E3 2011: Cobertura completa da conferência da Nintendo

Tags: E3 2011, Kid Icarus, mario bros, new nintendo system, nintendo, Nintendo 3DS, nintendo e3 2011, nintendo e3 2011 conference, novo console da nintendo, Ocarina of Time, project cafe, Shigeru Miyamoto, skyward sword, starfox, the legend of zelda, the legend of zelda 25th anniversary, Wii, wii-u, Zelda

É possível uma grande conferência ser feita de maneira concisa e eficiente, sem deixar de empolgar? Focando na apresentação de seu novo sistema, sem esquecer do 3DS e do aniversário da franquia Zelda, hoje a Nintendo provou que sim, é possível. (Tome nota, Sony. Conferências super longas são cansativas. rs)

The Legend of Zelda 25th Anniversary

Abrindo a conferência, um vídeo de Zelda mostra cenas 3D variadas, com uma orquestra tocando a música  de Skyward Sword ao vivo.

Entra Shigeru Miyamoto feliz e saltitante como sempre…

Hérow Évriuóne!

O japa mais carismático da indústria relembra que a música sempre foi uma parte importante de Zelda, desde sua criação nos anos 80, principalmente para embalar o gameplay. Ele pede que a orquestra, que se encontra à beira do palco, toque algumas melodias marcantes, como o som de quando se resolve um puzzle, de quando se pega um item, entre outros. Miyamoto adora fazer essas gracinhas que tocam no coração dos fãs e agradam a plateia em cheio. O primeiro anúncio que ele faz é que haverá um game de Zelda para cada hardware Nintendo, celebrando o aniversário da série. O primeiro é o clássico Link’s Awakening, saindo para download hoje na e-Shop da empresa, para o 3DS e o Wii. No próximo fim de semana vem o lançamento de Ocarina of Time para o 3DS. Em setembro, para o DSi com co-op para quatro jogadores, Legend of Zelda Four Swords será disponibilizado para download gratuito. Fechando com chave ouro, The Legend of Zelda: Skyward Sword chega para Wii perto do Natal deste ano, com uma edição especial dourada do Wiimote.

http://www.youtube.com/watch?v=nvUDlLfRwb0

Mas não foi só pela alegria da coisa que Miyamoto começou falando de música, a maior comemoração do aniversário de 25 anos de Zelda será musical. A orquestra apresentada na conferência tocará concertos da trilha da série em todas as regiões do mundo, segundo o japinha maroto. Mas por enquanto ele comenta apenas sobre as datas dos concertos para os EUA e Europa, que serão liberadas no site a partir do próximo outono do hemisfério norte (lá para setembro deste ano). Pô, tem que vir para o Brasil issaê! Serão lançados também 2 CDs comemorativos: a trilha sonora oficial de Ocarina of Time 3D, distribuída gratuitamente para os primeiros que se registrarem num serviço da Nintendo que não temos no Brasil (chuéenn), e um álbum com as músicas tocadas nos concertos da orquestra Zelda, que sairá junto com Skyward Sword (esse é pago). Outras atividades comemorativas estão sendo planejadas.

Fechando o ato de Shigeru ‘Bom Camarada‘ Miyamoto, ele convida funcionários da Nintendo que já trabalharam nos Zeldas (incluindo Eiji Aonuma, produtor da série) para agradecerem aos fãs.

Acho bonitinho que todo mundo fica meio travado no palco. rs

A proposta da Nintendo

Entra o presidente global da Nintendo, Satoru Iwata (um dos poucos japas fluentes em inglês na indústria), que começa explicando que a proposta da companhia no lançamento do Wii era expandir a experiência do videogame, quebrando as barreiras de quem joga, onde se joga e como se joga. Mas que uma barreira mental permaneceu até hoje: as definições dos consoles. Alguns sistemas são para jogadores hardcore, outros para casuais, e nenhum sistema atingiu o patamar de satisfazer a todos os tipos de público. Ser para todo mundo é o objetivo da nova plataforma.

Bora mudar o visual capilar, Satorinho?

