Girls of War no Global Game Jam 2009

Tags: Global Game Jam 2009, produtores de games, XNA

Por Vivi Werneck

O que se pode fazer em 48 horas? Hum… Uma casinha para o seu cachorro? Ou aquela formatação básica no seu PC, talvez… Mas e se eu lhe disser que, além disso e várias outras coisas, em 48 horas pode-se fazer um game? A idéia Professor Esteban Gonzalez Clua - organizador do GGJ no Rioparece até impossível levando-se em consideração os meses e anos que algumas produtoras levam para fazer um Metal Gear Solid ou um Fallout 3, por exemplo.

Mas esse é o espírito do Global Game Jam, uma maratona de produtores de games entusiastas ao redor do mundo, em que o maior desafio é criar um jogo – a partir de um tema proposto pelos organizadores. Um desafio e tanto! Todos os competidores de diferentes países permaneceram sob as mesmas regras e restrições. Entre os patrocinadores da maratona gamer está a Take-Two Interactive, por exemplo, que é detentora dos direitos de GTA IV.

O GGJ 2009, que aconteceu nos últimos dias 30 de janeiro até 1º de fevereiro, contou com a participação de 40 universidades espalhadas pelo planeta, sendo que três delas foramGalera na palestra do Brasil: Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro; Universidade Federal de São Carlos (UFSC), em São Paulo e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Pernambuco.

E vocês acham que o Girls of War ficaria fora de uma dessas? Claro que não! Apesar de nenhuma de nós saber programar para poder participar, euzinha – Vivi Psycho Werneck – estive no evento que aconteceu na UFF, na cidade de Niterói, no meu querido Rio de Janeiro. Na universidade, a maratona começou às 16h do dia 30, com uma palestra inaugural sobre Games e Pessoal animado...Design, ministrada pelo professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Guilherme Xavier. O cara é uma figuraça e explicou com muito bom humor algumas regrinhas básicas para o bom desenvolvimento de um game simples e divertido – um dos objetivos do GGJ.

Antes da batalha contra o tempo começar para os 43 participantes – divididos em 14 equipes, o organizador do evento na UFF, o professor e doutor Esteban Gonzalez Clua, explicou aos “maratonistas” algumas regrinhas básicas de boa convivência (já que as equipes iriam dormir no campus) e as regras da competição em si. Por exemplo: o uso do framework XNA (da Microsoft) era obrigatório. Também valia desenvolver games em 2D ou 3D. Uma seção do A gamer producer overpower Bruna Lombardojogo não poderia ultrapassar cinco minutos e o arquivo finalizado deveria ter, no máximo, 250 MB.

É claro que ainda falta o principal: o tema, que só foi revelado no dia da competição, para aumentar o suspense e a gastrite nervosa dos participantes. Os maratonistas virtuais deveriam criar um game rápido, simples e divertido a partir do tema: “As long as we have each other, we’ll never run out of problems”, ou algo parecido com: “Enquanto tivermos uns aos outros, nós nunca fugiremos de problemas”.

Regras anotadas (ou decoradas), laptops e joypads em punho, tema sendo decodificado e adrenalina a mil por hora… É dada a largada! Os grupos já formados brigam e se esquartejam entre si (tudo com muito amor) para chegar a melhor idéia e a galera que ainda estava sem grupo tratou logo de se acoplar (uuiii…) com o colega mais próximo para começar os trabalhos!

Eu, meu bloquinho e o palestrante Guilherme Xavier (atentem para a cara das pessoas loucas!) Em meio a esse mar de cérebros criativos, eis que surgem alguns raríssimos espécimes do sexo feminino, perdidos num mar de rapazes (que coisa chata não?). A universitária e garota de Ipanema, Bruna Lombardo, da equipe “Beautiful Yellow Cars”, foi uma das que honraram a galera da calcinha. Com 24 anos, a estudante faz de tudo um pouco quando o assunto é criar games. A menina overpower manda bem na modelagem, programação, desenho e design. Ufa!

“Comecei a trabalhar com games por acaso. No início de 2007 aprendi a usar XNA. Também sou colaboradora da produtora de games Magus Ludens e tenho minha própria empresa a Essentials Games. Nela já fiz um jogo para a Secretaria de Estado do Rio de Janeiro criando uma ‘ilha’ Sono Wins!!!dentro do Second Life”, contou a menina prodígio – que produziu junto com seus companheiros de equipe o game “Parachutist”.

