Dica de Quadrinho: Y – The Last Man

Tags: Brian K Vaughan, comics, dica de quadrinho, HQ, quadrinhos, The Last Man, Vertigo, Y - The Last Man, Yorick Brown

lastman-topo

Observação: essa análise é de minha autoria e eu a escrevi há algum tempo para o site de quadrinhos de um amigo. Vocês podem ver o post original AQUI.

 

Há várias formas diferentes de se explorar uma situação apocalíptica em histórias em quadrinhos. A mais comum delas é com o mundo sendo devastado por hordas de zumbis e alguns poucos sobreviventes lutando pela vida a cada dia.

Agora imagine outro tipo de apocalipse, só que dessa vez os zumbis saem de cena e ficam as mulheres, milhares delas, e apenas um único homem vivo. Seria este o paraíso que 4 de cada 5 homens sempre sonhou? Bom, não é bem isso que pensa Yorick Brown – o único homem que sobreviveu a uma espécie de praga que varreu todos os mamíferos do sexo masculino do planeta.

y-the-last-man-girlsofwar (1)Ele e seu macaco de estimação, Ampersand, são os dois únicos machos que restaram no planeta e Yorick não faz ideia do porquê de ainda estar vivo. Em busca de descobrir o que aconteceu e tentar salvar a humanidade da extinção iminente, a mãe de Yorick – que é uma congressista norte-americana – envia uma agente secreta, conhecida apenas como “355”, para proteger seu filho enquanto ambos buscam a ajuda da conceituada médica e geneticista, chamada Doutora Mann.

A partir daqui já fica bem claro que o caminho que o trio formado por Yorick, Agente 355, Doutora Mann (e de quebra o macaco) terão que trilhar em busca da verdade, por trás da praga, não será nem de longe fácil.

Devido à morte, até então sem explicação, de todos os homens da Terra, muitas mulheres foram à loucura, fundando seitas (como as perigosas Amazonas), saqueando lojas, formando milícias e se refugiando em colônias. No entanto, algumas ainda tentavam unir forças em meio ao caos para seguir a vida como antes.

y-the-last-man-girlsofwar (1)

Além da missão de tentar chegar ao laboratório da Doutora Mann, do outro lado dos Estados Unidos, para que a geneticista pudesse começar a analisar amostras de sangue de Yorick e seu macaco, o último homem também vivia um dilema: sua namorada, Beth, havia viajado para a Austrália pouco antes da praga acontecer e estaria, teoricamente, ainda por lá. Yorick também fará de tudo para tentar reencontrá-la e, é claro, resistir as várias tentações ao longo do caminho.y-the-last-man-girlsofwar (4)

Y – The Last Man, escrito por Brian K. Vaughan e publicada pela editora Vertigo em 60 edições, é um excelente HQ repleto de reviravoltas e que oferece uma versão interessante sobre um possível apocalipse. Várias polêmicas morais são levantadas como a de algumas mulheres, antes reprimidas pelos homens, considerarem a praga uma espécie de benção, outras tomando proveito da desgraça alheia e quem ainda acredita que algo pode ser feito para salvar a humanidade. Vale muito a leitura!

Vivi Werneck
Share on Tumblr
Feed do Post
5 Comentários em "Dica de Quadrinho: Y – The Last Man"
  1. Kowagaru
    21/05/2014

    Interessante! Acho que o ultimo quadrinho que li foi o Fabulas, e adorei, mas nunca fui muito ligado a quadrinhos. Acho que vou dar uma olhada nesse (ALgum dia, porque é normal eu procrastinar com essas coisas rs)

  2. Amyr L.
    21/05/2014

    Domo arigato, Mr. Roboto.

  3. Alexander
    22/05/2014

    Devo ler quando conseguir algum tempo sobrando, se bem que estou enrolando pra ler ela já faz meses. rsrsrs
    Eu li Preacher graças a sua recomendação Vivi em um antigo post (se tiver certo também recomendou TWD e Y: Last Man) e achei muito foda! Agora estou ansioso e preocupado com a série que pretendem fazer na AMC. Com todas as alterações que TWD sofreu, fico pensando como eles vão passar para a TV todas as loucuras e bizarrices da HQ.

    • Vivi Werneck
      22/05/2014

      Leia Sandman também (se já não leu). Farei um post sobre essa HQ também em breve.

  4. The Punisher
    22/05/2014

    Bem interessante e bem diferente do que está acostumado a se ver ultimamente, já na maioria dos casos ou normalmente um apocalipse é feito por criaturas não humanas, sejam zumbis ou qualquer coisa do tipo.

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.