DEEPER e LIGHTER, Iwata usa essas palavras para descrever o conceito. A meta é promover experiências mais profundas (deeper) para gamers fervorosos e mais leves (lighter) para gamers despretensiosos. To serve every player, diz o presidente… Para servir a todos os jogadores, o novo console sai no ano que vem.

Um vídeo mostra jogos clássicos que estão entrando no novo mundo 3D da Nintendo, como Mario, Starfox, Kid Icarus e Luigi’s Mansion.

Aparece Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, afirmando que as pessoas esperam coisas de um jeito que sempre quiseram, mas que seja novidade. Algo confortável e surpreendente ao mesmo tempo. Isso pode ser contraditório, mas ele diz que para a Nintendo é algo possível e essa é a meta, para o novo console e para o 3DS também.

Reggie sempre me lembra alguém, que não consigo lembrar quem é... ¬¬

Alguns títulos do portátil, que poderão ser experimentados na feira, aparecem em trailer. Mario Kart sai perto do Natal deste ano. Starfox, que sai em setembro, terá a opção de jogar movimentando o próprio portátil como se fosse o manche da nave e as câmeras do 3DS gravarão a reação do jogador e dos amigos que estiverem jogando junto.

Outra promessa do 3DS é uma experiência online mais abrangente, com a loja da Nintendo (e-Shop) e um browser próprio do portátil para facilitar a navegação e buscar conteúdos dos games. Há também o serviço Virtual Console, para baixar clássicos dos consoles antigos da Nintendo (por tempo limitado será disponibilizada uma versão gratuita de ExciteBike para baixar e testar esse serviço). Mas a maior novidade de downloads na e-Shop para o 3DS é sobre Pokémon: chega uma Pokédex avançada já com 16 pokémons registrados e, para completar sua agenda, será possível, dentre outras coisas, compartilhar monstrinhos e dados com as Pokédex dos amigos. Cada Pokémon também tem uma figura especial para você inseri-lo numa foto sua, salvar como cartão e dividir com os amigos. Fazendo update do sistema agora, a Pokédex já estará disponível.

O momento mais esperado

O nome do Wii estava atrelado a seu conceito: Wii soa como “we” (nós, em inglês), ou seja, um console para chamar a família e os amigos para jogar junto. Ao pensar no novo sistema, a Nintendo quis produzir algo que ainda tivesse essa característica coletiva, mas que também servisse para cada gamer individualmente. Algo para todo mundo e para cada um, ao mesmo tempo. Com essa ideia em mente nasceu…

Wii U

Wii – nós, U – você.

No telão aparece um aparelho com cara de portátil e jeito de tablet (que é o controle do Wii U).

O controle do Wii U tem botões normais e tela de toque, que funciona como tablet (dá até para desenhar com uma caneta digitalizadora). Pode-se jogar tanto na tela própria, quanto conectado à TV. O console suporta os apetrechos do Wii (como o step do Wii Fit, por exemplo) e a jogabilidade também envolve sensor e controle de movimentos como o do Wiimote. Ligações como as de Skype podem ser feitas entre Wii Us, e você conversa com amigos vendo-os pela telinha do controle. Também pode-se usar a internet normalmente. Haverá jogos com esquema parecido com o DS, em que você acompanha a ação principal na tela maior (no caso a da TV) e realiza outras ações auxiliares pela tela menor (no caso a tela própria do Wii U funcionando como suporte). Uma das maiores praticidades é ter um console que é home console e pseudo-portátil ao mesmo tempo, podendo variar naturalmente entre as duas funções. Se você estiver jogando na TV da sala e sua avó quiser ver a novela, é só pausar o jogo, desconectar da telona e continuar jogando na telinha. =D

Fonte da imagem: www.geeksugar.com

Iwata solta que Smash Brothers será produzido para 3DS e Wii U e então entra Fils-Aime novamente, falando sobre as experiências de Wii U que serão possíveis testar na E3. Um vídeo lindo dum passarinho mostra a capacidade gráfica atual do novo console, outro vídeo mostra possibilidades de gameplay (com protótipos).

