E no episódio anterior de Tomb Raider…

Tags: lara croft, tomb raider, tomb raider legend

Por Clarice dos Santos

trlegend

Depois de seus 12 aninhos – em Novembro fará 13 – de existência, até dois anos atrás, eu NUNCA, mas nunca MESMO, tive a menor curiosidade de jogar Tomb Raider.

lara-croft-then-and-nowQuando o primeiro game surgiu em 1996, achava muito esquisito uma mulher peitudona ( na época seus peitos eram TRIÂNGULOS!) e quase semi-nua pulando pra lá e pra cá, atirando pra tudo quanto era lado, principalmente contra um DINOSSAURO!! Que absurdo um Dinossauro nos tempos atuais!! Dá um tempo, vai?

O tempo foi passando, Miss Croft foi evoluindo. Num belo dia meu namorado chega em casa com dois games que tinha acabado de comprar: Tomb Raider Legends e Kingdom Hearts.

Não preciso dizer que Tomb Raider ficou um pouquinho de lado, não é? Isso foi até ver o meu namorado jogá-lo: nunca mordi minha língua com tanta força! O jogo estava lindo e claro que eu, um pouco mais madura no quesito “gosto” nos games, experimentei. E não é que gostei de TR Legends? Estava jogando-o novamente até há pouco, antes de postar aqui.

Na época quase detonei o game, só não o fiz porque namoradão o detonou na minha frente, então perdi totalmente a vontade de jogar de novo. Mas com o recém-chegado Tomb Raider Underworld – o qual estava ansiosa para chegar por alguns detalhezinhos revelados em TR:L – a vontade de pendurar em cipós e escalar paredes rochosas  e altas ressurgiu na gamer que vos escreve.

18

Com um pouco de prática e muita, mas muita paciência, admito que aprendi a respeitar Ms. Croft: sim, ela é f*dona,  sou suspeita em falar que eu odiava personagens f*das – Dante me fez perder esse ódio *.* – sem falar que ficar escalando os lugares, fazendo malabarismos e, lógico, dando uns tiros é um ótimo atrativo do game… além da Lara quase nua pros meninos babarem, né? ¬¬” Ah, outra coisa atrativa: NÃO PRECISAMOS RECARREGAR AS DUAS PISTOLAS! E eu achava que só o Dante fazia isso! *rs*

Apesar do recente lançamento do novo jogo da franquia, este post refere-se à seu antecessor: Tomb Raider Legend. Por quê? Oras, não joguei o novo ainda… AINDA, pois já tenho acesso à versão do PS3, mas estou jogando Legend primeiro para relembrar de algumas coisas.

s26199_ps2_59Posso dizer que o que mais me chamou a atenção nesse game foram os gráficos. Os personagens estavam bem feitos, o movimento dos lábios com as falas podia não estar  PERFEITO, mas estava ótimo. Outros pontos a mais pro game foram os cenários bem detalhados,  principalmente os cenários que contêm água: lindos!  O enredo segura o jogador na frente da TV, contem algumas “viajadas”, mas isso é o de menos.

Agora, o grande problema de Tomb Raider, existente em sua maioria: BUGS!! Câmera que fica numa posição que você não enxerga – às vezes a mesma consegue ficar dentro de uma rocha, vai saber – , os comandos que algumas vezes demoram pra responder, isso quando respondem; às vezes você está pendurado numa corda ou pilastra e quer pular para algum386249-49965_large_super lugar, ela cai num lugar diferente, faz uma ação totalmente oposta ao que você queria, às vezes não agarra onde deveria agarrar, controlá-la nadando é um terror, enfim, os bugs existem! Nada que comprometa o divertimento do jogador, mas algumas horas vai perdendo a paciência.

Neste game, obviamente, controlamos Lara Croft, que pretende descobrir o que aconteceu com sua mãe, cujo desaparecimento foi presenciado por Lara ainda criança. Já crescida, ela percorre o mundo todo atrás de fragmentos de Excalibur – sim, a mesma do Rei Arthur – e tentar desvendar o que houve com sua mãe.

Tomb Raider Legend é um ótimo game – apesar do problema dos bugs – e recomendo que o joguem antes de Underworld para entender algumas coisinhas e aproveitar esse lançamento ao máximo! O game foi lançado para PS2, PC, X Box, DS,X 360, Game Cube, PSP e Game Boy Advance. A análise foi baseada na versão para PS2 e logo logo terá uma análise do mais novo Tomb Raider: Underworld!

