E3 2011: Cobertura completa da conferência da Sony

Tags: bioshock infinite, Dust 514, E3, E3 2011, E3 2011 Sony, Eve Online, Ico, inFamous 2, Jack Tretton, Kazuo Hirai, ken levine, Kobe Bryant, Little Big Planet, ModNation Racers, NBA 2K12, ngp, playstation move, Playstation Vita, PS Vita, Resistence 3, Ruin game, Shadows of the Colossus, Sony, StarHawk, Uncharted 3, Uncharted Golden Abyss, Vita Sony

Depois de todo o caos que foi o último mês para a Sony com o apagão da PSN, todos esperavam que a empresa conseguisse surpreender o público com uma grande conferência. Acredito que o show mostrado nesta segunda tenha agradado, até a muitos céticos, de que o PS3 poderia se reerguer.

Os grandes destaques da conferência ficaram por conta do anúncio do novo portátil, e sucessor do PSP, Playstation Vita (parece nome de pão de forma, rs), antes chamado de NGP. Outros destaques foram Uncharted 3 (óóó, ninguém esperava!), as versões “collections” em 3D de God of War e Ico / Shadows of the Colossus já para setembro desse ano e a presença de Cole (inFamous) em Street Fighter VS Tekken.

– Mas vamos desde o início para organizar as ideias:

Assim como a conferência da Microsoft, a da Sony também atrasou um pouco, muitos devem ter achado que hackearam a apresentação também.

Foram distribuídos óculos 3D para que todos na platéia pudessem curtir o visual 3D que, praticamente, predominou em quase toda a apresentação. Assim como a Microsoft se sustentou no Kinect durante a conferência a Sony usou seu trunfo com o 3D também, até porque quem liga pro Move?

O apresentador oficial da conferência, Jack Tretton, começou a apresentação de forma morna e meio chata com um blá blá blá de quase 10 minutos sobre o incidente da PSN, pediu desculpas aos jogadores e agradeceu o apoio. Acho que a Sony poderia ter feito alguma piada sobre isso, meio que para quebrar o climão que se instalou logo de cara.

Eis que entra no palco dois desenvolvedores da Naughty Dog para apresentar uma demo do singleplayer de Uncharted 3: Drake’s Deception. Agora sim um pouco de ação! E a demonstração não deixou por menos:

Drake já começa num navio e, para variar ,está cercado por “amiguinhos”. O protagonista tenta, então, escapar de afundar junto com o navio que está explodindo (desgraça pouca é bobagem!). Já imagino o meu desespero jogando essa parte.

Olha que legal: agora Uncharted também terá uma versão em 3D, para as pessoas afortunadas que puderem ter uma TV em 3D (eu não :/). Destaque do segundo vídeo para a volta da Chloe, que alguns achavam que não apareceria mais. Hail to the sexy bitch! \o/

Na etapa seguinte da longa apresentação da Sony (e cheio de lag na minha internet maldita – pobre é uma m…), um pouco do gameplay de Resistence 3 é mostrando. Tá… Mais ou menos… A mim o jogo não impressionou tanto, mas para quem gosta do estilo… Destaque do vídeo para pulga super desenvolvida alimentada a base de Biotônico Fontoura.

Como a Sony não é boba nem nada e, além de comer nosso dinheiro com o PS3 e jogos, também te incentiva a torrar uma grana numa tela com imagem em 3D.

Jack Tretton anuncia um monitor 3D específico para ver filmes e jogar, com tecnologia de tela que permite coop local sem split screen (o monitor virá num bundle com cabo específico + óculos 3D do PS3 + Resistance 3). O valor do kit alegria gamer? 499 Dólares, mas nem se animem tanto porque já sabem que quaaaando isso chegar aqui no Brasil será um estupro financeiro de caro!

Depois do momento “óóó…” com o monitor que precisarei vender um rim para comprar (já fizeram isso por um iPad né?), a Sony muda um pouco de assunto para falar do “fantástico” Move. Desculpem-me quem curte controles de movimento, mas não vejo a menor graça e este é um texto descaradamente opinativo. Discordem se quiserem.

