E o terror se espalha…

Por Clarice dos Santos

Continuando com a minha fase Resident Evil-maníaca, não muito satisfeita por tentar terminar o primeiro game o mais rápido que consigo, decido procurar pela minha cópia perdida de Resident Evil 2 nesse muquifo que chamo de quarto. Depois de uma longa aventura, eis que chamo mamãe e ela acha o jogo muito rapidão!!!! TE AMO, MAMÃE!!!! XD

Lançado dois anos depois do primeiro game, Resident Evil 2 se passa alguns meses depois dos acontecimentos na Mansão. Brad, Barry, Chris e Jill voltam à Raccoon city e os dois últimos tentam alertar sobre o terrível perigo que estava nas mãos da Umbrella Corporation, mas ninguém deu  muita bola para o que eles diziam… até agora.

Estranhamente, os habitantes da cidade começam a ter estranhos sintomas, como erupções na pele, assim como coceira, mal-estar e uma aparência de que está “morto-vivo”, piorando com o tempo. Rapidamente, todos transformam-se nos mesmo seres que Jill e Chris enfrentaram anteriormente, e vai lá saber como que aconteceu isso (claro que no fim do game explica xD).

Enquanto a cidade está infestada de zumbis, lickers (MALDITOS!), cachorrinhos from Hell e outros bizonhos, Leon chega, talvez esperando que seu primeiro dia como policial de Raccoon City seja ótimo, até encontrar a cidade caótica e seus colegas mortos. Ao mesmo tempo, a “irmãzinha” mais nova de Chris Redfield, Claire, chega com sua motoca e vê o mesmo ambiente. Obviamente, os dois se encontram, mas logo são separados por um caminhão desgovernado que atinge o carro da polícia que os dois estavam.

O game é composto por dois CDs, mas não vá pensando que ele é muito longo não. Terminei a primeira vez mais rápido que terminei o primeiro, ou seja, dá na mesma. Os dois CDs no caso são o CD do Leon e o CD da Claire. Tá, beleza, peguei o disco do Leon e comecei o Cenário A.

Por mais que a história seja em Raccoon City e o foco do game seja a explicação de como o vírus conseguiu chegar lá, mais da metade dele se baseia na Delegacia, repleta de Puzzles e um backtracking desgraçado que reclamei MUITO quando joguei com o Leon, e reclamei AINDA MAIS com a Claire.

Por originalmente ser um Museu, o prédio tem enigmas, pecinhas chatas que você tem que ir lá na PQP para abrir alguma passagem que você já vê no comecinho do game, sem falar nos MALDITOS LICKERS que pulam pra cima de você, estilhaçando janelas, quase matando você do coração. Exatamente por essas e outras que o game é MUITO BOM!

Tudo bem, começando pelo CD do Leon. Ando um pouquinho pela cidade, entro na loja de armas e encontro o dono de lá, ainda vivo. A loja tem um VIDRO ENORME NA PAREDE, e o espertão tranca a porta achando que estará protegido dos zumbis… não demora muito pra ele virar aperitivo. Pego o que preciso pegar lá e pernas-pra-que-te-quero até a Delegacia.

(Observação inútil: eu SEMPRE precisava matar todos os zumbis para eu passar por algum lugar, mesmo dando para desviar. Agora consigo desviar, que lindo!!! *_*)

A jogabilidade de RE2 é praticamente a mesma do primeiro game, mas a melhora gráfica é bem visível, mas não é tão superior assim. Segundo a Bruna do portal REVIL, o emulador ePSXe – o que usei – contribui para uma melhora gráfica do game, ou seja, pode ter melhorado como pode ter continuado a mesma coisa, mas o jogo agrada graficamente, mesmo com os personagens não abrindo a boca nas partes “dramáticas” – vulgo papo-um-pouco-furado-que-não-dá-pra-cortar-com-o-START – mas precisamos dar um desconto, já que o game foi lançado em 1998 (rs). Ah, outra coisa, graças a Deus as filmagens com atores reais foram substituídas por computação gráfica que, podemos dizer que ficou MUITO BOM pra época!

