Festa de Halloween no GoW

Tags: Altered Beast, Bioshock, Castlevania, dead space, Doom, Fatal Frame, Ghouls'n Ghosts, Halloween, Jogos Terror, Phantasmagoria, Resident Evil, Silent Hill, Splatterhouse, The 7th Guest, Zombies ate my neighbors

foto-halloween-06

Por Bruna Torres

Como todos sabem, sexta-feira passada, dia 31 de outubro, foi comemorado o Halloween. Também conhecido como Dia das Bruxas, o Halloween é festejado mundialmente nesta data. A festa existe a mais de 2500 anos. Ela tem origem no povo celta. Para eles, no último dia do verão, 31 de outubro, os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos, e para assustá-los, os celtas colocavam objetos assustadores nas casas, como caveiras, abóboras enfeitadas, ossos decorados, entre outros. Por ser uma comemoracão não cristã, o Halloween foi condenado na Europa na Idade Média, e foi aí que passou a ser chamado de Dia das Bruxas. Quem comemorasse, era perseguido e condenado à fogueira pela Inquisição. A igreja, com o intuito de diminuir as influências pagãs, cristianizou a festa e criou o Dia de Finados (2 de Novembro).

No Brasil, a comemoração ganhou mais força recentemente. Como era de se esperar, chegou ao país através de influências norte-americanas. Eu me lembro que nunca pensava em Halloween ou em participar de festas que aconteciam por aqui, em Brasília. A partir do momento que entrei para um curso de inglês, começou a ser mais freqüente a inserção da cultura estadunidense e inglesa na cabeça dos alunos. Com isso, acabou como “parte da nossa cultura”. Muitos brasileiros não concordam com a idéia, pois temos um rico folclore e diversas outras coisas para se comemora, como o carnaval, por exemplo, onde todos também vão fantasiados (ou não hehehe).

Agora voltando ao assunto que mais é comentado neste blog, o Halloween está bastante presente nos games também. Por estar relacionado com a morte, os personagens costumam ser figuras assustadoras. Fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, gatos pretos, entre outros. Pois bem, preparei pra vocês uma festa (atrasada, mas ainda comemorativa) com os personagens dos jogos mais assustadores e que têm mais a ver com a data festiva (caso esteja esquecendo de algum, podem convidá-los).

Ghouls’n Ghosts

ghoulsn-ghosts1ghoulsn-ghosts2

Zumbis, corvos, fantasmas de soldados, caveiras com foices e  diversas espécimes de monstros habitam o  jogo. Uma verdadeira festa de Halloween. Sequência do jogo Ghosts’n Goblins, Ghouls’n Ghosts é um game de plataforma feita pela japonesa Capcom. O objetivo do game é enfrentar esse vasto exército de monstros para salvar a princesa aprisionada no castelo de Lúcifer.

Resident Evil

residentevil1residentevil2

Parece mesmo que a Capcom gosta de comemorar Halloween. Neste game, como todos já estão cansados de saber, zumbis, cachorros em decomposição, monstros que sobem em paredes com línguas enormes, entre outros, fazem a festa. Pela quantidade de zumbis, é quase um clipe do Thriller, de Michael Jackson.

Silent Hill

silenthill03silenthill021

Neste game, a Konami pensou em deixar todos atordoados. Em todos os jogos da série, existem criaturas  bizarras, humanóides ou animalescas, além dos cachorros deformados, monstros com os membros em lugares trocados, enfermeiras com tremeliques na cabeça e fantasmas de crianças (se é que são fantasmas). Realmente, um jogo com uma tendência visualmente bizarra.

Bioshock

bioshock_water

bioshock

De todos, sempre achei o Bioshock um game que representasse mais o Halloween. Parece uma grande festa, onde todos estão fantasiados. São pessoas com cara de palhaço, Big Daddies, garotinhas segurando bonecas, e vários outros personagens assustadores.

Dead Space

deadspace

deadspace1

Que tal esses? Bebês com tentáculos prontos para agarrar cabeças, zumbis, monstros deformados, necromortos, monstros caveirosos… Perfeitos para a nossa festa.

Altered Beast

altered-beast

altered-beast-1

Lembram da cara que o Jin Carrey fez no filme O Máskara ao ver a Cameron Diaz cantando? Aquela cara de lobo? Foi engraçado, mas não serviria para a festa de Halloween do Gow. Por isso, os lobisomens de Altered Beast são os melhores para esse tipo de festa! Claro, que só poderão entrar aqueles que tiverem as unhas (garrs) feitas e o estômago satisfeito.

Fatal Frame

fatal_frame

fatal-frame

Depois de tantos monstros e zumbis, não poderiam faltar os fantasmas! Eles assustam qualquer um em qualquer lugar. Só não esqueçam as máquinas especiais. Para quem não tiver, alguns óculos próprios para ver os fantasmas estarão disponibilizados na entrada da festa.

