É waka, é waka, é waka waka waka!!! \o/

Tags: Ms. Pacman, Namco, PacMan, toru iwatani

Por Clarice dos Santos

Quem diria que, em uma reunião de amigos, uma simples pizza com um pedaço a menos daria origem ao personagem viciado em balinhas e frutas, preso em um labirinto, fugindo de estranhos fantasmas coloridos doidinhos para pegá-lo? Sim sim, hoje, 21 de Maio, é aniversário do nosso queridíssimo Pac-Man!! Quem nunca jogou UM jogo sequer de Pac-Man… se mata, se joga no rio, você não teve infância (brincadeira! XD).

Totalmente de saco cheio de jogos de “tirinho” – Asteroids, Space Invaders, etc… –  e querendo criar um game com algo parecido com um desenho animado, Toru Iwatani (mais um doido pra nossa lista) olhou pra pizza com uma fatia a menos – e ela olhou pra ele…tá, parei com as piadas cretinas – e viu que a pizza parecia muito com “algo” com a boca aberta. Quem diria que a ideia seria ótima e um dos personagens icônicos dos games nasceria?

Inicialmente o nome era Puck-Man, mas como a Bally – empresa americana….SEMPRE OS AMERICANOS – comprou os direitos sobre o jogo, o nome foi alterado para Pac-man, pra nenhum espertinho brincar de trocar o ‘P’ pelo ‘F’…rs.

O objetivo de Pac-man é comer todas as pastilhas do labirinto, sempre se preocupando em fugir dos fantasmas que voam atrás do jogador. Quando você estava enrascado, podia correr para uma das pastilhas maiores, invertendo o jogo: você é quem caçava os fantasmas, mas por um curto período de tempo.Além das pastilhas, algumas frutas apareciam no cenário para dar bônus, mas ficavam por pouco tempo também.

O bichinho amarelinho que fazia “wakawakawakawaka” – ou “pakupakupakupaku”, mas parece mais “wakawaka” – conforme engolia as pastilhas fez tanto sucesso que lhe rendeu uma sequência chamada Ms. Pac-man, uma versão feminina do personagem, e vááááários outros jogos ao longo dos anos, uns bons, outros uma caca nojenta.

Parabéns Pac-man, pelos seus 30 aninhos!!

Clarice dos Santos
Share on Tumblr
Feed do Post
24 Comentários em "É waka, é waka, é waka waka waka!!! \o/"
  1. 21/05/2010

    Pac-man é o clássico dos clássicos. E esperem para ver a maior bomba de todos os tempos: O filme do Pac-man que, segundo dizem, será revelado na E3. #medo

  2. 21/05/2010

    C-L-A-S-S-I-C-O

    provavelmente o primeiro video-jogo de raciocinio rapido feito por capitalistas

    foda

  3. Thyago
    21/05/2010

    parabéns pac.

  4. 21/05/2010

    Quem nunca jogou ou parou pra ver esse jogo, que atire o 1º joystick !

  5. Siri
    22/05/2010

    Eu achei que o post era algo sobre os Mupets…

    Parabéns oa ser amarelo.

  6. 22/05/2010

    Eu quero BOLO é meu niver T-T

  7. aureliox
    22/05/2010

    O joguinho na página do Google ficou muito legal, zerei de primeira! Depois descobri que só tem uma vida :p

  8. Renan Rodrigues
    22/05/2010

    Parabéns Pac! (atrasado, mas isso não importa).
    Se alguma pessoa que se diz gamer, não tiver jogando pelo menos 10 minutos de Pac-man da vida, não pode ser considerado um gamer.
    Pac-man e Mario são, para mim, os maiores ícones videogamísticos do mundo!

  9. Vagner
    22/05/2010

    Cara ontem comemorei muito os 30 anos do Pac-man jogando-o pelo Google! heehehe
    Fazia anos que não jogava aquilo! =D

  10. 22/05/2010

    parceria?www.foxgamesbrasil.blogspot.com ja saiu o gears of war 3!!!

  11. alex
    22/05/2010

    Parabéns Pac Man!
    Comemorei ontem comendo uma pizza.

  12. Rafael
    22/05/2010

    Joguei muito na página do Google, ontem e hj joguei denovo, mto bom

  13. Vitor
    22/05/2010

    wakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawakawaka… BURP!

