Entrevista com Karen Dyer

Tags: Karen Dyer, Resident Evil

Mais uma entrevista no blog! Desta vez, conheçam a intérprete da Sheva, de Resident Evil 5. Ela se chama Karen Dyer, é uma simpatia e adora o Brasil.


A PERSONAGEM

Sheva Alomar é uma agente da divisão africana da BSAA (Bioterrorism Security Assessment Alliance), organização formada pelo governo americano junto ao Conselho de Segurança da ONU e o Consórcio Farmacêutico Global para combater ameaças de risco biológico pelo mundo. Ela é designada para ajudar Chris Redfield, que não tem familiaridade com a área para onde é enviado em sua missão atual, que fica no oeste da África. Possui vasto treinamento em armas de fogo (estando em par com Chris), além de ser exímia lutadora.

Sheva é jogável no modo cooperativo, tanto online como offline. Quando o jogo é terminado, destrava-se a opção de controlá-la no modo single player, com Chris como parceiro controlado pela inteligência artificial. É a primeira personagem canhota na série, o que foi uma estratégia utilizada pelos desenvolvedores para que a câmera ficasse sobre seu ombro esquerdo ao mirar, de maneira oposta a Chris durante os momentos de tela separada. A tatuagem de Sheva, um desenho tribal com a palavra “shujaa” no meio, significa “guerreiro” ou “herói” em swahili e “bravo” ou “corajoso” em árabe.

A ATRIZ

Karen Dyer nasceu em Nova Iorque e cresceu na Flórida. A descendente de jamaicanos (com raízes irlandesas e indianas) começou sua carreira aos 10 anos de idade, como cantora, bailarina e atriz. Após trabalhar em produções de teatro profissional, comerciais e campanhas impressas por oito anos, viajou o mundo por três anos se apresentando como dançarina e backing vocal do cantor latino Chayanne (sim, aquele mesmo que fez sucesso por aqui no final dos anos 90 e aparecia direto no Gugu, rs). Desde que se mudou para Los Angeles, trabalhou com nomes de peso como Michael Jackson, Stevie Wonder, Madonna, Mike Myers, Ray Romano, Aretha Franklin, Will Smith, Conan O’Brien e Jay Leno.

Também conhecida por suas habilidades circenses, Karen faz apresentações performáticas onde engole, cospe e faz piruetas com fogo, dança em cima de pernas-de-pau, faz malabares, acrobacias aéreas (em cordas e tecidos) e shows onde interpreta seu alter-ego, a artista burlesca Eva La Dare. Além de ter feito inúmeras aparições na TV, ela escreveu, dirigiu, produziu e atuou na comédia de humor negro “No, No, Nadine”. Seu próximo script “Gypsy Fever” (Febre Cigana), uma comédia dramática sobre a vida dos artistas de circo, está atualmente em desenvolvimento.

Fonte: KarenDyer.net

 

ENTREVISTA

Você era gamer antes de trabalhar em RE5? Teve algum contato prévio com a série Resident Evil?

Devo admitir que a maioria dos meus games favoritos ainda estava nos arcades, antes de RE5. Eu AMO Time Crisis! Jogos que me permitam atirar com armas de fogo são geralmente meus preferidos. RE4 foi, provavelmente, o único game da série RE que joguei antes de me envolver com o projeto.

RE5 foi sua primeira experiência com motion capture para jogos? Como foi a seleção?

Eu havia trabalhado alguns meses em games bem menores. A maioria desses trabalhos durou apenas uns dois dias. RE5 foi o primeiro a realmente me deixar criar um personagem inteiro do começo ao fim, por um período de um ano. Captura de movimentos corporais, faciais e de voz! Foi uma experiência incrível. Para a seleção, fui me reunir com os produtores, que já vinham olhando meus vídeos-demo. Depois disso, passei por uma série de testes antes de eles se sentirem confiantes em me dar o papel.

Você teve de ser submetida a algum pré-treinamento (armas de fogo, artes marciais, etc), antes de começar a filmagem da captura de movimentos?

Sim. Como parte do meu processo de audição, fui enviada para obter certificado de pistolas e rifles. Conforme filmamos os testes de vídeo, recebi algum treinamento de dublê… a quem estou enganando? Eu recebia treinamento de dublê todo dia naquele set! Meu background como dançarina e artista circense também foi uma mão na roda.

O processo de motion capture em si, como foi?

Bem tranquilo, na verdade. Como já havíamos filmado o script inteiro vestidos e maquiados como os personagens com uma tela verde ao fundo, nós tínhamos uma noção muito boa do que iria acontecer quando filmássemos com os macacões de bolinhas. A essa altura, todas as falas e ações estavam mais do que naturais para nós e podíamos nos concentrar em apenas “estar no personagem”. Ao terminarmos as sessões de dublagem (tive de fazer sotaque britânico para a voz da Sheva), eu basicamente tinha filmado o script três vezes!