Castlevania

alucard3

castlevania

Caveiras, lesmas, zumbis, plantas carnívoras, diabinhos, monstros com chifres, armaduras com vida, fantasmas dançarinos, monstros e muitos VAMPIROS! Esses com certeza estarão na nossa mega festa! Deixo que a Clarice entregue o convite pessoalmente!

 

Bem, após tantos personagens convidados, fica a lista dos que não consegui entrar em contato.

Splatterhouse

splatterhouse

Doom

doom-3-a

The 7th Guest

the-7th-guest

Zombies ate my neighbors

zombies_ate_my_neighbors_gen_screenshot2

Phantasmagoria

phantasmagoria1

 

A festa será todos os dias, aqui no GoW. Venham sempre à carater!

Beijos!

Bruna Torres
Share on Tumblr
Feed do Post
39 Comentários em "Festa de Halloween no GoW"
  1. Wesley Pires
    06/11/2008

    Hahahahah, booas lembranças que eu estou tendo agora Bruna. Mas, tipo, ao ver os inimigos desses jogos, não me sinto à vontade para pedir gostosuras ou travessuras para eles não. Dentre os jogos citados, o que eu ainda não joguei, mas quero jogar (muito!) é o Bioshock. Em todos os outros sites de games que eu comento, todos falam muito bem de Bioshock. Não sei se fugi ao tópico, mas tá ai minha opinião.

  2. 06/11/2008

    Cadê Castlevania?!?? rsrs

  3. 06/11/2008

    Concordo, CADÊ CASTLEVANIA????
    Bruna,te mato!!
    xD~
    uahuahuauhahuuha

  4. geraldofigueras
    06/11/2008

    Cadê Splatterhouse??? Foi um dos ícones do terros nos games na sua época, e tá sendo feito um novo jogo da franquia.

  5. 06/11/2008

    Vixe. O medo em Ghouls ‘n Ghosts vinha, na verdade, por conta da DIFICULDADE! PelamordeDeus, que primeira fase era aquela, hein? :)

    Do Altered Beast eu tenho medo é dessa versão 3D aí. Não joguei e não gostei. Maculou demais a minha infância quando eu passei uns três meses só com esse cartucho.

    E pra fechar… The 7th Guest! Aí sim… meeeedo! Principalmente no puzzle do labirinto dentro da cozinha. Só faltou colocar Phantasmagoria, onde eu levei o maior susto em videogames da minha vida (mmm… talvez tenha levado uns bem parecidos em Doom… talvez…)

  6. Bruna Torres
    06/11/2008

    iehioehioeiohe sabia que tinha esquecido algo!!

    eu postei isso lá pelas 3hs e tanta da madrgada, me perdoem, vou convidá-los também!

  7. Bruna Torres
    06/11/2008

    Eu tinha medo de Phantasmagoria tb hahahaha e do Gabriel Knight A Fera Interior

  8. Bruna Torres
    06/11/2008

    Pronto, todos os pedidos atendidos!

    Quem mais?

  9. Sara Elizabete
    06/11/2008

    nossa que foda! adorei!

    • camila
      27/10/2010

      olhaaaaaaaaaaa que susto. isso nem dá medo

  10. 06/11/2008

    Parabéns pelo post, muito legal. Eu jogava Phantasmagoria sempre à noite. O último chefão era assustador. Cheguei a sonhar que estava fugindo dele!

  11. 06/11/2008

    nossa..
    Zombies ate my neighbors…do fundo do baú …
    eheheh, joguei mto isso no mega drive…adorava esse jogo qdo era pivete

    Castlevania tbm show..

    Ghouls’n Ghosts era treta d+

    abss

  12. 06/11/2008

    As coisas que mais me deram medo em jogos foi o solzinho do mario 3 e as fases de agua do sonic … serve ? xD

    E … tentaram abrasileirar o halloween e transformaram no “dia do saci” …mas infelizmente o sacizinho q eu lembre não esta na galeria de pessoas tipo a monica, o didi, o sapo xulé e o chapolin de jogos brasileiros =P

    Q alteread beast é esse ? O.o

    E … faltou a serie darkstalkers …que tem vampiro, lobisomem e tudo que tem direito numa serie só =3
    E o desenho é arrepiante xD

  13. Arthur Didier
    06/11/2008

    Ae só esqueceu de Left 4 Dead mas a materia ta o bicho.

  14. Bruna Torres
    06/11/2008

    Esse alteread beast é de ps2 eihhieoohie

  15. Arthur Didier
    06/11/2008

    Ae quando o Platy falou do saci eu me lembrei do episodio de quinta categoria que foi sobre o Halloween foi muita onda o cara que cantou no cover nation voltou cantando como Ozzy Osborne teve Ludico vestido de Saci foi muita onda mas foi Halloween salve do Saci.

