Guitar Hero 5: Ai se Kurt Cobain fosse vivo… (inserir sua piadinha aqui)

Tags: Guitar Hero 5, Kurt Cobain, Kurt Cobain Guitar Hero 5

Por Carla Rodrigues

Como eu já havia dito anteriormente aqui no GoW, Kurt Cobain do Nirvana é uma das celebridades que aparece no Guitar Hero 5, lançado ontem. No trailer que divulga a sua participação, o vocalista loiro aparece cantando as duas músicas da banda presentes no jogo: Smells Like Teen Spirit e Lithium.

Além de aparecer e dar um tostão da sua voz, depois que você desafia Kurt na história do jogo, ele vai automaticamente para a sua lista de personagens jogáveis. Ou seja, é possível cantar as 84 músicas do jogo com o avatar do Kurt. Como a animação é padrão para os avatares (cada música possui uma animação para cada integrante da banda, com exceção dos avatares do Xbox 360 que não podem reproduzir as letras e movimentos com a fidelidade dos avatares do próprio Guitar Hero) ficou muito engraçado ver o Kurt todo alegre dançando “Dancing With Myself” do Billy Idol, pagando uma de rapper e cantando animadamente “You Give Love a Bad Name” do Bon Jovi.

Também foi possível colocar o artista para cantar todas as músicas porque ao contrário de todas as outras celebridades que participam do jogo, é impossível fazer o motion capture do vocalista falecido. O resultado é uma imagem meio incomoda já que as animações estão mostrando um Kurt Cobain expressivo e cheio de energia que os fãs não estão nenhum pouco acostumados a ver. É claro que isso não seria possível se os detentores dos direitos autorais dele não tivessem liberado tudo para que ele estrelasse no jogo.

O vídeo postado ontem na internet gerou muitos comentários, alcançado mais de 48.000 views em 24 horas. A própria pessoa que postou o vídeo disse que a compilação é uma homenagem à Courtney Love, a grande responsável por “sujar” a imagem de um ícone da música o sujeitando a isso. Quem também escreveu sobre o assunto foi o editor da revista Rolling Stone, Pablo Miyazawa. Vou copiar um trecho do post que foi escrito brilhantemente por ele, se você quiser ler o texto na íntegra é só clicar aqui. Como ele entende muito mais de música do que eu e também é um grande fã da franquia Guitar Hero, não poderia haver uma pessoa melhor para debater o tema:

“Pensando bem, ter o símbolo roqueiro do anti-corporativismo como um personagem jogável do mais novo lançamento do gênero mais vendido da indústria do entretenimento não é algo tão legal assim. Mas nem dá para culpar a Activision por ter tido a ideia genial. São os detentores do legado de Kurt – Courtney Love liderando tudo – que poderiam ter se preocupado um pouco mais com o que isso representaria (tal qual fizeram os “shareholders” dos Beatles, para citar um acontecimento mais recente). Kurt costumava dizer que pouco se importava com o culto à imagem e muito menos em ser um exemplo para a juventude. Mas talvez ele já prevesse o que viria a acontecer. Esse negócio de rebeldia adolescente, conforme Kurt bem esbravejou em “Serve the Servants”, já deu o que tinha que dar há tempos”.

O post to Sr. Miyazawa também teve comentários tanto de pessoas que estão furiosas com o papelão do avatar do Kurt quanto pessoas que lembram que isso é somente um jogo e o assunto não deveria ser levado tão a sério. O comentário que eu mais vi, tanto no youtube quanto no twitter, foi de pessoas se perguntando se o próprio Kurt aprovaria isso. Bom, infelizmente não vamos poder descobrir isso mas o que você pensa a respeito disso?

O Guitar Hero ficou tão poderoso assim a ponto de mexer com um ícone da música e “brincar” com a imagem de um cara que representou um grande movimento da música? Ou a Courtney Love simplesmente bebeu e estava precisando de uma grana? Mas vai ver, no final das contas todo mundo pensou que é só um jogo. O que o Kurt Cobain fez pela música está gravado na memória dos fãs independente de qualquer música que ele venha a cantar no Guitar Hero 5.

Carla Rodrigues
Share on Tumblr
Feed do Post
23 Comentários em "Guitar Hero 5: Ai se Kurt Cobain fosse vivo… (inserir sua piadinha aqui)"
  1. 02/09/2009

    Nossa… a imagem dele não está das melhores

    parece que é para PS2!

    Como disse um amigo “parece um The Sims cantando”

    GH nunca vai parar de sair!

    Sempre teremos um artista/banda nova para ser personagem de novos jogos!

