Castlevania: Symphony of the Night. Uma das melhores obras primas da Konami!

Tags: alucard, Castlevania, castlevania sotn, castlevania symphony of the night, dracula, maria renard, richter belmont

Por Clarice dos Santos

sotn_logo

chron-art12Não podemos negar que o lançamento do PlayStation assustou muita gente. Aqui em casa falávamos: “Ah, a Sony fazer VideoGame? Até parece, não vai vingar!”. Pois é, caímos do burro.

A quantidade de games – e games bons – lançados para PSX é bem grandinha, e um deles recebeu destaque tanto pelos fãs da série quanto pelos gamers que nem tinham ouvido falar de Castlevania. Symphony of the Night é, de longe, um dos melhores games da série depois de Super Castlevania IV… está empatado? Difícil!

Um dos diferenciais desse game fabuloso é o personagem principal: no começo do game, recomeçamos a última fase de Rondo of Blood, controlando Richter Belmont indo enfrentar Drácula. Tudo bem, a luta é fácil demais: para derrotarmos o grande Lorde da Trevas não demoramos mais que 5 minutos. Logo após a luta, segue um texto contando que Richter Belmont sumiu e Castlevania ressurgiu.

Tudo bem, sem Belmont, nada feito? Até parece! Eis que surge Alucard, filho do Conde, que já havia aparecido em Castlevania Legends (não charalucardlgjogável) e Castlevania Dracula’s Curse. O game já chama a atenção logo de cara pela animação e os cenários: a arquitetura gótica das salas bem detalhadas dá um show. Nos Castlevanias anteriores, quando você passava uma parte do castelo, obviamente não podíamos voltar. Já em Symphony of the Night precisamos voltar, e MUITO, para salas anteriores para desvendar segredos,pegar itens que foram deixados para trás, e claro, aumentar a porcentagem percorrida no castelo, elemento fundamental que define qual será o final do jogo.

bonus3qx9_1_Por Alucard ser um dhampyr – meio humano, meio vampiro – ele possui os mesmo poderes de Drácula: teletransporte; transforma-se em lobo, névoa e morcego; solta as famosas bolas de fogo e também possui a magia Soul Steal. Claro que no começo do game, a querida Morte arranca tudo que temos e começamos o game “na unha”, literalmente. Só conseguimos armas, escudos, armaduras e itens quando os inimigos “derrubam” ao serem derrotados, acertando paredes com itens e descobrindo salas secretas. Há lugares que só podem ser acessados como morcego, outros como névoa e lobo, mas é bem trabalhoso, outra coisa legal do game.

Por exemplo: para lutarmos com a Succubus precisamos do morcego. Ela está na caverna embaixocastlevania_sotn_xbla do castelo, e a magia para transformar em morcego está na Biblioteca, quase perto da torre. Para chegar na sala onde está essa magia, precisamos do pulo duplo – presente perto da Torre – ou a transformação do Lobo – no elevador, é o mais fácil de pegar – e também da transformação de névoa. Sim, o Morcego que é o mais útil dos três é o último a ser pego. Uma vez com essa magia, vamos láááá pra baixo de novo. Vale lembrar que SotN foi o primeiro game da série a adotar os Teletransportes: uma mão na roda para um castelo tão grande!! Mas o castelo não está cheio de Teletransportes como têm nesses últimos games lançados: possui somente 5 teletransportes que ajudam, mas não facilitam muito.

Como já não era surpresa desde Rondo of Blood e Dracula X – uma versão “porca” de RoB para SNES –  SotN possui vários finais, dependendo do que você apronta no game. No meio do Castelo encontramos Maria Renard, a loirinha de Rondo of Blood, só que agora com 17 anos e está a procura de Richter, que mais pra frente vemos que ele está realmente no castelo… possuído por Shaft, mas está. Ela lhe dá algumas informações e itens, sem falar que alguns flertes também.*rs*

maria2Elementos de RPG foram misturados em SotN e até que foi bem aceito pelos fãs. Podemos equipar com armaduras que melhoram a nossa defesa, armas mais poderosas, e precisamos usar itens para chegar em determinadas partes do Castelo. Por exemplo, quem ia imaginar que precisaria de dois anéis para abrir o chão da sala do relógio para falar novamente com Maria? Para pegar um dos anéis, precisamos de uma armadura que quebre espinhos, pois o corredor que precisamos passar está cheio deles. E depois de fazer várias vezes o final ruim, nem imaginava que precisaria usar os óculos que a Maria deu para derrotar o VERDADEIRO inimigo que não enxergamos a olho nu. Sem falar que o “esquema” de Level Up também está presente.

Enfim, o jogo é cheio de surpresas, novidades – como os Familiars, que nos auxiliam em batalhas e também para descobrir passagens secretas – e quando você vai para o último inimigo e já respira aliviado… TEM OUTRO CASTELO!! Ainda belo, só que mais obscuro, mais difícil e com inimigos mais fortes!

O game é tão famoso pela inovação, controle, aparência e trilha sonora, que ele foi lançado também para Sega Saturn com duas salas a mais – lindas por sinal *.* – e Maria é jogável! Atualmente o game foi relançado em Castlevania: The Dracula X Chronicles com castlevniaenganxadoox6alguns bugs arrumados e totalmente redublado… não gostei da voz nova do Alucard, mas melhoraram a voz da Maria: tiraram aquela voz de titia fumante asmática que puseram nela na versão original. Agora ela está com voz de uma moça de 17 anos.*rs*

Melhor parar por aqui, senão escrevo um livro sobre um dos games que mais amo na minha vida gamer e que já detonei umas 10 vezes, fácil! Castlevania: Symphony of the Night chegou dando voadora e continua sendo o favorito de muitos gamers da nova – e antiga – geração. O game também está disponível na Xbox Live e na PSN para download!

Clarice dos Santos
Share on Tumblr
Feed do Post
122 Comentários em "Castlevania: Symphony of the Night. Uma das melhores obras primas da Konami!"
  1. 09/02/2009

    Pra falar a verdade eu nunca cheguei a vencer um Castlevania, mas me lembro de ter visto que vários castlevania foram traduzidos para o português, alguns de forma bem porca é claro, mas lendo sobre a historia do jogo eu percebo que eu devia ter feito uma forcinha e ter jogado mais

  2. 09/02/2009

    Com as músicas de Michiru Yamane e a arte de Ayami Kojima esse jogo, simplesmente, detonou. Com certeza está no meu TOP 10. Considero esse jogo a obra prima da Konami (Metal Gear e Hideo que me perdoem). Só preciso voltar a joga-lo para terminar o jogo com o Richter (anos atras estava dificil). Bela postagem.

