma história dos jogos, mas esse pode ser um bom preço para se pagar por um *filme* muito melhor.

    Quanto ao “Zelda”, aquilo foi um “vídeo-piada” da IGN feito em 1o de abril desse ano. Se você reparar, a data de lançamento tá para 1o de Abril do ano que vem. No dia o vídeo ficou conhecido junto com aquele “Metal Gear Creed” em que o Old Snake usa roupa de Altair, a Jade Raymond faz charminho e o Kojima fala no final “Dijulaiquit?”

    :)

  18. 04/12/2008

    @Arthur Protasio

    Ahahaha… mas bem q um filme mesmo do Zelda seria interessante de se ver! ;^)

    OBS: eles pelo menos podeiam ter acertado a ‘mão’ do Link! rsrss…

  19. 04/12/2008

    Filmes do Zelda iria bater de frente a uma convenção do jogo: O Link teria que falar. Fanboys ao ataque!
    Com certeza, quando mencionaram um filme com o Kratos, um nome veio na cabeça de todos: Vin Diesel. Putz, esse cara é sinonimo de personagem careca. Prova disso é que ele havia sido chamado para fazer Hitman.
    Prince of Pérsia é um caso à parte, pois percebe pelas imagens e o trailer que eles estão tendo um cuidado especial com a franquia. Afinal, o cara que fez o primeiro PoP está no meio da produção, assim como o Hideo Kojima que está elaborando o roteiro para o filme do Snake.

  20. 04/12/2008

    Hmm, não me lembro de 1 único filme sobre games que tenha gostado… não assisti muitos tambem, alguns fui “obrigado” por estar acompanhado – Max Payne foi um exemplo, que m@#$ de filme sem pé nem cabeça :D – e eu joguei Max Payne I e II no PC, lembro bem da história, o filme não tem 1/10 dos atrativos do jogo – que tem uma história muito boa, contada por quadrinhos em aquarela. O filme já começou errado pela atriz “pivete” do “That´s 70´s Show” que foi escolhida pra fazer a MONA.

    Talvez pelo publico ser mais de molecada mesmo, os produtores/diretores abusem de clichês nesses filmes, “secam o sangue” pra entrar numa censura mais baixa e fica aquela beleza… meu gosto de filmes não tem mesmo nada a ver com o de games.

  21. 04/12/2008

    Legais… também achei o MK a melhor adaptação!
    Bom… mas será que esse Zelda é verdade?
    Anos atrás eu ví um trailer do Thundercats, onde tinha até o Wesley Snipes como Panthro. Aliás, com uma consulta rápida no oráculo google, achei o link: http://www.amosdelretro.com.ar/Thundercats/Thundercats_Pelicula.JPG

    hehhe. Espero q o Zelda não seja fake. De qualquer modo, ao menos pra mim, ja enchei a quota de filmes “senhor dos anéis”.

  22. 04/12/2008

    Infelizmente o do Zelda é fake :(

  23. PH!
    04/12/2008

    Ótimo texxxto, carioquíxxxxima!
    Cada vez mais me dá medo de ver Max Payne. Comecei empolgado com a idéia, mas os comentários sobre o filme são cada vez piores…

    Jogadores hardcore têm aversão à maioria das adaptações de games para cinema. Mas, de certa forma, isso ajuda na propagação do próprio game, aumentando nossa tribo viciada. Comecei a jogar Silent Hill depois que vi o filme (pensei q não iria ter medo do jogo pq jah tinha visto o filme, mas me enganei!). Claro que o jogo eh bem melhor!

    Dragon Ball seria realmente escroto com atores. Já pensou o nível SSJ4? Um cara de cabelos arrepiados, com pêlo no corpo todo e um rabinho de macaco… não dá pra intimidar ninguem com essa fantasia de conga!

    Tem tb o filme do Dead or Alive… não tive tempo pra ver todo, só sei q tá cheio de gostos… er, digo, unidades femininas de aparência bastante agradável.

    Lembram do filme de Double Dragon?

  24. PH!
    04/12/2008

    Ah, o novo filme de Street Fighter comemorando os 20 anos do jogo parece q tb vai ser legal, apesar da protagonista ser a Chun-Li (eles têm algo contra o Ryu?), em sua busca de pistas sobre a Shadaloo. Se não me engano, quem fará o papel será a atriz Kristin Kreuk (a Lana de Smallville… ai, ai…)

  25. 04/12/2008

    @PH!

    Cáááára, deixxxxxxxxxxxxxxxa de implicância, valeu? huahauhauaaa…

  26. man_overb0ard
    04/12/2008

    Estou esperando o filme do BioShock.
    O do Gears of War tem tudo pra ser um fiasco.

