Conheça “Smelly Cat”: o game brasileiro do gatinho fedido

Tags: desenvolvedores independentes, desenvolvimento de games, entrevista games, Indie Games, indie games entrevista, Ipanema Games, Jogos Independentes, Jogos para celular, jogos para iphone, Smelly Cat, Smelly Cat game, Smelly Cat iPhone

Mais uma vez o Girls of War traz um estúdio brazuca para apresentar para vocês. Dessa vez, vamos conhecer um pouco da galera do Ipanema Games. O estúdio está com um jogo muuuito viciante para iPhone e iPad, chamado “Smelly Cat”, isso mesmo, o “Gatinho Fedido”. Tive a oportunidade de jogá-lo (e o pessoal aqui do trabalho também) e todo mundo adorou.

Além do que, o gatinho é muito fofolete e já deixo registrado aqui o meu desejo por uma pelúcia dele. Não quero nem saber, mas eu quero! rs.

Para essa entrevista, bati um papo com o desenvolvedor Luiz Menezes Jr, que também o Co-Fundador do Ipanema Games. Confira abaixo:

Girls of War: Primeiramente obrigada pela entrevista. Gostaria de saber como o Ipanema Games surgiu, de onde vocês são e qual o porquê do estúdio ter o nome de uma famosa praia do Rio? (fiquei curiosa)

Luiz Menezes Jr: A Ipanema Games surgiu em Março/2011 após eu e Bruno Machado termos trabalhado na mesma empresa em 2010 e descoberto nosso interesse em comum por desenvolvimento de games. Durante o ano de 2010 fizemos jogos após o horário de trabalho e após 8 meses já estavamos ganhando com jogos para iOS praticamente o nosso salário. Decidimos então nos dedicar 100% a Ipanema Games.

Para o nome gostaríamos de algo Brasileiro, que tivesse ligação com praia e que fosse conhecido internacionalmente. No exterior, Ipanema traz a ideia de “desejo” :)

GoW: Sobre o Smelly Cat, como foi que surgiu a ideia de fazer o jogo de um gatinho fedido? Qual o critério utilizado para a escolha da mecânica, game design e por que iphone? Vocês têm a intenção de portá-lo também para tablets e Android?

LM: Nossa ideia era fazer um puzzle de física simples, com um personagem cativante e divertido. A ideia de dar um banho no gato juntou bem com o propósito.

O mercado iOS é o mais consolidado em termos de vendas através do aparelho, portanto, foi nossa primeira opção: oferecer o jogo de graça com 12 fases e vender outras por In-App purchases.

Para o ano que vem, vamos lançar Smelly Cat para Android, mas a monetização deverá vir através de banners principalmente.

GoW: O Ipanema Games, como um estúdio independente, teve que superar algum obstáculo para a produção e finalização do jogo?

LM: O estúdio conta com seis integrantes que já trabalharam na GameLoft, Tectoy, Overplay e outras empresas de games, todo esse conhecimento ajuda muito no desenvolvimento do produto. Nosso maior desafio é encontrar um marketing que funcione e consiga distribuir para o mundo todo de forma rápida e eficiente.

GoW: O Smelly Cat foi indicado a várias categorias no Festival de Jogos da última Brasil Game Show. O que vocês acharam da receptividade do público ao jogo durante o evento?

LM: Ficamos felizes com a indicação como finalista em três categorias do Brasil Game Show. Uma semana antes desse evento, fomos finalistas também no e-Games 2011 Senac/SP. Percebemos que muitos desenvolvedores nos apoiaram e viram que um trabalho feito com qualidade aqui no Brasil consegue uma grande notoriedade lá fora. Em todo o mundo já tivemos 600.000 downloads do jogo, com mais de 5 milhões de game plays (vezes jogadas). Se somarmos as horas jogadas por todo mundo seria o mesmo que uma única pessoa jogando durante 40 anos :)

GoW: Percebe-se uma tendência no Brasil de se produzir jogos para smartphones e tablets. Quais as vantagens de se desenvolver para estas plataformas em relação a versões para PC, Xbox Live e PSN – por exemplo?

LM: A grande vantagem em desenvolver para smartphones é que a distribuição é digital e em grande escala, com uma tecnologia barata de fácil acesso. Para desenvolver para iPhone precisamos apenas de um Mac e um iPod touch, para Andoid é mais fácil ainda… Qualquer PC e um Android de R$250,00 dá conta do recado.

GoW: Qual o futuro do Smelly Cat? Vocês pretendem fazer alguma parceria com alguma publicadora, lançar extras com novas fases ou, quem sabe, um segundo game?

LM: Após a exposição do game na mídia, fechamos uma parceria com a Mobjoy, a maior publisher brasileira do ramo. Estamos muito felizes com a parceria e com o trabalho de todos.

Estamos trabalhando nos próximos jogos: Time for Epic e Ipanema Girls.