  3. Heishiro Mitsurugi
    09/02/2009

    Adorei este jogo, perdi a conta de quantas vezes o zerei, mas só na ultima vez que consegui(ter paciência) pegar todos os itens do jogo.

    Para mim este jogo só pecou feio na música de encerramento “I am the Wind”, música no estilo da Céline Dion, cantada pela Cynthia Harrell. Posteriormente a Cynthia Harrell compensou a falha no ao cantar Snake Eater do MGS3, que é uma música digna de um jogo ótimo jogo.

    Detalhe importante no jogo, no final Drácula faz um citação da Bíblia, Matheus 16:26.

    Este sim é um jogo épico, entra fácil no top 10 dos melhores jogos de todos os tempos.

  4. Heishiro Mitsurugi
    09/02/2009

    @ Blogueigoo

    Vai por mim, a única coisa boa de zerar com o Richter é a emoção do jogo. Pois o final não é muito bom. Mas não vou contar para não gerar spoilers.

    OBS: Perdão pelos erros de digitação no último comentário.

  5. Master Kim
    09/02/2009

    Esse é sem dúvidas um dos melhores games da história do videogame, senão o melhor!!

    Tem tudo que um jogo deve ter, ótima trilha sonora, jogabilidade fantástica, história muito bem feita, gráficos lindos, muitos lugares para explorar e itens para achar!

    O único defeito é a dificuldade, porque é bem fácil esse jogo. Caso ache a espada Crissaegrim o jogo fica extremamente fácil, até mesmo os chefes mais difíceis como o Galamoth ficam fáceis de serem derrotados com essa arma.

    Se tem alguem ai que nunca jogou esse jogo, saia da frente do pc e vai jogar no psone (ou ps2) mais próximo de vc!

  6. 09/02/2009

    @Heishiro Mitsurugi: EU ODEIO “I AM THE WIND”!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    huauhauhahahuuahuhauhauhauhauhauha
    Que música terrível!!!

    • 28/04/2010

      vc nao sab o que e ser fan de um jogo manaw ???

  7. 09/02/2009

    Olha só, Clá. Tu bem que me disse que iria fazer um post sobre o SOTN. Desejo realizado.
    Eu joguei (jogo, perdão) demaaais este jogo. Com certeza é um dos meus jogos preferidos de PSX. Mesmo não tendo o elemento Belmont como personagem principal, Alucard substituiu muito bem o cara. E abriu um novo tipo de jogo para os Castlevania, no estilo de Super Metroid.
    Putzgrila, lembrar esse jogo me faz querer joga-lo uma vez mais.

  8. 09/02/2009

    a unica vez que eu jogei castlevia foi no dynavision do meu primo rsrsrs

  9. 09/02/2009

    Tae um dos jogos que, ao lado de Metal Gear Solid, figuram a lista de obras primas.
    A primeira vez que joguei sabia que estava presenciando algo único. Tanto que já até perdi a conta de quantas vezes já o terminei. Estou quase fazendo um segundo buraco no CD (Hmn… Maldoso…).
    A Konami se esforça, mas não consegue superar Symphony of the Night.
    Ah! E I’m the Wind é um lixo mesmo! =]
    “Die monster! You don’t belong to this world!”

  10. 09/02/2009

    Só ano passado eu terminei esse jogo 3 vezes: 1 no PSP, 1 no PS3 (eu comprei o PS3 e o meu primeiro jogo demorou uns 3 ou 4 dias pra chegar, como eu tinha o original japonês lá em casa, foi ele mesmo) e 1 na XBLA. Um dos melhores jogos que existem mesmo, ele ainda nos deu frases ridículas como “Die monster, you don’t belong in this world”. :D

    Por falar em “I am the wind”, vcs notaram que na versão da XBLA não toca isso no final? Não que eu gostasse daquela tranca mas certeza que os direitos da música venceram e a Konami não quis pagar de novo…

  11. Khronny
    09/02/2009

    Nossa SotN apavora totalmente!!! Depois dele só gostei do Aria e o Dawn of sorrow e talvez o Order of Eclesia, mais esse nem joguei tanto!
    Faz um tempo que to pra pegar ele na Psn, quem sabe depois desse post eu não me animo e vo atrás ^^ auehaeuhaeuhaeuae

  12. 09/02/2009

    Ae, Clarice mostrando que é “apta” hehehehe… mas… poxa, “filha”, seria melhor você ter botado o video de abertura da versão JAPONESA, a dublagem da versão americana é incrivelmente MEDONHA (além de sofrer da ausência de doois Familiares)… u_u’ ainda bem que o jogo não foi dublado por fãs *cof cof* com-falas-em-português-de-um-video-que-cricula-no-youtube *cof cof*.

    Independente do Castlevania (seja ele bom ou ruim), a trilha sonora está sempre de parabéns – mas a hegemonia usada em SotN é fabulosa, de longa uma das minhas favoristas (rivalizando com as músicas emblemáticas de Super Castlevania IV).

    @_@… ah, droga, terei de jogar a versão do PSP de novo por sua causa.

    Obrigado ^^d

  13. 10/02/2009

    ahhh, um dos games mais lindos, completos e divertidos já feitos em todos os tempos. o interessante que castlevania foi REALMENTE feito para ser 2D na sua jogabilidade, quando tentam algo diferente, sai um jogo fraco.

    E agora eu me lembrei do famigerado novo castlevania que deve sair para o PS3 e Xbox 360 COM O ALUCARD COMO PROTAGONISTA. Que façam o favor de deixar como fizeram com Street Fighter 4: deixar com gráficos de 3D e a jogabilidade 2D. Que não façam cagada, por favor!!

  14. 10/02/2009

    @Mitsurugi
    disse que o dracula citava mateus 16:26

    “Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida?”

    Acho que não entendi por completo o sentido desse trecho

  15. 10/02/2009

    se alucard usasse uma saia ele se passava por mulher facinho :D
    *apanha*

  16. 10/02/2009

    Aquelas roupas cheias de babados também ajudam a deixar ele mais afeminado

  17. 10/02/2009

    CARALHO ESSE JOGO É FODAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    Sobre a OST
    I Am the wind é uma musica que, na minha opinião, não devia nem ter existdido
    pqp, dracula’s castle é a melhor

  18. 10/02/2009

    @Rebeca

    Deixa quieto…. Homem qd tem inveja d outro homem diz q ele é viado! Sempre foi assim. No fundo (ui), eles queriam mesmo ser fodões como o Alucard ou o Dante, por exemplo, mas não adimitem! uahauhauahua….