O clima tenso e as animações extremamente chatas das portas abrindo ainda estão presentes, mas o susto… ah, o susto… só piorou. Quase morri do coração umas trocentas vezes, mas não desisti e continuei firme e forte na minha jogatina, terminando o game com o Leon no Sabadão – isso porque comecei no mesmo dia @.@ – e com a Claire anteontem, depois de passar a minha manhã de Domingo inteira jogando com ela.

Bom, vamos começar o papo totalmente desorganizado!

Jogabilidade

Pra cima para ir para frente, para os lados para ir aos mesmos, e parecendo uma bêbada andando no meio de zumbis. Tá, fiquei assim no primeiro jogo, mas na continuação até que consegui melhorar um pouquinho, tanto que estou aprendendo a não desperdiçar tanta bala e dar uns “Olés” nos bichinhos fofinhos habitantes de Raccoon City. XD

LICKEEEERRRRSSSSS


MALDITOS, NOJENTOS, DESGRAÇADOS… [insira mais palavrões aqui] !!!! Uns 90% dos sustos do game foram obra desses fdps que aparecem do nada quebrando janelas, vidros no teto, ou saindo dos dutos de ventilação com tudo pra cima de você! Algumas vezes o susto foi tão grande que tive que ficar uns dois minutos quieta, esperando o coração sair da boca e voltar pro peito! Meu Deus!

Puzzles

Os puzzles não são tão difíceis,mas tem hora que é o cúmulo você achar uma chave quase na metade do jogo, bem onde Judas perdeu as botas, para abrir uma porta que você viu lá no comecinho. Tá, não é muito diferente do primeiro game, mas mesmo assim é um pouco frustrante! XD

Os puzzles do Cenário A e do Cenário B são um pouco diferentes: alguns itens substituem outros ou simplesmente estão em lugares diferentes do cenário que você jogou anteriormente. E preciso dizer que o pessoal por trás de Resident Evil tem que ter uma imaginação MUITO FÉRTIL para bolar alguns quebra-cabeças, porque têm coisas que são simplesmente IGNORANTES e GENIAIS!! Muito legal (rs).

Só uma notinha: QUASE que deixo passar uma senha por causa da minha falta de paciência em ler os trocentos arquivos espalhados pelo jogo. Normalmente não leio, mas percebendo bem, até que os relatos dos acontecimentos ate que são interessantes e comecei a ler a papelada. Em um desses arquivos achei o código pro cofre que tem lá. Tá, tem munição e o mapa – se bem me lembro O_o – mas do jeito que sou RUIM, uma munição extra não faz mal a ninguém, não?

Mr. X


O imenso armário ambulante é “jogado” por um helicóptero – adivinha de queeem? – na cidade, mais precisamente DENTRO da Delegacia, bem onde VOCÊ ESTÁ! Ele é o responsável pelos 10% de sustos do jogo, já que do nada ele estoura paredes e tetos para ir até o seu encontro. Não tem como desviar dele sem tomar um belo tapão no meio da orelha, porque ele SEMPRE aparece em algum lugar extremamente APERTADO! Tá, na sala das estátuas não é tão apertado assim, mas depois ele detona a parede, ficando cara a cara com você em um corredor meio apertadinho para aquele tamanho de homem…zumbi…monstro…ah, deu pra entender!

ADAAA (ou SHERRY!WAIT!)

Vocês cansaram de Barry e seus “What is this?” em Resident Evil? Leon encontra a morena misteriosa que logo já ganha o coraçãozinho dele (e ele vem com o papo de ele que tem que protegê-la porque é o trabalho dele… táááá bom, nóis acredita!), e o tempo todo que a b*scate sai correndo ele fica berrando: “ADAAA!!” que nem um condenado, tadinho, mas até que ela não é uma nojenta sem coração.

E ficar caçando a Sherry – menininha pentelha que vive fugindo também – em todo lugar que você vai com a Claire? Meu Deus. As duas (Sherry e Ada) são as “coadjuvantes”, mas são jogáveis em uma parte do game, passando exatamente pelo mesmo local. É interessante até, só é uma pena jogar com a Sherry porque, obviamente, ela não sabe atirar e não tem uma arma. Tem que saber dar um “Olé” muito bem feito nos monstros que encontra pelo caminho.