(Obs: Antes de iniciar as sessões de captura de movimentos, os atores filmaram todas as cenas caracterizados como os personagens, para criar uma espécie de roteiro visual a ser seguido e facilitar o processo. Os “macacões de bolas” a que Karen se refere são macacões elásticos parecidos com os de mergulhador, cobertos de bolas revestidas de material que reflete os feixes de luz que são captados pelos sensores das câmeras, transportados para o computador e transformados em informação de movimento.)

Você pode nos contar alguns fatos engraçados que ocorreram durante o processo de motion capture?

Bem, todo dia era como ir para o recreio! Aqueles macacões de bolas podem levar a situações engraçadas. É difícil não dar uma de brincalhão com eles! Como estávamos fazendo a captura em tempo real e eu podia ver meus movimentos como Sheva no telão, era divertido fazê-la sambar pela sala!

Sua personagem, Sheva, o que você pensa dela? Compartilham semelhanças, em termos de personalidade?

Sheva é determinada, focada e pronta para fazer o que tiver de ser feito. Eu gosto de pensar que também sou assim. Ela definitivamente me ensinou muito sobre ser socialmente consciente do mundo à nossa volta, já que ela é tão dedicada à sua causa e às pessoas em sua vida. Eu sei que ela é apenas uma personagem num jogo, mas mesmo assim representa uma energia que pode ser usada de maneira positiva.

Você jogou RE5? Qual foi a sensação de ouvir sua voz e ver seus movimentos?

Joguei várias vezes e acabei de conseguir minha própria cópia. Foi maravilhosamente estranho ouvir e ver o resultado final. Eu me reconheci na personagem, mas estou orgulhosa em dizer que ela é “ela mesma”.

Finalmente, você disse que ama o Brasil, até dança samba. Como descobriu sua paixão pelo nosso país?

Bem, eu passei um bom tempo na América Central e na América do Sul durante a minha juventude e sempre fui fã das culturas. Como uma jovem dançarina, comecei a me apresentar no circuito de shows de samba em Los Angeles, onde moro, e me tornei obcecada pela música, pelas pessoas, pela comida, tudo! Eu finalmente fui ao Brasil anos atrás e fiquei por um mês trabalhando com um artista musical. Alguns dos meus melhores amigos são brasileiros e eu ainda visto meu biquíni e adereço para fazer show! Mas agora, na maior parte do tempo, me pedem para fazê-lo em pernas-de-pau como meu alter-ego burlesco Eva La Dare.

BÔNUS

Karen nos enviou uma mensagem e ainda falou em português. :)

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Bebs
Share on Tumblr
Feed do Post
37 Comentários em "Entrevista com Karen Dyer"
  1. 10/05/2009

    A mina ruleia no samba, hein?!?

  2. rafaelx1bm2
    10/05/2009

    wiii

    @rebs

    começamos mais um GM (GoW MSN)

    lembre que eu falei: todo post da rebs sera um GM

    … entaum vamos comear com os floods

  3. rafaelx1bm2
    10/05/2009

    P.S: legal o post da rebs os seus taum ficando melhor que os da vivi *glup* ^.^ (vivi naum me mata)

  4. rafaelx1bm2
    10/05/2009

    P.S.S: feliz dia das maes para todos

  5. Ally
    10/05/2009

    “Obrigada pelo seo carinho. Beijos”
    Legal, muito simpática ela heim xD

    “Eva La Dare” foi demais, sambando em cima das pernas-de-pau…muito bom!

    Ah, antes que eu me esqueça: um feliz dia das mães pra todo mundo!

  6. 10/05/2009

    QUE FODAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!
    ARREPIEI COM A MSG QUE ELA GRAVOU!!!
    Aahhh,eu vou atormentar o Reuben pra ele gravar algo pra gente!!!
    xD
    Vamos atormentá-lo, Bebs??

  7. 10/05/2009

    Rebeca, entrevista o Daniel Southworth que eu tenho um treco >.<

  8. 10/05/2009

    Muito legal a entrevista!! E mais legal ainda o vídeo que mostra como que são feitas as cutscenes.

  9. 10/05/2009

    @Rebeca: É mesmo, se ele manda uma mensagem com a voz dele eu passo mal >.<

    Eu também já procurei saber se ele tinha site, MySpace ou algo do gênero, mas não achei nada mesmo. =/

  10. 10/05/2009

    Bebs, Gmail, AGORA! XD

  11. 10/05/2009

    Animal!
    Sensacional!
    Assim como a Clá, arrepiei com a mensagem da Sheva!

    MEU, a Sheva falando com a gente hahahah
    Devia fazer parte do jogo :P

  12. 10/05/2009

    Nossa Beb’s parabéns!!! A cada dia fico mais orgulhosa com minha discípula! a entrevista ficou show e ela é super simpática! (e mais articulada com as palavras do q o cara “alegre” q dubla o Dante *não me mate clá, por favor!*). além do mais ela é muito linda!

  13. Alice
    10/05/2009

    “Chris, we, the Girls of War and Alice are partners, till the end.” Agora sim ficou bom…

    entrevista muito legal! ela é muuuito simpática! fiquei meio “nao acreditando” quando
    ouvi o que ela falou…a Sheva me mandando beijos?? em portugues?? ainda estou dormindo???

    e agora eu quero ouvir um “Alice, you should be my partner,till the end” do Reuben!