    *Triturando o Thyago com a motossera* hehehe… :P

  19. Heishiro Mitsurugi
    10/02/2009

    @Ozaki

    O sentido de tal citação da Bíblia no jogo acredito que se refira a vida que o Drácula levou e seus futuros objetivos. Pois mesmo que ele conquista-se esta vida terrena, fosse o “dono do mundo” perderia a vida eterna, pois continuaria no inferno.

    @Vivi Werneck & Rebeca

    Concordo com vocês o Alucard é foda, tem uma voz prepotente, é garanhão(pegou a Sonia Belmont,a Maria Renard e dispensou a Succubus)e é forte pra caramba. Pra mim ele só perde para o Solid Snake e o Naked Snake em termos de herói que “todo mundo queria ser”.

  20. Murilo
    10/02/2009

    deixa eu começar meu post fomentando discódia :
    O Alucard é uma moça !!!

    eheheh…zoeira gente ! falar uma coisa dessas, aqui dá linchamento em praça pública ( ou, pedir pra ser malhado junto com o boneco do Judas no “dia da malhação do Judas”, rsrs )

    e agora o post !

    por aqui sempre vejo um monte de gente falando desse jogo…
    e fora daqui também, rsrs…

    aí fiquei muito curioso né … e decidi emular…ontem…
    pq esse parece ser outro jogo que eu não poderia morrer sem jogar…rsrs

    então,ontem qdo cheguei da facul,
    emulei no Epsxe e ficou sem som…( jogar sem som, sem chance…pq as musicas desse jogo tbm sao muito elogiadas…)

    baixei outro emulador, testei e agora está funcionando supimpa =)
    pena que as aulas voltaram…ai nom tenho mais mto tempo…

    e hj a noite ( terça ) , na volta da facul eh dia de assistir Heroes, rsrs

    mas assim que der, vou jogar uma cara ou tentar zerar…
    e depois posto aki minhas conclusões

    cya !

    • ruy
      14/02/2010

      pow kra o negosio e siguinte eu baixei umm emulador e ñ tem som ….. qual foi o que vc baixou me ajuda aiiii ???????

  21. V
    10/02/2009

    SOTN é perfeito! Até então é o melhor disparado!! (Apesar que nem cheguei a ver o novo do DS, que dizem ser massa, mas não é um SOTN)

    De qlq forma, eu ainda tenho ele aqui, em algum lugar perdido na casa! hehe Até comprei o do XBLA, mas eu gostaria que tivesse as areas a mais do Saturn.. ;/

  22. 10/02/2009

    Correndo o risco de ser apedrejado por aqui: o jogo é legal, mas não é o melhor Castlevania nem de longe.

    1º) Akumajō Dracula X: Chi no Rondo (PC Engine)
    2º) Super Castlevania IV (SNES)
    3º) Vampire Killer (MSX2)
    4º) Castlevania (NES)
    5º) Castlevania – Symphony of the Night (PSOne)

    Na minha modesta opinião, a mudança de direcionamento para um mundo (no caso, um castelo) mais aberto foi, ao mesmo tempo, a glória e a ruína desse jogo. Digo isso porque, ao mesmo tempo que revitalizou a série, a obrigou a seguir esse mesmo caminho em todas as outras subsequentes, sob o risco dos atuais fãs não gostarem caso ela retornasse a linearidade, como nos jogos anteriores a ele. Sim, pode parecer saudosismo exagerado da minha parte, mas é o que eu sinto em relação a esse jogo…

  23. 10/02/2009

    [saudosismo exagerado mode on] Ah, sim, já ia me esquecendo de outro ponto importante: O Alucard é massa, mas não barra Ritcher Belmont e o seu chicote Vampire Killer (e nem os que vieram em seguida). [saudosismo exagerado mode off]

  24. Heishiro Mitsurugi
    10/02/2009

    @Adney Luís

    Você não chegou a jogar o Order of Ecclesia né? Melhor dos 3 para o DS, em termos de dificuldade e inovação na jogabilidade.

    Em relação a jogos lineares, acredito que a série mudou por exigência de críticos de jogos, pela maioria dos fãs e a evolução dos jogos. Pois se continuar sempre na mesmice a franquia cairá no esquecimento. E a prova de que ela continua bem, é os seus jogos nos portáteis (GBA, DS e PSP).

    O Richter é o mais forte entre todos os Belmont’s, tudo bem que o jogo é ruim “Castlevania Judgement” mas senti falta do Richter no jogo, descaso do IGA.

  25. 10/02/2009

    @ Heishiro Mitsurugi

    Sim, concordo contigo, tanto é que eu mencionei isso. Só que, como eu disse, acabou meio que “forçando” a série a continuar a ser um “Metroidvania”. Fico imaginando a fúria da crítica e, principalmente, da maioria dos gamers caso a série volte a ser linear. Na minha modesta opinião, após vários Castlevanias não-lineares, poderíamos ter um novo mais linear, nem que seja meio WiiWare/Xbox Live/PSN (tal qual Mega Man 9).

    @ Rebeca

    Brigado por me poupar do apredejamento, heheheh….

  26. 10/02/2009

    Ai ai, tenho que comprar o HD do meu 360 pra comprar essas coisinhas da Live

  27. Lia
    10/02/2009

    [vergonhoso]Não sabia que na versão do Saturno dá pra jogar com a Maria o0[/vergonhoso].
    Hei de pegar essa versão e finalizar tudo de novo para redimir-me.

    E de que área é essa “I Am The Wind”? Não tô lembrando…

  28. 10/02/2009

    @Lia: quando você termina o jogo, logo depois do final começa a tocar essa droga dessa música…Afff

  29. 10/02/2009

    “Ritcher Belmont e o seu chicote Vampire Killer”

    Super criativo o nome do chicote

    Se bem que Alucard é Dracula ao contrario, então acho que investiram a criatividade deles para o enredo e para o design das fases do que que para o nome dos objetos/personagem

  30. Lia
    10/02/2009

    @Clarice

    Ahhh… por isso eu não lembrava. Memória voluntariamente reprimida =P

  31. 10/02/2009

    @Ozaki: A Vampire Killer tem esse nome desde que o primeiro game pra NES foi lançado…rs
    E Alucard é só um apelido dele, tadinho. Falar “Adrian” é muito complicado…huauhahuahuahuahu

    • Samoth
      11/11/2013

      Olá Clarice, foi muito bom ver alguém relembrar este jogo. Respeito sua opinião a respeito da música I’m the wind, mas não achei assim tão ruim, ja vi piores. Você ja chegou a jogar a versão Saturn? E qual arma secundária você gosta mais? Até.