Não sabia como Resident Evil 2 era bom também!!! Não sei, parece que me prendeu mais do que o primeiro Resident Evil, mas é difícil afirmar algo, já que os dois são ÓTIMOS! Terminei a primeira vez com o Leon, levei uma quantidade absurda de sustos (que foi? Fico tensa jogando isso,uai!), e não queria nem sequer pegar o CD da Claire. Mas no dia seguinte, eu olhei pra caixinha, a caixinha olhou pra mim, a abri gentilmente e o CD deu uma piscadinha…ah, what the hell? Vamo que vamo! E ainda consegui terminar um pouco mais rápido!!Woohool!!

Mesmo dois dias depois de ter terminado com a Claire, a empolgação ainda não foi embora. QUERO RESIDENT EVIL 3: NEMESIS! Estou com a impressão de que o Nemesis vai me dar mais cagaço do que o Mr. X… to achando isso… ai!

Só pra matar as saudades, uma das melhores cenas de Resident Evil Degeneration com Leon e Claire, e um gostinho da recontagem em Darkside Chronicles com MUITA coisa diferente do original! Ainda torço para eles serem um “possível” casal, assim como um Resident Evil com o Leon e o Chris juntos, seria muito massa!

Clarice dos Santos
Share on Tumblr
Feed do Post
35 Comentários em "E o terror se espalha…"
  1. 04/02/2010

    Só pra postar primeiro q a Rebeca msm, mas RE2 é um dos melhores, e seria melhor um Remake dele, como fizeram no GameCube, do q essas continuações nada a ver ae =]

  2. 04/02/2010

    E que venha RE3 =DD

    Ótimo texto

  3. Renan Rodrigues
    04/02/2010

    Aêêê Clá!
    Finalmente saiu o post.
    O jogo realmente é muito bom, pra mim é um dos melhores Resident Evils já lançados.
    Eu não joguei muito dele, mas esses Lickers dos infernos só faltam nos matar do coração.
    E Clá, quando você começar a jogar o RE3, continue narrando suas aventuras no twitter, ok?

  4. 04/02/2010

    Ae, eu nunca tive mta vontade de jogar Resident Evil 2, quem sabe um dia né, mas quanto ao RE3, esse eu joguei muitas vezes, zerei de todos os jeitos, e com certeza o Nemesis dá muito susto sim, e o pior é que ele nunca parava de seguir vc, eu dava graças a Deus qdo encontrava uma “save room”, único lugar em que ele não entrava, mas este foi um dos que eu mais gostei do gênero, joguei tanto, até liberar todas as outfits de Jill, e a bazooka que é a única q derruba ele, no total acredito q terminei o game, umas 6 vezes aproximadamente, hehe

  5. lucas.pmtl
    04/02/2010

    Resident é muito bom!!!
    Dos três primeiros gosto mais do 1, acho que é por que foi o primeiro jogo de play que joguei(cagando de medo quando era pivete), mas o 2 é ótimo também, enfim.
    O 3 cansei de tanto jogar.Nemesis é bem “carismático”(se é que esse é um bom termo pra ele),e os gráficos estão melhores do que o anterior, acho que vc vai gostar Clarice.

  6. Leandro Lamounier
    05/02/2010

    É, tá aí uma série que ainda quero jogar…
    Quem sabe quando eu tirar umas férias né. De Resident Evil eu só zerei o 4 =/

    Mas tá bom, ainda vou animar de zerar os outros.
    Bom post, parabéns :) Aguardo ancioso os comentários sobre o 3.