Continuando… Sobe ao palco o jogador de basquete Kobe Bryant para uma partidinha de NBA 2K12. E como o cara joga videogame mal. E outra: sério? Jogo de basquete com o Move? Passo…

Ok, ok… Vamos levantar a moral da conferência de novo depois dessa demonstração sofrível de basquete virtual com o Move. Mesmo com o lançamento mundial do jogo amanhã, a Sony trouxe para a E3 um trailer exclusivo de inFamous 2.

O game está lindo, destruidor e eletrizante (com trocadilhos). Destaque dessa sequência da Sucker Punch fica por conta do editor de fases, que também pode usar o Move como ferramenta.

Outras novidades também foram mostradas como o trailer de “StarHawk”, uma espécie de Mad Max no espaço, e “Sly Cooper” (não entendi qual é a desse jogo). “Dust 514”, dos mesmos desenvolvedores de “Eve Online” promete criar uma integração inédita entre o game da poeira e o MMO. O close beta sai no final do ano.

Voltamos para o ápice do show e direto para os céus com a apresentação de Bioshock Infinite por Ken Levine (que já deu uma entrevista para o Girls of War). Um vídeo novo do game é mostrado e Kenzinho (com um Plus Vita na mão, er… digo, PS Vita) meio que deixa no ar que Bioshock Infinite estaria sendo desenvolvido com suporte para Move também.

Vamos lá… Videozinho do jogo do Star Treck, também do game SSX, que terá uma etapa exclusiva para o PS3 no Monte Fuji (Japão), Battlefield 3 virá com o Battlefield 1943 e a notícia de que a versão da Sony – do Need for Speed The Run – terá carros exclusivos.

Agora Kazuo Hirai (o homem que manda na Sony) sobe ao palco. Até quem fim um japa da indústria de games que fala bem inglês! rs. Hirai agradece mais uma vez ao apoio dos fans pela espera da volta PSN do Limbo.

O japa, com cara de Ultraman, anunciou oficialmente o sucessor do PSP, o PS Vita (pára de pensar em pão! pára de pensar em pão!). O portátil virá nas versões Wi-Fi (e custará 249,99 Dólares) e Wi-Fi com 3G (por 299.99 Dólares). Até que o preço foi bem recebido pela plateia, que esperava uma facada daquelas.

É claro que pelo vídeo você não tem a noção exata do que pode ser, mas gostei do que vi. A possibilidade de poder usar tanto os controles convencionais quanto a touch screen deram um “novo ar” ao gameplay de portáteis. O Nintendo 3DS que se cuide!

Alguns games já foram anunciados para o novo portátil da Sony como “Uncharted Golden Abyss”, “Little Big Planet” (que ficou ótimo no portátil), “Ruin” (RPG que parece com Torchlight) e ModNation Racers, com um editor de pistas e carros muito interessante. Outra novidade do Vita é a integração que ele terá com o PS3 também, assim como PSP já tinha, só que aperfeiçoado. Você poderá, por exemplo, salvar seu game do portátil em nuvem e continuar a jogá-lo direto do seu PS3.

Num todo achei a conferência da Sony bem satisfatória e superior a da Microsoft. Meu ponto negativo pra Sony fica por conta da ausência de alguma novidade sobre The Elder Scrolls V: Skyrim e The Last Guardian. Bom, vamos ver o que a Nintendo nos reserva essa terça!

Valeu galera, até lá e não deixem de comentar! =D

– Veja mais algumas imagens da conferência da Sony (clique para ampliar):

Vivi Werneck
Share on Tumblr
Feed do Post
19 Comentários em "E3 2011: Cobertura completa da conferência da Sony"
  1. Rafa
    07/06/2011

    Bem eu não pude assistir, mas ainda bem que existe vocês meninas.
    Gostei da conferência da sony, não teve nenhum anúncio que me chamasse atenção, Uncharted é o game que estou esperando, mas uma coisa que achei legal foi a divulgação de conteúdos exclusivos para alguns jogos na versão ps3.
    Estava esperando Syphon Filter mas nem sinal, o que é uma pena. Vamos ver se algum dia ainda anunciam este game.
    Vivi, você assim como eu ficamos só na vontade de uma tv 3D, fazer o que né?