  32. PH!
    10/02/2009

    Ufa, eu tava com medo d comentar nesse post, mas como o Adney teve coragem, posso aparecer e ser apredejado com as pedras menores!

    Super Castlevania IV é o melhor. E como o Heishiro Mitsurugi disse, Richter é o melhor dos Belmont´s. Mas inegável o fato de SotN ser uma obra prima q pudemos vivenciar. Esse jogo não deve ser eskecido, ignorado ou desrespeitado por qualquer um q se considere um amante de jogos. Numa rodinha de gamers, sempre q se fala em excelentes jogos, Castlevania é comentado, e SotN cultuado.

    @Vivi
    Claro q tenho inveja do Alucard. Ele mata vampiros e combate as forças malignas com poderes inimagináveis enquanto eu, empolgantemente, monitoro proteções de cicuitos elétricos (ao contrário dele, nem tenho mais vidas!). Mas ele continua sendo meio moçoila! :P

  33. Darkhealm
    11/02/2009

    Ok ok, fui invocado pela Bruna Torres para o Blog e num pude deixar de notar essa matéria.

    E SIM! De fato, Simphony of Night é uma das maiores obras primas da Konami (e uma das várias do mundo dos VGs) e não tenho como discordar de nada do que você disse. Eu me lembro que foi culpa desse jogo que quando eu era menor aprendi a soltar meus Meias luas para frentes e talz (SIM! Por incrível que pareça foi com esses comandos do Alucard que aprendi a soltar magiazinhas, antes eu era um incrível fiasco [Pense num garotinho desesperado apertando todos os botões em busca de um Haduken que fosse]). E culpa dele também comecei a idolatrar jogos de explorações laterais (Metroid… Num conhecia na epoca), alem de sofisticar meu gostinho por RPGs (Final Fantasy 6… Chrono Trigger E SÓ, depois aprendi a gostar de outras séries como Secret of Mana e talz). Também sou agradecido a ele por me dar as primeiras aulinhas de ingles (Tentava traduzir e re-falar o que os personagens falavam, depois tentei os módulos Secret of Mana e Final Fantasy 5).

    E adorei a matéria! =D Vou passar a ler mais o Blog e comentar (è legalz).

    PS: Acho que também poderia ser mencionado no quesito Obras Primas o Castlevania Order of Ecclesia para DS. Sim, ele é ótimo! Segundo melhor da série na minha opinião.

  34. 11/02/2009

    Curioso ter um post tão recente sobre SotN. Eu tava jogando esse jogo no final de semana… =)

  35. 18/02/2009

    nossa, Castlevania Sotn está entre os meus jogos favoritos (se não for o favorito).
    lembro de quanto tempo gastei jogando e jogando de novo. :)
    adorava o fato de poder ter 2980347823573894 itens e 29347242304 equipamentos. magias, familiares… é um conjunto de fatores excelentes.
    fora a arte do jogo né? é linda. richter tá bem estiloso e o drácula tá demais.
    nem sei dizer quantas vezes suspirei pelo alucard… vampiro, elegante, forte, vozeirão, bom coração, aiaiai. mas agora ele nem faz mais meu tipo, prefiro os bad boys. ;D
    de vez em quando os diálogos do game surgem na minha cabeça. ou então eu começo algum diálogo e alguém continua. pra quem gosta do jogo, é difícil esquecer as frases mais legais. ^^

    castlevania sotn é demais! inesquecível.

  36. RolentoBr
    18/02/2009

    Eu joguei uma versao pirata“traduzida´´para portugues,quer dizer muito MAL TRADUZIDA,cheia de erros grosseiros de portugues,mas pelo menos deu para entender a historia.Alguem sabe como destrava aquela musica secreta cantada chamada NOCTURNE?

  37. Fernado 64
    19/02/2009

    Shymphony of the nigth(faço questão de escrever o nome sem abreviatura), é o melhor jogo não so entre os castle vanias, entretando, esta dentre os melhores jogos de plataforma 2D detonando mega man que eu sempre curti super metroid dentre outros, olha que Order off ecclesia tento chegar la,entretando ficou otimo mais mesmo assim não conseguiu e o personagem Alucard ficou bem elaborado chegando ao nivel de personagens como sefiroth de final fantasy e tambem o dante, já em relação ao richert não gosto dele ele é muito over power(acho que é assim que escreve) nem Shymphony of de nigth teve sauvação ja que não pega armadura,intens e ao dar start ao envez de acontecer igual ao alucard aparecer varias opções como itens relics e familiares aparece um pause feio e enorme no meio da tela alem de ser facil matar os chefes com ele no shymphony of de nigth ja que a maioria morre so com no maximo 5 ataques eseciais com a poção.
    no mais e so isso que queria comentar.
    abraço a todos

  38. Márcio Santana
    20/02/2009

    olá a todos

    Com certeza Symphony of the Night é um dos melhores games de todos os tempos, desenvolvido com uma rara combinação de inovação técnica e direção de arte espetacular, sem falar do enredo primoroso e os personagens carismáticos (O Alucard e a Maria são demais!!)

    Ao contrário da maioria das postagens aqui, considero o tema de encerramento do jogo, “I’m the Wind”, uma música maravilhosa. Fiquei emocionado quando ouvi pela primeira vez, e a letra da música traduz bem todo o caminho que foi percorrido para se terminar o jogo. Aí vai a tradução:

    Eu sou o vento

    Assim como o vento,
    Eu sempre tenho
    flutuado alto pra cima no céu
    Que nunca termina

    Através da rigidez e da suavidade
    Eu sempre venço
    Pois eu enfrentaria
    Ambos, vida e morte
    Pra salvar um amigo

    Eu encaro meu destino
    Todo dia que vivo
    E o melhor em mim
    É tudo que eu tenho pra dar

    Assim como o sol
    Quando meu dia termina
    Às vezes eu não gosto
    Da pessoa que me tornei

    O inimigo está em mil homens?
    Eu devo trilhar o caminho
    Se meu mundo está tão morto à frente?