É anunciado que Lego City Stories já sendo produzido para o Wii U e 3DS, jogo open-world, e entra um vídeo com depoimentos de desenvolvedores importantes sobre a nova empreitada da Nintendo. Até Ken Levine entra na festa! Jogos hardcore (que serão produzidos futuramente) são anunciados para o novo console: Darksiders 2, Batman: Arkham City, Assassin’s Creed, Tekken, Ghost Recon, Dirt, Aliens, Metro Last Light, Ninja Gaiden… Agora ninguém mais pode ficar de mimimi Nintendo só tem jogo casual mimimi.

O CEO da EA entra no palco para anunciar parceria com a Big N, que renderá jogos de esporte, shooters e tudo mais para o Wii U, com a promessa de uma função online sempre ativa, para baixar e compartilhar conteúdo relacionado. Faltou apenas especificar como os jogos para o novo console serão adquiridos (só download? mídias físicas também?).

Para fechar a conferência, volta Reggie Fils-Aime com uma palavra-chave para o que a Nintendo vem proporcionando nos últimos anos: inovação.

– Vejam algumas imagens da conferência (só clicar que elas aumentam).

Bebs
Share on Tumblr
Feed do Post
25 Comentários em "E3 2011: Cobertura completa da conferência da Nintendo"
  1. 07/06/2011

    Aguardo a Amazon processar a Nintendo pelo plágio do Kindle.

  2. Vivi Werneck
    07/06/2011

    última conferência da E3! missão cumprida meninas! =D Hail nós! rs

  3. Hélio
    07/06/2011

    Engraçado q os únicos games do 3DS q me empolgaram até agora foram justamente os remakes de PS2 (MGS3 e Tales of the Abyss), além do RE Revelations, q é um jogo estilo Sony/MS. Acho q se a Nintendo tivesse mais jogos hardcore, com proposta de mostrar uma história bem contada, um visual bonito, jogabilidade marcante e “séria”, isso me estimularia a comprar algo deles. O DS, por exemplo, eu não comprei pq, em toda a sua enorme lista de jogos, menos de 20 títulos me interessam de verdade.

  4. 07/06/2011

    nintendo,eu te amo.

    s2 s2

  5. Clarice Gouveia
    07/06/2011

    Vão querer me matar, mas esse WiiU tá com cara de ser o próximo Virtual Boy, totalmente dispensável =/
    Não gostei…

  6. Ebbios
    07/06/2011

    I want Wii U!!!

  7. gabriel
    07/06/2011

    nintendo sempre inovando

  8. A.A
    07/06/2011

    Não entendi uma coisa, essa fusão de tablet com Wii mote, é o console ou apenas o controle? Realmente a dúvida ficou no ar: Como colocaremos as mãos nos jogos, disco ou donwload?! o.O Se bem que acho improvável ser em disco(se isso for o console), imagina só vc todo empolgado jogando e dá uma mexidêênha no bixo e escuta aquele barulhinho “trrreeem” do disco se debatendo lá dentro.. Meldels..

  9. 07/06/2011

    Essa Nintendo salva mais uma vez a E3. Acho que é a primeira vez que vejo uma empresa da destaque ao controle ao invés do console. Mas quem liga pra console quando se tem um controle desse né? rs

  10. Cristiano
    07/06/2011

    A ideia da nintendo é no mínimo interessante.Mas há contras de um tablet como controle.Aquela coisa vai ser muito desconfortável devido ao seu tamanho e acho que os gráficos do novo console serão limitados,já que também serão feitos para rodar em algo portátil.Bem…é esperar para ver