  14. Alice
    10/05/2009

    @Vivi
    eu nao sou tao fã do Reuben quanto a Clarice e a Rebeca mas…VOCE DISSE QUE ELE É O QUE???

  15. 10/05/2009

    NOssa!! AS gorls of war estão poderosas, hein?
    Daqui a pouco estão entrevistando(cara a cara) Shigeru Myamoto e Koji KOndo!

    Rebeca, Parabéns ficou ótimo!

    • 10/05/2009

      Gorls?? Q palavra dos inferno é essa? Girls of war.

      @ Rafax

      Hoje eu não vou participar dos cometários. tenho que jogar no Ds!

  16. 10/05/2009

    Cara….arrepiei com o recado dela!!!

    “We are partners till the end!” Ok, ok… Agora manda o Leon p cá! Uiiiiiiii.! hauhauhauahuaha….

    Show demaaaaaaaaais!!!!

  17. 10/05/2009

    Mas oooolha, ótima entrevista Bebs, tá de parabéns.
    E ela realmente é alguém que tem um corpo de brasileira *q*

    *caham*

    XD

  18. rafaelx1bm2
    10/05/2009

    @renan

    … eu fui durmi ontem nem pensei em participar do GM pq tava jogando fallout 3 … depois dele fui jogar burnout paradaise the ultimate box … legal os dois e tbm mal**** DS o macaco ninja vai entrar ai e te roubar entaum fica com ele o tempo todo ^.^

    @rebs

    … ontem naum teve GM direito né pq eu naum fiquei on e fui jogar T.T e tbm ela é brasileira ? a pergunta é pqw acho que ja vi ela aqui no meu hotel (isso mesmo vivo em um hotel)

  19. sigma
    10/05/2009

    ~
    Caraca, vocês tão arrebentando a boca do balão.

    Sinceramente, enquanto a grande maioria dos blogs se atém a ficar repassando as noticias do Kotaku, GamesRadar e GiantBomb vocês estão gerando conteúdo exclusivo. Estão de parabéns.

    Magavilha, o ritmo é esse!

  20. 10/05/2009

    Cada vez as postagens do blog estão melhorando mais :)

    Eu adorei a mensagem dela >.<

    O jeito de falar dela é tipico de americanos mesmo.

  21. 10/05/2009

    Gostei, parabéns Rebeca.
    Posts como esse, destaca o blog :D

  22. 10/05/2009

    Perdoada, mas que isso não se repita de novo(é brincadeira tá)

  23. Menino.GuaYaqui
    10/05/2009

    Desta vez Rebeca mostrou seu talento com destaque.
    Uhhhuhu!
    O clima deste post está la nas alturas…

    Sinceramente, o melhor post que eu pude ler este ano – foi uma surpresa mais do que agradável.Muito divertido e que nos aproxima ainda mais do universo GoW: Parabéns Equipe, Parabéns Rebeca!

  24. 10/05/2009

    Queria uma Sheva dessas pra mim \*-*

  25. 10/05/2009

    Karen está em todas hein… xD
    Mas parabéns pela entrevista meninas! Ficou show de bola! :)

  26. Eduardo Peixinho
    10/05/2009

    Fantastica a entrevista, fiquei com mais vontade de jogar o meu RE5, mas como estou viajando vou ter me segurar…

  27. Cristiano Filgueiras
    10/05/2009

    Parabéns Rebeca,um post espetacular.

  28. Erich
    11/05/2009

    whoa muito dez mesmo, 10 vezes mais simpatica do que eu imaginei
    tomara que RE5 de um salto na carreira dela, aposto que a comunidade gamer vai acompahar os trabalhos dela de agora em diante…

    ah e parabens mesmo pela entrevista uma maravilha mesmo… só uma duvida sei que as fontes são secretas, mas como tu ta conseguindo falar com todo mundo xDDD

    ps: heheeh eu sou muito besta mesmo não posso ver coisa de fora falando do brasil, que fico me achando, muito dez ela falar português… tu traduziu pra ela ou ela mandou na lata?

  29. Menino.GuaYaqui
    11/05/2009

    We owe you one!

  30. 11/05/2009

    Rapaz,que alto nivel de entrevista, minha cara Bebs. Parabens mesmo, e eu ri alto quando vi a foto com os atores de movimento lá em cima. A cara de incredulidade do “Chris” ali foi doido demais.

  31. Kadu Araujo
    11/05/2009

    “Chris, Carla Rodrigues should be your partner, till the end”

    hahahahahahahah

    COMO ASSIM???? HAHhuahuhauhuHAUhAUhAUuAHUAhuahuhuHA

    Parabéns pela matéria garotas, achei q essas entrevistas legais só ia ver no NL…

    Keep Walking Girls (Tah.. isso sim foi brega de dizer.. ^^)

  32. Giovani
    02/07/2009

    Quando vcs vão lançar RE5 p PS2

  33. Leonardo
    06/07/2009

    RE5 pra ps2?

    provavelmente nunca

  34. 19/08/2012

    Gosto cada vez mais de RE5 por causa da Sheva

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.