Como estragar um clássico – Golden Axe

Tags: golden axe, golden axe beast rider, tyris flare

Por Clarice dos Santos

golden_axe_beast_rider

Golden Axe! Não preciso falar mais nada!

O Clássico jogo da Sega lançado em 1989 para os Arcades, mas logo adaptado para Master System e MegaDrive, é o favorito de 9 a cada 10 gamers.

O game estilão Conan, ambientado em Yuria contava com uma Amazona (Tyris Flare), um Anão (Gilius Thunderhead) e um Bárbaro (Ax Battler) como protagonistas, destruindo monstros e bestas pelo caminho, a fim de impedir que Death Adder destrua a família real e o Machado de Ouro em troca do governo de Yuria, e também para vingar a morte de seus entes queridos.

goldenaxe2Quando pequena, eu sempre escolhia a Amazona, mas só agora percebi umas coisinhas: no quesito combate ela é a mais fraca, mas na magia… aahhh, sai de baixo! O mais chato era  pegar as poções para soltar as magias: o “ladrãozinho” com o saco cheio dessas poções era meio rapidinho… mas não ganha do Flea Man do Castlevania (aliás, que bichinho mais chato!).

E quando se fala em Golden Axe, como podemos esquecer das músicas do jogo, hein? Outra marca registrada do game!

Bom, o jogo é lindo, é tudo maravilhoso, até lançaram um RPG do Golden Axe estilão “Zelda”, mas o que me deixou ansiosa MESMO foi um possível remake que fariam para 360 e PS3… e fizeram: Golden Axe – Beast Rider. Bom, não é bem um remake, é mais uma sequência.

Uma das diferenças desse jogo é que você controla só a Tyris: golden_axe_01claro que no meio do caminho é capaz que você veja uns rostos conhecidos, mas não vou escrever Spoiler aqui*rs*.

O que faz desse novo jogo um “fiasco”? Só consegui aguentar alguns minutos jogando Beast Rider: obviamente no comecinho sempre tem um tutorial, o que já é um porre; os inúmeros comandos que você tem que dar também são absurdos – por exemplo: se o golpe do inimigo brilhar em azul, use tal comando, se brilhar amarelo, usa outro, se for de “cor-de-burro-quando-foge”, dê uma pirueta… aff – é muita coisa pra um jogo só.

Sobre os gráficos: o jogo está bonitinho sim, as CGs estão bonitinhas também… não impecáveis, mas bonitinhas (meu deus, quanto “inho”) . Os comandos demoram um pouco para responder – quando respondem!! –  a personagem é meio durona e, se você for ver, tá mais pra um Gauntlet do que pra um Golden Axe. E quando você monta numa besta que cospe fogo? Quando você manda ela fazer isso, parece uma buzina… hehehehe.

beastrider-thumb5

Enfim, o jogo não é lá aqueeeela coisa, é meio chatão, e como boa saudosista posso dizer que prefiro o original do MegaDrive. No curto período que fiquei trabalhando numa loja de games, vi que não era a única com essa opinião: MUITA gente reclamou do jogo e todos acharam que estragaram o nome Golden Axe com esse jogo e, como eu, todos eram fãs do jogo original.

Creio que alguns não irão concordar comigo – afinal, todos temos direito de não concordar com a opinião dos outros – mas não dá: Golden Axe só se for o primeirão, esse novo não dá! Não recomendo.

Clarice dos Santos
Share on Tumblr
Feed do Post
25 Comentários em "Como estragar um clássico – Golden Axe"
  1. Didier
    10/12/2008

    Po eu tinha visto em varios sites e revistas falando mal do Golden Axe novo mas nao sabia que ele tinha ficado tao ruim assim(melhor sobra mais dinheiro para Killzone 2).

  2. 10/12/2008

    Vou discordar: Golden Axe 1 só é bom mesmo no arcade. No Megadrive o 2 é o melhor. :D

    Agora sobre Bost Rider, concordo e faço um adendo: aquele sistema de defesa é a pior coisa que inventaram. Esquive dos ataques de uma cor, bloqueie os da outra. Até ai, beleza. Mas muitas vezes voce está cercado e tem ataques das duas cores pegando ao mesmo tempo. E aí? Ferrou. Pior ainda, pela ausencia de um sistema de colisão entre os personagens e objetos, os caras que te atacam estao dentro um do outro (sério)… e claro, como seria de esperar, a câmera não ajuda. Parei de tentar jogar lá pela 3a fase, quando morri pela enésima vez ao ser pego num canto, sem conseguir ver meu personagem e nem os inimigos. Tosco é pouco pra esse jogo.