  2. Shadow Warrior
    03/09/2009

    Ninguém na face da terra pode dizer com certeza a reação que ele teria ao ver o jogo… O cara era imprevisível…

    “ficou muito engraçado ver o Kurt todo alegre dançando “Dancing With Myself” do Billy Idol, pagando uma de rapper e cantando animadamente “You Give Love a Bad Name” do Bon Jovi.”
    [piadinha infame]
    hahaha Mesmo depois de morto ele ainda usa drogas. Não,
    na verdade era tão drogado que as drogas é que usavam ele XD

    • 03/09/2009

      Hahahah…
      Teve uma menina que escreveu um comentário no youtube que eu achei genial, pelo lado negro da coisa, é claro.

      Ela disse assim “Acho que o Kurt vai se dar um tiro na cabeça… opa, peraí” hahahah

      • Shadow Warrior
        03/09/2009

        Já que vc falou em humor negro, esta foi a pior(ou melhor, depende do ponto de vista) piada sobre o Kurt, creditada ao Stephen King:
        “Sabe qual foi a última coisa que passou pela cabeça de Kurt Cobain antes de morrer…? Uma bala”.

        Eu gosto muito de nirvana já ouvi todas a dicografia deles, mas ainda prefiro Alice in Chains.

        @Alice: Eu não estou querendo te ver “acorrentada”. Alice in Chains é o nome da banda XD

        • André Rodrigo
          09/09/2009

          Mais uma para a seção “humor negro”: Sabe qual é a semelhança entre Kurt Cobain e Michelangelo? Ambos usaram o cérebro pra pintar o teto hauf hauf hauf

  3. Orochi-Sama
    03/09/2009

    Primeiramente, gostaria de diser que adorei o blog e que acabei de conhece-lo, foi algo muito louco procurar formas de emulação do starcraft pra psp e parar aqui, nem eu sei dizer como isso aconteceu, já sobre o guitar hero eu acho que o kurt realmente não iria se importar ou dar relevancia ao fato dele aparecer no jogo, fora que guitar hero é um dos melhores jogos já criados (antes que me apedrejem) pelo fato de fazer meu priminho de 7 aninhos parar de escutar funk e vir pro lado negro da força XD. Esse jogo é uma das minhas esperanças do rock’n’roll vir com força total novamente. (só pra justificar eu não acho que esse jogo seja o melhor do mundo só foi pra por emoção no negocio, não me crucifiquem).

    • 03/09/2009

      Jogar starcraft em um psp? Deve ser tão fácil quanto comer yakisoba com hashis enquanto se planta bananeira e assovia a guitarra principal de Hangar 18, do Megadeth.

      Quanto ao Kurt Cobain no GH5, acho que ele não se importa, já que ele está morto. Se os fãs não gostarem, simplesmente não comprem o jogo, até porque depois de umas 20 versões, todo mundo já deve ter pelo menos 1 guitar hero ou rock band, pra que mais?

      • Orochi-Sama
        03/09/2009

        hehehehehehhe… ótima resposta, mas é serio cara, dá pra fazer isso, já estou rodando warcraft 2, coleção do doom (tirando o 3), quake, e varias outras coisas… até tenho medo deste bendito aparelinho, serio já dá pra rodar “WOW” nele, é usando um programa que roda o jogo no pc e transmite pro psp, assim o jogo é visto e manipulado via psp. E meninas, creio que vcs tem namorados (ou alguma coisa parecida) vcs tem algum jogo que “destroe” o relacionamento de vcs? tipo eu e minha namorada faltamos sair no tapa quando jogamos o battle do mario kart do game cube, mas misteriosamente jogamos soul calibur, street 4 e hokuto no ken do play 2 e não brigamos. Estranho não?

  4. Orochi-Sama
    03/09/2009

    e affff o dizer saiu com s poootz…

  5. Kurdt
    03/09/2009

    Sendo um fã fervoroso e tendo o Nirvana como minha banda favorita acredito que tenha sido uma infelicidade terem usado a imagem do Kurt, é apenas um jogo? É sim, mas Kurt foi e é um símbolo ainda nos dias de hoje, ele é a forma humana do famoso jargão “Sexo, drogas e rock’n roll”, talvez nem tanto sexo, mas drogas e principalmente rock ele botava pra fuder.
    Nos dias de hoje não vemos mais Rockstars como um dia foi Kurt ou até mesmo Axl Rose, hoje vemos uns caras afeminados cantando músicas vazias e dizendo que estão cantando rock, encontrar alguém que passava tanta sinceridade e atitude nas letras e no modo de agir nos dias d ehoje é raro, o verdadeiro rock está morrendo aos poucos.
    Por isso acredito que deveríamos preservar o que ainda restou do rock, preservar a imagem de um ícone rock, Kurt pode ter sido apenas um homem, mas à partir do momento em que morreu ele virou lenda, não uma lenda qualquer, mas sim uma lenda do rock, banalizar e expor sua imagem ao ridiculo apenas para explorar o lado comercial da imagem e da mistica que sempre envolveu Kurt é um fato que me estristece e enfurece muitos fãs com muita razão.