Clarice dos Santos
Share on Tumblr
Feed do Post
32 Comentários em "E no episódio anterior de Tomb Raider…"
  1. 11/01/2009

    Duuuuas coisas a comentar Clarice:
    1º-não eram triângulos, eram PIRÂMIDES, HEUAEHAEUHAUAHEUAEH. E aquilos eram os peitos que a gente tinha na época. Ora mais, antes disso, nada de mulheres com grandes peitholas, era mulher sem peito mesmo (isso quando tinha mulher nos games, na época da dona Lara, a única mulher dos games de respeito era a Samus, mas ela estava enfiada numa armadura, isto é, NO BOOBS!)

    2º- Eu tb joguei o legend, nao achei o pior problema ser a câmera não, e sim se acostumar com a “esquiva” dela, eu odiava e a achava ineficiente demais, mas nada que te prejudicasse TAAAAANTO assim. Claro, era ruim quando vc ficava sem mais health pack pra se recuperar, mas se você jah fosse se esquivando antes, dava pra escapar dos ataques.

    É um bom game, só não comprei ainda pq tou com tanto jogo aqui pra terminar q nao vale a pena pegar mais um pra encostar depois.

  2. Yann Lucas
    11/01/2009

    Depois de ter comprado Far Cry 2, MotorStorm: Pacific Rift pra PS3 e recentemente Ninja Gaiden Sigma que estou esperando chegar, estou louco pra comprar o Tomb Raider Underworld! Os gráficos são lindos, curto bastante jogos nesse estilo! Pena que não tenho mais um PS2 pra poder jogar o Legend (porque ele deu pau), só tenho agora um PS3, porque se não eu jogava o Legend pra poder entender a história!

  3. 11/01/2009

    Nunca consegui jogar Tomb Raider por mais de 15 minutos. Tentei nas versões antigas – Aquelas com os “triângulos” que formavam peitos. Não consegui, os controles eram péssimos.
    Ainda não me aventurei por esses novos Tomb Raider. Mas quero faze-lo em breve.

  4. Cannibal22
    11/01/2009

    Esse problema de câmera já e antigo rs e a jogabilidade quase nunca evolui por isso não curto muito dos jogos “Tomb Raider” e olha que eu compro as vezes(só pra da uma espiada gamer/nerd/gordo) e sempre quebro a cara.

  5. 11/01/2009

    achei no legends o pulo dela bastante natural, e nem era algo q me fizesse sentir lah muita diferença
    e nao “evoluiu” tanto pq, bem, pra vc ver como os primeiros tomb raider eram bem a frente do seu tempo, neh?

    afinal, vocês querem o q? q ela se equilibre pelo nariz?

  6. Galtrani
    11/01/2009

    Uauu, adorei a matéria!
    Agora sou muito fã de lara croft.
    Os melhores Tomb Raiders eu joguei.
    O Legend achei magnifico, apesar dele ser curtinho, é muito bom.
    O Aniversary então! Bom, lindo lindo lindo e perfeito.”pra min”.
    Espero algum dia jogar o Underworld.
    Bom é isso. Parabens pela matéria.
    Até mais.

  7. 11/01/2009

    boa noite bebs! =*

  8. lelox
    11/01/2009

    ficou legal o “ultime heroine” auhauhauhuahauhauhau
    nunca gostei de tomb raider, trilha sonora lixo + jogabilidade lixo = no way

  9. Vivi Werneck
    11/01/2009

    Particularmente nunca gostei de Tomb Raider. Joguei um pouco (não me lembro qual), mas não me atraiu muito! Agora, realmente, tenho que admitir que esta mulher deve almoçar esteróides todos os dias para fazer todas essas coisas sem ter nenhuma distensão muscular! uahauhauha… A Lara realmente é overpower e isso eu tenho q admitir! (No entanto, sou muito mais o Dante! hehehe)

  10. Master Kim
    11/01/2009

    Bom eu sou um grande fã da série, gosto desde o 1° la de 1996, o clima de exploração em lugares remotos sempre me atrairam (odeio as fases em bases militares) pena que foi piorando a partir do 3° jogo, chegando a ser triste de ruim o 5° e nem tive coragem de jogar o AoD. Mas esses 3 ultimos jogos estão excelentes, acabei de terminar esse novo e é muito bom, pena que é curto, mas garanto que é impossivel nao gostar do Anniversary que para mim é o melhor tomb até hoje.