Depois de um fim de semana bem corrido, a maioria dos participantes cumpriu a meta e entregou seus joguinhos para a avaliação dos jurados, que observaram os seguintes quesitos: originalidade, acabamento, adequação ao tema e jogabilidade / diversão. Quem levou o primeiro lugar foi a equipe “Sete da Aiyra” com o game “Escape the Drain”.

Para o professor Esteban Gonzalez Clua, o mais importante do Global Game Jam não é a competição, mas sim a interatividade que um evento desses proporciona entre os amantes dos games.

Galera reunida definindo o que fazer“O GGJ nada mais é que um encontro de pessoas que gostam de desenvolver games. Não é uma competição é uma troca de experiências, uma oportunidade de conhecer pessoas novas com interesses em comum”, disse o professor.

Para mim, entusiasta de games, foi uma grande honra participar de um evento de abrangência internacional e tão divertido como esse, sem puxar o saco de ninguém. Estou sendo sincera! Parabéns a toda comissão organizadora, aos idealizadores do Global Game Jam e, é claro, a todos os participantes que provaram que não é preciso ter milhões de dólares no bolso para fazer jogos divertidos e viciantes!

Global Games Jam 2009 – Jogos / Equipes (RJ):

Tiny Friend Bird  / PVP
Gosmotrix / Teras
Pipe Mayhem / Torresminho
Tiny Soldiers – the rise of the mosquitos / Vacavitoria
Gum ‘o’ Flavor / Cachacinha
It Came From The Cave / The_nano_killers
Keep It / Nudetec
These Ain’t Ants / Quarteto_fantastico
Parachutist / Beatiful_yellow_cars
Tribal Snake: together we never fall / Lucid_dreaming
Escape the Drain / Time_sete_da_aiyra

Todos os jogos participantes do Global Game Jam estão disponíveis para download gratuito no site: http://globalgamejam.org/Game_browser

Valeu galera! Parabéns pelo GGJ 2009 no Rio!

Vivi Werneck
Share on Tumblr
Feed do Post
59 Comentários em "Girls of War no Global Game Jam 2009"
  1. 02/02/2009

    Caraaaca!!!
    Um dia eu programo que nem esse povo aí!!Huahauhauhauhuhahuauha
    xD

  2. 02/02/2009

    Assim que eu tiver tempo eu vejo os games produzidos por esse pessoal .-.

    E parabéns pelo post Vivi, ficou muito bom ^^v

  3. 02/02/2009

    Belíssimo post Vivi!! Parabéns!! XD

    E com certeza baixarei os jogos desse evento para uma melhor apreciação da minha pessoa e depois (se me permitirem, é claro XD), postarei a minha opinião sobre eles.

  4. Vivi Werneck
    02/02/2009

    @Adney Luís

    Claro! fique a vontade p comentar! e obrigada pelos elogios! ;^***

  5. Master Kim
    02/02/2009

    Muito bacana o evento

    É muito importante apoiar e divulgar a produção de jogos aqui no Brasil, aqui tem pessoas talentosas e criativas que tem tudo para fazerem sucesso mundo a fora, basta terem oportunidades.
    Parabéns para os participantes do evento, principalmente as equipes brasileiras!

  6. 02/02/2009

    Valeu Vivi!!! mas uma coisa na segunda foto tem alguem de PE pq eu acho que conheço o cara de camisa cinza de uma loja de games daqui sei la pode ser parecido mas tem algume de PE na foto.

  7. 03/02/2009

    A camisa nao é cinza mal é mio verde claro o cara ta de oculos.

  8. Renato Metal
    03/02/2009

    Ri muito dos nomes dos jogos e das equipes, um mais viajado que o outro.

    Parece que o pessoal fumou muita alface antes de criar esses nomes.

