E3 2009: Conferência da Nintendo não é a mesma sem ele…

Tags: dead space extraction, E3 2009, Mario Galaxy 2, Metroid: Other M., Nintendo E3 2009, Super Mario Bros. Wii, Wii Fit Plus

E32009 copy

Por Carla Rodrigues

nintendo_logo

Hoje tivemos duas grandes conferencias: Nintendo e Sony. Olha, foi uma das conferências da Nintendo mais esquisitas que já vi. Não foi esquisita porque a Cammie contou histórias sobre os filhos e as férias dela que nem no ano passado, muito pelo contrário, ela e o Reggie estavam com uma cara esquisita, meio de velório. E pra deixar o clima mais estranho ainda, o Miyamoto não subiu ao palco nem para apresentar o novo Super Mario. Climão Copa de 98 galera.

Fora isso a apresentação foi bem simples, direta ao ponto e focando as principais novidades. Claro que os números de vendas “somos o nº1 muahuahua” também estavam presentes durante a apresentação, mas eles aprenderam a focar menos no blá blá  blá e mais na ação.

new_super_mario_bros_wii

New Super Mario Bros. for Wii

Lançamento: Final de 2009

Logo de cara o primeiro anúncio da conferencia foi: New Super Mario Bros. for Wii, que estranhamente não foi apresentado pelo Miyamoto. O jogo terá modo multiplayer para até 4 jogadores onde eles competem pelo maior número de moedas.

Você pode jogar no modo single player ou co-op também. Os gráficos do jogo são inteiramente 3D.

– Wii Fit Plus

Lançamento: Terceiro trimestre de 2009

A expansão para o extremamente bem sucedido (e que tem me feito perder umas horinhas bamboleando e no step) Wii Fit finalmente chegou. Wii Fit Plus traz 6 novos exercícios de força e yoga além de relatar quantas calorias o jogador perde a cada sessão de exercício.

Além dos exercícios de força e yoga, 15 novos exercícios de equilíbrio estarão disponíveis. A novidade é que alguns destes exercícios requerem que o jogador pense um pouco antes de entrar em ação, misturando assim raciocínio com exercício físico – não dava pra ser mais a cara da Nintendo.

O Wii Fit Plus também tem um vestiário onde o próprio jogador pode tomar as rédeas do jogo e criar sua própria rotina de exercícios. Agora é possível montar sua grade, colocar quantas repetições você quer fazer e qual a área do corpo que você quer focar a malhação. Muito legal.

 

– Wii Sports Resort

Lançamento: 26 de julho de 2009

O MotionPlus entrou em ação para demonstrar Wii Sports Resort. Reggie falou incontáveis vezes de como a Nintendo finalmente conseguiu dominar a precisão do controle com o novo acessório para o Wiimote.

Realmente pudemos conferir que o acessório traz muita sensibilidade para o controle quando o arco e flecha foi demonstrado no palco e pudemos ver a mira. Assim como no primeiro Wii Sports, o jogador precisa tomar cuidado com a força do vento que influencia na trajetória de alguns objetos (flechas, bolas de golfe…).

Tiger Woods PGA Tour 10 e Red Steel 2 também terão compatibilidade com o MotionPlus.

Final Fantasy Crystal Chronicles: The Crystal Bearers e Kingdom Hearts 358/2 Days também foram demonstrados durante a conferencia.

– Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story

Lançamento: Terceiro trimestre de 2009

– Golden Sun DS

Lançamento: 2010

– Women’s Murder Club: Games of Passion

Vocês podem me xingar do que quiser, mas eu achei muito interessante o próximo anuncio que eles fizeram. Women’s Murder Club: Games of Passion é um jogo para DS inspirado nas obras do escritor James Patterson.

O jogador é uma detetive que precisa investigar crimes, procurar por pistas e ir linkando os acontecimentos para desvendar os acontecimentos. Eu simplesmente adoro jogos assim, principalmente para jogar antes de dormir no DS. E eu não achei nem imagens e nem o trailer dele.

– COP

COP é um jogo de ação que a Ubisoft esta desenvolvendo para o DS. O jogador é um policial/agente disfarçado que precisa realizar missões. Tiros, carros e essas coisas de menino. Brincadeira.

– Style Savvy

Compre nas boutiques de outras jogadoras no modo online, crie suas próprias roupas e compita nas passarelas de moda. O jogo que todas as Girls of War gostariam de ter.

