[CCXP 2014] O evento que merecemos e que precisamos!

Tags: CCXP, Comic Con Experience 2014, Evento, Fotos, Impressões

74729.114385-Comic-Con-Experience

Durante os dias 4ª 7 de dezembro, no São Paulo Expo Center (conhecido também como Centro de Exposições Imigrantes), aconteceu a primeira edição da Comic Con Experience, ou para os íntimos, apenas CCXP.  <3

Assim que o evento começou, publicamos uma nota sobre as principais atrações da convenção e até mesmo um mini-guia, bem simples, para as pessoas se aventurarem por lá da melhor maneira! Dado isto, reservamos este post para comentarmos as nossas impressões, falar o que acertaram e o que pode melhorar. Ready? Set… Go!

O que dizer dessa CCXP que mal conheci e já considero pacas?

Ok, é até difícil falar o que pode melhorar na próxima CCXP, porque realmente tudo foi bom. Foi muito bem organizado e pensado como um evento para o público. Sim, a massa, o consumidor. O que quero dizer com isso é que, se eu fosse reclamar de algo, seria apenas de não ter tido uma sala de imprensa propriamente dita para os veículos que foram cobrir a feira. Tudo bem que o Omelete, principal organizador do evento, era quem detinha por direito de mostrar em primeira mão tudo que acontecia lá dentro. Todavia, senti falta de um lugar onde os demais veículos podiam descansar e descarregar todo o conteúdo que viram até então, passando em textos ou imagens ou notas rápidas as suas impressões do evento.

Ainda assim, não consegui ficar brava ou desestimulada a perambular pelo centro de exposições. Afinal, eles pensaram em tudo: desde uma praça enorme de alimentação com variados tipos de comida até área para compras, área para exposição de itens excepcionalmente raros (ou usados em filmes até) e área para os artistas, palestras, painéis, workshops, cosplays, quadrinistras, e… Ufa!

Aliás, já pegando o gancho nisso, achei admirável como tudo foi pensado como se fosse para repassar a experiência do que é uma Comic Con internacional. Desde o lado de fora do evento, já víamos do longínquo horizonte, peças gigantes de ícones de filmes e desenhos, praticamente guiando o visitante até a porta da convenção. Exemplo disso era um boneco inflável gigaaaaaaaanteeee do robô que protagoniza Big Hero 6 bem na entrada do centro de exposições; e próximo à avenida principal de acesso do local do evento, havia reproduções enoooormeeees de  todos os principais rostos dos desenhos mais famosos da Cartoon Network atualmente (Regular Show e Adventure Time). Tudo isso lembra, mesmo que por alguns minutos apenas, o quê é a San Diego Comic Con, por exemplo; onde a cidade inteira pára na época da feira e tudo ali gira em torno do evento. Muito bacana!

Outro ponto positivo é que eles foram muito claros em todas as redes sociais quanto ao espaço dos auditórios. Os ditos locais comportavam alegadamente cerca de 1000 pessoas, e era recomendado sempre chegar pelo menos 2h de antecedência do acontecimento que você quisesse assistir. Vi muitas pessoas reclamando que ficaram de fora do painel do Jason Momoa, por exemplo, mas como eu já havia até mesmo citado no nosso mini-guia; é importante se programar e se organizar lá dentro. Como o centro de convenções que alugaram para a CCXP era inteiramente coberto, a gente realmente perde a noção do tempo lá dentro, e em vista que há tanta atividade bacana e tanta coisa legal em exposição pra ver, chegar em cima da hora na fila do painel do cara e querer sentar na primeira fila é um tanto demais, né? Nas Comic Cons internacionais é do mesmo jeito! Então, quer ver seu artista predileto? Pois chegue cedo porque você não é o único!

