Game History: Namco

Tags: game history, nakamura, Namco

Devido ao sucesso (é, acho que a galera gostou) da primeira parte da coluna Game History sobre a Konami, volto com mais um post histórico sobre outra gigantona da Indústria dos Games: a Namco.

Em 1955, Masaya Nakamura fundou uma empresa fabricante daqueles cavalinhos que as crianças costumam montar e fazer a festa. Com o nome de Nakamura Manufacturing, a Sede do negócio ficava no alto de uma loja em Yokohama, um bairro de Tóquio. Conforme o negócio foi crescendo, em 1958 a Nakamura Manufacturing muda seu nome para Nakamura Manufacturing Co., cujo acrônimo seria Namco. Dois aninhos depois, a Namco criou o primeiro simulador de corrida, Racer.

Os anos foram passando e a empresa foi crescendo, claro! O “Boom!” na história da Namco foi quando Nakamura resolveu comprar a filial da Atari em Tóquio em 1974, que estava meio mal das pernas e prestes a declarar falência devido a alguns furtos por parte de seus funcionários. A crise financeira da Sede do Japão fez com que Nolan Bushnell (meu queridão) a pusesse à vende. A Sega tentou comprar mas Nakamura foi mais rápido e deu um lance bem maior. Com a nova aquisição, Nakamura pôde distribuir EXCLUSIVAMENTE os jogos da Atar no JAPÃO por DEZ anos (esse limpa a bunda com nota de dólar), o que fez com que ele abrisse Arcades com jogos da Atari.

O sucesso da Namco foi conquistando o Mundo aos poucos, chegando aos Estados Unidos em 1978, onde não lançava jogos com a logo da empresa (onde já vimos isso mesmo?). Os jogos eram lançados com a logo da Atari e da Midway.

Em 1985 a Atari foi vendida para a Warner devido à crise financeira na Indústria e dividiu-se em duas: Atari Corporation (jogos para consoles e PC) e Atari Games (Arcades), esta sendo comprada pela Namco América, o que causou uma pequena “guerra” entre os fodões da Namco, mas que não vem ao caso.

Ao lançar jogos para o NES em 1989, a Namco teve a honra de ter “regalias” em sua aliança com a Nintendo, como poder fabricar seus próprios cartuchos. Pena que o que é bom dura pouco e a Nintendo, ao renovar o contrato com a Namco, cortou algumas coisinhas, fazendo um Nakamura extremamente emputecido lançasse jogos para o Mega Drive (concorrente do SNES) e continua até hoje com os consoles atuais.

Em 2005 a Namco se fundiu com a Bandai, adotando o nome de Namco Bandai, como a conhecemos hoje.

Vamos lá com a retrospectiva dos tesouros da Namco:

Gee Bee (1978) – Primeiro jogo da Namco

Galaxian (1979) – Primeiro jogo a usar os gráficos com cores RGB (Red-Green-Blue)

Pac-Man (1980) – Dispensa apresentações

Final Lap (1987) – Primeiro Arcade multiplayer e com lugares para duas pessoas.

Splatterhouse (1988)

Ridge Racer (PlayStation – 1993) – Primeiro jogo que corrida que gosto pra valer.

Tekken (PlayStation – 1994)

Soul Edge (PlayStation – 1996) – Introdução CLÁSSICA que me deixou boquiaberta com o PlayStation e que amo de paixão até hoje.

Time Crisis 4 (2006)

Street Fighter X Tekken (Xbox 360, PS3 e PC)

Clarice dos Santos
Share on Tumblr
Feed do Post
24 Comentários em "Game History: Namco"
  1. Sovereign
    14/06/2011

    Das produtoras japas, a que mais gosto eh a Namco. Adoro a serie Ridge Racer e Ace Combat, embora tenham caido com o passar dos anos. Outra serie que gosto eh Soul Calibur, que no xbox original cheguei a quebrar um controle tentando finalizar as missoes. Nao conhecia a historia da Namco, mas o Nakamura-san fez juz ao slogan comercial da semp-toshiba – nossos japoneses sao mais inteligentes que os outros xD.

    • 15/06/2011

      Bom, depois de Ace Combat 5 acho difícil qualquer Ace Combat se superar. Aquele jogo é foda, tanto em termos de gameplay quanto de enredo.

      Agora, Clarice… Nada de vídeo do Ace Combat, mesmo? :(

      • 15/06/2011

        Outra coisa, sem querer ser chato, mas já sendo: o vídeo que está como Tekken x Street Fighter é, na verdade, do Street Fighter x Tekken.

        Basicamente, são dois jogos diferentes:
        Tekken x Street Fighter – Em desenvolvimento pela Namco, jogabilidade 3D
        Street Fighter x Tekken – Em desenvolvimento pela Capcom, jogabilidade 2D

        • Clarice Gouveia
          15/06/2011

          Que isso, pode falar o quanto você quiser^^ Eu tinha me esquecido completamente que vai sair os dois jogos =X
          Obrigada pelos toques e vou arrumar ^^

      • Erik
        16/06/2011

        tenho ace combat 5, é legal e n poderia faltar aqui,mas é meio chatinho,enjoa rápido rsrsrsrs,mas bem q poderia tem um video do ace combat né?

