Divulgue seu game: como usar a blogosfera a seu favor

Tags: blog de games, blog games, blogosfera, garotas gamers, Girls of War, palestra games, universidade estacio de sa

Nesta quarta, dia 14, apresentei uma palestra sobre blogs e games – mais precisamente como o desenvolvedor independente pode se beneficiar com um blog de produção. Dentre os assuntos abordados, também falei sobre como agregar valor a sua página, o que priorizar num primeiro momento, como lidar com possíveis trolls e expliquei como montar um mídia-kit para apresentar o seu projeto para a imprensa e publishers.

A palestra aconteceu na Universidade Estácio de Sá, no Centro do Rio, e foi organizada pela Professora Regina Felicio, que também é a coordenadora do Curso de Jogos. Infelizmente, não consegui ninguém para filmar e a pessoa que iria fotografar ficou presa no trânsito em algum lugar da cidade, depois do dilúvio que caiu no Rio nesta manhã. Espero que ela tenha sobrevivido ao menos…

Bom, mas para não deixar vocês sem as informações que foram discutidas na palestra, e até para quem pediu que eu fizesse um post sobre ela, segue abaixo a apresentação em Power Point. É só baixar.

Se tiverem dúvidas sobre os slides e quiserem trocar ideias não deixe de perguntar nos comentários. Tentarei responder a todos, na medida do possível! =)

— Baixe aqui: Palestra Blogs e Games – Vivi Werneck (Girls of War)

Vivi Werneck
Share on Tumblr
Feed do Post
25 Comentários em "Divulgue seu game: como usar a blogosfera a seu favor"
  1. 14/09/2011

    Vamos ver se a Vivi acha que eu desperdicei anos fazendo meu blog de desenvolvimento… Retornarei depois de concluir meus compromissos do dia.

    • leandro(leon belmont) alves
      14/09/2011

      já baixando também, espero que a Vivi dê boas dicas de como fazer um blog.

  2. JPSalles
    14/09/2011

    Ei meninas que dia vai ser a palestra de vcs na Campus Party?
    Vou estar La e pretendo assistir a sua palestra ^^

    • Vivi Werneck
      14/09/2011

      Boa pergunta, ainda não temos a data e horário da palestra do Girls of War na Campus Party, mas assim que soubermos vamos divulgar por aqui! ^^

  3. thiago
    14/09/2011

    Saia do armário (no bom sentido) kkkkkkkkk

    • Vivi Werneck
      14/09/2011

      Uma piadinha pra quebrar o gelo! XD rs

      • thiago
        14/09/2011

        Aí Vivi, realmente foi uma pena ninguém ter filmado, acabei de dar uma olhada nos slides e ficou show de bola, parabéns!!! Aguardando a palestra da Campus Party!!! O fotógrafo sobreviveu!?!?!? rsrsrs

        • Vivi Werneck
          14/09/2011

          Obrigada Thiago! E sim, o fotógrafo sobreviveu. Tive notícias dele agora pouco! rss

  4. 14/09/2011

    Essas meninas… Sempre eficientes!!!
    #Orgulho
    Bjo!

  5. 14/09/2011

    Clico para baixar mas não vem nenhum arquivo… pula de volta para o post…

    • Vivi Werneck
      14/09/2011

      é pq o wordpress abre outra pagina só com o link, mas é só clicar nesse link q baixa sim! ^^

  6. DiEg0w
    14/09/2011
  7. Nênia
    14/09/2011

    Com jogos, essa coisa de Troll é relativa, sabe?
    Esses produtores, amadores, é que são muito orgulhosos e imaturos. Querem o Blog para exibir o projeto, bater papo, fazer novas amizades e, se possível, ganhar um dinheiro extra. Reservando para o leitor a agradável posição de “puxa-saco” ou então o rótulo de Troll, só por destoar em seu mundo perfeito. Mesmo sabendo que o jogo está una mierda, eles ficam profundamente ofendidos se isso lhes escreverem. Eu até compreendo a frustração, mas, nas poucas linhas dum comentário, é o que cabe.

    Pra mim é simples: Se querem exibir o produto e suas qualidades numa moldura impecável. criem um site coloquem um botão de curtir, outro para compartilhar e só. Quem gosta, curti; quem não gosta, vai embora.
    Mas se o objetivo é vender, é melhor ouvir o consumidor final. O que ele gosta e o que ele não gosta. Só dele perder tempo escrevendo, já é um ganho. Isso te dá um norte, faz com que você saiba onde precisa melhorar para vender mais.

    Quanto a responder o Troll, não é necessário. Se o jogo for bom, alguém o defenderá. Grandes produtoras geralmente não respondem elogios ou críticas de modo aberto, geralmente mandam um e-mail.

