Imagine Cup 2010: conheça o game brasileiro Last Hope

Tags: Imagine Cup, Imagine Cup 2010, Last Hope, Yellow Jam

A edição 2010 da maior competição de tecnologia para estudantes já está a todo vapor. Cerca de 700 equipes se inscreveram na área de games e, destas, só 150 passaram para a segunda etapa. E não é que tem brasileiro na disputa?


Por Vivi Werneck*

As equipes participantes da Imagine Cup 2010 têm que desenvolver seus games utilizando o framework XNA, da Microsoft, e os projetos devem girar em torno do tema: “Imagine um mundo onde a tecnologia ajuda a resolver os problemas do planeta que mais nos desafiam hoje”.

A competição já está na sua segunda fase e a grande final mundial acontecerá em Varsóvia, Polônia, no mês de julho de 2010. Das 700 equipes que se inscreveram na área de desenvolvimento de games, 150 passaram para a segunda etapa. Destas, seis equipes são brasileiras: 8bits, Replay GS, Runners Team, PapaPurê, Ploobs e Yellow Jam.

Pode parecer pouco, mas – para quem não sabe – quem venceu a competição de games no ano passado foi justamente uma equipe brasileira, a LEVV IT, de Pernambuco, que desenvolveu o game “Choice”. Neste ano, um dos integrantes dessa equipe, Luciano José, está competindo novamente em uma das equipes selecionadas, a Yellow Jam.

Conversei um pouco com Luciano sobre suas expectativas para a competição desse ano e sobre o jogo do seu time: Last Hope.

Você (Luciano) e sua antiga equipe, a LEVV IT, venceram a Imagine Cup do ano passado com o game “Choice”. Por que a mudança de time em 2010?

Luciano José: De acordo com as regras da Imagine Cup, nós não podemos competir com a mesma equipe, já que conseguimos o primeiro lugar na competição de Games no ano passado, então, como alguns integrantes queriam participar novamente, cada um entrou numa equipe diferente para competir.

Qual a expectativa para a competição desse ano? Você acha que vai ser mais difícil que a de 2009?

L J: A competição este ano está mais difícil que em anos anteriores – a começar pela quantidade de inscritos que superou o número de equipes inscritas em anos anteriores. O responsável pela competição de “Game Design”, em um anúncio oficial, disse que várias submissões eram bem superiores a de finalistas dos anos anteriores. Então, podemos esperar, sem dúvida, jogos casuais produzidos por estudantes, com qualidade profissional, nesta edição da Imagine Cup 2010.


Conte-me um pouco sobre o game que está produzindo. O que você acha que seja o diferencial dele e que possa te levar a, por ventura, ganhar novamente a competição?

L J: Last Hope é um jogo 3D de estratégia/simulação desenvolvido de forma a considerar, primeiramente, o público alvo feminino e se passa em uma época difícil para os seres humanos.

Enquanto alguns deles destruíam a vida no planeta, outros tentavam avisar à humanidade que algo ruim aconteceria se não respeitassem as Metas do Milênio para curar seu mundo.

Infelizmente, a maioria não se importou até que tragédias quase dizimaram os humanos. Uma nave alienígena foi enviada para resgatar um casal sobrevivente e ambos foram levados a uma pequena ilha perdida, onde eles terão 10 dias para recomeçar a humanidade. Se falharem, o equilíbrio do universo será ameaçado e os alienígenas terão de levá-los de volta à Terra prestes a morrer.

Assim, o jogador deve gerenciar os seres humanos para criar o novo lar da humanidade: construir fazendas, escolas e hospitais; obter alimentos, educação, saúde e sustentabilidade máximos e evitar tragédias na ilha perdida.

Recriamos um estilo de jogo normalmente associado ao sexo masculino e adicionamos elementos bem desenvolvidos em relação ao tema da Imagine Cup, levando um alerta ao mundo de maneira inovadora e dinâmica. Adequando o jogo também às necessidades das jogadoras – um nicho que vinha sendo frequentemente esquecido pelo mercado de jogos -, o Last Hope foi criado para proporcionar uma experiência mais simples, com conteúdo relevante e divertido, sem restrições de gênero ou idade.

Imagino que agora seja bem corrido até a próxima fase da competição. Como está a rotina da sua equipe nessa nova etapa? Ainda há muito que fazer?

L J: Após a divulgação dos semifinalistas, o prazo para envio do jogo final termina em menos de 1 mês. Apesar de ser um curto tempo, estamos trabalhando continuamente e não paramos a produção para esperar se avançaríamos na primeira etapa.

Neste momento, precisamos ajustar alguns detalhes, concluir a implementação do Sound Design e preparar a documentação final. A equipe Yellow Jam está produzindo com um ritmo mais acelerado e, mesmo com as limitações que enfrentamos, todos os integrantes estão bastante focados no objetivo de realizar mais essa conquista para o cenário brasileiro de jogos e TI.

Conheça os integrantes da equipe Yellow Jam:


Heloíse Oliveira

Idade: 22
Resumo: Publicitária (UFPE) e estudante de Design (IFPE). Trabalhou como Game Designer na Jynx Playware.
Onde vive: Recife, Pernambuco.
Qual a função dentro da equipe: Lead Game Designer.