  2. bQUARKz
    07/06/2011

    Fico enjoado com essas putarias de Treis Dê! A Sony poderia investir em qualquer outra coisa, menos nisso…

    • 07/06/2011

      O 3D é o carro chefe da Sony nessa geração. Não digo só com o PS3, mas pode ver a quantidade de televisores e filmes da Sony Pictures que estão saindo em 3D. A Sony investe alto porque, bem, ela está tendo um retorno considerável – e a Nintendo foi no embalo lançando um portátil com 3D. É uma tendência a longo prazo, você pode torcer o nariz agora, mas inevitavelmente…

      Vivi, só duas coisinhas:
      1. O Levine falou que o Bioshock Infinite vai ter suporte ao Move e que o jogo vai vir com o BioShock original junto no PS3.
      2. Além do SSX com a pista exclusiva e o NFS The Run com os 7 carros a mais, o Battlefield 3 de PS3 vai vir com o Battlefield 1943, que é vendido na PSN por US$15.

      • Vivi Werneck
        07/06/2011

        Valeu pelas dicas meu querido. vou corrigir lá! a minha net deu pau em vários momentos e a parte do Levine foi uma delas! rs Thanks!

  3. Hélio
    07/06/2011

    Chloe vai voltar! Perfeito. *-*
    Agora, o Plus Vita parece q tá ótimo mesmo, e a Sony vai
    ter q mostrar uma ótima linha de jogos mesmo, só assim pra compensar o nome ridículo rsrrs

  4. 07/06/2011

    Nossa gurias (eu ia chmar garotas ou meninas, mas há pessoas que se ofendem), agradeço pelos principais videos que rolaram lá, é complicado acompanhar streaming pela minha net 3g, estava memso só acompanhando os tweets do povo.
    Serei sncero, o PSVITA e seus titulos ganharam a noite de ontem, principalmente pela capacidade mostrada. E com certeza eu comprarei o danado.

  5. Rodrigo
    07/06/2011

    Apesar de bem melhor que a da microsoft (na minha humilde opinião) achei em geral muito boa a conferência, desde os vídeos apresentados com uma compilação dos jogos no início aos apresentadores que não sofriam de esquizofrenia aguda como foi o caso da microsoft. Uncharted 3 tá MUITO LINDO, pqp!!! Mas também não era novidade pra ninguem… pra falar a verdade, de novidade novidade mesmo, pra ps3 não teve muita coisa, mas ganha do Xbox pela quantidade de conteúdo exclusivo, inclusive não foi comentado aqui mas até em jogos multiplataformas a sony botou seu dedinho pra fazer com que os games prefiram sua versão com conteudos exclusivos como é o caso de Need for Speed the run e outros dois que não me lembro mostrados na conferência…
    a transmissão pelo site oficial tava ótima, limpa, clara, sem lag, muito boa mesmo, assisti tudinho sem problema, e o psvita (concordo, parece muito nome de pão! ou de regulador de atividades intestinais… o que é pior haha) foi uma facada bem menor do que eu tava esperando, to achando tudo nele lindo, mas eles tem que dar uma inovada pq até agora a biblioteca dela tá todinha nos ports… uncharted, street fighter vs. tekken, lbp… enfim…
    Só senti falta de The Last Guardian e de Final Fantasy (apesar de ter saído, fora da conferência, trailer novo do XII-2) =S
    ah, e adorei que as coleções em HD de GOW e as do team ICO já estarão disponíveis em Setembro! o// uhul
    ótima matéria Vivi, só resta uma conferência a ser coberta agora :)

  6. Rodrigo
    07/06/2011

    Ooops, acho que me empolguei com o comentário… desculpa o tamanho haha =x

  7. William
    07/06/2011

    Eu não vou vender um rim pra comprar o sistema 3D,vou ter que vender os 2 mesmo,um para o PS3 e o outro para o 3D.