– Mario vs. Donkey Kong: Minis March Again

Lançamento: 8 de junho (segunda-feira)

RVL_WVS_C1_E3

A Nintendo pretende revolucionar mais uma vez com o Wii Vitality Sensor, um pequeno acessório onde o jogador posiciona o indicador para ver seus batimentos cardíacos.

– Super Mario Galaxy 2

Uma das maiores surpresas da manhã foi o anúncio de Super Mario Galaxy 2. O título está  muito bonito e pudemos ver Mario e Yoshi aprontando em cenários belíssimos.

– The Conduit

– Resident Evil: The Darkside Chronicles

– Dead Space: Extraction

– Metroid: Other M.

O pico da noite foi quando Reggie anunciou que a Nintendo realizou uma parceria com o estúdio Team Ninja para criar um jogo mais ousado que ele sabia muito bem que todos gostariam de ver.

O auditório veio a baixo quando todos se deram conta de que estavam assistindo a um trailer do próximo Metroid. As imagens mostravam gameplay em terceira e primeira pessoa e Reggie complementou que o jogo irá se aprofundar na história de Samus.

E por fim, preciso fazer uma confissão: Miyamoto fez falta. O cara é uma simpatia pura com aquele jeitão dele e confesso que sempre achei legal ver ele com aquele jeitão Miyamoto no palco falando dos trabalhos dele com orgulho. Enfim, não que tudo que ele faça seja bom, né, mas que a carinha dele lá falando todo feliz do novo Mario fez falta, isso fez.

Carla Rodrigues
Share on Tumblr
Feed do Post
32 Comentários em "E3 2009: Conferência da Nintendo não é a mesma sem ele…"
  1. Erick Lessa
    03/06/2009

    Bom dia,

    Meninas estão de parabens, trabalho pesado de conbertura da E3, eu estou me informando somnete pelo blog :D

    Beijaum meninas!

  2. OniRapha-
    03/06/2009

    Legal fazerem um super mario de volta ao estilo de sua epoca em que ficou no “auge” do mundo gamistico :)

    A conferencia estava esquisita mesmo,
    e apesar de anunciarem um novo metroid e tudo mais,
    achei a conferencia da nintendo bem fraca, eu nao esperava muito,
    mas do meu ponto de vista nao passou muito “estimulo”.

    Talvez um novo zelda salvaria a conferencia :)
    Nintendistas de plantao ficariam surpresos.

  3. Heishiro Mitsurugi
    03/06/2009

    Não gostei muito da apresentação da Big N em si, mas os lançamentos mostrados na E3 para o DS e Wii agradaram os donos. E são muitos, então não venham com essa de que só tem Mario e Metroid de bom. Pior cego é aquele que não quer ver.

    Ela cumpriu o que todos pediam, bons lançamentos de jogos para gamers de verdade, e não somente casuais como ocorreu no ano passado.

    obs: Achei a idéia do Mario multiplayer muito interessante, afinal grande parte dos gamers gosta do Mario antigo, exceto aqueles não gostam de algo só pórque a maioria gosta, os rebeldes sem causa ou também os angry gamers viciados em FPS que a Microsoft gosta de agradar.

  4. Emarx
    03/06/2009

    Eu gostei da conferência, mas senti MUITA falta de um novo Zelda. E3 sem Miyamoto foi duro de se ver…

  5. fezones
    03/06/2009

    Cadê o Miyamoto?… T-T

  6. Caique
    03/06/2009

    E agora quem será que ganha a briga dos sensores de movimento?

  7. 03/06/2009

    Quem comprou o wii se tornou beta-tester, tudo sai um “plus” depois do de devidamente testados.

  8. 03/06/2009

    O medo na Nintendo tem um nome: “PROJECT NATAL”

    muahahahaahah

  9. 03/06/2009

    Poxa… Esperava mais da Nintendo pra E3 no WII…
    Zelda? Smash? Kd as obras de arte?
    Tudo bem que tem o Metroid e o Dead Space. Mas… Mas… Só?

    Será que ano que vem ela revida o P.Natal?
    Ou será que ela pula de vez pros portateis?

    • Seyfertt
      03/06/2009

      Infelizmente este ano não foi da Nintendo. Acho que eles se esqueceram dos clássicos ou mesmo se cansaram de fazer sempre a mesma coisa.