  11. Leonardo
    07/06/2011

    A conferência da Nintendo infelizmente foi uma porcaria.
    Quanto ao aniversário do Zelda, acho que a série merecia muito mais do que um par de jogos, uma banda sonora e um comando. Se é assim que celebram o aniversário de um dos melhores, mais antigos e adorados franchises…pagam um balúrdio a uma orquestra para tocar “música” que nem a um minuto sequer chegou é um desperdício.
    Nintendo 3DS…mais do mesmo: só Snake Ester 3D para me animar (não tento como a colecção HD); de resto a escolha contnua escassa e desilude.
    WII U…WTF? 1º- ai de quem me impeça de jogar meu joguinho para ver outra coisa na TV (até parece que quem comprar a consola não vai ter mais de 2 TV’s em casa!), logo a ideia de passar o jogo da tela para o comando parece-me completamente absurda. Depois, veio a confusão: focaram-se tanto no comando (que é quase do tamanho de um prato e imagino que não deve ser tão leve quanto isso!!)que uns pensam que a consola é só aquilo quando na verdade não o é! Quanto ao nome da consola continua bem patente a ideia de jogar em família mas ao mesmo tempo quer focar também no jogador, o que resulta que a consola em si seja parecida com a PS e a XBOX360 mas tendo um controlo que parece uma WII portátil – prederia que tivessem cortado mais com a ligação à WII e apresentado algo mais tipo GameCube em termos funcionais.
    Quanto ao elenco de jogos, mais e mais do mesmo…só me entusiasmei durante toda a conferência quando foram apresentados títulos “de fora”, aí sim, gostei de ver – que venham muitosa mais e que não sejam apenas “ports”.
    Concluíndo, parece-me que está consola talvez vá acabar como a Dreamcast, ou seja, na E3 2012, a Sony deve apresentar os planos para uma eventual consola em 2013 e aí ficam todos empolgados e esquecem a WII U.
    Apesar das críticas, espero estar mesmo muito enganado e que venha a ser um sucesso.
    Cumprimentos às Girls of War pela excelente cobertura =)

  12. Ebbios
    07/06/2011

    Bem ou mal, a verdade é que tá todo mundo falando da nintendo. rerere

  13. Rodrigo
    07/06/2011

    Concordo plenamente com a Clarice, totalmente dispensável…
    Se é pra jogar jogos em HD desculpa mas prefiro meu PS3, a Nintendo tem que se esforçar muito ainda e comer muito feijão pra chegar aos pés da MS e da Sony u_u (não me entendam mal, adoro a Nintendo, desde o super nintendo tive todos os seus consoles exceto o 3DS)
    Aposto inclusive que as imagens mostradas na conferência de AC,Darksiders 2, Batman: Arkham City são desses jogos nos consoles adversários… por sinal achei muito fail eles não terem mostrado o console… bem pra mim não convenceu, e mil vezes o PS3 + Vita do que WiiU + 3DS e olhe que eu amo a nintendo
    Outra coisa, alguém aí ainda lembra do Wii? pois é né, NENHUM anúncio pro wii, exceto skyward sword (pqp esse jogo será perfeito *O*) que já tinha sido anunciado na E3 passada…
    enfim, achei que esse ano a Sony ganhou, diferente do ano passado que pra mim a Nintendo foi a melhor com aquela lineup super nostálgica, mas opinião cada um tem a sua, esperar pra ver, e sinceramente espero que eu pague a língua e que esse console seja maravilhoso =)

  14. Rodrigo
    07/06/2011

    Ah sim e já ia esquecendo do mais importante, parabéns meninas!!! haha
    Ótima cobertura, adoro ler a opinião das senhoritas ;)

  15. 07/06/2011

    Eu ainda acho que a Nintendo surpreendeu esse ano.TB não acho que o WiiU venha a ser superior ao PS3 ou o XBOX 360, no máximo equivalente.
    Eu esperava bem mais da sony este ano, pensei que Kevin Butler entraria no palco e começaria a Trollar todo mundo! A PSN por sua vez,se mostra cada vez mais ultrapassada se comparada com a Live do Xbox 360.

  16. Mih
    07/06/2011

    Cara,preciso dizer que essa conferência da Nintendo,apesar de curta,foi praticamente um enfarto(só pra não dizer outra coisa xD) atrás do outro(pelo menos pra mim foi *-*)A começar pela orquestra MUITO foda abrindo a conferência.