Luciano José

Idade: 23
Resumo: Estudante de Ciência da Computação (FBV). Desenvolvedor de jogos desde 2007. Venceu Imagine Cup, XNA Challenge e um concurso Nacional de Mini-Games. Trabalha na Manifesto Game Studio como programador.
Onde vive: Recife, Pernambuco.
Qual a função dentro da equipe: Programmer.

Luiz José Souza

Idade: 22
Resumo: Designer e mestrando em Artefatos Digitais (UFPE). Trabalha na Manifesto Game Studio como Game Designer.
Onde vive: Recife, Pernambuco.
Qual a função dentro da equipe: 3D Artist e Game Designer

Rafael Barradas

Idade: 31
Resumo: É fundador da Quadro a Quadro. Experiência como Ilustrador, Animador e Game Designer
Onde vive: Janga, Paulista.
Qual a função dentro da equipe: 2D Artist e Game Designer

– Quem quiser acompanhar a evolução do Last Hope e as novidades do Yellow Jam, não deixe de visitar o Twitter da equipe: http://twitter.com/YellowJamBr

*Fonte: Nonuba Games

Vivi Werneck
Share on Tumblr
Feed do Post
14 Comentários em "Imagine Cup 2010: conheça o game brasileiro Last Hope"
  1. Leonardo Bluuee
    30/04/2010

    Bom ver o Brasil crescendo em relação á jogos!
    Já tem dois jogos criados (Tem até artigo aki) e ganhando campeonatos mundo á fora.
    Parabéns aos participantes brasileiros!

  2. Igor Yagame
    30/04/2010

    Com certeza é isso ae o Brasil crescendo no mundo dos games. Ótimo post…

  3. rafaelx1bm2
    30/04/2010

    WoW +1 jogo brasileiro em menos de 1 mes

    … não to falando q em +/- 1 ano o Brasil já vai criar um jogo tipo dragon age

  4. 30/04/2010

    afff colheita feliz
    sopaKSPOAskopaopkksopSKPOas’

  5. aureliox
    01/05/2010

    Muito legal! Parabéns!

  6. Vagner
    01/05/2010

    Nossa fico orgulhoso em saber que o nosso pessoal está ganhando campeonatos desse tipo lá fora! Espero que esse ano não seja diferente.
    Isso de uma maneira acaba acrescentando em muito o desenvolvimento e reconhecimento do mercado gamer brasileiro.

    Esse começo um curso em desenvolvimento de softwares e tenho o sonho que em um futuro proximo eu possa e envolver em projetos assim! *o*

  7. Siir
    01/05/2010

    Torço mais pelo Brasil na Imagine Cup do que na World Cup!
    Muito bom. :)

    Hmm… alguém tem o Twitter da Helois… ah, já achei. :P

  8. Renan Rodrigues
    02/05/2010

    Ótima matéria, Vivix! Ler esse tipo de coisa dá um orgulho imenso. Cada vez mais o cenário nacional de games tá crescendo e conquistando espaço, mostrando que os nossos talentos não deixam nada a desejar em relação aos de fora. Só falta o incentivo e investimento necessários, tanto do governo quanto da iniciativa privada, mas é como diz o ditado: “devagar se vai ao longe”. ^__^ [2]

  9. 04/05/2010

    Olá, pessoal! Sou líder de game design da equipe Yellow Jam.
    Obrigada ao Girls of War e a todos que leram a matéria e comentaram aqui.

    Realmente as seis equipes brasileiras semifinalistas estão dando o seu melhor para representar o Brasil na Imagine Cup. Isso prova que é possível desenvolver games brazucas criativos e de qualidade.

    Hoje foi o último dia para enviar o jogo finalizado à Imagine Cup e agora vamos aguardar o resultado. Para quem quiser ver o vídeo da Yellow Jam nessa nova etapa: http://www.youtube.com/watch?v=EaUvPpYS5ko

    Valeu! =)

  10. 06/05/2010

    Não sei se coincidência, mas Last Hope é o mesmo nome de um game independente feito pela empresa alemã NG Dev Team para o Neo Geo MVS e Dreamcast em 2007. Até mais pessoal!

    • Siri
      07/05/2010

      Neo Geo AES, né?
      Tem também a versão Pink Bullets do jogo, mas acho que foi pura coincidência.

      Bem que a Helô poderia tirar a dúvida.

  11. 09/05/2010

    Adorei o blog e muito mais o jogo!
    Onde eles vão liberar o download ( estou louco esperando Starcraft2 mas jogar um RTS brasileiro me deixa MUITO CURIOSO!) =)

  12. 11/05/2010

    Oi, Robson e Siri! O nome é então uma coincidência… Na verdade não conhecíamos esse jogo. Pensamos em vários nomes, mas escolhemos Last Hope porque tem bem a ver com o tema da Imagine Cup e com a história do nosso jogo.

    Paladino, obrigada pelo comentário! Não temos uma versão pra download ainda =/ Vamos parar pra pensar nisso e nos organizar melhor agora que a pressão de produção acabou. Mas, se estiver interessado, enquanto isso você pode acompanhar as notícias da Imagine Cup e do Last Hope no nosso twitter: http://twitter.com/yellowjambr

    Abraço!

  13. Siri
    12/05/2010

    Obrigado pelo esclarecimento, Heloíse! ;)

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.