    Há alguém me testando
    Todo dia que vivo?
    Bem, o melhor em mim
    É tudo o que eu tenho pra dar

    Eu posso fingir
    Eu sou o vento
    E eu não sei
    Se passaria por tudo isso novamente

    Tudo deve ter um fim
    Adeus, meu amigo
    Pense em mim quando você ver o sol
    Ou sentir o vento

    Eu sou o vento
    Eu sou o sol
    E um dia todos nós seremos um

    Eu sou o vento
    Eu sou o sol
    E um dia todos nós seremos um

    Eu sou o vento
    Eu sou o sol
    E um dia todos nós seremos um

  39. 21/02/2009

    eu já zerei castlevania no level mais alto q tem mais eu não consegui pegar o Sword Familiar vcs podem me flar na onde q eu pego ele

  40. 21/02/2009

    @Christian: você já entrou naquelas passagens que tem na sala do relógio? Tem aquela passagem da esquerda que, de tempo em tempo, a estátua abre a passagem. Você entra nela e vai para aquela sala com aquela espada enorme rodeada por outras. Ao invés de ir pro Colosseum pela esquerda, você vai pra direita.
    Enfrenta o tiozinho do machado e vai indo até achar uma porta – que depois do corredor tem um teletransporte – e uma passagem longa pra cima. Você vai nessa passagem e vai pro jardim.
    Você cai lá embaixo – essa é boa*rs* – mata os “cavalos from hell” e vai pra esquerda.
    Você vai enfrentar uns bloody zombies, ou uma coisa assim, e vai parar num corredor todo branco. No fim desse corredor, pula pro teto e dá golpes com a arma e o teto vai abrir.
    E lá está a Sword familiar ^^
    Eu sei que vc já zerou o jogo, mas fui escrevendo o que a minha memória foi “me passando”…huauhauhauha
    Espero ter ajudado ;)

  41. BrunoFB
    02/03/2009

    Nossa achei uma família. *-*

    Até que enfim pessoas que falam minha língua.

    CASTLEVANIA

    \o/

    Nossa eu detestava comentar de castlevania com meu amigos… nossa era um saco, todos tinham preguiça de saber mais do game, e só eu era o unico louco que o jogava desde o NES (na verdade um dynavision, quando eu tinha 9 anos, isso em 1998) desde então eu já era fissurado por ele, recordo como se fosse ontem, o dia em que comprei o game juntamente com outros 5 games mt bons que eu adoro até hj e os tenho guardadinhos em caixa selada(meus tesouros *-*), Bucky O’Hare, TMNT Tournament Fight, Double Dragon 3, Medroid e the Legend of Zelda 2(detalhe o cartucho do Zelda é dourado*-*).

    Toda minha vida fui obsecado por Castlevania sua trilha sonora entrava em minha mente com uma facilidade que eu as vezes ligava o game somente pra ouvir as trilhas(isso no Castlevania 3 Dracula’s Curse).

    O fato de poder jogar com a Sypha, Grant e Alucard já nessa versão mais “humilde”, na época pra mim era um sonho, simplesmente fabuloso.

    Fiz todos os finais possíoveis nele mesmo iniciando com cada um desde a 1ª fase(pois o game possui esses codiguinho, até mesmo para iniciar com 10 lives e dificultar o nivel do jogo).

    Sempre adorei as versões do NES, gostei demais da conta do S.Castlevania IV pro SNES,porém me surpreendi no Nocturn in the Moonlight, a versão japonesa. Que foi feita apenas para Sega Saturn(o qual também possui ótimos games de rpg, como Shining Force 3, Grandia e Panzer Dragon Azel.

    Além da versão do Sega Saturn ter sido a primeira que joguei, (ñ menospresando a versão SotN, mas conseguir completar o castelo em ambos modos no S.Saturn não é tão fácil como no PSX).

    E como todos os outros da série claro que ele não poderia ficar sem seus “lags”, onde vc pode multiplicar seu dinheiro vendendo os aneis na bibliotéca após faser a magia “Sword Brothers”. Porém isso não facilita mais o jogo pelo contrário, pra mim mesmo não fez tanta diferença. Afinal quem joga com paixão deseja descobrir tudo no game então isso pra mim era o mais importante. Outro fator interessante é o do cenário da “Cursed Prision” que possui um bloco a mais que a versão SotN, além do “Underground Garden”, possuindo tbm mais relíquias (uma delas que felizmente existe lá é o sapato que possibilita Alucard a correr igual ao Richter e Maria.

    Falando da Maria, ah…Maria… *-*
    Muito podesosa, adorável e impiedosa.

    Quem diria que a moçinha do RoB iria ficar tão forte?!

    A “I am the Wind” sem muitos comentários.
    Melhor música, pra mim não há igual a “The Tragic Prince” tema da torre do relógio na forma natural do castelo. Porém outras mais “clássicos” como a “Vampire Killer” e a “Bloody Tears”. Mas relacionados ao cenário a “Lost Painting” é muito linda assim como “Requiem for the gods”.

    Bom acho que eu se num parar agora que vou acabar escrevendo um livro sobre o game.

  42. aurelio
    03/03/2009

    Um dos melhores jogos da história!
    E o melhor personagem é o velho vendedor da biblioteca :D

  43. nik
    05/03/2009

    Alguem sabe me dizer qual eh a espada q tira 999 de dano?

  44. 09/04/2009

    […] a capacidade de alternar entre dois personagens: Trevor Belmont e um de seus novos amigos, Sypha, Alucard ou Grant, impossível ficar com os três. Com Grant (que parece um sapo pulando) podemos alcançar […]

  45. Rafael
    12/04/2009

    Otimo Game
    adorei!!
    tenho todos os
    Soundtracks de todos os Castles

  46. Rafael
    12/04/2009

    Se alguem quiser eh so me proucurar…
    q passo o link
    [:)]

  47. Rafael
    12/04/2009

    Minha Musiks Preferia sao
    Goldem Dance
    Prologue
    Mable Coriidor
    Noctune-Horrivel!!
    Woodcarving Palteeta
    Our Festival
    Resting Place
    Path of the Departed
    Rainbow Cemitery
    Lost Painting
    Pearl Dance Song
    Cursed Holy Castle
    Awakener Soul – + ou –
    Young Nobleman of Sadness
    The Poethic melody of Death
    The Final Tocatta

  48. BUh
    26/04/2009

    Alguém pode me dizer onde estão as botas de gravidade???
    Obrigado

    • 26/04/2009

      Você já pegou a Soul of Bat na Biblioteca? Se sim, vá até o relógio no centro do castelo onde você encontrou a Maria pela primeira vez. Tem duas estátuas – cada uma com um caminho – e um espaço no meio,certo? Transforme-se em morcego e vá para esse caminho do meio. Você dá numa sala meio “compridinha” com vários itens. Na direita dessa sala estão as Gravity Boots. ;)
      Você sabe como usa? Pra baixo, pra cima e pulo! ;)
      Até mais =**

  49. 29/04/2009

    Castlevania: Symphony of the Night.