  6. 03/09/2009

    Putz. Até o Kurt virtual parece chato, como era o original. Ficou perfeito!

  7. Rafael Psyny
    03/09/2009

    Eu sou a favor de recriar o personagem como ele realmente era.
    Mas sim, Kurt Cobain é um personagem, nada a ver com a pessoa dele em si. Não joguei bola com ele nem nada, mas minha namorada é viciada nele e sabe de algumas coisas “alegres” dele. Nunca no palco de qualquer forma…

    Eu prefiro que tenha o personagem lá do que não tenha.
    É um lado alegre dele oras… Afinal ele está em um video game =P
    Ou que os fans levem como um cosplay ou cover…
    Enfim, é só a figura de Kurt, não o Kurt… Como todos os outros personagens… E como o jogo não é nem focado nele… Haaa fanboy e fanboy.

    • 03/09/2009

      Pois é, é só avatar dele e não ele de verdade!
      Mas é certeza que muitos fãs não pensam assim,né

  8. 03/09/2009

    Eu também entendo os dois lados.
    Eu acho que o que pega mesmo são as músicas que ele dança e canta, sabe? Já pensou se tivesse Guns N’ Roses no jogo? Banda que ele era declaradamente inimigo…

    Eu não sei se ele gosta de todas as bandas que estão no jogo ou se ele aceitaria representar eles ao cantar as músicas, sei lá.

  9. 03/09/2009

    Como eu não sou muito chegado em música e nem em GH, não posso ter uma opinião muito formada, mas acho que nesse caso os fãs não precisam se “estressar”, afinal é um jogo, e em jogo TUDO pode acontecer.
    Agora se acontecesse isso em um filme seria estranho. BEM estranho.

  10. Rodrigo
    03/09/2009

    Jah sabe se esse jogo vai ter brindes pros avatares do 360?

  11. André Rodrigo
    04/09/2009

    Eu acredito que a questão não seja o fato de Kurt estar cantando rap ou entonando todo o romance de Bon Jovi, mas sim de usar o próprio Kurt no jogo. Primeiramente, temos que lembrar que este não é um “Guitar Hero Nirvana”, logo não se baseia em prestar uma homenagem ao trio, nem agradar aos fãs. E se a Activision colocasse Kurt apenas cantando Smell Like Teen Spirit, aposto que muitos fãs ficariam chateados por não conseguir usar o Kurt em outras músicas. Outra questão retratada nas opiniões é caso ele estivesse vivo, qual seria a opinião dele? Para começar, se ele estivesse vivo, ele não teria fama o suficiente pra entrar no GH, pois ele não seria o ícone que se tornou depois que morreu. John Lennon é tão importante quanto Paul McCartney, mas quem é mais famoso? E quem ainda é vivo? E temos um exemplo recente, onde todos eram contra Michael Jackson e, após seu óbito, a comoção foi generalizada, e ele voltou a ser o rei do pop. Kurt apenas se tornou o que é por causa de sua morte, e desprezava toda a fama e imagem que davam pra ele. Ele apenas queria fazer música, não queria ninguém a sua imagem e semelhança, não se achava um ícone e acabou se matando pra se livrar da pressão. Apenas para embasar o que estou falando, o Pearl Jam, com seu álbum de estréia “Ten” vendeu 12 milhões de discos, contra 10 milhões do “Nevermind” do Nirvana, e ambos pegaram a mesma época (1991 em diante). E Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, já apareceu em algum Guitar Hero? Não, pois mesmo tendo mais pessoas escutando seus discos, o Pearl Jam não teve a fama e polêmica ao seu redor pois nenhum de seus integrantes se suicidou. Talvez a produtora do jogo tenha sido infeliz em usar a imagem de Kurt, mas é apenas entretenimento, e GH é uma franquia de peso que dá mais embasamento e credibilidade, pois crianças aprendem a escutar músicas até então desconhecidas, muito melhores do que os ritmos descerebrados que tocam em nossas rádios e fazem tanto sucesso. E, graças a morte de Kurt, temos hoje o Foo Fighters, que como todos devem saber, o vocalista é o ex-baterista do Nirvana. E Foo Fighters é muito melhor que Nirvana, mas nunca terá a sua importância, pois seus integrantes continuam vivos…
    É uma ofensa a Kurt? Não acho, acho que é apenas uma forma de lucrar em cima de um ícone que não queria ser visto como um ícone. Acho que teria um zilhão de pessoas que deveriam ser personagens antes de Kurt, como B.B. King, Keith Richards, Eric Clapton, Jimmy Page (que provavelmente nunca vai acontecer),Les Paul e tantos outros. Mas, como Kurt dá mais dinheiro, eles não estão cometendo nenhum crime, e quem não gosta pode gastar seu rico dinheirinho com a concorrência, Rock Band.

