Esqueçam o cavalo branco

Tags: prince of persia

Por Carlinha Rodrigues

prince_of_persia_by_peterkoevari

Muitos leitores deste blog devem ter gravado em suas memórias a época em que gostavam de ler contos de fadas. Não estou falando daqueles livros interativos que tinham um buraco no meio ou a gente dava banho em um cachorrinho ao movimentar uma aba, estou falando dos contos de fadas. Eu e minhas irmãs herdamos da nossa prima gigantescos livros de contos de fadas. As gravuras eram belíssimas, cada página parecia um quadro, dava vontade de entrar ali.

 

Jogar Prince of Persia dá a impressão de percorrer um livro de contos de prince-of-persia-20080820052055753fadas. Até a trama sugere isso, uma bela princesa e um aventureiro misterioso precisam salvar o mundo. A história começa com o protagonista perdido em uma tempestade de areia procurando por seu burrinho, Farah. Acidentalmente ele acaba cruzando o caminho com a princesa Elika, que está fugindo dos guardiões do rei. O pai de Elika soltou o deus Ahriman, que foi preso em um templo pelo deus Ormazd. Ahriman é o deus da escuridão, e no mesmo instante que ele é libertado pelo rei, o cenário do jogo vira escuro e sombrio, por tudo está sendo corrompido.

 

 

prince-of-persia-20080527114810329Elika precisa salvar sua terra da destruição, e você deverá percorrer com ela alguns terrenos que precisam ser curados, os fertile grounds, para que Ahriman possa ser capturado novamente. Você atravessa todo o ambiente corrompido, escuro, com inimigos e poças de corrupção, mas assim que Elika cura o terreno, a cor toma conta do jogo. Independente de quantos terrenos você cure, a sensação de recompensa que dá toda vez que o cenário se colore, é extremamente gratificante. Realmente parece uma gravura pintada à mão.

 

prince_of_persia__prodigy_artwork_pPara chegar até os pontos chaves, o protagonista precisa andar em paredes, deslizar por elas, realizar inúmeras acrobacias, escalar plantas, colunas, teto e o que mais você imaginar. Todos os movimentos são realizados com perfeição, e Elika não te atrapalha em momento algum, a inteligência artificial que controla a personagem é extremamente bem feita. Durante as batalhas com os inimigos, você e Elika poderão realizar muitos combos fantásticos.

 

O Príncipe tem a função básica de atacar com a garra, com a espada e desviar. Elika ataca com magia. Então você pode jogar o inimigo no ar com a sua garra, chamar a Elika, pegar a mão dela e realizar combos aéreos com a espada ou mágica. É sensacional. Elika também sempre irá te defender, não é possível morrer nas batalhas ou em qualquer parte do jogo. Se você cair de um precipício, lá estará ela para te pegar pela mão. Se você estiver prestes a ser pisoteado pelo inimigo, lá estará ela para afastá-lo de você.

 

 

prince-of-persia-20081126005237417_640wO jogo também tem alguns puzzles, novamente você poderá contar com a ajuda de Elika, apesar das dicas dela serem meio óbvias e não ajudarem muito, mas pelo menos a menina tenta. A medida que o jogo progride, você ganha quatro poderes diferentes, que são essenciais para chegar no final.

 

Prince of Persia tem uma trilha sonora encantadora, é extremamente inebriante, possui um visual lindo e com certeza é um jogo que vale a pena.

 

3c1d3b366d45164d5e766ed81fe37788

Carla Rodrigues
Share on Tumblr
Feed do Post
36 Comentários em "Esqueçam o cavalo branco"
  1. Didier
    29/12/2008

    Carlinha sem querer ofender é so para avisar no ultimo paragrafo vc escreveu Persia errado.
    Meu eu ate gostei dos primeiros games da serie para PS2 mas eu nao me animeie muito por esse novo sei la nao me agradou muito eu to mais ansioso é pelo lançamento de Assasin Creed 2.

  2. Didier
    29/12/2008

    é mesmo eu me lembro de que os produtores falaram que a inteligencia artificial de Elika seria incrivel seriaq uma revoluçao os personages secundarios deixariam de ser um peso morto e passaria a ajudar de verdade o personagem principal.

  3. 29/12/2008

    “Every light seed counts”.

    @Didier
    Confesso que não achei nada de mais a participação ativa da Elika na jogabilidade. Na verdade é como se ela fosse apenas um item ou habilidade adicional do Prince – não rola uma interação verdadeira como, por exemplo, com a princesa Yorda do Ico ou até mesmo a patricinha da Ashley no Resident Evil 4.

    @Rebeca
    Curto muito demais também o visual do jogo (casou perfeitamente com tema arabesco da série) e até o cabelinho modernoso da Elika achei legal. Fora de contexto sim, mas considero as piadinhas malandronas do príncipe mais anacrônicas ainda.

    Enfim, estou curtindo muito o jogo. Quero terminar antes de tecer qualquer conclusão definitiva, mas ainda estou um bocadinho decepcionado com ele. Talvez seja a falta de desafio ou então meu encanto pelo Sands of Time seja tamanho que não consigo evitar comparações.