    Pacman é um daqueles games que são clássicos, sem ser chatos. Não precisa de profundidade filosófica, moral ou de markenting. Basta sair comendo e fugindo dos fantasmas. É simples, é inocente, é envolvente.

    bela matéria o/

    • aureliox
      24/05/2010

      [modo pseudo filosofia ON]

      Muitos jogos “simples” não alcançam o sucesso que Pacman alcançou e mantém até hoje. É estrando pensar que o que motivou seu sucesso foi apenas essa aparente inocência/simplicidade. Afinal, o que justificaria tamanha simpatia por uma circuferencia amarela e incompleta?

      O certo é que por trás dessa camada simples há mais, muito mais coisas envolvidas. Um curioso mecanismo que está ligado à saciedade dos mais íntimos desejos humanos. O que parece absurdo, mas que pode muito bem ser possível se levarmos em conta a teoria do inconsciente coletivo.

      Uma pizza – a inspiração para o personagem – é antes de tudo um alimento, uma iguaria, que representa o desejo, ativa o apetite e está intimamente relacionado à juventude, àquele espírito despreocupado que podemos chamar de “cool” e às promessas libertárias do capitalismo. Ou seja, ao ego.

      A ausência de uma fatia, sendo ela mesma a boca por onde as coisas entram, representa a incompletude humana a voracidade desesperada com que procuramos satisfazer nossos desejos e nos completar como pessoa – em outras palavras a busca incessante pela felicidade.

      Os fantasmas são todas as coisas que se interpõe entre nós e as coisas que almejamos. Criaturas terríveis e indestrutíveis, mas que, segundo prega o capitalismo, podemos superar com garra e determinação – a pastilha especial.

      O labirinto é a confusão da vida, o cotidiano turbulento, etc

      O resto vocês podem depreender desses exemplos.

      Está explicado o misterio de tanto sucesso, segundo as minhas teorias infalíveis.

      amém

      {pseud filosofia OFF)

  14. 23/05/2010

    Bah, vi tarde demais e já falaram TUDO! xD~

    Clarice, eu também sempre ouvi “wakawakawaka” (FOZZIE! – que que eu fiiiiz?) Muppets feelings
    E quando ele come a pastilha maior, aí faz PACU (olha a mente poluíííída que nem a miiiinha XD~)

    Sempre tive uma dúvida e nunca procurei sanar, então agora que o assunto cabe, perguntarei. E aquele Pac Man que existe no Atari?! O_o
    Ele não faz pakupaku, wakawaka nem nada, faz “pón” e só, e tem aquela “melodia” de 4 notas e meio bit de abertura XD
    De onde surgiu aquilo? Veio depois do Pac amarelo original? Ele tem olho e tal, o amarelo não tem O_o

    E tem um “Pac Man” diferente também, aquele que são duas “arcadas dentárias”, os bichinhos são uns globos coloridos e quando você passa de nível, vem uma escova e te escova jura? achei que ela latisse pra você XD

    Pra finalizar, um link de um vídeo que sei lá se todo mundo conhece, mas acho hilário, no mínimo. Tentei usar o embebedador do YT, mas aquilo tá uma b*st* sem tamanho e SUMIU essa opção de todos os vídeos!
    Aqui ó: http://www.youtube.com/watch?v=LJ4WhzxVaDc

  15. 23/05/2010

    wakaaaaaaaaaaaaaa \o/
    Nossa eu vou fazer 31 anos este ano Oo

    • aureliox
      24/05/2010

      ta mais velho que o pacman, cuidado hahaha

  16. Felipe Vieira
    24/05/2010

    O massa do pac-man do google é que dá pra jogar de dois XD e gostaram tanto que disponibilizaram para sempre no http://www.google.com/pacman

    Pacman foi, não só uma grande idéia, mas também um grande salto para a indústria de games. Comeremos pizza o mês inteiro pra comemorar

  17. 25/05/2010

    Adorei o post.

  18. Fabão
    25/05/2010

    essa pizza me deu fome

  19. 29/05/2010

    Pacman será imortal *-*
    E tipo, é só jogar na google pra matar a saudade agora

  20. Guilherme Nascimento
    30/05/2010

    Eu achei que o post era algo sobre os Mupets… [2]
    Como era mesmo o nome do urso q contava piadas sem graça? XD
    waka waka waka!!!! rsrsrs

    Parabens Pacman!!! We never forget u!

  21. 17/09/2011

    As ideias mais rentáveis sempre surgem nos momentos mais inusitados mesmo, não?

  22. Adão Palmeira
    31/10/2011

    Poxa!Muito bom,lembrei de quando era pequenino e jogava horas e horas com meu primo(Maior de idade e militar).Realmente bons tempos..Dale Pac-Man..O famosos jogo de Come-Come huahuahauhauhauhahauha

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.