  7. 05/02/2010

    Adoro resident evil, apesar q soh zerei o 4 trezentas vezes e nao tomei nenhum susto, e resident evil 5 zerei 2 vezes e tomei soh um susto, unzinho(e nao foi com zumbi, foi com a sheva q levei um susto).
    Eu jah tentei jogar o re2 mas a jogabilidade me desanimo muito, os graficos ainda da pra leva na marra mas vc nao conseguir mover o personagem pq nao o vê ou vc mirar no zumbi e nao acertar(sendo q sou otimo em jogo de tiro).Eu sei q os re 4 e 5 nao dao sustos e nao é aquele re survialhorror ou como lah se chama isso, mas sao bem divertidos e empolgantes. enfim espero q no re6 ou qualquer outro q saia por ai ( tirando de nintendo q eu soh tenho o 64 guardado na pratileira)venha no estilo survialhorror.
    vlw meninas do blog.

  8. Siri
    05/02/2010

    “Estranhamente, os habitantes da cidade começam a ter estranhos sintomas, como erupções na pele, assim como coceira, mal-estar e uma aparência de que está “morto-vivo”, piorando com o tempo.”

    Já vi isso numa praia ano passado. Dizem que o sistema de abastecimento de água estava contaminado.

    Queria tanto que o RE2 fosse no estilo de RE1.5 :(

  9. Isaac
    05/02/2010

    Jogão, comprei ele junto com o meu psx e passava dias e dias zerando inúmeras vezes até fazer tudo que tinha direito (cheio de coisas secretas muito bom mesmo =D). Gostava tanto desses RE antigos que não dei conta mais de acompanhar a série quando o estilo dela mudou completamente no RE4. =/

    O review ficou bem legal rachei muito dos xingamentos xD

  10. Master Kim
    05/02/2010

    Eu ja tirei Rank A, com menos de 3 horas no jogo A e B, liberando o modo survival com aquele soldado (Hunk?)
    Eu era bom nesse jogo, terminei umas mil vezes, no psx acho que foi o que mais joguei, mais até que castlevania SOTN.

  11. Hélio
    05/02/2010

    Clarice, já que você falou dos sustos que esse jogo dá, queria te perguntar uma coisa: é que tem um corredor na delegacia que tem uma parede longa com umas madeiras. É aquele corredor que tem uma porta onde fica a sala cheia de carteiras. Se você passar colado na parede perto das madeiras, os zumbis vem te pegar de surpresa, aquilo quase me matou na primeira vez! rsrs Você também se assustou com isso?

  12. Diga
    05/02/2010

    Simplesmente, o melhor Resident Evil! Fico sonhando com um remake desse jogo com a Unreal Engine 3…

  13. georges
    05/02/2010

    Otima analise!
    Resident Evil 2 e o melhor de todos!
    Sem duvida!
    Terminei num sei qntas vezes no meu ps1 e agora to com vontade de jogar mais uma vez.
    Vou caçar meu Ps1.

    O Nemesis com certeza mete mais medo do q o Mr.X.

  14. georges
    05/02/2010

    Odiei a Claire em Resident Evil 3: a Extinçao.

  15. 05/02/2010

    Hum, não sei por que (mentira, sei sim XD), mas não consigo gostar de RE, seja de qual versão for. Eu juro, tenho o 1, o 3, o CODE: Veronica X e o Outbreak mas não gosto de nenhum deles. Não é que eu não goste da série RE em si, simplesmente essa coisa de zumbis não funciona comigo, eu curto mais o terror psicológico e sobrenatural (por isso o vício em Silent Hill e Fatal Frame :P).

    Clarice, depois dos RE, que tal começar a fazer análises e jogar Silent Hill? (sugestão MAIS que óbvia, vindo de mim xD)
    É bom porque você começa desde o primeiro, joga sério e explica certinho o que o jogo traz sem dar nenhum spoiler gigante. Também é bom pra galera perceber o quanto a série decaiu a partir do 4 (quem começa pelo 4 geralmente gosta dos mais novos XD).

    Agora me deu vontade de jogar Alone in the Dark The New Nightmare (totlmente off-topic, mas enfim :D), mas tô sem PS1 e sem emulador, dorgas ¬¬’

  16. David
    05/02/2010

    Ehuuhaeuhae

    Survival Horror realmente nunca levei tanto susto quanto o Fatal Frame Crimson Butterflies, pqp, susto a cada meio minuto, é mulher que cai da escada, é criança que aparece atras de voce do nada, aehuaehuhuae MELHOR JOGO DE TERROR!!

