Como estragar um clássico – Final Fight

Tags: cody, final fight, final fight streetwise, guy, haggar

Por Clarice dos Santos

finalfight

A pancadaria rolando solta, latas de lixos suspeitas com jóias e guloseimas dentro, a polêmica sobre Poison, se ela é um travesti ou não. Quem não se lembra de Final Fight? Cody,Guy e  Haggar andando pelas ruas da cidade fictícia de Metro City, a cidade dominada pelo crime e pela violência. Quando Mark Haggar é eleito prefeito, sua maior preocupação é livrar a cidade desse terror.

haggarDescobrindo os planos de Haggar, a gangue Mad Gear seqüestra sua filha, Jessica, a fim de manipular o prefeito para que ele colabore com suas exigência e continuar a controlar a cidade. Cabe a Haggar, Cody (namorado de Jessica) e Guy a salvá-la e por um fim ao domínio de Mad Gear sobre Metro City.

Lançado pela própria Capcom dois anos antes de Street Fighter II, Final Fight foi febre nos fliperamas e nos consoles com seu estilo Beat ‘em up. O game ganhou várias sequências, mas enfatizarei uma em específico: Final Fight Streetwise foi lançado em 2006 para PS2. O jogo é terrível, os gráficos não são os melhores, sem falar no enredo.200px-streetwisecody

Cody treina seu irmão Kyle, já que seus joelhos não o permitem mais lutar, e é seqüestrado por uma nova gangue que comanda Metro City. Infelizmente, Haggar não é mais prefeito e a cidade cai novamente no controle dos bandidos e Guy vira um criminoso e defende Japantown, localizada em Metro City. Agora resta a Kyle e Haggar resgatarem Cody. Não podemos esquecer de uma nova droga na cidade, meio que “sobrenatural”, e Kyle tenta investigar se Cody tem algo a ver com isso.

Sim, o game perdeu o estilo clássico e teve uma adaptação 3D PÉSSIMA! Outros games da série Final Fight já foram lançados em 3D, mas este, com certeza, é o pior deles. Até a atuação dos dubladores é ruim.

Vejam com seus próprios olhos:

Primeiro trailer: Notem o “monstrinho” no fim do trailer. Tudo a ver, uh?

Segundo Trailer

Curiosidade: Vale lembrar que, para quem não sabe, uma das roupas alternativas de Zangief em Street Fighter IV é a roupa de Haggar! Huauhahuahua… Caiu direitinho!!

882013-zangief_001_super

De vez em quando eles referem-se um ao outro, como a Chun-li em uma das fases de Final Fight 2, e alguns personagens em Street Fighter Alpha: Rolento, Guy, Cody, o grandalhão que me fugiu o nome ANDORE (pronto…rs), Sodom, Maki… é, acho que são só esses.*rs*

interna320g

Clarice dos Santos
Share on Tumblr
Feed do Post
69 Comentários em "Como estragar um clássico – Final Fight"
  1. rafaelx1bm2
    07/05/2009

    … não postaram ontem, mas postam duas vezes hoje (continuem assim ;) )

    Verbo postar:

    Eu posto
    Nos postamos
    Vos postais
    Ele posta
    Tu posta

    Diga naum as Drogas (me pagaram 100,00$ para falar isso em varios lugares)

    • Rafael Arbulu
      07/05/2009

      100 pilas pra falar pro povo não usar drogas?

      Como? Onde? Me ensina?

  2. Alice
    07/05/2009

    não pude ver os vídeos mas realmente, eles conceguiram estragar um classico…

  3. Rafael Arbulu
    07/05/2009

    Não joguei Streetwise, mas pelo que ouvi do jogo, só foi bordoada.

    Gráficos toscos, jogabilidade toda ferrada, enfim…parece que a Capcom cagou no mundo quando resolveu ressuscitar a franquia.

  4. Ally
    07/05/2009

    Você quis dizer: Final Fight Zoombie Mode
    By Google

    Que isso? É Final Fight ou God of War? Aff, esses monstros estragaram totalmente um dos primeiros jogos que eu joguei no meu SNES!

    Lamentável…

  5. Alice
    07/05/2009

    te pagaram 100 pila pra dizer não use drogas??? pô! por 100 pila eu digo muito mais coisas!!(neeeeem comecem a pensar besteiras)

  6. Heishiro Mitsurugi
    07/05/2009

    Realmente, poucos jogos conseguem fazer uma boa mudança do 2D para o 3D. Final Fight foi mais um caso de desastre de mudança.