    Mas o momento máximo “fui pro céu e voltei” foi quando anunciaram o Super Smash,o Ocarina of Time,o Star Fox e outros jogos clássicos que não me recordo pro 3DS(queria que anunciassem o Majora’s Mask,mas tudo bem ^^)

    Quando anunciaram o Wii U e os jogos dele,preciso dizer que meu coração QUASE parou e minha garganta papocou *-*

    Enfim,resumindo:a Nintendo é f********da ^^

  17. Henrique
    07/06/2011

    Sei não eim. A nintendo se mostra “atrazada” como no passado mas as concorrentes capaz de acabar copiando.
    Ninguem se lembra do Wii, mas tempos depois veio o Move e o kinect.
    E ninguem se lembra do wii justamente por se focar nos jogos do console. qnd vc pensa em wii vc pensa em wii sports, smashbros, mario party e alguns poucos q , como é a idéia do wii, divertem a familia toda mas não agrada o player hardcore por não tem aquela imersão toda.
    Qnd vc pensa no PS3 pensa em uncharted, infamous e tudo mais e o mesmo com o Xcaixa só q com outros titulos.

    Ainda confio na Nintendo. Nao foi o que eu esperava do console, mas saindo titulos como batman e assassins creed agradará a todos. E se a nintendo não for boba já colocou poder grafico nessa caixinha aí pra poder rodar jogos do futuro (Alguem aí ouviu tbm q vai sair Battlfield 3 pra wiiu?).

    Tirando os exlusivos, que é o que faz vc escolher entre Xbox e PS3, o Wii u entrará nessa briga com força, já com os sensores de movimento e graficos aprimorados. Vamos ver o que dá. In Nintendo Wii Trust

    • 08/06/2011

      “(Alguem aí ouviu tbm q vai sair Battlfield 3 pra wiiu?).”

      O tiozinho – esqueci o nome dele :P – da EA disse na conferência “imaginem um shooter como Battlefield em um console da Nintendo”. Ele não falou em Battlefield 3 e a footage que passou de fundo era o BF3… de PC.

      O pessoal do GameTrailers, depois da conferência, entrevistou ele e perguntaram se Battlefield 3 também iria sair para WiiU, e ele disse que é possível se otimizarem um port para o console novo, mas eles não tem como fazer isso agora no estágio final de desenvolvimento porque a data de lançamento mundial já foi marcada (25/outubro/2011) e o open beta tem que ser lançado em setembro.

  18. Cristiano
    07/06/2011

    Ninguém nega q a nintendo é pioneira nas inovações.Como eu disse,o wii U nao é uma má ideia,mas basta saber como ele será aplicado na prática já q nao foi muito bem explicado o seu poderio gráfico e como um controle/tablet será eficaz numa jogabilidade fluída

  19. A.A
    07/06/2011

    Ahhhhh agora sim!! Valeu Bebs, por tirar essa dúvida sobre o console/controle/console, tem até uma parte no video e apresentação do Wii U que dá pra ver o console, mas como o cara no video tava jogando Mario com um Wiimote, achei que era um Wii, lá enfeitando a sala.. ¬¬ que gafe.. Enfim! A cobertura da E3 2011 ficou do K*r**! Meus parabéns meninas ^^

  20. Gilberto
    08/06/2011

    O jeito é começar a juntar grana pra compra… curto d+ os jogos da nintendo :D

  21. Lucas
    08/06/2011

    Wii U TOTALMENTE dispensável [2]
    e se não for, vai ser pq a nintendo vai empurrar ele pra alguns jogos que os nintendistas querem, forçando os caras a comprar, mas útilidade mesmo não tem nenhuma.

  22. bQUARKz
    09/06/2011

    Bom, quando vejo o pessoal comentar sobre o Wii U dizendo que ele é totalmente dispensável, lembro-me que o video game em si É TOTALMENTE dispensável. A Nintendo aposta em inovação e vejo boas utilizações para o Wii U. Agora devemos apostar, fazer figuinhas, torcer, implorar aos céus pela criatividade dos desenvolvedores em CRIAR coisas interessantes (o que afinal está realmente escasso). Material estão tendo. Adoro Zelda e achei muito bacana um titulo a mais, e sendo produzidos praticamente juntos. É aguardar para ver.

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.