    Eu era muleque na época que vi esse jogo pela primeira vez. Foi numa locadora de video-game xD

    Fiquei assistindo fascinado o cara jogando… Quando acabou o tempo dele, fui correndo pra casa (correndo MESMO) pra pegar dinheiro pra jogar xD

    O jogo tinha acabado de sair. (1997) Era a versão japonesa ainda. (Nocurne in the Moonlight)
    Esse jogo entreteu eu e meus colegas por um bom tempo. Discutíamos bastante sobre o jogo. Era uma febre.

    Como era a versão japonesa, conseguimos ir para o castelo invertido usando um bug antes que descobríssemos o jeito convencional… a gente nunca ia imaginar que tinha que equipar o Gold e Silver rings no relógio xD

    Hoje, mais de uma década depois ainda jogo esse jogo.

    Fiz um “sitezinho” a respeito dele: http://deixadilson.awardspace.com.br/sotn

    Engraçado, esse tópico foi criado no dia do meu aniversário xD
    Uma comunidade do Orkut sobre esse jogo também foi criada num 9 de fevereiro. Era a comunidade sobre Castlevania que possuía mais membros. O dono dela era um gringo, daí ele sumiu e virou bagunça :P
    Hoje a que tem mais membros é uma que sou moderador ^^

    Enfim… Esse jogo faz parte da minha vida…

  50. Lucas
    19/05/2009

    sempre achei esse jogo muito show, mais agora estou achando muitos mais truques e estou tentando juntar todos, pq nas revistas fala q o maximo de % é 250, eu estou tentando passar desse % (por muito),

    achei o catlevania de ps2, ridiculo perto ( perto do simphony of night); em vez deles tentar inovar, seria melhor tentar dar continuaçao, apenas melhorando a imagens ou não…

    vocês não achão ?

  51. 05/06/2009

    eu ja zeri todas as series castlevania castlevania as unicas que eu nao zerei para game cube,wii,xbox360 e ds

  52. brunotio
    13/06/2009

    Melhor Cas. que eu joguei na vida, lóooooogico depois do RoB!

    oBSERVAÇAO: eu ainda tenho um SNES com o cartucho da versao tosca DRACULA X.

    Eu tenho as duas versoes do SoTN: Japa and USA.

    Na japa, os dialogos, sao mais sombrios, os dubladores colocaram uma carga emotiva bem maior (nao confunda com EMO-tiva, eu disse EMOTIVA = dramática do ponto de vista literário mesmo!)

    (Ei, eu faço letras, o que voce queria? ^^)

    E, na versao americana, a dublagem ficou muuuito boa tambem, apesar de parecer meio “filme de bang-bang anos 50″mas tudo bem.

    Enfim… foi o primeirultimo jogo do play one antes da minha fase Residenteviriana de viver….

    Mas guardo com muito carinho.

    PS: a versao americana ainda funciona no meu velho play 1.
    a versao japonesa nao funciona mais, (tambem pudera!) dados os arranhoes e crateras na superficie do disco, mas eu nao dou (Ai!), nao alugo, nao empresto, nem coloco na prateleira pra mostruario.

    PS II: ambos CDs sao originais… (OMG)

    Agradeço a voce de joelhos pelo otimo post in memorian de Cas. SoTN.

    Amém.

    Bjo.

  53. Lucas Haas
    21/06/2009

    Nossa, que massa, parabéns pelo artigo! De fato, Castlevania foi mesmo um dos melhores games da série, é meu preferido. Jogar tudo de novo com o castelo de ponta cabeça é animal! =P

  54. Victor Hugo
    29/07/2009

    ARMAS ORIGINAIS DE ALUCARD:
    Alucard Sword – Abandoned Mine
    (no lugar onde estava o Demon Card no primeiro castelo)

    Alucard Shield – Underground Caverns
    (no lugar onde estava o relic Merman Statue no primeiro castelo)

    Alucard Mail – Olrox s Quarters
    (Logo acima da sala do save)

    Dragon Helm – Clock Tower
    (no lugar onde você pegou o Fire of Bat , em uma salinha no canto inferior esquerdo)

    Twilight Cloak – Royal Chapel
    (no final do corredor de espinhos, onde você pegou o Silver Ring )

    Necklace of J – Catacombs
    (sala secreta mais ou menos no centro do cenário)

    Espero que tenha ajudado até

  55. mr.fic
    31/07/2009

    essse jogoo e um dos melhores de play 1
    ;D

  56. K-karlos
    12/08/2009

    O jogo tem familiares novos, mas alguém sabe se a versão do PSP (que é bem próxima do saturn) tem o save game no inviio do castelo ali na escotilha e o underground garden???

  57. Matheus
    16/08/2009

    cara eu to jogando esse castlevania… to em 95,4% do jogo completo… ta faltando eu abri umas partes do map mas nun sei como faço pra abri… =/
    uma porta ki tem espinhos ki tem ki i transformado em morcego dps transforma em névoa de novo pra pode passa por uma grade… ai tem uma porta ki fik brilhando com uma cor azul… nun sei como abro ela… si alguém souber… mi ajuda aew… si precisarem de alguma ajuda ki eu saiba como abrir eu ajudo tbm… =] vlw…

    • 16/08/2009

      Pra passar por esse corredor de espinhos, você tem que ter a armadura que os quebra, e você pode encontrá-lo nas Catacumbas (ou Catacombs).Você deve ter passado por lá já e ter visto uma sala totalmente escura, não? Se não, vai tudo para a direita e em uma sala que tiver uns slimes verdes, um grandão com alguns dentes e mais alguns inimigos, tem uma porta no lado superior direito dessa sala: é a entrada pro caminho escuro.
      Se você pegou o Eco do Morcego que consiga iluminar o caminho, ÓTIMO! Se não, você pode passar como névoa, mas tomando cuidado pra sua mana não acabar.
      Pra saber se a névoa está se movimentando é só prestar atenção se ela está meio “esticada”. Se não, tente ir pra cima e pra baixo e sempre pra direita, até encontar um chão cinza. Você volta à sua forma original e a sala finalmente se ilumina e segue pela passagem à direita e encontra a armadura. A equipe e sai da sala normalmente, que os espinhos serão quebrados. Aí você pode voltar lá Capela, passa pela porta azul e vai pegar a Silver Ring. Se você já tiver a Gold Ring, é só equipá-las e ir para a sala que tem o relógio enorme, e o chão abrirá. ^.~
      Espero ter ajudado ^^