– Conheça a equipe serelepe do Ipanema Games:

Bruno Machado, 27, Co-Fundador/Dev, Campinas/SP

Luiz Menezes Jr, 33, Co-Fundador/Dev, Campinas/SP

Paulo Candolo, 29, Developer, Campinas/SP

Gabriel Duarte, 28, Game Designer, Campinas/SP

Rafael Marquetto, 27, Diretor de Arte, Campinas/SP

Marcio Freitas, 33, Ilustrador, Campinas/SP

 

Go Go Indies! 

Vivi Werneck
Share on Tumblr
Feed do Post
33 Comentários em "Conheça “Smelly Cat”: o game brasileiro do gatinho fedido"
  1. 14/12/2011

    Ficou muito legal a reportagem. Sinceros agradecimentos!

    • Vivi Werneck
      14/12/2011

      De nada Luiz! Quando aparecem mais novidades da Ipanema Games é só falar comigo! Bjão e sucesso! \o/

  2. Hélio
    14/12/2011

    O bom dessa nova onda de criar games descompromissados é a facilidade, rapidez e baixo custo de desenvolvimento.
    O ruim é q grandes empresas q faziam games de porte tendem a querer entrar nesse ramo em busca de dinheiro fácil. Isso desestimula a criação de jogos mais complexos, superproduções q nos fazem ficar apaixonados por elas.
    A sorte de grandes produtoras como Activision, Epic, Naughty Dog e Bethesda, etc., é q lá fora o poder aquisitivo é mais alto, então é possível lucrar mais de cinqüenta vezes o valor de um app com um único game AAA vendido. Pq se não fosse isso, acho q o mercado de games hardcore já teria morrido…
    Parabéns ao pessoal da Ipanema Games. É assim q se começa mesmo, criando jogos mais simples.

  3. 14/12/2011

    Lembrei da Phoebe. :3

  4. Thyago
    14/12/2011

    Ok, quem também pensou nesta música?

    http://www.youtube.com/watch?v=XNXIZuIBJKs

  5. The Punisher
    14/12/2011

    Parece bem bacaninha/divertido para a criançada e até para maiores mesmo.

    É bom saber que as brazucas estejam indo bem assim e que continuem e assim quem sabe futuramente não tenhamos uma desenvolvedora brazuca desenvolvendo para consoles, claro que ajudaria bastante se nossos desenvolvedores tivessem o apoio mais que merecido de nossos representantes no governo e até de empresas e mais instituições de ensino com cursos específicos para se chegar lá.
    PS.: Definitivamente desisti de receber e-mails sobre novidades do blog… :P

    PS2.: Fui ignorado por duas das girls em perguntas que fiz em posts diferentes…rsrs…mas tudo bem, repeito se não querem responder e talvez também nem tenham visto as perguntas não é verdade? ;P

    PS3.: Pena que o jogo só tenha para dispositivos apple, gostaria de dar uma conferida melhor nele.

    • Vivi Werneck
      14/12/2011

      “Definitivamente desisti de receber e-mails sobre novidades do blog’

      assina o raio do feed kct! tá funcionando sim! *sempre gentil… rs*

      se foi para mim a pergunta eu nao vi mesmo, mas nao pergunte de novo aqui pra no floodar. só me diga em qual post q foi q, se for para mim, vejo la.

      • The Punisher
        14/12/2011

        “assina o raio do feed kct! tá funcionando sim! *sempre gentil… rs*”

        Mas eu assinei o raio do feed por três vezes já…hahaha..e ainda sim nada…rs :P mas não tem problema também não, não é nenhum trabalho pra eu vir aqui algumas vezes do dia dar uma conferida se tem algo novo, afinal já faço isso desde que comecei a frequentar e comentar no blog.

        “se foi para mim a pergunta eu nao vi mesmo, mas nao pergunte de novo aqui pra no floodar”

        Isso nem precisa dizer nem se preocupar, que não pergunto mais de uma vez em posts diferentes. Pra você Vivi foi no post VGA 2011: Skyrim é o grande vencedor do Game of The Year e a VGA 2011: Skyrim é o grande vencedor do Game of The Year e a outra eu já dei uma dica em post da Bebs sobre novidades da VGA, não é difícil e achá-la, pois está no início dele. E antes que digam algo, não estou querendo ser chato muito menos cobrar nada não, pois podem não ter visto mesmo. Até já deixei várias vezes passar isso. ;)

        • The Punisher
          14/12/2011

          Tá, exagero meu dizer váriaz vezes, foi só algumas mesmo…rs

        • The Punisher
          14/12/2011

          Foi pra você não mocinha, só a dica referente a pergunta foi no seu post sobre a VGA, foi pra Carlinha mesmo. ;)

  6. 14/12/2011

    Smelly Cat, Smelly Cat, what are they feeding you?
    Smelly Cat, Smelly Cat! It’s not your fault
    They won’t take you to the vet
    You’re obviously not their favorite pet
    Smelly Cat, Smelly Cat! It’s not your fault

    Ei, a Lisa Kudrow vai ser garota-propaganda desse jogo? Deveria.

  7. paulo honda
    14/12/2011

    Meus parabéns ao pessoal do Ipanema Games,que venham mais jogos e que o exemplo deles sirva de incentivo a outros desenvolvedores.Com talento e vondade pode se chegar ao objetivo traçado.