    Para os Hentai maníacos, realmente foi chocante a revelação que a Poison realmente é um traveco. Mas na versão de Nes de Final Fight, a Poison era realmente uma mulher, mas tinha o nome de Poison Kiss.

    obs: Eu era fã do Cody, até zerar o jogo pela primeira vez, quando ele preferiu ficar “brigando na rua” do que ficar com a Jéssica. Que boiola.

  7. Alice
    07/05/2009

    mentes poluídas…

  8. 07/05/2009

    No Final Fight 2 tem também uma fase em que aparece o Guile!

    Saudades de Final Fight. Podiam lançar um novo retrozão que nem fizeram com Mega Man 9.

  9. 07/05/2009

    Mas o modo multiplayer é legalzinho, nostalgico até. Pena que para jogá-lo inteiro tem que primeiro virar o tosco modo single player (com todos as bizarrices já mencionadas no post).

    Acho que a Capcom poderia seguir o exemplo o remake de TMT: Turtles in Time pela Konami e fazer o mesmo com Final Fight 1. Afinal, se não sabem o que fazer com a franquia, melhor voltar as origens.

  10. rafaelx1bm2
    07/05/2009

    se eu podesse voltar no tempo (ja fiz isso mas não quero mais, doi d+ um chute do Chuck Norris) impedia os caras que criaram o jogo de criar de 3D a 2D … que sacanagem

    Diga naum as drogas (mais 100$ XD bom esse trabalho né vo ficar rico se falar isso milhoes de vezes)

  11. Renan Rodrigues
    07/05/2009

    Já vi umas fotos desse jogo, e parece ser uma caca.
    Por que sempre que inventam de transformar um jogo 2D em 3D, quase sempre acontece um desastre

    @ rafael

    Onde vc conseguiu esse trebalho?? Quero trablhar assim tbm.

  12. Cristiano Filgueiras
    07/05/2009

    eu sou novo aqui entao eu vo ficar na minha,eu so queria dar os parabens pelo excelente trabalho que as garotas fazem.Continuem assim

  13. Pescador Parrudo
    07/05/2009

    Final Fight é um clássico. Lembro que foi um dos primeiros jogos de arcade que joguei, quando ainda os chamava de Branquinho, Vermelhinho e Fortão. Bons tempos… Quando o Dhalsim era o Macumba e o Blanka o Come-Cérebro…

    Vou lá ver Lost.

  14. 07/05/2009

    Essa é mais uma prova de que nem sempre uma transição de um jogo 2D para 3D pode ser satisfatória…

  15. 07/05/2009

    Final Fight e Street Fighter existem no mesmo “universo de jogo”, tanto que personagens da série Final Fight já participaram em diversos games de Street Fighter, como lutadores ou como figurantes no cenário. É o caso do Cody, do Rolento, do Guy e até mesmo de Mike Haggar e alguns pobres coitados da Mad Gear.

    E o grandão que você não lembra o nome é o Hugo Andore, da família Andore. ;-)
    Hugo é baseado em Andre, the Giant, um lutador de luta-livre daqueles WWF, lendário pelo seu tamanho – ele sofria de gigantismo. O grandão é um dos lutadores de SF III e é agenciado pela Poison.

    Um pouco de pesquisa não faz mal nenhum, né?

    • 07/05/2009

      Eu tava com preguiça, Pablito!rs
      Não enche xD

    • 09/05/2009

      Andre, The Giant….

      Me lembro com sorrisos aquelas lutas lendárias contra o icônico Hulk Hogan pela WWE…e que Legends of Wrestlemania conseguiram destruir…

      Ele quem ganhou uma competição de rodada de cerveja…tomou só 115…

  16. Renan Rodrigues
    07/05/2009

    @ Cristiano Filgueiras

    É isso mesmo. Acaba com a timidez. No começo eu tbm era assim, quieto e tal, mas depois de 2 dias já até jogaram praga na minha internet para eu parar de comentar!

  17. Cristiano Filgueiras
    07/05/2009

    ta blz entao,eu me lembro quando eu ganhei meu super nitendo,o primeiro jogo foi final fight,depois eu me arrependi de comprar streetwise e gastar o canhao do meu ps2 com esse lixo

  18. rafaelx1bm2
    07/05/2009

    verdade aqui fica legal de conversar depois de 1 2 3 dias sei lá comigo foi 3 dias para perder a timidez

    @Renan

    … preucura algum emprego melhor isso enche d+ o saco e so ganho os 100$ (por vez que falo) depois de 1 ano … então