    E vale citar: a Sega jura que aquelas coisas de abrir portinha e acender fogueira são puzzles, mas até uma alface em coma resolve.

    É muito lixo pra um jogo só.

  3. Nicola
    10/12/2008

    Mas esperar oq da Sega? Eles conseguiram destruir Sonic, estragar Phantasy Star q, na melhor das hipóteses, apenas lembra o RPG original, isso sem contar dos outros jogos da produtora q andam bem ruins, o único jogo da Sega q continua bom é a série Tales of.

  4. Master Kim
    10/12/2008

    Golden Axe é um dos maiores clássicos da história do videogame! Gosto muito também do Golden axe 2 é tão bom quanto o primeiro, mas o 3 e aquele do fliperama, revenge of Death Ader são meio estranhos!! O rpg era bacaninho e o de luta para o Saturn foi muito mais ou menos.

    Uma pena esse novo ser ruim, mas a Sega está passando por maus momentos, nao consegue mais emplacar jogo nenhum, só a série virtua fighter ainda se mantem boa. Com o Sonic ela nao acerta mais, devia até desistir de fazer jogo dele. O proximo, sonic lutará com uma espada em uma época medieval. Na boa, gostaria muito que a Sega lançasse um novo streets of rage, mas do jeito que ela ta indo é melhor deixar só os clássicos mesmo.

  5. 10/12/2008

    Concordo com o Nicola: Esperar o que da Sega?
    A Sega com essa reinvenção de jogos tornando-os ruins tá igual a Nintendo trazendo sempre mais do mesmo (E olha que eu sou fã da Nintendo), eles não vão acordar tão cedo.
    Infelizmente é uma pena, pois são grandes produtoras, com grandes potenciais, mas perdem por não atender ao público.

    Excelente review, Cla!! Beijão!

  6. Didier
    10/12/2008

    Master Kim essa imagem é o desenho do Brother Awey do Hermes e Renato

  7. Marco
    10/12/2008

    É isso o que dar tentar mexer no que não precisa. Esse jogo parece péssimo mesmo.

    @Nicola
    Err…. A série “Tales of” é da Namco…

  8. 10/12/2008

    Olá, indiquei seu blog ao Prêmio Dardos.
    Os indicados então no meu blog.
    Dá uma passada lá.

    Caso não apareça meu link: http://dezertocomz.blogspot.com/

    Abraço.

  9. Master Kim
    10/12/2008

    Didier,
    Esse meu gravatar é uma imagem do vilão do filme O último Dragão de 1986 hehe. É um clássico da luta dos anos 80, mas nao me atrevo a ver de novo.

  10. Nicola
    10/12/2008

    Eu ouvi dizer q a Namco só publica, mas quem faz o jogo é a Sega, achei meio estranho, mas me juraram d pé junto isso.

    Quanto aos jogos da Nintendo q o camarada ali em s=cima citou, acho q pelo menos eles tem sonseguido manter a qualidade técnica, e Zelda e Smash Bros continuam divertidos, e não posso esquecer d Fire Emblem, o Path of Radiance foi simplesmente fantástico.

  11. 10/12/2008

    Eu adorava o Golden Axe no Mega Drive e queria muito comprar esse jogo, mas ouvi falar tão mal dele que desisti.

  12. Master Kim
    10/12/2008

    A Sega só caprichava nos jogos quando ela ainda tinha os consoles, depois que o Dreamcast acabou só lançou jogos meia-boca!!

    A Sega saiu do posto de uma das melhores produtoras para empresa que só dá vexame!!

  13. 10/12/2008

    Master Kim:
    Haaaa!!!!
    Pq vc nao assiste de novo o filme?