    Que saudades… FatalFrame! essa eu quer ver voce narrar!! ehauhueauhe

    Voltando ao assunto:

    Joguei RE3, RE4 e RE5… sincaramente RE4+ sao uma porcaria… mas eu acabo comprando os outros sabendo que nao vou ter zumbis pela história que o RE tem…

    É isso ae continue assim! Muito legal sua narraçao!

    • 05/02/2010

      David, agora acertou em cheio! De todos os Fatal Frame, o II é o melhor de todos!

      Legal é ver os vídeo-detonados no YouTube… o povo explicando “agora você abre essa porta e… AAAAAAAHHHHHH!”
      Altos gritos de desespero e susto do povo xD
      Eu nunca me assustei com nenhum Fatal Frame, comofas

  17. Hélio
    05/02/2010

    Ih, Rebeca, é meio impossível eles serem um casal, porque o Leon tem uma queda pela Ada…

  18. georges
    05/02/2010

    O nemesis te deu menos trabalho q o Mr.X?
    Eu achei ele bem pior!
    Eu acho q ficaria estranho o Leon e a Claire como um casal.

  19. Gabriel
    06/02/2010

    Estava viajando pela internet procurando o Rom do Chrono Trigger para SNES quando esbarrei no blog de vcs me interessei e comecei a ler alguns posts …
    Achei senssacional meus parabens ^^

    Tudo de bom continuem com o bom trabalho o/

    Lendo esse post me deu saudade da minha infancia jogando Resident Evil e vou procurar os outros jogos Antes de conseguir o RE5

    :D

    Muito boa a narração ^^

  20. 06/02/2010

    Melhor jogo dos playstation’s, e os do playstation 1 melhores ainda \o/, quero arrumar um xbox pra jogar o RE5 e ver a Jill de novo *-*

  21. Paulo
    06/02/2010

    Realmente JOGASSO! Eu ficava muito em choque e só jogava de dia isso na época, mas como sempre encarnadão nas armas no cd do Leon vc podia combinar a shotgun e deixar ela surpreendentemente absurda de forte, fora a magnum aiaia que delicia explodir os zumbis e Leon falando GAME OVER para o tiranti vadio é muito massa!

  22. Roberto
    06/02/2010

    Resident Evil 2 é o “masterpiece” da série, na minha opinião. Foi o primeiro de todos que joguei, e na época do lançamento (um primo, aproveitando a baixa do dólar na época, tinha ido pros US and A e trazido o jogo). Leon e Claire são protagonistas bem mais carismáticos, e a narrativa é ótima. Esse sim que merecia um remake ao estilo que o primeiro recebeu pro cubo.

  23. Ryuu-sama
    07/02/2010

    Eu adoro o RE2, acho que é o qe eu mais gosto. Mas eu sempre me perguntei pq raios eu não via o Mr X. Que raios de versão era a minha? Eu vou até ter que procurar de novo, isso foi só com o meu CD, o jogo todo desenvolvia normalmente, mas ele não aparecia, eu joguei com o de um amigo e era a mesma coisa, mas ele aparecia.. e eu nunca entendi.
    Vou pedir pra mamãe tbm procurar o meu, aposto qe ela tbm acha super rápido 8D

    Boa sorte na sua saga

    • 07/02/2010

      Mr. X aparece no Cenário B ^^

      • Ryuu-sama
        07/02/2010

        Aaaaaahnnn… Então, eu já nao lembro mais em qual cenário eu jogava, por isso mesmo eu quero achar 8D
        Mas eu me lembro tbm muito bem dos malditos Lickers e daquela animação do policial negão qe vira zumbi na nossa frente e qe na época eu achava a coisa mais perfeita de todos os jogos.. e outras coisas, mas disso principalmente.