  8. Mih
    07/06/2011

    Pois é,e nada de God of War 4(aaaaaaaaaaaaw!!!TT^TT) nem Devil May Cry com o Dante Rihanna/Restart/Bieber(Graças a Deus pq se não os caras seriam apedrejados xD)

  9. 07/06/2011

    Breaking news: pouco antes da conferência da Nintendo, a galera do GameTrailers tava conversando com o Jack Tretton. Perguntaram pra ele se GTA V seria exclusivo para PS3, e ele respondeu “quem tem que responder isso é a Rockstar, mas nós estamos os incentivando bastante e ficaríamos felizes se isso acontecesse”.

    Vale citar que GTA IV quase foi exclusivo para PS3, e que com LA Noire saindo em 3 DVDs pro Xbox360, eu não duvidaria de nada.

  10. Rodrigo
    07/06/2011

    @Mih
    apesar de não ter sido mostrado na conferência, já saiu na E3 um vídeo novo do DMC, tem até uma hora que ele fica com cabelos brancos rapidamente,mas continua Rihanna em sua essência T.T haha
    se quiser ver o link é esse aqui: http://www.youtube.com/watch?v=qhN5tS3Jt40&feature=player_embedded

  11. o paladino
    07/06/2011

    ainda bem que nao foi nem falado em god of war 4 adoro a serie mas fazer jogo pra espremer dinheiro nao da, o portatil foi legal uncharted 3 talvez infamous 2 o resto foi razoavel

  12. Yan
    08/06/2011

    Muito bom!
    Como disseram lá em cima, o Vita vai ter que ser muito bom pra compensar o nome horrível.
    Muito boas também as confirmações 100% do MGS Collection.
    Faltou só eles darem uma chamada no Kevin Butler, né??

  13. 08/06/2011

    Muito bonito o evento ! :D

  14. Danilo
    09/06/2011

    Não sei se esse é o espaço certo para comentar, mas a Microsoft está apostando demais com seu Kinect. A Nintendo na sua exposição mostrou o WiiU e conseguiu sair vencedora sobre o controle de movimentos da Microsoft. Eu acho uma grande falta de respeito ter que ver Dance Central 2. Por favor, um console que possui as franquias Halo e Gears of War..ter que ver Dance Central, um Star Wars bem meia boca e Disney sei lá o que.

    Parece que a Microsoft não quer novos jogos, quer viver de Modern Warfare. Apenas tem que avisar que Modern tem no PS3 também.

    a Sony mostra Infamous 2, Resitance 3, Ucharted 3 (até o momento não li nenhuma crítica negativa, só elogios). Cade Alan Wake microsoft??? Portal 2 que nem ia sair para PS3 foi uma das melhores conversões. Journey parece ser um game de grande acuidade visual aliada a gamer design. Edições HD de God of War e jogos da Team ICO.

    Kinect não é mais motivo de compra do Xbox, a Nintendo já deu um passo a frente, Microsoft presta atenção, eu não tenho motivos para comprar um Xbox…estou tentando achar..e não é grana não…realmente não tenho vontade de ter.

  15. Edson Vitor
    10/06/2011

    Infamus 2 vai vim em PT-BR para nós. espero que outros jogos venham tambem aaaa o Uncharted 3 tambem vai vim em PT-BR.
    Nice ^^

  16. Pyke
    10/06/2011

    Perceberam que vários produtores que subiram no palco na conferência da Sony estavam ofegantes? É como se eles estivessem correndo pra não chegar atrasados na E3….muito estranho isso

  17. The Punisher
    15/06/2011

    Já deveriam ter colocado touch e acelerômetro a tempos não é de hoje que celulares têm esses recursos para games.

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.