  8. leandro(leon belmont)alves
    14/12/2011

    joguinho bacana esse, e feito por brasileiros.

  9. Caah
    14/12/2011

    Smelly Cat, Smelly Cat,
    What are they feeding you?
    Smelly Cat, Smelly Cat
    It’s not your fault

    Quem nunca viu a Phebs cantando?? rs

    Só por isso já queria o jogo, haha.
    Agora só me falta um Iphone. xD

  10. Juliano
    14/12/2011

    Phoebe Feelings na hora, eheheh. Achei massa o gato desesperado fugindo dos cachorro, engraçadão.

  11. Thiago (Spectrumframer)
    14/12/2011

    É muito legal ver o cenário nacional evoluindo.
    Da hora tb é ver empresas com pessoas que se mantém trabalhando com jogos.. galera da nossa idade (pelo menos eu e + alguns ae) e tal. Torço pra que esse cenário se aqueça ainda mais nos próximos anos.
    Ótimo trabalho do Ipanema e das Girls.

  12. Rogerio
    14/12/2011

    Quando vi o nome me lembrei na hora da musica da Phoebe Buffay com o mesmo nome. A letra ai para quem lembra.
    http://letras.terra.com.br/phoebe-buffay/666571/traducao.html

  13. 14/12/2011

    Geralmente eu gosto de apoiar os desenvolvedores brasileiros, mas sinceramente esse cara perdeu meu respeito logo na segunda pergunta
    Este ano um dos responsaveis pelo motodev veio na minha faculdade e eles forneceram meios de facilitar extremamente o desenvolvimento e distribuição(inclusive venda) de aplicativos
    O desenvolvimento android é vantajoso também pelo uso da linguagem JAVA(muito mais comum aos desenvolvedores do que o Objetive C)

    Mas respeito a trabalho e o esforço(que desenvolver software não é facil) da equipe, espero que eles realmente cresçam e gerem oportunidades para muitos desenvolvedores brasileiros que querem trabalhar com jogos

    • Vivi Werneck
      15/12/2011

      ozaki, sinceramente não entendi o que vc quis dizer. o que há de errado, ao seu ver, na resposta 2?

      ps: bom ve-lo de volta ao blog! =)

      • 15/12/2011

        O fato dele disser que o iOS tem um mercado mais consolidado de venda de aplicativos, agora eu não sei se ele é um iludido ou simplesmente idiota, uma pesquisa rapida mostra que o numero de androids por ai é absurdamente maior e o mercado só tende a expandir

  14. aureliox
    14/12/2011

    Oh meu deus, esse jogo parece MESMO divertido! E é impressão minha ou o gato tem voz do Charopinho? KKKK

  15. aureliox
    14/12/2011

    Quis dizer, Xaropinho. (como ficou feio escrito errado!)

  16. 15/12/2011

    Acabei de testar no iPad, muito bom o jogo! Os rapazes estão de parabéns, adoro esses jogos de puzzle.
    E a escolha do personagem e o nome do game foi demais :D

  17. The Punisher
    15/12/2011

    [Off-Topic]
    Não fazia ideia que esse “filmaço” que está passando na Record “Em Nome do Rei” era baseado no Dungeon Siege.

  18. Hélio
    15/12/2011

    Meninas, tá havendo algum tipo de problema neste post do Smelly Cat, pois sempre clico mas não consigo visualizar os comentários. :s

    • Vivi Werneck
      15/12/2011

      hélio, para mim está tudo tranquilo em relação aos comentários. mesmo assim vou checar. tente dar um ctrl+F5 ou limpar o cache do navegador pra ver se resolve.

      • Hélio
        15/12/2011

        Só agora consegui entrar neste post de novo, mas vou seguir suas dicas pra ver se melhora. :)

  19. Erik
    15/12/2011

    maneiro, mas vai ter versão para android?
    e legal qnd ele tenta fugir do cachorro rsrsr vlw

  20. Erik
    15/12/2011

    opa errei meu email vlw

    repetindo

    “maneiro, mas vai ter versão para android?
    e legal qnd ele tenta fugir do cachorro rsrsr vlw”

    vlw

  21. Guto Collares
    15/12/2011

    Punisher,
    Uwe Boll faz esses filmes ruins de propósito, eu tenho certeza. Ele odeia games, odeia gamers, e só quer dar uma de esperto com as leis fiscais alemãs – ele tem um fundo de investimento (aparentemente legal) na Alemanha.

    Somente essa tese explicaria quão ruim os filmes do cara são. E como, a cada vez, ficam piores ainda.

  22. GuilhermCorreia
    15/12/2011

    Muito bom, mas é impossível e ver o nome do jogo e não se lembrar sa múscia d Phoebe no seriado friends.Link http://www.youtube.com/watch?v=ETQfuzNGT58

  23. w4l4c3e
    15/12/2011

    cadê os comentários?!

    • w4l4c3e
      15/12/2011

      tinha dado erro no meu computador, ñ apareceu os comntarios na tela

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.