E, ah! Lá fora eles também cobram pra tirar foto e dar autografo, viu? Então não tem porque chorar pra ter uma foto do seu artista pimpão favorito. Eu mesma já vou me programar e separar uma grana pra próxima edição do evento, porque vou querer levar da próxima vez alguma lembrança com alguém que gosto, com certeza! Voltando à programação…

Dentre as atrações e atividades que mais gostei lá dentro, foram: o estande da Disney, mostrando os próximos títulos de animação, a exposições de artigos de Star Wars e logo do lado, um estande gigante da Marvel passando o dia inteiro o trailer dos Vongadires 2: A Era de Ultron, contendo ainda vários itens usados nas gravações e algumas das diferentes armaduras do Tony Stark.  O espaço da Warner Bros. também estava sensacional, comportando o Batmóvel e a Mistery Machine do Scooby-Doo, e ainda um espaço muito bacana para promover o novo Mad Max: Fury Road (com personagens à caráter e até mesmo uma réplica de um dos carros malucos que usam no filme, rs), além de estarem com estações de jogos do LEGO Batman 3: Beyond Gotham. Show!

Chamou também a atenção o estande da JBC; que estava promovendo desfiles e apresentações cosplays, além de terem o espaço mais divertido e o mais amplo para se jogar Just Dance! Por fim, gostei também de um estande especifico que estava expondo roupas, armas, acessórios, maquiagens, máscaras e tudo mais que você possa imaginar. O diferencial desse espaço era que tudo já havia sido usado em algum filmes ou série muito antigo! Tinha também uma loja SÓ de Doctor Who (MORRI! <3) com uma TARDIS tamanho real bem na entrada (MORRI 2x!). Havia ainda diversos espaços temáticos, como o sofá do Central Perk (Friends), um paintball para atirar em zumbis (The Walking Dead), o sofá da sala dos Simpsons, e diversas outras atividades e atrações. Inclusive, Netflix, um beijo, sua linda!

O espaço dos artistas foi o único lugar que, assim, eu senti que poderia ter sido dado mais atenção. Não foi ruim, de forma alguma! Inclusive esse Beco dos Artistas ficou localizado bem na entrada do evento, então qualquer pessoa já avistava os quadrinistas sentadinhos em suas cadeiras e com suas mesas à expor seus trabalhos. Era só chegar e bater papo e/ou comprar a obra deles. Gostei muito! Mas acho que uma atenção melhor pode ser dada na próxima edição, que promete bombar… Logo, vai ter mais gente. ENTÃO, MAIS ESPAÇO, POR FAVOR!

Falando em mais gente no evento, dados oficiais revelaram que a CCXP recebeu mais de 80 mil pessoas nos quatro dias de evento, se tornando a maior primeira edição de um evento realizado no Brasil. Outros números também revelam os seguintes dados: foram mais de 70 expositores e 218 quadrinistas nacionais e internacionais. Houve ainda pré-estréias de filmes e séries, lançamentos de livros, e diversos outros conteúdos exclusivos. (Será que ano que vem rola pré-estréia de Star Wars Episódio VII? Fica o sonho, não custa nada!)

No mais, é isso! Foi um evento ótimo! Disparado o melhor do ano que tive a oportunidade de visitar. Eu sinceramente espero que eles mantenham o nível desta edição no próximo ano, e talvez ampliem um pouco mais o espaço pra poder caber mais gente lá dentro. E você, faça o favor de ir no evento no próximo. Vale a experiência! #FoiÉpico

PS.: Créditos ao Caio Vicentini, que foi nosso fotógrafo no evento! rs

PPS.: A CCXP já tem data confirmada para 2015: será entre de 3 a 6 de dezembro.

PPPS.: Discordam das minhas impressões do evento? Alguém não achou essa maravilha toda? Comenta aí manolo!

Geronimo!

Jessica Pinheiro
Share on Tumblr
Feed do Post
4 Comentários em "[CCXP 2014] O evento que merecemos e que precisamos!"
  1. Rafael
    15/12/2014

    Eu perdi, queria muito ter ido… Mas como já confirmaram a segunda edição pro final do ano que vem, já vou juntando grana pra torrar lá.

  2. 15/12/2014

    Só discordo de uma coisa, PRECISAVA ter mais Jason Momoa nesta matéria! Não acredito que você não quis ver ele Jejé, tirar uma selfie! Y.Y

    • Jessica Pinheiro
      15/12/2014

      Jamais disse que não quis vê-lo. rs
      Não coloque palavras na minha boca!

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.