  14. 10/12/2008

    Poxa … se eles estragarm Golden Axe é uma pena … foi um dos meus primeiros contatos com o mundo de fantasia :(

  15. 10/12/2008

    @Master Kim

    A unica coisa boa que ela fez depois foi o F-zero GX/AX ….ironico que só a nintendo conseguiu fazer a sega trabalhar direito né ? xD
    Ta … tem gente q gosta dos virtua fighters (q eu odeio) e da continuação do jet set radio pra xbox (q eu nunca cheguei nem perto de jogar) … mas … =P

    E é por causa disso que, por mais que eu queira um revival do alex kidd … eu estou feliz que a sega não o tenha feito ainda =P

  16. Master Kim
    10/12/2008

    Didier,
    Não vejo de novo pq posso achá-lo muito tosco e acabar com minhas lembranças de infância, como fiz com o Jaspion! hahaha

    Platy,
    Nem sabia que a Sega tinha feito um jogo pra Nintendo. Quem diria… Eu tb gostaria de ver um novo Alex Kidd, Streets of Rage e mais um Shinobi. Mas é melhor que eles nao venham.

  17. 10/12/2008

    Caramba, é uma empresa atrás da outra que ganha o poder de acabar com uma franquia de sucesso. No ramo de jogos fodas do Megadrive, acabaram com a versão de ps2 de Altered Beast, estão acabando ainda com o Sonic, e agora, Golden Axe. Caramba, onde vão parar as empresas?! Desse jeito, os fanboys irão torcer o nariz todas as vezes que quiserem fazer remakes de alguma franquia.

  18. 10/12/2008

    @Master Kim
    Varios jogos da nintendo não são feitos pela nintendo … e ela sabe BEM pra qual estudio mandar as franquias … video o metroid prime com a retro studios … ou o estudio que fez Mario & luigi superstars saga ter varios caras q ja trabalharam na square, mario party com a hudson e como todo mundo sabe chamando a square pra fazer o mario rpg e …. o jogo de basquete do mario pra ds O.o

    Ai … como a sega manja de velocidade .. chamar ela pra fazer o f-zero era algo bem mais obvio que chamar os criadores do shining force pra fazer o mario golf/tennis xD
    E o jogo é bom pq não tem nada de pesca ou lobisomens devagar hehehe

  19. 10/12/2008

    @Master Kim: Quem é o Mestre? Bruce Leroy é o mestre.

  20. 10/12/2008

    esse golden axe é considerado um dos maiores epic fails da história dos games
    levou na bunda um 3.2 da IGN, e olha que a IGN é até tolerante com os games.
    agora a melhor definição que eu vi para isto de apertar a cor que aparece foi no screwattack: é uma mistura de guitar hero com too human. guitar hero pelo negócio das cores e too human pelo personagem travadão

  21. Master Kim
    10/12/2008

    Pablo Raphael,
    RÁ! vc lembrou do filme hehe
    Sou o Shogum do Harlem!! kkkkkkkkkkkkkkkk

  22. Master Kim
    11/12/2008

    Rebeca,
    Ninja gaiden é de outra empresa, ai nao tem problema. O que nao está dando certo é os remakes da Sega, essa sim nao acerta uma!!
    Claro que quando avisam o lançamento de um novo jogo de uma franquia clássica o coração dispara, mas a capcom por exemplo, sabe reiventar seus jogos vide SF IV, a série Resident Evil e agora o Bionic commando

  23. Master Kim
    11/12/2008

    Sim, Altered Beast é da Sega, mas é um jogo razoável, mais clássico do que bom. O remake dele foi tão ruim que nem saiu nos EUA e eu tive a oportunidade de jogar a versão do game boy advance que é muito ruim também!
    Uma franquia que foi muito bem renovada é tomb raider! a cada jogo novo ia piorando (apesar do 2 ser tão bom quanto o 1°). Com o Lengend ganhou mais folego renovou a jogabilidade e voltou a ser um jogo gostoso de jogar como era os 2 primeiros. Estou louco para jogar esse novo o underworld!
    Agora SF IV é o jogo que mais quero jogar!!!

  24. 11/12/2008

    @Rebeca

    …tem um shinobi pra play2 … num tem ? =x

  25. suirad
    12/06/2010

    tanto faz…golden axe 1 ou 2 pra MD ou 1 ou 2 pra arcade…todos eram bons!!! qdo. saiu o golden axe 3 ai começou a mer*4!!! o THE DUEL pra saturn até q é engraçadinho, mas tbm, nao é lah essas coisas!!! o negocio mesmo é jogar os emuladores ou a versao remake q lançaram pra dreamcast!!!

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.