    Muita gente critica a jogabilidade dos antigos, mas tem que lembrar que foi um dos primeiros jogos 3d (saiu logo depois do Mario 64) e o psone nem tinha controle analógico. Seus pulos eram mais exagerados, mas era o melhor que poderia fazer para deixa-lo mais agradável de jogar, ja que nao tinha como deixá-lo tao realista como hoje. Vale lembrar, que tekken e virtua fighter tinham pulos altamente exagerados e eram jogos de lutas dito realistas. Os gráficos eram quadradões mesmo, mas qual jogo do psone nao era? E tomb raider é melhor que muitos jogos que vieram depois para o console

    Agora, sobre o fato de ter Dinossauros nao vejo problema nisso, vários jogos apresentam coisas fantasiosas e nem por isso é problema. Só lembrar que ela está num lugar remoto e é só um joguinho!! Até o far Cry 1 tinha mostros!!

  11. 11/01/2009

    Também sou daqueles que não é muito fã da Lara Croft. Só joguei um pouco o primeiro.

    Aliás, da era 32/64/128 bits tenho um abismo enorme de jogos famosos que eu nunca joguei.

  12. 11/01/2009

    Vou ser sincero, nunca joguei nenhum jogo da série. Por isso nem vou comentar muito, pois opinamos quando temos uma base de conhecimento sobre o assunto. Coisa que eu não tenmho a respeito de Tomb Raider.

  13. Didier
    11/01/2009

    Wesley eeu tambem nunca joguei nenhum game da serie o que eu sei de Lara vem dos filmes.

  14. 11/01/2009

    A jogabilidade não evoluiu? Ih, então passo batido. Tentei jogar uns 2, o jogo pareceu meio repetitivo, a jogabilidade cagou tudo de vez. O mais engraçado era que na época os cenários pareciam flutuantes… Lembro de ver o piso se movendo enquanto girava a câmera ou perâmbulava (com certa dificuldade) pelas cavernas…
    Lady Croft pra mim só nos cinemas, como disse o Didier.

  15. 11/01/2009

    Marinho@ eu vou copiar um post sobre a guerra entre Israel e Hamas afinal é uma guerra.

  16. 11/01/2009

    é claro de vc deixar.

  17. 12/01/2009

    Tbm nunca joguei Tomb Raider, mas todo o mundo que jogou diz que a Lara é a 666 f*dona, e tenho que concordar, afinal, naquela epoca era algo raro ver uma mulher protagonista de um jogo de ação.
    Fora isso, Dante não recarega as pistolas mas tem uma explicação: As balas dele são mágicas, demoniacas.
    E a Lara, tem uma pistola assim tbm?

  18. 12/01/2009

    @Didier: SEM POST DE GUERRA AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    O Marinho não falou nada sobre Guerra e o post é sobre TOMB RAIDER.
    Por favor ¬¬

  19. 12/01/2009

    Mal é pq ele fez um post legal sobre o conflito e eu gostaria de perdir autorizaçao para copiar parte e discutir o assunto apartir daquele texto la no blog.
    Mal proxima vez vou no blog dele mal.

  20. Marinho
    12/01/2009

    Sempre gostei de Tomb Raider, não tenho como jogar Underworld (não possuo Next-Gen =/) por isso, me contento aqui com Legend e o Anniversary.

    Mas Lara, como toda boa heroína (ou Heroína Boa?) evolui, ganhando muitos pontos de experiência (RPG Mode On), pra chegar até o nivel que está hoje. Recomendo os jogos mais recentes dela.

  21. PH!
    12/01/2009

    Ótimo post Cla, parabéns!

    Joguei o primeiro e gostei, na época era revolucionário. A Lara, mesmo trinagular, ainda mexia com os neuronios adolescentes da galera. Mas foi o único q joguei da série, por falta de tempo e console. Vou tentar voltar com Underworld!

  22. 13/01/2009

    @Rebeca: Só se for mesmo XD

  23. aurelio
    02/03/2009

    Aaah, sou fã de carteirinha de Tomb Raider! :D

    Joguei todos os jogos (menos o mais novo), zerei o 2, o 3, o 4 (The Last Revelation), o 7 (Legend) e 8 (Anniversary). Só não joguei o mais novo porque é muuuito pesado e não roda no meu PC. Assisti os filmes e até baixei um programa para criar fases (isso mesmo um programa que possibilita a criação de fases para Tomb Raider, no estilo da Tomb Raider 4!) – bem, se o programa não fosse tão bugado e difícil eu teria feito minhas fases…

    Os três primeiros jogos da série são os melhores, depois a qualidade vai caindo, o The Angel Of Darkness é um lixo só, não consegui jogar mais que 30 min. Só a partir do Legend é que a Tomb Raider volta a ser um jogaço. Parece que a Eidos – a distribuidora do game – estava com dificuldades financeiras, só sei que houve mudanças de desenvolvedores, da CoreDesign para a CrystalDinamics, e a partir do Legend a Eidos voltou a faturar. :D Que alívio!