  9. 03/02/2009

    […] Leia mais deste post no blog de origem: Clique aqui e prestigie o autor […]

  10. 03/02/2009

    […] Leia mais deste post no blog de origem: Clique aqui e prestigie o autor […]

  11. 03/02/2009

    […] Leia mais deste post no blog de origem: Clique aqui e prestigie o autor […]

  12. 03/02/2009

    […] Leia mais deste post no blog de origem: Clique aqui e prestigie o autor […]

  13. 03/02/2009

    […] Leia mais deste post no blog de origem: Clique aqui e prestigie o autor […]

  14. 03/02/2009

    Muito bom mesmo o evento!
    Estamos fazendo uma sessão no site da empresa, reunindo as matérias, e fornecendo hosting para assuntos/games do evento.

    assim que ficar pronto mando o link pra vcs ^^

    Parabéns pela matéria ;D

  15. 03/02/2009

    Agora tava pensando…
    com tanto macho por lá, uma mulher devia ser uma visão rara.
    Vivi, você foi muito assediada por lá? Teve assovios e cantos de coiotes? XD

  16. 03/02/2009

    Quem participa dessas competições é aqueles loucos que vivem usando #include e if.
    48 horas é suicídio, principalmente para os modeladores
    Se me dessem um mês eu não fazia o que esses caras fazem

  17. 03/02/2009

    […] Leia mais deste post no blog de origem: Clique aqui e prestigie o autor […]

  18. the creed
    03/02/2009

    Ai garotas continuem assim mostrando sempre otimas materias e reporatgens! VOCES ALEM DE MUITO LINDAs ESTAO MOSTRANDO QUE ENTENDEM DE VIDO-GAME!!!PARABENS!!

  19. the creed
    03/02/2009

    Uma pergunta anda rondando a minha cabeça ultimamente sobre voces garotas.Eu gostaria de saber de voces,ja que entendem muito de video-game voces devem jogar certo?creio eu que sim<Agora realmente a pergunta se voces jogam video-game voces sao"caixistas","sonystas" ou "nintendistas"

  20. PH!
    03/02/2009

    (Minha net voltou! Já estava com saudades d comentar no meu blog favorito!)

    Aew, mas um post arrebentando, karioka. Parabéns pela cobertura!

    Em 48 h eu faço muita coisa, menos um jogo. Levando em conta q alguns grupos foram feitos na hora, é uma proeza e tanto achar sinergia entre mentes tão férteis em tão pouco tempo. Todos os participantes merecem destaque, e com certeza acompanharei cada jog feito. Os melhores merecem até um novo post!

    “Os grupos já formados brigam e se esquartejam entre si (tudo com muito amor)”…
    “A galera que ainda estava sem grupo tratou logo de se acoplar (uuiii…) com o colega mais próximo…”

    HAUIOHAIUHAHAIUHOAUI!!! ADORO RIR DE MANHÃ CEDO!!!

  21. 03/02/2009

    -_- queria saber programar

  22. Vivi Werneck
    03/02/2009

    @Thyago

    A única musa, da maioria dos caras que estavam lá, era a Placa de Vídeo! rsrsrs… É claro que sempre tem um e outro que……..

    @thecreed

    Nem “caixista”, nem “sonysta” ou “nintendista”. No meu caso, pelo menos, eu sou “PCista”! ahuahuahuahaaa…

    @Bernardo Gavazzi

    Obrigada! Fico feliz q tenha gostado da matéria e parabéns pela sua equipe!!!

  23. 03/02/2009

    Boa matéria Vivi… eu não sabia que ia ter na UFF tbm…. podia ter me chamado!!! :P

    Bjs

  24. Vivi Werneck
    03/02/2009

    @Fabiana Tavares

    O evento não foi aberto ao público. Além dos participantes – que se inscreveram pela net – só imprensa (que tb fazia um cadastro) podia entrar. Mas acho que, mesmo assim, dava p ter te levado. Foi mal Fabi, fiquei sabendo em cima da hora tb! rsrs… bjosss

  25. 03/02/2009

    Lewis Hamilton participou do evento também?? Ele tá ali dormindo no chão…

  26. 03/02/2009

    Muito legal o post Vivi
    Não é tão dificil programar um jogo em 48h, depende muito da complexidade que a equipe quer chegar. Quando mais coisas, mais tem que botar mão na massa, que diz, no teclado. :P

  27. 03/02/2009

    Explique-se dona Viviane Werneck! Ò_ó
    É batata esses nerds, vêem uma mulher que gosta de games e já caem em cima ù_ú

  28. 03/02/2009

    ei Vivi responde minha pergunta anterior por favor

  29. 03/02/2009

    […] A quem interessar, as meninas do Girls of War fizeram uma reportagem sobre a edição de Niterói. Se alguém tiver um link  sobre a edição de São Paulo, por favor dê um […]

  30. 03/02/2009

    Mentira! Rolou na UFF e eu não fui? Sacanagem…
    XD Fiz vestibular pra lá esse ano. hauhauha…
    Estranho a UFRJ não ter participado.