  58. betinho
    23/08/2009

    eu fiz 456 porcento nesse jogo ruim de nome castlevania

  59. Mestre dos Mestres
    25/08/2009

    Infelizmente …… Sinto informar… mas sou o melhor jogador de Castlevania SOTN
    Fiz exatamente 492,30 % ……
    Sem usar Game Shark…..
    Mas também com mais de 300 horas de jogo….
    quem quiser que eu ensine algumas bugs é só postar aqui mesmo suas dúvidas……….
    até outro dia… flw pro ceis…

  60. junior maniusis
    13/09/2009

    putzz..
    castlevania e o melhor jogo serei com 300% foi fd’s o melhor

  61. 19/09/2009

    200.6….ahh… :)

  62. Guilherme
    25/09/2009

    O Castlevania: Symphony of the Night Do Sega Saturn é Melhor que o Do Playstation one,pois tem fases a mais e também tem 3 finais diferentes……
    eu tive o privilégio de zerar as duas versões dos dois consoles
    Muita viagem…., pois esse é sem dúvida o Melhor game que já existiu ou ainda vá existir.
    Só quem jogou sabe como é a tensão, o medo, os calafrios,a ansiedade, de até ir dormir pensando no Game e para os mais viciados até sonhar com o jogo!rsrs(o Meu caso)
    Em outras palavras é o melhor game que eu e outras pessoas já jogaram.
    Os Games de hoje em dia são apenas lixo ou briga de empressas para ver quem vai fazer o “melhor Gráfico” e o jogo muitas vezes sai um lixo!
    Boa mesmo era a época do Psx ou a do Sega Saturn!!!!
    Bons tempos que não voltam mais…..
    Ahh Que saudade……..

  63. Guilherme
    26/09/2009

    último comentário!
    os meus 5 Games favoritos!(acho que também de uma boa parte dos Amantes de Games)

    1- Castlevania: Symphony of the Night
    2- Resindent Evil Série Completa(exclusivamente o 3)
    3- Parasite Evil 2
    4- Silent Hill
    5- Dino Crises Série Completa

    Esses Games para mim são os Clássicos do Psx!
    Concerteza estão sempre entre os 10 mais de qualquer lista de games!!

  64. Guilherme
    26/09/2009

    Postei os 5 games preferidos por mim
    Mais é claro que tenho outros games que eu também amo!
    que fizeram parte da minha infância!
    E serão inesquecíveis!!!
    Postem os seus 5 Games preferidos!

    • 26/09/2009

      Viixx… postar os 5 games favoritos??
      Isso aqui tá com cara de tópico do orkut???Eeeeita nóis!!!
      xD

      • tina
        05/10/2009

        oi clarice poderia me disser onde achar todos os familiares do castlevania symplony of the night. e onde eu acho o sword brothers eu so concegui achar 4 familiares a fada o bat o demom e o ghost estou jogando no phay 1

  65. Guilherme
    03/10/2009

    RSrsrs
    é mesmo, boa observação…….
    Mais acho que esse espaço é para quem ama Castlevania Symphony of the Night e Games.
    Aiii
    vocês Ouviram falar que estão rodando o Filme De Castlevania?
    Se alguém tiver alguma informação compartilhe com o pessoal aqui!

  66. Guilherme
    04/10/2009

    Hey Clarice!
    Obrigado Pelo Site!!
    Estava atrás de notícias sobre o Castlevania!
    Obrigado mais uma vez!
    Fui…..

  67. tina
    05/10/2009

    oi gostaria de saber qual é o jeito mais rapido de se ganhar dinheiro para comprar o duplicador .

  68. 05/10/2009

    Guilherme
    O Familiar que tá faltando pra vc é o Sword Familiar.
    É o que o item que o pessoal mais tem dificulade pra achar :P
    Ele tá numa passagem secreta em Olrox’s Quarters, no corredor que leva a Royal Chapel. Essa passagem tem que ser aberta no teto, como as outras passagens do jogo, na base da violência mermo.

    Tina
    O jeito mais rápido de ganhar dinheiro é fazendo um glitch pra multiplicar anéis.
    Você precisa ter o Sword Familiar que falei pro gulherme aí em cima :P
    Daí você vai na biblioteca (ou livraria se preferir :P), entra na lojinha do velho e faz a magia do Sword Familiar (Sword Brothers). Depois fala com o velhim, entra na opção “SELL GEM” e aperta Start. Você vai poder abrir o inventário enquanto estiver falando com o velho por causa dum bug ativado pela magia da espada. Aí vc equipa um anel, de preferência um diamante. Depois vc vende todos os anéis do tipo que você equipou. Daí, quando vc olhar o inventário de novo, devem ter 255 do anel lá ^^
    Antes de fazer a primeira vez, é bom dar uma salvada, pq se vender os diamantes todos e não funcionar fica ralado de conseguir outro… ou então tenta com zircon :P

    Qualquer outra dúvida dá uma olhada no meu site, só cricá no meu nick aí! :D

    • tina
      07/10/2009

      deixadilson eu achei o familiar sword .mais nao achei a sword brothers e nao consigo dar a magia pode me achudar
      a outra coisa eu nao tenho mais o cartao da bliblioteca e estou no segundo castelo como acho um para poder voltar no primeiro castelo e como consigo sair do castelo .

      e no começo do jogo quando o portao se fecha aquela abertura no chao como se abre eu ja tentei e ano consigo estou jogando no psone

  69. 05/10/2009

    HAUahUaHuaH!
    As duas perguntas foi a tina q fez né? ^^
    Pow, num percebi q tinha colocado tanta língua pra fora…
    E cada vez q eu posto o meu avatá é um bixo mais feio, quem foi q desenhou essas coisa horrorosa? xD

  70. Alguém
    23/10/2009

    Quando era criança, morria de medo de jogar Castlevania rsrs.

  71. MARCELO
    17/11/2009

    QUANDO EU TINHA 10 ANOS EU JOGAVA CSOTN EU E A MINHA IRMÃ MAS NOS NUNCA CONSEGUIA PASSAR DE OUTER WALL, ESSA PARTE EU FICAVA RODADO.. AE O TEMPO FOI PASSANDO AE EU DESSISTI DE JOGA ..AE AGORA COM 17 ANOS EU LENBREI DESSE JOGO AE QUE SABER EU VOU E ATRAS DESSE JOGO, AE EU FUI ATRAS E ENCONTREI POW EU FIQUEI EMOCIONADO POR TELO OUTRA VEZ, AE EU COLOQUEI NA CABEÇA QUE AGORA EU SERO AE FOI INDO JOGANDO PENSANDO DIREITO ATE QUE PASSEI DE OUTER WALL ATE SERA MAS NUNCA ENCONTREI O FAMILIAR ESPADA, AE FICO O MELHOR JOGO DE TODA A MINHA VIDA