  24. Walmir
    08/02/2010

    Clarice, se tem um game que posso falar que sou experiente é Resident Evil… bom, jah fui mais, hj to meio enferrujado, mas quando jogava insistentemente todos os dias mesmo depois de ter detonado todos os 3 dos 5 lançados até então (Gamer pobre é uma desgraça Ç_Ç) participava de foruns de discussões sobre RE, na época em revistas de games, por meio de cartas (Internet??? Parecia um sonho pra mim).

    Bom vou ao assunto, c percebeu que vc jogou na ordem errada? O certo é com a Claire primeiro e depois com o Leon (sei, é estranho visto que o CD do Leon é o CD1). Mas agora nem rola vc jogar dinovo na ordem certa pq não muda PRATICAMENTE NADA.

    Boa sorte em Resident Evil 3, é um game lindo, jogabilidade e câmera melhorados, ambiente mais caótico ainda porém com no mínimo uns 10 erros de continuidade em relação ao RE2, jah que os dois se passam quase ao mesmo tempo.

    [Momento Babação de Ovo]
    Parabéns pelo blog, vcs são muito boas mesmo, e poor favor, façam sempre posts de assuntos retrôs como RE e séries afins, pra que gamers pobres (Eu) possam sempre participar!
    [/Momento Babação de Ovo]

    • 08/02/2010

      Então como a ordem certa é com a Claire primeiro se praticamente não muda nada??
      huahuahuahuahuahuahuauhahu
      xD
      Mesmo assim valeu pelo “toque”, e to criando coragem pra continuar com RE3 xD
      hohoho
      Seja bem-vindo ao GoW!!! \o/

      • Walmir
        09/02/2010

        Vish… vo procurar a revista antiga que justificava o pq de começar com a Claire, ai eu posto o texto aqui se eu achar! XD

        Por enquanto fica a dica de um site massa sobre resident, c jah deve conhecer, mas acho que muitos leitores ainda não!

        http://www.residentevil.com.br/

        Uso bastante ele pra ler os Files, visto que meu inglês é bem fraco!

  25. 13/02/2010

    Resident Evil 2 é épico! Era melhor os antigos RE que você ainda tomava susto jogando. Hoje em dia…

    Eu ainda tenho meu PSone, vou arrajar uma copia com os meus amigos e jogar de novo Wub

  26. Thiago
    05/03/2010

    Maravilha de texto! Me fez relembrar boa parte da minha juventude, jogando Resident Evil, um das series que mais gosto.

    Não sei se ja jogou o Nemesis, mas sim, ele vai te dar muito mais cagaço que o Mr. X ! Esse Nemesis é impossivel, só digo uma coisa:
    CORRA, mas CORRA muito! hahahaha
    Parabens pelo blog, e pelo ótimo gosto por jogos.

  27. Otávio Molina Mosca
    10/03/2010

    Mto bom esse jogo!
    Os RE antigos são os unicos q dão susto
    Zerei num faz mto tempo o RE 2,3 e 4 ^^

  28. Roberto Nascimento
    16/04/2010

    O Melhor Game da Série é o Primeiro…

    Resident Evil tem uma história sensacional, um clima muito louco… estava agora me lembrando da primeira vez que joguei… Foi muito bom e… terminei o jogo com 6h e 26 min.

    A Capcom fez um trabalho muito show com o Remake do Resident Evil e com Resident Zero para Game Cube, a unica coisa ruim é que só saiu para o cube, mas… fazer o que?

    Gostei do post1 ficou show de bola… principalmente pq sou um residentmaníaco… kkkk

    See ya!

  29. Binhoxp
    01/06/2011

    è vdd o melhor de terror e suvivor é a série Fatal Frame,joguei 1 e 2,mas o 3 ñ tive o prazer ainda,mas vou atrás pra jogar e quanto o série R.E joguei praticamente todas e muitos bons,só ñ gostei da série Silent Hill apesar em questão de ter susto tb é ótimo,mas é complicado o jogo,bom até ++++

  30. LinkGustavo
    21/10/2011

    Esse jogo foi responsável por mtas noites mal dormidas em minha infância!!!

    Mto tenso o jogo, acho até que RE 2 da mais medo do que suas continuações(fora talvez o três, que tem o Nemesis fdp para “alegrar”)…

    ‘ll See you again

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.