ESRB lança aplicativo gratuito para a sua tia Janizete

Tags: ESRB, ESRB app

Por Carla Rodrigues

Como assim você assalta carros e mata inocentes nesse jogo, Henrique?!? Te criei pra isso???

O ESRB (Entertainment Software Rating Board), orgão responsável pela classificação etária dos jogos, lançou um aplicativo gratuito para iPhone que dá acesso imediato a classificação dos jogos através de um catalogo ou de foto.

“Mas todos os jogos já possuem o selo de classificação etária na capa”, sim, é verdade! Muito bem observado, porém, o aplicativo da ESRB também provém uma pequena sinopse sobre a trama do jogo, dá os motivos pelos quais o jogo recebeu determinada classificação e até cita alguns dos palavrões, caso haja, que são pronunciados no jogo.

Resumindo: é um belo aplicativo dedo-duro que não pode NUNCA cair nas mãos da sua tia Janizete caso você seja menor de idade e tenha pedido Call od Duty: Black Ops de Natal.

Para usar o aplicativo basta acessá-lo e procurar o título do jogo digitando o nome dele para que seja encontrado no catalogo de informações. Também é possível tirar uma foto da capa do jogo para que o reconhecimento seja feito automaticamente.

É um excelente aplicativo para informar aos pais o que eles estão adquirindo para os filhos, já que na grande maioria dos casos são os pais que compram jogos para as suas crianças ou adolescentes sem mesada.

A equipe do GameTV (onde eu trabalho) testou toscamente o aplicativo ilustrando  em uma breve historinha (eu que tentei filmar):

Carla Rodrigues
Share on Tumblr
Feed do Post
11 Comentários em "ESRB lança aplicativo gratuito para a sua tia Janizete"
  1. 16/12/2010

    Só pra deixar claro: eu gostei sim do aplicativo.
    Qualquer tipo de informação adicional é sempre bem vinda =]

    • Mih
      16/12/2010

      Tia Janizete?! Tenso…Muito tenso esse nome O_O

      @Bebs
      “Lembrei daquele cantor que existia há eras atrás, Donizete” A donizete que veio na minha cabeça foi aquela menina gasguita do Mundo Canibal xD

  2. The Punisher
    16/12/2010

    kkkkk….ao que parece você se divertiu bastante filmando isso né?

  3. The Punisher
    16/12/2010

    Já se tratando do assunto do post…é uma boa para os pais ou quem quer que seja para saber um pouco mais sobre o jogo mesmo já tendo a classificação na capa do mesmo.

    • 16/12/2010

      Exato.
      Muitas vezes só o selo não informa extamente sobre o que é o jogo, né?

  4. @SandroLui
    17/12/2010

    Noossa o vídeo mostra claramente o grande talento maestroso que seus amigos têm para encenação! Fiquei meramente chocado e bravamente desmotivado depois de assistir o vídeo :D

    Bom, em relação ao aplicativo ModaFuck, eu não acho muita coisa porque são poucos os pais que se ligam nessa de material impróprio para menores de 18 anos, segundo porque geralmente os jogos para maiores de 18 anos não são atraídos pelo público mais novo (geralmente crianças acima dos 12 ou 13 anos) por ser muito difícil, terceiro que o público acima de 13 anos já não é tão bobalhão assim e os pais não ligam (denovo).

    E por ser um aplicativo para o iphone né, tipo, geralmente (3x) os pais que se ligam nessa de faixa etária não são lá dos mais modernos e não se é esperado que usem esse tipo de celular e sejam tão adeptos as suas funções. Não to dizendo que não existam, mas sim que são poucos os que existem :)

    É isso :D

  5. Hélio
    17/12/2010

    Hahahaha Ainda bem q não sou menor há muuuuuito tempo, ou ficaria muito chateado se não pudesse jogar um God of War ou Mortal Kombat da vida por causa desse aparelhinho do capeta rsrs
    Vou ver se adquiro um qdo eu tiver meus filhos ^^ (risada maléfica)

  6. 17/12/2010

    Carla, me enganou, salafrária! xD~
    Eu podia jurar, pelo título, que era um post da Bebs!! LOL

    “Janizete” me lembrou uma mistura de Jarilene com Donizete, tipo uma empregada doida que BERRAAAAAAA loucamente (Mih, também lembrei da Donizete do Mundo Canibal :P).

    Mano, a CARA do japa atuando, olhando pros ladinhos, tipo “ninguém tá vendo né?” xD
    MUITO bom!

    – Eu tenho esse aqui, super inocente… *mostra Splatterhouse*
    – Esse aqui mexe com Satanás?

    Aaaaaah G-zoos! xDDD

    – Filho, você não pode com violência, nem com pornografia…
    – Ele v*mita?

    RA-CHEI! xDDDDDDDDD~~~

    – Ele fala f*ck, sh*t e outros tipos de… Ah, eu não aguento mais…
    AAAAAAHAHAHAHAHEHIHOHU! XD

    OK, parei com as piadas. Gostei do aplicativo também, BEM dedo duro mas é a isso que ele se propõe né? :P
    É ótimo pros pais criarem vergonha na cara e depois não ficarem culpando os jogos (coisa absurda ainda existir isso…) pelo comportamento dos filhos. Afinal, se eles autorizaram E compraram o jogo mesmo depois de saber bem do que se tratava, não tem chororô depois.

    O aplicativo é bom até mesmo pra quem vai comprar algum jogo e não sabe muito sobre ele. Às vezes o cara da loja não sabe explicar porque nunca jogou, ou o encarte não fala muita coisa sobre. Aí, tendo acesso ao software, você já tem mais informações (às vezes até demais, ESRB de vez em quando fala o que não deve sobre o jogo :P).

  7. Gabriel
    17/12/2010

    Por um lado é bom…pelo outro não.
    Vai que a criança/adolescente sabe exatamente o que tem no jogo e quano vai comprar,chega aqueles pais super antiquados e controladores e veem as informações do jogo?
    decidem não levar o jogo,a criança/adolescente fica magoada,e acaba dando em mais merd….do que daria se tivessem comprado o jogo!
    Claro que isso é minha opinião…mas pode acontecer né?

  8. @SandroLui
    17/12/2010

    Sou a favor da violência explicita em jogos, não teria tanta graça jogar Mortal Kombat sem sangue ou membros despedaçados (muahaha). A vivi sabe do que eu to falando (:

    Carmagedon não seria o mesmo, Suferring então nem existiria. Imagine Sillent Hill sem aquelas cenas que até o capeta se assusta… só acho que não tem tanta coisa assim para maiores de 18 anos, se eu tivesse que esperar isso tudo hoje eu não conheceria nem metade dos jogos que eu conheço (:O) haha.

    E a Vivi também joga esses jogos desde, sei lah, 10 anos (psycho feeling) :S

  9. Yan Paulo
    21/12/2010

    Hm, por um lado é bom! É improtante controlar o que os filhos vêem/jogam!
    Mas realmente se isso cair nas mãos de uma tia Janizete da vida, que quer controlar COMPLETAMENTE a vida da criança… Tenho pena D:

    Emfim, outro que vai comprar quando tiver filhos sou eu(mas tendo cuidado pra não traumatizar os pobres infelizes proibindo tudo né?)!

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.