  24. 09/04/2009

    Parabéns por sua prazerosa descoberta. Jogar qualquer Tomb Raider pela primeira vez é sempre prazeroso.

    Não caia na armadilha de dispensar os jogos anteriores apenas pelo fascínio da next gen. “Tomb Raider 3” é difícil e desafiador e “Tomb Raider IV: the Last Revelation” é IMENSO. fácil se perder por lá.

    Enfim, boa jogatina :)

  25. Ricardo
    30/06/2009

    Fan que é fan né!
    Pode crer Master Kim! Clarice os Tombs tem muitos bugs sim, mas a maioria destes que você citou é questão de controlar a câmera, uma questão de costume, e a jogabilidade na água é extremamente fácil e prazerosa. Esses novos Tombs estão 10!
    O Anniversary é o melhor de todos, consegui comprar ele na Steam por 5 dólares (sorte). O Tomb Raider Underworld é muito legal, lindo visualmente, só que não aconselho joga-lo no PS2 porque ele foi programaado para ser Next-gen então os gráficos no PS2 ficaram horríveis e sofreu vários cortes. Foi o único Tomb Raider que não joguei, ainda X)

  26. Nicole
    20/08/2009

    Galera eu amo Lara Croft ela é minha heroína!!! rsrs gosto do Tomb Raidr desde o primeiro!! principalmente esse ultimas que são da nova geração!!! principalmente o Anniversary meu preferido o Legend é maravilhoso!! mas e bem curtinho zerei ele facl!!! amo todos os Tomb Raider!! muito criticam os antigos Tomb Raider mas lembre-se que foram por eles que esses existem hj!! amo Tomb Raider demaisss!!! sou fanatica!!!! Tomb Raider e Lara Croft eternamenteeeeeeeee.

  27. matheus
    30/10/2009

    sou fan de tomb raider deis do primeiro jogo dela
    tenho todos jogos dela tenho tomb raider 12345678 e 9
    os meus preferidos sao estaring legend underword so eses
    to sabendo qui ta para lamsar o novo tomb raider e vai
    se chamar tomb raider origins para play 3 mas vi
    no saite qua talvez posa lamsar para play 2 tanben
    ela esta mais bonita do que antes

  28. 21/12/2009

    Eu sou muito fã da série, curto pakas a Lara, tenho fotos, poster, revista, e games tbm né, joguei o primeiro tomb raider com uns 9 ou 10 anos, e me apaixonei por ela, simplesmente ótimo game, mas não joguei o 2 (não lembro porque), joguei o 3 não curti muito, e então joguei o 4 e o 5 que gostei tbm, td mto bom, não me arrisquei a jogar o Angel of Darknes(não quiz me decepcionar) joguei o legend pra pc, e gostei muito, realmente muito bom, e então joguei o anniversary que foi até agora o melhor de todos, ela está muito mais bonita e real, agora que adquiri meu ps3 faz uma semana e o segundo jogo que compro só podia ser Tomb Raider Underworld, que já to muito aflito esperando pela chegadada do game, aff.
    Fazer o que, meus amigos até me zoam por isso, mas já consegui tornar alguns deles fãs da Croft tbm ^^

  29. daaani
    09/01/2010

    sempre gostei da série TR ,por isso até hj guardo alguns games da serie do ps1 pra relembrar…
    e tb enquanto espero meu play3 jogo o anniversary q tb eh meu preferido
    ah e eu axei o legend mt bom so pelos graficos pq ainda nao tenho ele mais to procurando mt pq axo q ele pode passar a ser meu preferido agora!!
    tomaara q lance pra ps2
    !!!!!!!!!!!!

  30. 02/05/2010

    Agora to jogando a 1ª versão, de 96, no PS1. Os gráficos realmente não são muito bons (dizer isso é eufemismo xD). E o movimento dos lábios com as falas? Eu não me incomodaria com isso, pq no 1º os lábios nem sequer se mexem… Mas o jogo em si é legal, dá pra passar o tempo, quebrar um pouco a cabeça… Também achei muito estranho os dinossauros, mas fazer o que né? A câmera realmente atrapalha :P Quando tiver a chance, ainda to loca pra arranjar as versões mais novas, com o gráfico melhor e tals… Me viciei xD

  31. Hélio
    09/07/2010

    Clarice, vou te dizer a mesma coisa que eu disse pra Rebeca em outro post: os seios da Lara não eram em forma de TRIÂNGULO nos primeiros Tomb Raiders: eram PIRÂMIDES! rsrsrs
    Fora isso, dá uma chance pra Lara sim que ela merece! Ela é muito mais que um rostinho e um corpinho bonitos!

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.