    • 04/09/2009

      Concordo com muitas das coisas que você disse André, mas sem dúvidas muitas pessoas iriam reclamar se o Kurt não fosse personagem jogável e cantasse somente as músicas do Nirvana no jogo.

  12. 04/09/2009

    Discussions aside, é realmente hilário ver o Kurt posando de rapper. Podiam fazer isso com outros como Liam Gallagher, Jim Morrison e Robert Plant…

    BTW, só eu que aguardo novos GH/RB específicos de banda? Não sei como não cogitam fazer versões com Michael Jackson (daria um excelente Rock Band, no estilo Beatles, contando a história), Rolling Stones, Dave Matthews Band (ok, ia ficar difícil converter e ia faltar um controle-violino) e outros…

    • 04/09/2009

      Bom, eu não apenas adoro como sou devidamente viciado. Estive em todos os shows do BR, tive uma banda cover tocando no meu casamento e planejo uma viagem pro ano que vem para ver uns 3 ou 4 shows. Ah, e ainda tenho todos os CD’s, alguns DVD’s, camisetas, chaveiros, deu pra sentir, né? Hehe… Mas que ia ser legal tocar Don’t Drink The Water no RB, ah ia ser…

  13. 06/09/2009

    Claro que a Activision vai explorar ao máximo a sua franquia, e para isso nada melhor apostar naqueles que com certeza venderiam milhões ao invés de darem o devido crédito aos grandes contribuidores da música (eu queria um GH só com clássicos do blues, mas sei que isso seria impossível). Mas não podemos culpá-los. É como o Pablo falou mesmo: o grande “culpado” não é a Activision, é quem detém os direitos da imagem do Kurt. Por conta disso, entendo a “reclamação” dos fãs…

    Quanto ao que o André disse, concordo em partes: É verdade que não só a morte do Kurt, como também a maneira que ele morreu, ajudou nessa mitificação dele, mas não foi o único motivo. Ninguém pode negar o impacto que o Nirvana causou com “Nevermind”, ainda mais se considerarmos o que dominava as rádios no início dos anos 90. Sem falar que o último álbum deles, “In Utero” (na minha opinião, o melhor álbum deles), mostrava um grupo muito mais amadurecido e com qualidade para decolar ainda mais. E ele não exatamente desprezava a fama (afinal de contas, qual é o motivo pelo qual você cria uma banda?), na verdade ele se incomodava com a maneira com que ela veio (meteórica e rápida), além do título de porta-voz da juventude que deram a ele (muito talvez por conta de sua personalidade um tanto quanto introspectiva). E o fato do Pearl Jam não ter um GH/RB dedicado a ele (ou mesmo ter o Eddie Vedder como avatar) não se deve a morte do Kurt, pode ser simplesmente o fato de que os integrantes da banda não concordaram com isso, já que eles possuem os direitos de imagem relacionados a banda, com isso, eles possuem total controle.

  14. 13/09/2009

    depois que vi isso odeio guitar hero AMO rock band

  15. Marina
    18/09/2009

    Sabe o que é engraçado? Só quem realmente vai se incomodar com o “boneco” do Kurt são realmente as pessoas que sao mto fanaticas por ele e conhecem/lembram exatamente como ele se comportava. Quem conhece apenas as principais musicas e curte (como eu) mas nao chega a se tocar nesses detalhes, muito menos se incomodar com isso, até porque os bonecos sempre fazem a mesma coisa entao acho que ninguem ta mto preocupado com isso, somente os fãs deles e bem, os fãs já sabem como ele era, entao realmente nao faz diferença alguma a meu ver em relação a imagem dele.

    Agora, o que vcs estao esquecendo é que as musicas dele e o fato dele ser um personagem faz com que ele e a banda sejam apresentadas para novas gerações. Acho um legado muito maior para ele, para a preservação de sua memoria que novas pessoas venham a conhecer sua música e se interessar pela banda e pela figura dele do que manter a “imagem” do Kurt intocada e esquecida nos anos 90.

    Pode ser cruel e paradoxal esses artistas (e nao foi só ele) serem engolidos pelo sistema, mas isso ocorre muuuuuuito antes de guitar hero.

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.