E esse Tony Hawk: Ride, hein?

Tags: Tony Hawk Ride

Por Carla Rodrigues

tony-hawk-ride-characters

Vocês estão ansiosos para o lançamento de Tony Hawk: Ride dia 17 de novembro? Eu sou tão suspeita pra falar a respeito. Eu nunca gostei dos jogos da série do premiado skatista, porém esse parece ser mais sem graça ainda. “Mas como assim sem graça? Você não viu o controle que vem junto com ele, Carlinha?” Vi. Vi sim. E achei meio ridículo… Achei exatamente o contrário do propósito dele.

tony-hawk-ride-boxTony Hawk: Ride vem com um controle em forma de shape de skate. Ele é exatamente uma réplica de uma prancha convencional, mantendo assim as medidas físicas. Fora isso ele é equipado de diversos sensores infra vermelhos que “percebem” os movimentos do jogador sobre ele. Se você deslizar o pé ao lado da prancha, ele vai reproduzir a imagem na tela como se você estivesse impulsionando  o skate com o pé contra o asfalto. Se você agachar e encostar a mão na lateral do controle, ele vai entender como um “grab” e por aí vai.

 

tony-hawk-rideNão há duvidas de que o controle foi muito bem projetado e é muito tecnológico, mas não convence nem a pau que você realmente vai simular uma voltinha de skate. Para começo de conversa, andar de skate requer rodas, vento na cara e joelhos ralados (calma, sei que muita gente pensou “mas é só um jogo” e eu concordo, já me explico). Não deve ter a menor graça inclinar para trás e na tela aparecer um super hiper pulo. Você virar um pouquinho para o lado e na tela aparece que você está subindo uma mega rampa.

Os jogos musicais possuem a mesma pretensão: criar a fantasia de que você está tocando uma música com a sua banda quando na verdade você só está batucando em controles de plástico. Porém quando você olha para a tela, você vê esteiras de notas que você precisa acertar. As notas possuem um tom cada uma, casam perfeitamente com a música e fazem sentido quando você as acerta ou erra. Em nenhum momento o objetivo é dar um show, quebrar a guitarra na cabeça de alguém ou morder a cabeça de um morcego. Apesar de você estar simulando um instrumento, em nenhum momento o que você faz com o controle é completamente desconexo do que aparece na tela.

Pelos trailers que eu vi de Tony Hawk: Ride, não sei como alguém se contenta em fazer movimentos tão bobinhos com o shape e ver uma coisa completamente diferente acontecer na tela. Inúmeros jogos de Wii fazem isso utilizando o recurso de sensor de movimento do controle, e apesar de muitos serem deveras divertidos e não levarem o crédito merecido, não fazem tanto sucesso com o público que tanto aguarda Tony Hawk: Ride como se ele fosse algo completamente inovador e diferente de tudo que sai para o console da Nintendo.

tonyhawk-ride-005-600pxl-whtEnfim, é só minha opinião. Lógico que eu sei que é só um jogo e em momento algum estou querendo compará-lo com o esporte de verdade. Como diria o meu pai: “uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa”, porém me parece extremamente frustrante e nada de tão inovador assim.

Mas para os que ainda estão animados, Tony Hawk Ride sai dia 17 de novembro para Xbox 360, Wii e PlayStation 3. O jogo promete ser o melhor da longa franquia Tony Hawk com diversos novos modos. Esqueça o sofá, o jogo vem com o controle em forma de skate e não possui a opção de jogar só com o controle. Pronto para perder uns quilinhos e malhar a panturrilha?

Carla Rodrigues
Share on Tumblr
Feed do Post
31 Comentários em "E esse Tony Hawk: Ride, hein?"
  1. Shadow Warrior
    09/11/2009

    Que bizarro!!! Não tem opção de jogar sem a tábua-de-passar o controle em forma de shape?
    Eu até curto a série de jogos do Tony Hawk, mas desse aí eu quero distância. A jogabilidade deve ser horrível…

    • 10/11/2009

      Mas você só quer distância porque não dá para usar o controle normal ou porque você realmente não gostou de outras coisas?
      Fiquei curiosa…

      Eu queria saber o que os fãs da franquia estão achando do novo jogo.

      • Shadow Warrior
        10/11/2009

        O jogo deve ser bom, só não gostei do controle… É muita sacanagem não deixarem a opção de usar o controle normal. :(

        • Shadow Warrior
          10/11/2009

          [Jaiminho mode: on]
          Na verdade, eu quero evitar a fadiga… hehehe
          [Jaiminho mode: off]

    • arthur subirana pires
      15/09/2010

      você tem razão esse tony e muito frau

  2. 10/11/2009

    pra jogar eu não sei se usaria isso ai
    mais pra escorregar em gramadões (igual se faz com papelão)
    eu acho que funcionaria muito bem ^-^

  3. Sovereign
    10/11/2009

    Os caras nao tem mais o que inventar pra sugar ops, ganhar fans abarratados de dindin. Este skate deve ser o que o ator Michael J. Fox usou na triologia Back to The Future xD
    Falando em controle, domingo comprei um dualshock vermelho, ira combinar perfeitamente com o branco ceramico do meu PS3.