  31. 03/02/2009

    Cacildis!
    Evento imperdível!
    Será que não tem um desses agendado pra Sampa não?!
    Eu gostaria de ser uma mosca no meio dessa rapa só pra ver como rola o desenvolvimento em absurdas 48 horas!
    Sinceramente, é pouco tempo demais! Sou desenvolvedor e não vejo chance de algo decente ser produzido em tão pouco tempo, a menos que a rapa tenha muito entrosamento, muito conhecimento e razoável experiência de desenvolvimento específico de games.
    Ainda não vi os joguetes! Será que teve coisa boa?!

  32. Vivi Werneck
    04/02/2009

    @Didier

    Eu não cheguei a conversar com esse menino que você apontou. Não sei dizer se é o cara que você está falando…

  33. Vivi Werneck
    04/02/2009

    @Thyago

    Não fique com ciúmes… ELES não significaram nada pra mim! auahuahuaha….

  34. Vivi Werneck
    04/02/2009

    @ZEMO

    Realmente em 48h não dá p fazer nada extraordinário e é por isso que a criatividade e originalidade são os pontos fortes desse desafio!

  35. 04/02/2009

    Já joguei o Pipe Mayhem, da equipe Torresminho e adorei!! O Gum´ O Flavor tbm é bem bacana! Dá um trabalho danado instalar os jogos em uma máquina que não tenha o XNA, por isso tive que jogar no computador dos desenvolvedores.

    Tá todo mundo de parabéns!!

  36. Patrick
    04/02/2009

    Nossa adorei a matéria… Beleza hein VIVI… Ah depois vc me dá os telefones das meninas do evento… rssr Brincadeira… Bem bacana a cobertura… Parabéns!!!

  37. 04/02/2009

    Agora que já lí a matéria toda (desculpe, da última vez estava dando só uma passadinha rápida) os parabéna pela excelente cobertura são mais que merecidos, Vivi.
    Muito bom saber que o nosso amado Rio de Janeiro não anda esquecido quando o assunto é game.

    Vivi, da próxima vez vê se me leva junto quando for cobrir algo do tipo. Prometo que não vou falhar. hehe =]

    Abraços,
    e mais uma vez, parabéns pela ótima cobertura.

  38. 04/02/2009

    Bela matéria Vivi!
    Aliás, onde foi que eu vi essa foto sua com o Guilherme Xavier mesmo? ^^
    Uhahuahuauhauhauhhau
    Olha, passo para deixar aqui o link das reportagens no EArenaGames.com.br, afinal, no vídeo dos melhores momentos, você aparece, né?
    Assistam Vivi Werneck ensinando “como se faz para tomar banho”!
    hauhuahuahuhauha
    Beijocas!

    Abertura
    http://www.earenagames.com.br/noticiasinterna.php?id=272

    Encerramento
    http://www.earenagames.com.br/noticiasinterna.php?id=273

  39. Vivi Werneck
    04/02/2009

    @Márcio Filho

    Seu filho da mãe eu não acredito q vc filmou isso! AAAhhhhhhh eu te matooooooooooooo!!!!!!!!!!!!! hauhauhaaa….

  40. 04/02/2009

    Vix,que vídeo a vivi aparece??
    O.o

  41. Vivi Werneck
    04/02/2009

    @Clá

    Tb tô caçando! hehehe…

  42. Vivi Werneck
    05/02/2009

    @Clá

    Achei! é o terceiro vídeo desse link: http://www.earenagames.com.br/noticiasinterna.php?id=272

    Na verdade eu não apareço muito bem. É só um pouco da minha voz! hehehe

  43. 05/02/2009

    @Vivi
    Aparece sim! Quer dizer, visualmente é bem pouquinho, mas a voz é durante uns bons minutos!
    uyauhauhauhauhuahuhaha
    confiram! A sekçi voz de Vivi Werneck (amigo, não me bata! ;])
    E o vídeo é esse mesmo!
    ^^