    Diga naum as drogas 1
    Diga naum as drogas 2
    Diga naum as drogas 3
    Diga naum as drogas 4
    Diga naum as drogas 5
    Diga naum as drogas 6
    Diga naum as drogas 7
    Diga naum as drogas 8 (mais 800$ reais XD)

  19. 07/05/2009

    Sinto falta tanto deste jogo quanto de Streets of Rage.
    Aliás, comento justamente sobre isto no meu blog amanhã.
    (acho que ando dando idéias de post pra clarice, rs)

  20. rafaelx1bm2
    07/05/2009

    P.S: vou largar esse mal**** emprego pq ja me encheu (mais fico com o dinheiro)

    @rebs

    cade a vivi ele não comento aqui com agente T.T ela é uma das mais legais que tem aqui no GoW (tirando vc rebs)

  21. Renan Rodrigues
    07/05/2009

    Minha timidez durou um post. Depois disso começaram até a lançar macumba na minha net.

    Curisidade: Terça-feira fez dois meses q eu fiz meu primeiro comentário no blog!
    Curiosidade 2: Esse dias eu estava olhando quantas vezes eu já tinha acessado o GoW(pelo firefox). Qunado vi, mais de 1.000 vezes só plo firefox@

  22. Alice
    07/05/2009

    pode parar tudo aí!! já não basta o Renan com a pérola: “aquela pergunta”(coisa que ja foi explicada em comentarios atras…NAAAO pensem besteiras) e agora a Rebeca me vem com um “daquele email” pro Thyago e ainda colocou o “daquele” entre aspas!!! ora bolas!podia ser menos suspeito??

  23. Renan Rodrigues
    07/05/2009

    @ Rebeca

    Daquele email?? Hummm… Acho que chegou a minha vez de atntar álguem. HUmm..
    Por falar nisso, além da Vivi a Alice tbm está sumida

  24. Alice
    07/05/2009

    meuuu Kratos!! eu admito que eu também sou muito timida e tals, mas voce sabe o dia em que voce comentou pela 1ª vez?? serio…isso é doentio…

  25. Renan Rodrigues
    07/05/2009

    @ Alice

    caramba! Só falei seu nome e vc apareeu! Isso é mágica!

    E sobre o e-mail da Rebeca, agora é nossa vingança!

  26. Alice
    07/05/2009

    VINGAAANÇA!!!

    • Alice
      07/05/2009

      nao, nada de vingança! sou uma discipula muito fiel e obediente…nada de vingança(droga!)

      • Renan Rodrigues
        07/05/2009

        Por falar nisso, entre no seu msn.
        Deixei uma pergunta pra vc lá. Enquanto vc não me responder, vou mandar ela todo dia!

      • Alice
        07/05/2009

        mas voce nao ajuda mesmo, hein? “uma pergunta”??? isso é muuito suspeito!!

        entrei uma vez no msn, e essa foi minha entrada anual, de novo só ano que vem…fique mofando na frente do PC até lá…

      • Renan Rodrigues
        07/05/2009

        Deixa de ser chata e entra logo e vê a pergunta secreta. Enquanto vc não me responder, seja por msn ou e-1/2, eu vou mandar uma msg diária.
        Se vc só entrar no msn ano que vem, vai ter 365 perguntas pra vc!

  27. Renan Rodrigues
    07/05/2009

    A prova das vezes aue já entrei no GoW

    http://img17.imageshack.us/img17/2935/95435349.jpg

    @ Alice

    É pq um amigo meu me perguntou, ai mês passado fui olhar, e acabei decorando a data!

    • 07/05/2009

      hahahahahah espero que continue entrando maaaaaaaaaais

      • Renan Rodrigues
        07/05/2009

        E não é montegem!! Não tenho talento nenhum para montegens!

      • Renan Rodrigues
        07/05/2009

        Montagens

  28. Cristiano Filgueiras
    07/05/2009

    nunca joguei streets of rage,mas eu era viciado nas tartarugas ninjas do super nes

  29. 07/05/2009

    Bom… Sempre causando polemica….

    Eu gostei muito do StreetWise. Claro que poderia ser melhor, mas não é de todo ruim.

    Fiz uma análise dele em 2006:

    http://www.gamereporter.org/2006/06/18/final-fight-streetwise-uma-analise/

    :-D

    Abraços,

    Fernando Cabelo
    http://www.jogos80.com

  30. 07/05/2009

    eu vi e já respondi bebs :3
    droga, por causa dela terei que prestar atenção para minha caixa de e-mail XD

  31. RolentoBr
    07/05/2009

    Eu lembro perfeitamente dessa polemica besta envolvendo a Poison,eles achavam que bater em mulher era politicamente incorreto,(apesar das duas serem da gangue Mad Gear!)e entao inventaram essa historia ridicula,(bater em travesti tudo bem?)e a ROXY,qual e a desculpa Capcom?