  2. georges
    14/06/2011

    Sem dúvida a Namco é uma das empresas de Games mais importantes que existem. Pac-man e Tekken 3 fazem parte da minha infância. A Intro de Soul Edge é realmente fantástica e tem uma ótima direção na minha opinião, e serve de referência para muitas outras a até hoje.

  3. Ana
    14/06/2011

    Sensansional o post Clá! Eu amo a Namco! Pac-man e Tekken são os meus preferidos! *_*
    Bjs

  4. Lucas
    14/06/2011

    Teve a manha Cla, muito bem

  5. 15/06/2011

    Ah, sensacional! Sou fã de Pac-Man, de Tekken, de Time Crisis, de Soul Calibur, de Ridge Racer, de Ace Combat, de Klonoa, de Xenosaga, de Tales of Destiny / Phantasia / Outros, de Katamari, de Dead to Rights, enfim. Adoro a Namco. E a história do vovô Nakamura está muito bem contada, hehe.

    Só uma sugestão: separa um pouco as palavras em cima dos vídeos. Às vezes, mal dá para ver que tem algo escrito em cima dos vídeos, de tão perto. Basta um parágrafo, para destacar.

    Ah, e uma dúvida: eu não estou mais recebendo os novos posts do Girls of War no meu e-mail, como antes… Depois da mudança no blog, tenho de me cadastrar de novo no feed por e-mail? Só por via das dúvidas, já me cadastrei novamente no feed por e-mail. Agora, é só esperar.

    • Clarice Gouveia
      15/06/2011

      Opa, obrigada pelo toque^^ Vou ver se depois dou uma arrumadinha. Realmente, tá muito perto! rsrs
      E sobre o feed, sim, você tem que se cadastrar de novo pra receber nossos posts no e-mail ^^

      • 15/06/2011

        Já me cadastrei de novo no feed por e-mail e está tudo funcionando normalmente. Voltei a receber o conteúdo de vocês direto no meu e-mail em tempo instantâneo. Que comodidade, hein? Hehe.

        • Jonathan Gouvea
          15/06/2011

          Ainda bem que eu leio o blog pelo Blogger, e não mudou nada… :D

  6. Hélio
    15/06/2011

    A série Soul é, provavelmente, a minha franquia favorita da Namco. Amei Soul Edge e todos os Soul Caliburs exceto o 1 (q eu infelizmente não pude jogar por não ter o Sega Dreamcast em casa). Mas joguei muito o SC3 (o 2 nem tanto) e o 4. Acho q meu favorito ainda é o primeirão, de arcade/PSX. Lembro q eu passava várias tentativas tentando vencer o Cervantes e, qdo ganhava, era aquela alegria. Jogava muito com Mitsurugi e Taki. :D Tekken tbm, eu joguei muito o terceiro jogo da série e o quinto, nas versões PS2 e PSP. Acho uma óima empresa. Inclusive tem uma placa de arcade deles (a Namco System 22) q foi usada como base para o hardware do DC, assim como Sysytem 11 era o hardware do PS1.

  7. claudio
    15/06/2011

    boms tempos de jogar nos bares os flipers apostando dinheiro com maloquerada hahah excelente

  8. 15/06/2011

    Isso é que é começar de baixo. O que me surpreende é que um vendedor de pocotós tenha dado um lance maior que o da SEGA pela Atari…

    É impressão minha ou esse site está meio diferente?!?

  9. Mih
    15/06/2011

    Com certeza Soul Calibur,Tekken,Splatterhouse e Pacman foram os melhores jogos feitos pela Namco *-*

  10. 15/06/2011

    Namco pra mim é sinônimo de arcade. Vez por outra jogo Time Crisis em algum Gamestation da vida… e aproveitando, o Ridge Racer pro PS3 vale a pena?

  11. georges
    15/06/2011

    Qual será a empresa da próxima vez?
    Sugiro a capcom.

    • Hélio
      16/06/2011

      Boa! Sugiro a Square Enix xD

  12. Gilberto
    16/06/2011

    Parabéns pelo trabalho, eu não conhecia a história da NAMCO.

  13. blackteria
    16/06/2011

    muito massa esse post ,bate uma grande nostalgia mais o que é bom tem que ser lembrado

  14. PH!
    16/06/2011

    Me lembrei que ficava em frente à maquina de Soul Blade, esperando a abertura passar por várias vezes. É realmente muito fod@.

    E agora que me toquei, dois grandes épicos vieram no ano de 1980: o Pacman e… EU! (sim, sou velho mermo, e daí?)

  15. The Punisher
    17/06/2011

    Soul Edge o precursor de Soul Calibur, realmente muito bom e um dos que eu mais gostava no PS. O 1º Soul Calibur. foi o que mais gostei da série. Todos ou a maior parte dos comentados aí foram ótimas sacadas da Nanco e são sucesso até hoje.

  16. 18/06/2011

    Estou gostando muito dessa série viu Clá? Eu também quero ver a história da Square Enix como proximo, e também da EA e SNK
    Eu ouso dizer que os melhores jogos de luta que já joguei são da Namco (Tekken e Soul Calibur), por vários motivos (desde comando a gráficos).

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.