  44. 05/02/2009

    @Márcio Filho

    Márcio, o seu fim será trágico!!!! hauauahuahuahaa…

    *sacando uma motosserra da bolsa*

  45. 05/02/2009

    […] Girls of War no Global Game Jam 2009 « Girls of War (tags: girlsofwar.wordpress.com 2009 mes1 dia5 evento game_jam games blog_post) […]

  46. 09/02/2009

    aeee
    show a cobertura, eu que nao colaborei na foto e fiquei com cara de retardado de cabeça inclinada ! huahuahua.

    a galera da vacavitoria jah tem ateh release novo do jogo, com algumas correções ! quem quizer testar e dar um feedback pra gente seria otimo

    para baixar o novo release
    http://www.vacavitoria.com/tiny-soldiers-the-rise-of-mosquito/

    se estiver enrolado e precisar de socorro
    http://www.vacavitoria.com/forum

    valeu !!

  47. 09/02/2009

    @nomadsoul o from the cave eh maneiro, mas o tiny soldiers tinha controle do WII =) huauhauha, alem de uma musica muito melhor !! =) huahuahuahu

  48. 09/02/2009

    coloquei alguns videos do evento neste endereco
    http://www.vacavitoria.com/2009/02/fotos-do-globalgamejam/

  49. 09/02/2009

    Vale lembrar que os nomes das equipes não tinham underscore, mas apenas colocamos porque a organização pedir pra colocar na hora de enviar o arquivo ZIP
    E estranhamente isso se propagou pro site central do evento.
    Fizemos também uns videos, mas meu amigo que fez é um eremita desconectado e eu ainda vou levar um tempo pra uppar por ai. quando o fizer, posto aqui.

  50. 10/02/2009

    @hamilton:
    Nada disso! Nós tinhamos a musica melhor! Tinhamos uma orquestra nos paises baixos só pra isso =-P
    Além do mais, o que é o controle do Wii perto da voz do incrivel Carlos Muniz!
    =-P

  51. 10/02/2009

    @nomadsoul
    a voz realmente ficou show !! mas sacabagem vcs terem uma orquestra e nos soh o gabriel, que estava com uma cara de zumbi danada quando compos as musicas huauhahua, sabe cara de bebado ? era assim que o bixim tava.

    temos de marcar uns game jam sessions for fun !! tipo uma cambada, discutimos um jogo, cada grupo faz um pedaco e soltamos para o publico, totalmente for fun !!

    o que acham ?

  52. 08/03/2009

    *atrasadão*

    ahihaeiuuaei!!! todo mundo escreveu nosso nome errado.. assim perde a piada xD~~~~
    era pra ser “Time Sete da Aiyra”.. =P~~~~

    enfim.. foi mto bom o evento!! curti mto os jogos!!

    @>PH<
    é dificil sim, brow. mas vale mto a pena participar, altas palhaçadas xD

    @hamilton
    to dentro!!!

    vlw!! otima materia!

  53. 08/03/2009

    @Hamilton

    Só falar a data :D só não fui nesse Jam como participante pq alguem tinha que ficar lavando o banheiro :P

    Po, nego com orquestra, compositor e o caramba a quatro….
    …acabou que a galera aqui da Aiyra usou essa joça aqui …http://www.youtube.com/watch?v=gKPRJf1SXBA

    xD

  54. 09/03/2009

    @bernardo
    vamos marcar alguma coisa sim !!

    olha que noticia legal !!
    http://www.vacavitoria.com/2009/03/3o-xna-challenge-finalistas-etapa-1/

  55. Tadeu
    11/03/2009

    Te vi lá Vivi mas não participei, mas quem sabe num futuro próximo…kkk

    E o Esteban sorrindo como sempre até nas fotos mwuahahahahahahaha! Tb pudera, o cara é referência internacional

  56. Tadeu
    11/03/2009

    Galera,

    Alguns de vcs tem uma visão muita errada do pessoal da Computação hehehehe

    Lá no instituto da Computação da UFF tem bastante mina gata…não sei pq nego associa a gente com seres alienados e sem mulher LOL!

  57. 11/03/2009

    arre eu tenho tanta mulher que tenho até 3 !! lol

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.