  4. PH!
    10/11/2009

    A franquia Tony Hawk sempre teve manobras exageradas na telinha, com saltos a la Hulk e manobras Homem Aranha. Deve ser realmente sem graça executar um salto triplo carpado com direito a estrelinhas e slow motion, e perceber q vc está parado no mesmo lugar e apenas se inclinou um pouco pro lado.

    Acho q se fosse um simulador de skate mais real, talvez tornasse as manobras mais desafiantes. Mas provavelmente esse controle não deve aguentar um ollie, muito menos um kickflip.

    Pra não emitir somente energia negativa no coment: a proposta foi boa. Quem sabe melhorem isso daí.

    • 11/11/2009

      Concordo plenamente. A proposta foi boa, o controle é super legal mas eu acho meio meh ainda justamente pelo fato de você fazer algo que está tão distante do que se passa na tela.

      Porque no Wii, por exemplo, quando você vai esquiar e aí se inclina para um lado e para o outro da Wii Balance Board, aparece exatamente isso na tela. Eu acho isso mais legal, sabe?

  5. André
    10/11/2009

    Ahh eu jogava bastante o Tony Hawk 2 do PS1…e pronto..depois disso a série ficou chata a lot, e super repetitiva.>.<..
    não quero esse não, thanx..sou mais comprar o God of War Collection..hehe..

  6. Leandro GF
    10/11/2009

    veio, acho isso ridiculo

    que nem o wii
    eu acho muito tosco
    prefiro meu bom e velho ps2

  7. 10/11/2009

    Esse jogo ainda não saiu? Acho que vejo falando dele desde o ano passado.
    E sinceramente, eu não compraria esse jogo. Provavelmente vai custar um absurdo que não vale.
    Qual a graça de dar uma leve inclinadinha e no jogo você sair em direção à Lua? SE fosse o contrário…

  8. 10/11/2009

    hahahah sincronia

  9. André
    10/11/2009

    Jogo bom de skate eh Skate 2

  10. Thiago
    10/11/2009

    Deve funcinar bem como zorra pelo menos ^^

  11. 10/11/2009

    peraih, ele realmente quer q eu gaste meu suado dinheirinho numa prancha de PLÁSTICO? tipo, nao seria melhor eu comprar uma prancha de verdade e daih me divertir de verdade?
    *se imagina com uma prancha, capacete, joelheira e cotoveleira levando um EPIC TOMBO enquanto chega na minha direção um cara de bicicleta*

    eu acho q vou continuar a jogar way of the samurai 3, thanks 8D

  12. rafaelx1bm2
    10/11/2009

    GoW’s: vcs ainda naum falaram de Left 4 Dead 2 né ~.~

  13. vicente
    10/11/2009

    inovador…e soh tb xP
    queria saber se soh da pra usar o shape ou tem como usa um controle normal tb…
    soh imagino como deve ser mexer o menu do jogo com o skate xS
    flws

  14. Fabiano
    11/11/2009

    cara….nao notei nada na materia mas é sempre bom rever um cara como TONY pois eu ate vi um documentario na epoca q ele usava aqueles skates de uma tamanho de uma lapa..gigante aquilo de se andar…ate eu tinha um skate desse tipo anos 80 estilo prancha q alias tomei um super tombo e depois disso fioquei traumatizado e desistir de andar. mas hoje depois de ver esse joguinho e o skate ananimado ..acho q vou retomar e superar meu trauma de garoto

    • rafaelx1bm2
      11/11/2009

      se eu naum tivesse o mesmo trauma eu ja taria rindo de você ¬¬

  15. 11/11/2009

    Concordo com o post ,pra mim jogo de Skate é o clássico TOP SKATER da SEGA !