    • 15/09/2011

      É muito fácil falar mal do trabalho dos outros quando você não faz idéia do quê ele levou para ser realizado. Pessoas sacrificam 12-16 horas de seus dias em algumas fases do projeto para criar algo que esperam que vá divertir e chega um Troll qualquer achando que sabe tudo do mundo e acaba com você. Se você quer criticar o trabalho dos outros se coloque no lugar e pense no porque está ruim, e como eles poderiam melhorar. Falar simplesmente que é uma “m*rd* f*d*” não vai ajudar ninguem. Nada é capaz de agradar todo mundo, e o desagradado pode ser você, cabe a você explicar porque achou ruim para construir algo que possa te agradar no futuro. ;)

  8. Hélio
    14/09/2011

    Parabéns, Vivi, baixei, li e gostei muito. ^^

  9. O Tarrasque
    14/09/2011

    Ahhh ! não consegui ver esse arquivo! :(
    Meu power point é muito velho e não abriu, e o pc é um lixoso que tambem não roda uma versão melhor… ai ferrou! hehehe.

  10. 14/09/2011

    Parabéns pela apresentação, Vivi, muito boa mesmo! E eu fiquei com uma dúvida: você já quis matar algum comentarista de um blog (pode ser o Girls of War)? Não sei, é que você foi tão enfática naquele trecho, que me veio à cabeça se você já sentiu isso na pele… hehe

    Se bem que é transparente que o público aqui do GoW é diferenciado, um pessoal educado, leal e que participa sempre construtivamente (por isso adoro comentar aqui :)). Eu, pelo menos, nunca vi um troll passar por aqui (a não ser que “medidas mais drásticas” tenham sido tomadas por baixo dos panos).

    Eu acho muito legal produzir games. É bem competitivo e exigente, tal. Volta e meia recebo e-mails de pessoas que produzem games e querem promovê-los. Eu ajudo sempre que posso, acho bacana.

    E acho que a internet é um espaço muito bom para se promover alguma coisa – QUALQUER coisa. Basta saber usar as ferramentas certas.

    • Vivi Werneck
      15/09/2011

      “você já quis matar algum comentarista de um blog”

      as vezes acontece, especialmente quando esqueço de tomar meus anti-psicóticos

      “Eu, pelo menos, nunca vi um troll passar por aqui (a não ser que “medidas mais drásticas” tenham sido tomadas por baixo dos panos)”

      exato, rs.

  11. 15/09/2011

    Opa, baixando a palestra, assim que eu ler ela certinho passo pra realmente comentá-la.

  12. 15/09/2011

    Excelente iniciativa, Vivi. É disso que precisamos, mais informação e estímulo para divulgar os trabalhos independentes. Porque você não faz um vídeo e explica o conteúdo da palestra?

    • Vivi Werneck
      15/09/2011

      Olha que isso não é uma má ideia? Vou conversar com o menino – que ia gravar pra mim a palestra, mas não chegou a tempo devido a enchente – a possibilidade de gravarmos o video.

  13. 15/09/2011

    Vivi, gostei muito da apresentação, principalmente da parte do Media-kit (que eu nunca tinha pensado). E eu quero saber se rola uma dessas parcerias ai ou se eu vou ter que começar a spammear esse comentários atrás de almas leitores. :P

    • Vivi Werneck
      15/09/2011

      rs, as parcerias podem ser montadas em formas de propostas e enviadas por email sem problemas. se postar spam aqui, apagarei e cortarei vc em pedaços e espalharei pelo país para servir de exemplo! ^^ rs

      • 15/09/2011

        Me sinto honrado por ser comparado a Willian Wallace mas tenho 2 pontos para te desencorajar:
        1- para me encontrar você teria que pisar em solo paulista, trabalho estremamente arduo.
        2- Me cortar em pedaços seria contraprodutivo devido ao meu tamanho.

        Do mais, quando eu encontrar algo justo que possa oferecer a vocês meninas, entrarei em contato.

  14. Vivi Werneck
    15/09/2011

    “1- para me encontrar você teria que pisar em solo paulista, trabalho estremamente arduo.”

    Quase sempre estou em São Paulo e me viro muito bem por ai. (Argumento quebrado)

    “2- Me cortar em pedaços seria contraprodutivo devido ao meu tamanho.”

    Adoro um desafio diferente! rsrsrs (Argumento quebrado)

    “Do mais, quando eu encontrar algo justo que possa oferecer a vocês meninas, entrarei em contato.”

    Vamos esperar! É só enviar pro email do blog que vamos analisar com certeza! Bjão =D

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.