      No natal é provável que saia algum Mario’s Xmas. Alias, bem que poderia sair um Star Fox ou um Donkey Kong tipo os do Snes. :P

  10. Seyfertt
    03/06/2009

    O unico que eu sinceramente jogaria é o Metroid: Other M. pois adoro a Samus Aran *-*

    Mas até que me surpreendi com a qualidade do jogo, não ficou tão ruim quanto eu imaginava que ficaria.

  11. 03/06/2009

    Sinceridade? Dessa conferencia inteira as únicas coisas que realmente prestaram foi o Mario Galaxy 2 e o Metroid. Todo o resto q eles falaram nao foi novidade nenhuma :S

    • Anon
      03/06/2009

      Além de Golden Sun DS, que deve ter provocado infarto em uns 3 renegados na platéia que, assim como eu, consideram essa a melhor série de RPG que existe.
      Metroid Other M foi o outro ponto alto da E3 pra mim, o universo de Metroid é um dos mais interessantes que já vi. Todo o resto não achei muito interessante (na verdade, MG Peace Walker pareceu muito foda, mas como não tenho PSP, só me resta ficar na vontade).

  12. 03/06/2009

    Com o perdão da palavra, mas o titulo de Kingdom Hearts para o DS não seria 358/2 Days? Creio que o titulo está errado.

    • Seyfertt
      03/06/2009

      Sim, o titulo é Kingdom Hearts: 358/2 Days mesmo =D

  13. Nando
    03/06/2009

    Está cada vez mais visível que o Wii é um videogame de 6/2 geração, ainda mais com o Project Natal por aí..

    A atitude da Nintendo em reforçar sua gama de jogos é até boa.. Mas, eu esperava que apenas um novo jogo do Mário fosse lançado. Anunciar vários de uma só vez foi apelação e.. Até quando essa apelação vai funcionar?

    Gostaria de ver outras franquias migrando para a Big N nesse ano, e, não as já conhecidas..

    Senti falta também de atualizações no DSiWare e no Wiiware que, convenhamos, estão bem abaixo (e põe baixo nisso..) de seus concorrentes PSN e LIVE. A única coisa que vi foi um novo Mário (¬¬) para a rede online do DSi que, adicionou pouca coisa já que são pouquíssimas opções de jogos e aplicativos disponíveis na DSiWare.

    O que esperaremos da Nintendo se ela não mudar esse quadro nos próximos anos? Fãs e Nintendistas migrando para as outras plataformas concorrentes que, além de serem mais completas, proporcionam mais atrações aos seus consumidores.

    A Big N realmente me decepcionou esse ano. Eu esperava mais dela.. Fazer o que?

    Como havia falado em uns posts atrás. Nintendo na E3 09 = EPIC FAIL!

  14. Renan Rodrigues
    03/06/2009

    Ahh. Os jogos anunciados foram até legais. Ams vi um vídeo da apresentação, e foi muito se sal. E3 sem Miyamoto não é E3.

    Mesmo assim ainda estou empolgado com o KH:358/2days. E esse Golden Sun se for no nível do segundo vai estar ótimo!

  15. 03/06/2009

    Como fanboy alucinado de Kingdom Hearts que sou, esse foi um dos poucos titulos que me causaram um certo interesse.

  16. 03/06/2009

    Não achei a conferência da Nintendo boa.
    Ela se apoia somente em dois jogos blockbuster e só mostra várzea de resto.

    Quanto a Miyamoto, me falaram que o japa tá doentão. Procede?

  17. 03/06/2009

    o ponto está aí, pessoal fala de kingdom hearts, sendo um jogo que todo mundo já tinha visto gameplay/fotos/história/o rabo do roxas.

    as surpresas mesmo foram o mario galaxy 2 e metroid. Golden Sun é uma série legalzinh (joguei no emulador aqui) mas nada demais, ao menos para mim.

    • Heishiro Mitsurugi
      03/06/2009

      Você parece ser um gamer das antigas, então como você não gostou da idéia do New Mario Bros? Por mais que eu goste do Galaxy, me interessou muito mais, jogar Mario multiplayer em tempo real deve ser bastante divertido.