  4. 29/12/2008

    Carlinha amei o post! Viajei nas historinhas de contos de fada! rss… Acabei de comprar o jogo, vou ver se começo a jogá-lo nessa semana! bjoss

  5. PH!
    29/12/2008

    @Claudio Prandoni
    Quero MUITO jogar esse jogo… que inveja de vc!

    Cá entre nós, a princesa Elika é muito LINDA (eu ia dizer gostosa, mas achei meio machista prum blog feito por espartanas), mesmo com o cabelo fora-de-contexto-fashion.

    O jogo parece belíssimo! Tô realmente ansiosos pra jogar!

  6. Master Kim
    29/12/2008

    Jogaço!!! Será compra certa, gostei muito da trilogia da geração passada e os jogos da nova geração nao serão diferente!!

    Agora, prince of persia é mil vezes melhor que Assassin’s creed! AC é muito bonito, mas é chaaaato, muito repetitivo, nao aguentei jogá-lo todo.

  7. Khronny
    29/12/2008

    AAAAAAAAAAAA que droga, eu não devia ter lido isso ¬¬ Eu to morrendo de vontade de jogar e o meu jogo não chega!!!!

    Sexta eu fui num shopping da minha cidade almoçar e comprar um presente de amigo secreto e vi a edição especial do PoP pra PS3, e nem tava muito caro. Fiz o que eu tinha que fazer e voltei pra casa, dai fiquei pensado, pesquisando e resolvi comprar o jogo. Voltei correndo pro shopping, de onibus ainda, fui correndo pra loja e adivinha? Isso tinha acabado ¬¬ Voltei pra casa e comprei pela internet mesmo, mais é muito agoniante ficar esperando o jogo em casa eauhaeuaehauehaeuhaeuhae

  8. JLn ~
    29/12/2008

    Prince of Persia, concerteza, uma das minhas franquias favoritas!
    Vida longa!

  9. Menino.GuaYaqui
    29/12/2008

    Meninos, as meninas fazem a diferença…
    Caso queira saber o significado da palavra “encanto”, vão conferir o game.Saibam que as namoradas vão amar também!

    Para ser sincero acredito que a família como um todo irá curtir – para aqueles que se atreveriam chamar os pais pra assistir.

    Não abandonem o entusisamo só porque se diferencia da série anterior.A alegria de ver as cores tomarem conta do cenário é fantástica mesmo. E o fator repetição visto em assassin´s Creed toma outros rumos neste Prince of Persia(PoP). Pra mim, que estou seguindo a história no xbox 360, posso dizer: pura magia.

    Não coibam o desejo de conferir, pois o trabalho da Ubisoft está singular e a ajudinha de Elika cativará muita gente.

    Detalhe: É possível habilitar o visual dos personagens do Sands Of Time, tanto quanto a roupa de Altair, do Assassin´s Creed.

  10. 29/12/2008

    Quer dizer que não dá pra morrer, reduzindo o desafio a quase zero?
    E se tratando de um jogo do Prince, depois que você termina ele não tem mais NADA para você fazer.



    Mas merda, é jogo do PRINCE, eu vou acabar comprando esse jogo que vale um aluguel XD

  11. Didier
    29/12/2008

    Claudio eu nem queri jogar o game eu disse que os produtores falaram que ela seria a super ajudante e bla bla bla eu acho que nem vou comprar o game meu lance é mais guerra tipo Call of Duty mas eu admito que uma inteligencia artificial dos ajudantes poderia melhorar no novo Call of Duty eu estava tentando zerar no modo mais dificil e por causa da lance da vida vc tem que ficar mais abachado e deixar os amigos agirem mais ai entao vc percebe que a mira deles é uma m$##@! e eles sao uns completos retardados eu nunca em nem outro game da saga vi um inimigo passar dew lado do aliado e ele nao fazer nada ficar parado atirando no nada.

  12. 29/12/2008

    Achei interessante a premissa do jogo. Ao invés de extender a história baseada nos jogos estilo Sands of Time, eles criaram uma história do nada, colocando elementos e personagens novos. Apesar dos controversos graficos em Cel-shading, fazendo muito fanboy torcer o nariz, o jogo é lindo de ver. E pela facilidade do jogo (o que fez fanboys avulsos torcerem o nariz novamente) fez com que o jogo fosse acessivel até mesmo aos jogadores casuais, publico que vem ganhando notoriedade a cada dia.
    Aprovado!

  13. Didier
    29/12/2008

    é mesmo cada dia nos jogadores Hardcore estamos perdendo espaço para os jogadores casuais as grandes empresas estao se esquecendo de quem sao os viciados que jogam o game ate ter 100% zerado quem é que fica na fila por dias esperando um lançamento ou entao quem so compra original para poder financiar as grandes empresas que saco po cada vez mais estamos perdendo espaço.
    Mas quem sabe esses jogadores casuais nao se tornem Hardcore e aumentem o mercado assim fazendo com que os olhares se voltem ao Hardcore.