  27. Master Kim
    04/12/2008

    “Valquírias” voando?????

    Teve isso no filme??????

    Nossa esse era um filme tão simples de se fazer e ja tinha uma excelente história!!

    enfim, eu desisti de ver filmes de videogame, tinha fé nesse max payne.

    O único filme bom foi o 1° Mortal Kombat, ainda mais com aquela música de abertura!

  28. Master Kim
    04/12/2008

    Ah vi hoje em vários sites, que vão fazer um filme do The King of Fighters!

    E pelo que eu li, terá uma história que nao tem nada a ver com KoF!! terá elementos de ficção científica!!(?)

  29. 04/12/2008

    Cara [mais um carioca na parada], sempre quando são anunciados “adaptações de jogos para o cinema”, fico numa “sinuca de bico”, pois, assim como sou apaixonado por games, sou cinéfilo assumido (tenho mais de 300 DVD’s de filmes), tanto é que tenho um blog de games (GAMERETRÔ) e um de cinema (Multiplot!). E eu sei que, na maioria das vezes, é um tanto complicado passar de uma mídia para outra (nem tudo que funciona no jogo funciona em um filme; escolha de atores; mudanças de roteiros; visão do diretor sobre o tema, etc.).

    O problema é que Hollywood acabou descobrindo nisso um bom filão para arrecadar dinheiro, pois o grosso de qualquer bilheteria sempre será dos adolescentes e jovens que vão ao cinema apenas para mais uma diversão escapista por duas horas, e essas adaptações de games (pelo menos a maioria) se mostraram perfeitas para atrair mais e mais jovens para o cinema (assim como as adaptações de HQ’s). E, na minha modesta opinião, isso ainda está longe de acabar…

    Bom, pelo menos fico na torcida de que alguma dessas futuras produções satisfaça o meu gosto cinematográfico…

    P.S.: Já vi “Max Payne” e realmente é bem sofrível! [propraganda mode on]Talvez eu faça uma resenha para o blog de cinema! Aliás, se quiserem dar uma olhada lá:

    http://www.multiplot.wordpress.com [propraganda mode off]

  30. 09/12/2008

    Eu pessoalmente gostei do filme do Max Payne, não joguei o jogo 1, mas joguei o segundo.
    Gostei de ver os efeitos visuais e o Max, não gostei mesmo foi da Mona que me fez perder o tesão

    Quanto aos filmes, ou melhor, as adaptações, realmente elas podem nos decepcionar, assim como as sequencias dos filmes do MK (apenas o primeiro foi +/- legal) e Street Fighter, mas Tomb Raidar estava muito bom e Silent Hill foi alucinante.

    parabens pelo post :D

  31. pj
    09/03/2010

    Realmente, a melhor das melhores adaptações é Silent Hill. Parece q vai ter continuação, mas tá uma bagunça q parece q nem o diretor Christophe Gans, nem o escritor Roger Avary retornam. Perigo…

    Eu acho que o problema dos filmes é que eles não se decidem entre agradar só quem jogou os games ou só quem não jogou. Eles tem que fazer o filme pra quem jogou q querm não jogou provavelmente gostará por ser um filme tão bom quanto o game. Eu acho que um filme de game não precisa ser um bom filme, só uma boa adaptação, aliás, nem isso, pelo menos uma boa transcrição.

    Mortal Kombat realmente ficou bacana. O primeiro filme de Resident Evil (e só o primeiro) também é bacaninha, principalmente porque dá pra encaixar ele com os games.

    Eu gostei do filme do Dead or Alive ta´mbém, achei bem bacana. Só que todo mundo malha ele porque o filme não tem história e é mto exagerado-de-fora-da-realidade-estilo-o-tigre-e-o-dragão-ninjas-gostosas-voadoras-exangues, mas o game tbm não tem história. Só que o filme, além disso, é mto girl-power e o game nem um pouco.

    O filme de Street Fighter, na minha opinião, é muito bacana. Simplesmente porque Street Fighter, o game, tem toda uma trama HORRENDA, infantil, inexistente, simplista. Não tem problema para um game de luta ser tão fraco em história quanto Sf. Melhor seria se o game tivesse a história do filme. E eu achei que o Raul Julia arrasou como Bison! PS.: O que eram aqueles sapatos de luzinha? Me lembrou um Try-On q eu tinha q acendia qdo andava. kkkkkk

    Tomb Raider tbm ficou super-bacana. Parece q no próximo filme não vai ser mais a Angelina! WTF?!

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.