      • 03/06/2009

        com certeza Heishiro, isso tb me chamou a atenção. Será algo realmente divertido sim.
        É que prefiro ver nessas convenções coisas realmente GRANDIOSAS, como o Galaxy 2 e o Metroid se mostraram ser. Esse mario aí poderia ser revelado pela internet que causaria o mesmo impacto. Agora compara com a revelação do game do kojima XD

        • Anon
          03/06/2009

          Sinceramente, o anúncio de Metal Gear Rising foi um grande “Meh”. Tudo que ficamos sabendo é do título e que o Raiden será o personagem principal, não ficamos nem com uma screenshot ou com um trailer, como todo jogo deve ser anunciado.
          Peace Walker foi mais interessante, mas por ser um jogo de PSP falta o “Ker blam” ( = impacto) que um jogo de console tem.

          Mas enfim, isso acaba sendo apenas questão de preferência.
          Pra mim, os dois momentos mais “OMG-THAT’S-FUCKING-AWESOME” da E3 foram o anúncio de Metroid Other M e o trailer de Star Wars The Old Republic.

  18. 03/06/2009

    Só pelo fato de anunciarem Metroid já a faz a melhor das três [fanboy mode].

    Agora, falando sério: a cerimônia da Big N foi boa. Não podemos esquecer que quem precisa correr atrás do prejuízo (no que tange a vendagens de consoles) são as outras duas, a Nintendo continou com a seu caminho de tentar angariar o máximo de pessoas para o mundo maravilhoso dos games, sem falar que, mais uma vez, ela criou uma tendência na maneira de jogar, já que tanto a Sony quanto a Microsoft vão implantar sistemas mais imersivos de jogabilidade.

    E ela anunciou jogos de peso também, especialmente envolvendo a sua tríade Mario/Link/Samus. Podem até chamar os jogos envolvendo os dois primeiros de caça-níqueis ou ainda mais do mesmo, mas não há como negar a força deles.

    E o jogo com a Samus foi o ponto alto da cerimônia: feito em conjunto com o Team Ninja, volta a jogabilidade antiga, ação ininterrupta…COm certeza esse Metroid M veio para chutar bundas…

    • 03/06/2009

      Concordo com o Adney, Sony e Microsoft começaram a saborear altas em suas vendas agora, enquanto as da Nintendo começam a cair(no Japao pelo menos).
      Agora, comparando, (tirando os sensores de movimento que querem abocanhar uma fatia do bolo casual, pelo menos, é o que eu vejo)Microsoft anuncia dois novos Halo, Sony, mostra o nem tão fantastico God of War 3 e expande sua rede online, ja que a do lado verde ainda é muito melhor em varios quesitos.
      Acusar apenas as franquias da Nintendo como caça niqueis já não é tão correto, não acham?

  19. Alice
    03/06/2009

    olha, eu gostei da apresentacao da Nintendo, fiqui bem feliz com Mario Galaxy 2(eu naao consigo me acostumar com esse nome, esse 2 do lado ficou muito ruim, tinham que inventar outro mas enfim…)e com Metroid: Other M,e sobre esse Project Natal: Plagio nojento e descarado! me desculpem quem nao acha, mas e assim que eu penso.

    • 03/06/2009

      Video game é um mundo de plagio…
      Ou vc acha q metroid nao e plagiado de nada?

      Plagio e quando copiam… Project Natal humilha Nintendo =P
      A diferença é gritante, se todos os plagios fossem assim deveria ser lei.
      Isso levando em conta que funciona como nos videozinhos neh…

      • 03/06/2009

        Não cito como plagio, pois achei fantastico, só acho que a Nintendo abriu as portas, testando um mercado que nenhuma outra ousou adentrar antes.
        viram que deu certo e agora vão melhorar mais e mais as experiancias nele.
        Plagio é o joystick analogico, a função rumble e todo o resto que havia surgido após o N64 até agora.

  20. leo
    03/06/2009

    plagio

  21. 03/06/2009

    Putz, experiancias é osso ¬¬

  22. Renan Rodrigues
    05/06/2009

    Se esse ano a feira da BIG N foi uma coisa impressionante, acho que ano que vem eles vão se superar.
    Aqui, uma screenshot do artwork do Zelda que vai ser anunciado na E3 do ano que vem (Miyamoto disse que vai anunciar um novo Zelda ano que vem)

    http://lh3.ggpht.com/_xv-cXwzKGQ0/SikP_YwIIjI/AAAAAAAAE08/PzlcJ99a57c/zelda_art_thumb%5B1%5D.jpg?imgmax=800

    • Renan Rodrigues
      05/06/2009

      Correção

      Se esse ano a feira da BIG N não foi uma coisa impressionante, acho que ano que vem eles se superam

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.