  14. 29/12/2008

    Começei a jogar Prince of Persia. É liiiiiiiiiiiiindo!!!!!!!

  15. 29/12/2008

    Adorei o jogo. Ainda não terminei, mas tô quase lá.

    A Elika, como o Pranda comentou, é como uma ferramenta (ou várias delas) do jogo em forma de gente. E uma forma muito agradável, simpaticissima. Eu gosto muito das conversas entre ela e o Prince, ainda que podiam ter variado mais nos ângulos de câmera nas conversas.

    Mas de uma forma geral, é um belo recomeço para a série e mais um jogo excelente nesse ano tão excepcional.

  16. 29/12/2008

    @Thyyago: esse negócio de “não dá para morrer reduzir o desafio a quase zero” é uma das maiores viagens que existe em relação a esse jogo. O personagem não morre, realmente. Até aí, o Kratos morre? O Ryu Haiabusa morre? O Mario morre? Tipo.. se eles morressem de fato, você nao voltava no ultimo checkpoint, né?

    O que rola no PoP é que essa mecânica na qual você “morre”, lembra que é só um jogo e volta para o checkpoint foi toda substituida pela graciosa Elika. Você não vê o principe morrer mas você volta para trás da mesma forma. Até acertar. Trocentas vezes dependendo da sua falta de habilidade.

    No fim, da na mesma, sem interromper o jogo.

  17. 30/12/2008

    Vendo por este lado é verdade. Mas sei lá, o fato de você perder e aparecer uma msg na tela q diz: “Vc é uma vadia que joga mal pra cacete”, de certa forma me faz querer superar aquele desafio.

    Mas nao duvido nada q o jogo seja realmente bom.

  18. PH!
    30/12/2008

    Ah, deixe-me fazer dois comentários infelizes:

    – Hoje é meu aniversário! Aceito o novo PoP como presente! :D
    – Acabo de me mancar que tenho agora O DOBRO da idade do Didier… :(

  19. 30/12/2008

    Heheh estou falando. Quando o Didier completar dezoito anos, vai ser um evento histórico.
    Hehehehe

  20. 30/12/2008

    ÊÊÊÊÊÊÊ PARABÉNS PH!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. 30/12/2008

    ih gente relaxa com esse negocio d idade e tenho 26 tb e tô numa boa! rsss

  22. 30/12/2008

    Feliz aniversário PH, tenho 22 e vou jogar Final Fantsy 40 com meus netos :D

  23. 30/12/2008

    Po meu sacanagem so pq eu sou menor de idade.Po pensando bem eu acho que sou o unico menor de idade que visita o site.Aonde esta a famosa geraçao dos games.Aqui é muito dificil vc achar alguem que goste tanto de games quanto eu.Mas tudo BLZ isso acaba sendo um coisa que vc sendo bom vc é o melhor da escola em um monte de games alem de ser o mair conhecedor de historia da escola(tirando os professores com eles nao da para competir).

  24. 30/12/2008

    PH@ Feliz aniversario espero que tenha curtido a data.Meu irmao esse ano passou muito rapido mas tambem teve varios otimos games mas no começo de 2009 ja teremos um otimo lançamento KILLZONE 2 quem sabe se quando eu comprar deixe de ser preguiso e faça um analise no meu blog sobre o game.

  25. 30/12/2008

    Meu agora lendo todos os comentarios eu pensei po meu tao falando tanto de mim que daqui a pouco eu ganho um post so para mim.(brincadeirinha)

  26. PH!
    30/12/2008

    Obrigado, povos e povas!
    Agora, me veio aki uma reflexão:
    Didier, vc lê os posts XXX da Bruna? NÃO PODI, MININU!!! Qdo vc crescer, papai te fala umas verdades sobre a cegonha! :P

  27. 30/12/2008

    citação :
    “mas assim que Elika cura o terreno, a cor toma conta do jogo”

    isto me lembra o Okami para PS2 o.O

    bom…vou deixar esse jogo na minha lista futura de compras…

    hugs and happy new year ;)

    e parabens ai pro menino aniversariante…!!

  28. 30/12/2008

    Eu devo ser o maior mais novo, já que tenho 20 anos

  29. Bruno namorado da Bruna
    30/12/2008

    esse jogo é du cacete

    estou jogando no PC e estou adorando.

  30. 30/12/2008

    Cara, vocês tem o dobro da idade do Didier, tem 10 anos a mais que o Didier.. são todos crianças. Lembro como era na idade de vocês. Relaxem!

  31. PH!
    31/12/2008

    Tb kero ver a tirinha… :(

  32. 02/01/2009

    Esse PoP está lindao mesmo p´rima!

    Vou começar a jogar ele aqui no pc!

    =DDD

  33. Menino.GuaYaqui
    03/01/2009

    Terminei uma 1a vez no x360.

    A batalha final é irada, e o final:
    …confiram que depois conversamos.

    Passou a ser um dos meus preferidos, pela proposta.
    Que venham mais!!!

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.