  16. Novoaqui
    11/11/2009

    Não concordo com os argumentos apresentados no texto da ilustre gamer. Creio q o que se pretendeu foi criar uma experiência mais interativa, na medida do possível, para o jogo de skate. Ora, não eh novidade no mundo dos jogos eletrônicos a completa discordância entre as ações praticadas pelo jogador e aquelas correspondentes pelo personagem do jogo, há muito q eu venho apertando botões e assistindo a um boneco saltar, socar, chutar, atirar, enquanto estou confortavelmente sentado num sofá movimentando nada mais q meus dedos. Compreendo q talvez o entendimento tenha sido o da discrepância da proposta do jogo (de realmente simular a prática de manobras de skate) com o que foi oferecido, se o jogo foi propagado como capaz de efetuar uma simulação mais realista é compreensível a indignação. Mas acho q esbarramos aqui em limitações tecnológicas e orçamentárias de um hipotético jogo capaz de oferecer uma experiência convincente da prática do skate. Enquanto a evolução tecnológica não permite a viabilidade de tal jogo (o Project Natal vem aí!) eles trabalharam com o que deu e ofereceram essa experiência, menos satisfatória q o esperado talvez, mas a quilômetros de distância do simples apertar de botões. O ponto negativo foi não permitirem o uso de outro controlador (nesse caso já acho q foi ganância mesmo, para que os jogadores adquiram essa prancha aí). Não sou fã de jogos de skate, apenas quis oferecer minha opinião quanto ao assunto tratado. No mais, parabéns a todas as autoras do Blog! Sou um visitante esporádico mas nunca havia postado antes.

    • 11/11/2009

      Oi “novoaqui”, que bom que você resolveu comentar por aqui. Seu jeito de escrever é muito familiar, sabia? E vamos lá porque agora você me motivou a debater o assunto.

      Sem dúvidas o jogo traz uma experiencia interativa para os jogadores, porém acho que ele não cumpre o seu propósito. Nos trailers e videos sobre o jogo, o próprio Tony Hawk diz que o propósito é trazer liberdade a ponto de você se sentir em um stake, mas um controle que não pode nemm ser tirado do chão para fazer manobras não representa exatamente isso.

      Claro que eu não quero que seja como andar em um skate de verdade, afinal é um jogo, porém não vejo nada que a wii balance board já não tenha mostrado, com algumas exceções.

      Porém não cabe comparar a outros jogos. Você realmente nem espera que em um jogo de luta vá fazer algo parecido com aquilo. Não é o propósito dele e todos nós amamos isso. Mas a ideia de Tony Hawk Ride não é essa, aliás, é exatamente o contrário. É mostrar que você está sim fazendo algo para chegar naquilo mostrado na tela, e na minha modesta opinião, não dá certo. Não é exatamente algo revigorante e compensador.

      E você mencionou o Project Natal, que foi anunciado na mesma E3 em que o Tony Hawk mostrou o seu controle, e um dos exemplos era exatamente o skate. E o garoto saltava, passava o pé ao lado como se estivesse impulsionando e tudo mais sem precisar de um shape tecnolígico. Pareceu muito melhor e mais real.

      Não tiro os méritos do jogo e nem do controle. Apenas acho que ele não é tudo isso e deve passar uma sensação frustrante.

      Volte mais vezes =)
      Beijos

      • Novoaqui
        12/11/2009

        “Seu jeito de escrever é muito familiar, sabia?”
        Familiar pq?
        “Nos trailers e videos sobre o jogo, o próprio Tony Hawk diz que o propósito é trazer liberdade a ponto de você se sentir em um stake…”
        Eu disse no meu texto:
        “Compreendo q talvez o entendimento tenha sido o da discrepância da proposta do jogo (de realmente simular a prática de manobras de skate) com o que foi oferecido, se o jogo foi propagado como capaz de efetuar uma simulação mais realista é compreensível a indignação.”
        Não acompanhei a publicidade do jogo, mas concordo com a indignação frente a propaganda enganosa, que é o ponto principal do seu argumento. No entanto acredito q ainda estamos pelo menos um ano e muitos dólares distantes dos avanços do projeto Natal, que está prometendo muito, vamos ver se cumpre.
        Obrigado pela recepção gentil, certamente retornarei.

  17. 12/11/2009

    Acho que esse skate não vai vingar… Mas para aqueles que gostem de algo diferente pode ser uma boa.

  18. 26/11/2009

    Antes ande de skate, depois teste, ai sim critique ._.

  19. Pedro
    15/12/2009

    e só vendeu 100 mil até agora kkkkkkkkkkkkk

    quase ninguém comprou kkkkkkkk

  20. mmmm
    23/08/2010

    epara o pc prara ps2 ou para ex boxou para o nintendo wii

  21. 23/02/2012

    e ae galera , voces acharam chato pq não devem curtir o Sk8, eu ando de skate, e quem anda de skate sabe a Adrenalina que eh andar sobre um, em minha opinião, acho que os produtores do game e do Controle-game desenvolveram este tipo de jogabilidade para quem curti o sk8 mas nao leva jeito na vida real, se dar bem no modo virtual, eu ando na vida real a espero gostar do virtual também. valeu

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.