  16. 06/11/2008

    @Rebeca: Castlevania é o nosso neném, Bebs!!
    Amo ele!!
    \o/
    uhauhahuauha

  17. 06/11/2008

    E eu sou fã de quase todos os listados. Ainda acho que o Halloween poderia ser bem mais explorado aqui nas terras brasilis, e isso tem avançado cada vez mais.
    Excelente texto, Lady Towers. \o/

    Eu tô mto ansioso pra jogar o Fatal Frame!! AHHHHHHHH!!! \o/

  18. Wesley Pires
    06/11/2008

    Meu deeeus, Altered Beast é classico. Até a frase “Power up” é massa de ouvir. E como em todo jogo 2d que ganha roupagem 3d, a 3d sempre fica ruim (sim, fugi do topico, desculpem). Castlevania tambem é classico. Quem nunca ouviu Bloody Tears, Vampire Killer ou Wicked Child do clássico, ou Dracula’s Castle, The tragic Prince, Castle Corridor da nova geração de jogos? Meeu deus, esse artigo me fez brotar minha infância e adolescencia (não que faça tanto tenpo, mas..)

  19. Wesley Pires
    06/11/2008

    Nossa, é memso, desculpe pelo outro post, mas outro jogo nesses moldes, com criaturas horrendas é Demons Crest, para SNES.

  20. 06/11/2008

    Bruna!!!! Não pode esquecer Kingdon Hearts nessa lista!!!!!!

  21. 06/11/2008

    O Randon tem razão! Kingdom Hearts 1 e 2 tem estágios em Halloween Town, aonde o Sora, o Donald e o Pateta aparecem fantasiados para o Halloween.

  22. Rodolfo Wiioshiki
    06/11/2008

    Cadê PacMan??? hahahaha

    Fantasmas, doces e “comedores”
    ;P

  23. geraldofigueras
    07/11/2008

    Correção sobre Altered Beast. Não era “rise from your grave”. Era algo mais pra “mwais fom yofei”.

  24. 07/11/2008

    Randon Novembro 6, 2008 às 10:25 pm

    Bruna!!!! Não pode esquecer Kingdon Hearts nessa lista!!!!!!

    Kingdom Hearts nao dá medo!

    Vou convidar o pessoal do Estranho mundo de Jack hehehe, em Halloween Town hehehe

    e o Pac-man está no post abaixo desse hehehehe

  25. 07/11/2008

    Harry Potter também tem várias bruxas. A Mione, por exemplo.

  26. Wesley Pires
    07/11/2008

    Prum jogo daquela epoca, altered beast foi revolucionario, só pelo fato de ter voz.

  27. 09/11/2008

    Bruninha, se servir de consolo, o posto de post de Halloween mais atrasado dos blogs brasileiros vai para o meu blog!! XD

    http://gameretrobrasil.blogspot.com/2008/11/29-especial-muito-atrasado-de-halloween.html

    Eu terminei ele simplesmente no sábado, hehehe…..

    E, para dar a minha contribuição, acho que ficou faltando dois clássicos do PC: Maniac Mansion e Alone in the Dark.

  28. Bruna Torres
    09/11/2008

    E darkstalker hahaha

  29. 09/11/2008

    Verdade, heheeh…

    Aliás, valeu pelo comentário no meu blog, Bruna. E já inclui o blog de vocês no blogroll do meu. XD

  30. Wallace
    10/11/2008

    Será que ninguém vai citar o Chapolin contra o Dracula??? õ_O
    Tinha muitos bichos de Halloween la!!! xDDD

    E MEU DEUS…esse Altered Beast de PS2 é insano!!! xDDD
    Eu achei bacanudo, apesar da historia ser diferente da original!!!

  31. 29/05/2009

    […] Worlds Entertainment. A primeira versão (1.0) do mod foi lançada em outubro de 2002, época de Halloween. A última a ser disponibilizada, 3.2, é de março de 2007. Desde então vêm se falando de um […]

  32. 19/10/2010

    oiiiiiiiiiii

  33. camila
    27/10/2010

    voce quer me conhecer

  34. 29/10/2010

    […] Dia das Bruxas está chegando! Neste dia 31 de outubro esvisceramentos, mutilações, fantasmas e muito, mas […]

  35. silvana de jesus barbosa
    30/10/2010

    eu nao fazo parte do halloween por que ele nao me agrada nem gosto mesmo

  36. silvana de jesus barbosa
    30/10/2010

    em vou com a cara de nim um personagem que me agrada
    mesmo

  37. israel
    31/10/2010

    ta faltando harry potter

  38. 16/11/2010

    mui boeno

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.