  32. Renan Rodrigues
    07/05/2009

    @ Rebeca

    Hummm… é coisa apenas entre o Thy e eu!

    Eu tmb falei daquela pergunta só pra “atiçar” o povo! A pergunta é a mesma daquela vez, viu Alice?

    gente, eu ainda nem fiz a festa! Quando fizer 3 meses, vou fazer um festão!!

    A propósito, quando o blog faz uma ano?

    • 07/05/2009

      Em julho!!!

      • Renan Rodrigues
        07/05/2009

        Nossa! Quer dizer que eu perdi 7 meses de blog!!!

        Vou juntar dinheiro pra fazer um festão em julho!

  33. Alice
    07/05/2009

    ah que meigo! festa de um aninho! temos que fazer um bolo em forma de PC!!ou será que a gente faz um bolo em forma de machado pra Vivi, um em forma de guitarra pra Carlinha e assim por diante?

    @Rebeca
    “parte da família”? quer dizer que nos somos uma família grande e feliz? quer dizer que(por exemplo) o Thyago é como aquele tio que bate nas criancinhas que irritarem ele?? e que a faixa etaria 14-13 anos do blog sao aquelas criancinhas chatas e pestes que toda a família tem? só um problema: a gente nao tem uma tia religiosa, sem tia chata e religiosa nao existe uma família…

    • Renan Rodrigues
      07/05/2009

      Como assim?? Pq sempre sobra pra mim a parte de ser o pestinha??? Isso não é justo!!

      E vc é aquela parente estranha, que quase nínguem vê e q ninguem sabe a idade!

  34. Cristiano Filgueiras
    07/05/2009

    ei, eu tenho 14 anos e nao sou uma peste(pelo menos eu acho)

    • Renan Rodrigues
      07/05/2009

      Ahá! Mais um de 14 anos pro blog!!!

      Cristiano,liga não, sempre é esse preconceito com pessoas da nossa idade.
      É inveja pq eles são velhos.

  35. Renan Rodrigues
    07/05/2009

    Vc sabe a idade da Alice com 100% de certeza, ou é uma dedução do que ela falou no outro post??

    • Renan Rodrigues
      07/05/2009

      Rebeca e Alice,

      Saibam q vcs podem ser responsáveis pelo atrofiamento cerebral de um adolescente. Se ue pensar demais, é pergoso meu cerebro queimar. Se ocorrer algum dano, vou querer indenização.

  36. Cristiano Filgueiras
    07/05/2009

    Eu nao devo contar no grupo dos 14 anos mais né?Eu faço 15 anos dia 23 de maio…Eu gostei dos meu 14 anos.

  37. 07/05/2009

    exatamente alice, sou aquele tio maluco que chega bêbado, todo mundo fala mal quando ele dá as costas mas ele que garante a alegria de qualquer reunião de família >D

  38. Ally
    07/05/2009

    @Rebeca

    Poxa que banho de agua fria e eu mal conheci esse Blog xD

    Sou da faixa etária que “não aparece” =(

    Vou começar a postar mais pra mudar essa situação..na próxima você vai lembrar de mim! =D

  39. Renan Rodrigues
    07/05/2009

    @ Rebeca

    O exílio já tinha começado??

    Se continuar desse jeito,eu vou ser o único de 14 anos que vai sobrar! Eu só faço 15 ano que vem!

    @ Thyago

    Essa história de tio bêbado que ainda por cima não gosta de adolescentes não dá certo!!! A combinação bebida+ódio por adolescentes é pior do que bebida+volante.

    Agora, deixem-me ir dormir pq amanhã,infelizmente eu tenho que acordar cedo para ir para a aula.

  40. Renan Rodrigues
    07/05/2009

    @ Ally

    Isso!! Represente a sua “raça”, poste bastante!!.

    Só não pode me ultrapassar, pois o master flooder aqui sou eu.

    Agora sim eu vou dormir

  41. 08/05/2009

    Estragar clássicos já se tornou pão e manteiga da indústria, por isso não é de estranhar que o Final Fight tenha sofrido o mesmo. Em todo o caso, o sistema de combate de Streetwise era bastante competente para a altura que foi lançado; só mesmo o God Hand para superá-lo.

    E se querem falar de títulos terríveis da saga Final Fight (que apesar do nome parece que nunca acaba, como o Final Fantasy), procurem o Final Fight Revenge – jogo de luta ao estilo de Street Fighter/Virtua Fighter, mas muito inferior a esses.

  42. 08/05/2009

    O Andore aparece no Alpha, mas é jogável (com o nome de Hugo) no Street Fighter III.

  43. 08/05/2009

    Cara, eram outros tempos, mais inocentes e menos complexos. Mas… se tivesse polícia, nós jogariamos com políciais? Que chato. Sou mais descer o braço com o prefeito ex-pro westler, o brigão e o mestre do ninjitsu.

    Se o Haggar manda-se a polícia, aposto que matavam a Jéssica.

    Provavelmente ele se aposentou por velhice na época do Streetwise, afinal, em Final Fight 2 ele ainda distribuiu muita porrada. Ele não tinha seguranças pq não precisava, afinal ele é praticamente um Street Fighter. Você acha que o Bison precisa de seguranças? Os caras da Shadaloo só servem pra cozinhar e passar pra ele.

    E o Haggar não era russo não. Com o bigodão e o sobrenome é mais provável que tivesse ascendência do norte da Europa, da mesma família do viking Haggar, o Horrível.

  44. 08/05/2009

    Que merda fizeram com o Final Fight hein?

  45. 08/05/2009

    @Pablo Raphael
    Nada contra policiais. O Robocop e o Axel Folley eram policiais (se bem que eles não aparecem no street fighter).

    Mas concluindo nosso raciocínio… Em que país era Metro City?

  46. 08/05/2009

    A Maki está só em CVS2, amiga! ;)

    • 09/05/2009

      Q estranho…. tenho street alpha 3 aqui no meu PSP,e ela está como selecionável… =P
      Gente, falei Street Fighter Alpha no geral u.ú Tanto o primeiro, quanto o segundo e o terceiro…
      Ai meu deus…

  47. Elton Borges
    09/05/2009

    http://forum.outerspace.com.br/showthread.php?t=134600
    Bom post com as biografias das grandes mãos da SNK.
    Mas gente, eu discordo de vocês num ponto: Final Fight não ébom em 3d ou em 2d.
    Pra mim, os Beats devem sim muito a FF por dar uma boa idéia de como organizar o gênero, mas final fight é simplesmente ruim.
    E posso provar isso com uma certa facilidade: Você pula e ataca, fim. Isso parece ser padrão para qualquer Beat, mas um dia, experimentem Guardians e Sailor Moon da Branpresto ou Undercover Cops, ou mesmo Battle Circuit da Capcom. Esse jogos são dezenas de vezes melhor que FiFi mas ninguém lembra.
    E tem vários outros que quebram esse jogo com facilidade.
    Mas claro que ele em um ponto alto: os personagens chegaram a Street Fighter e se tornaram alguns dos melhores e mais criativos personagens, Cody no SFA3 até tem um especial pra brincar com um defeito do primeiro FFight – os socos infinitos, erra só bater duas vezes, virar de costas e bater de novo e ficar assim. Cody é ótimo e é único na série SF. Tentaram imitar ele um pouco com o El Fuerte, mas como acho SF4 um jogo fraquinho e raquitico, digo o mesmo da tentativa de imitar o Guy.

  48. 09/05/2009

    “http://forum.outerspace.com.br/showthread.php?t=134600
    Bom post com as biografias das grandes mãos da SNK.”
    ????
    O_O

  49. 13/05/2009

    Estou deprimido agora, fizeram com que me lembrasse desse clássico excelente. Assim com o do Street of Rage.

    Mas alguém lembra da máquina dos Simpsons??? Eu pelo menos gastava dezenas de fichas nessa máquian.

  50. Petrus
    09/03/2010

    Tem que fazer um post pra bionic commando. Putz decepção 100%. U.U

  51. Alan Lee
    26/06/2010

    Nunca fui um grande fã de Final Fight, eu sempre preferi Streets Of Rage no quesito jogabilidade e diversão, mas o beat’n up da Capcom é melhor no quesito personagens (particularmente os que participaram da série Street Fighter),sendo que Guy, Maki, Rolento e Poison são os meus favoritos.

    Infelizmente essa atrocidade chamada Streetwise aconteceu e poluiu as raízes de um verdadeiro clássico. O que eu achei legal nesse game foi a aparição da Cammy (que foi meia-boca, mas eu sou fã de SF, então eu nem ligo…), fora isso o jogo não chega perto dos originais.

  52. 15/12/2011

    Ah de buenas eu não achei que esse final fight ficou ruim é diferente dos classicos, mas pra mim foi o melhor beat n up do play2

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.