  72. Wallazão
    20/11/2009

    eu odeio esses noobs que ñ sabem jogar vao ver se arrumam algo melhor…^^

    HUAshuHSAUshUHsUsHUHSUhUHuHUShushs

    xD

  73. ayrton
    21/11/2009

    aiiiiii eu to gostando do castle aiii to amandoooo u.u muito bom

  74. binho
    21/11/2009

    olha eu ja fexei o jogo umas 5 vezes ja descobri tudo que tem no jogo so que eu vi ums video na internet que mostra um devil card aquele demoniozinho que fica voando atras de vc com uma arminha na mao eu vi um video que ele usava tipo de uma mascara nao sei se era eventado ou era algum tipo de bug ou game shark mais se alguem sei lha descobriu como pega ou e eu que sou loco me me manda msg no msn [email protected] se quiser uma ajuda tbm eu sei de tudo menos iso e claro se alguem poder ajudar eu ficaria satisfeito

  75. chrystopher
    02/12/2009

    do contrario de todos os comentários sobre a musica final do castlevania SOTN, ela é totalmente o oposto que deveria passar.
    realmente eu consegui terminar com porcentagem incrível de 209.4% sem códigos vi todos os finais que contem no jogo, porém, uma coisa me entusiasma, o “quinto final”, ja vi muitos comentários, mas, não acredito em nenhum.
    as próximas pessoas que passarem por esse site, deixe a sua porcentagem, por favor.

    vlw

  76. 02/12/2009

    Eu tenho 359,6% :P

    O jogo são 5 finais sim…

    1º Alucard mata o pobi do Richter sem pegar o Holy Glasses :(
    2º Alucard mata o pobi do Richter mesmo tendo Holy Glasses. (Aff)
    3º Alucard mata o Drácula com menos de 196%
    4º Alucard mata o drácula com mais de 196%
    5º Richter mata o Shaft :P

    Mas tem uma faixa de áudio de um suposo 6º final no CD… Mas é só o Áudio mesmo… O mais estranho é q se deram o trabalho de traduzir para o inglês o_O

    Binho: O outro familiar capetinha é só na versão japa!

  77. alex sandro rocha junior
    02/03/2010

    muito baum d +++++++++ !!! muito masaaaaaaa!!!!! o melhor jogo q eu ja joguei na minha vida !!!!!

  78. alex sandro rocha junior
    02/03/2010

    muito baum !!!!! o melhor jogo q eu ja joguei na minha vida !!!!
    o jogo é nota ++++++ do q ++++++ !!!!!!!

  79. alex sandro rocha junior
    02/03/2010

    galera eu quero baixa esse jogo no meu pc !!! e no ps1 eu ñ canso de joga esse jogo ja zerei umas10 vezes !!!!!!!

  80. 13/03/2010

    esse jogo mudou a minha vida adoro esse jogo

    o melhor jogo do mundo

  81. 05/04/2010

    eaí, coe ,blz, não se engane em “castle keep” richter está amaudissoado pelo “sharf” (“shafr” sei lá)e para isso vc precisa de ir na caverna de baixo do “marble garely” {precionando o botão onde tem uma porta azul, entra néla [a unica de “marble garely”] e aí, aqueles negossos rosas [tipo uma peça de quebra cabeça (aquele que vc monta a figura)] e aí, [só chato com o “e aí,”] ela vai se abir} aí, vá para uma cachoeira vira “mursegu”[morsego(brincando)] e siga em frente aperta o botão e um cara de um barril de fogo ele o está sigurando o barril de fogo e ele vai soutar e vai espludir a tábua de madeira (fassa o meismo na primeira tábua que vc encontrou para ir até a cahoeira) ou então retorne até achar uma outra tábua de madeira e aí tera outro cara desse eespera ele ficar perto da tábua de madeira ele vai-a espludi-lá e ai ta a passagem para a “abandoned mine” e por ai dessendooooo vc vi para “cataconbs” e la no labirinto de enpinhos passando por lá vai achar uma armadura que quebra espinhos.È so seguir para “royal chapel” onde tem uma passagem de espinhos, só passar com a armadura e terá um troço azul tipo um anel. retorne a cavernae quando desser vire morcego e vai para a sala da direita, siga em frente e lá verá um “save pointe” azul e salve lá e encontrara sua mãe “lisa” e quando terminar a comversa derrote “sucubus” e éla dará um outro anél so que vermelho, junte-os e vá para o relógio onde se abrirá a passagem para baixo e maria o dara um óculos e se usar em richter vai ver uma bola verde, quebre-o e terá a passagem para um outro castelo só que ele está invertido e irar ver que richter não é o chefão final e por isso não zerará o jogo bye, bye.

  82. 05/04/2010

    Olha só que bacana!
    m detonado em poucas linhas e poucos erros de português! :D

  83. Rachel
    09/05/2010

    Melhor jogo que já joguei na minha vida. Depois dele, vem tomb rider e seguidamente, God of War.

  84. Lestat
    08/06/2010

    Esse jogo fiz questão de zerar a versão japonesa (que tem dois aliados a mais que a versão americana, um demônio extra e uma fada extra) e, logicamente, a versão americana. Jogo supremo, o melhor de todos.

  85. chrys
    23/07/2010

    POXA
    N LI TODOS OS COMENTARIOS,
    MAS VI MUITOS CRITICANDO A MUSICA “I AM THE WIND”
    A MUSICA NUM TM NADA V COM O JOGO
    MAS EH MUITO BOA S
    EU GOSTEI
    XD

    O JOGO EM SI EH MUITO DEZ
    SEM DUVIDAH MEU FAVORITO
    MAS QEM PUDER
    JOGA O “HARMONIE OF DISSONANCE”
    E O “ARIA OF SORROW”, PRA QEM TM SAUDADES DO ALUCARD
    VCS NUM INTENDERÃO NO COMEÇO
    MAS SE JOGAREM
    E OLHAREM SOBRE A HISTORIA DO JOGO VÃO SABER DO Q TO FLANDO

    AT +

  86. 24/07/2010

    amo este game acho eles um dos melhores!!

  87. Iago
    29/08/2010

    castlevania: symphony of the night melhoro dos melhores os caras deveriam fazer a mesma versao do game para as plataformas mas modernas…

  88. ayrton
    10/10/2010

    ai eu nao consigo achar a outra partes do castelo e naum consigo achar o soul of bat meu ajudem por favor!!!

  89. Diego
    27/10/2010

    Baixei o emulador EPSXE 1.7.0 e consquentemente o Castlevania SOTN e não consigo realizar no PC a magia do Shiel Rold + qualquer escudo, como eu faço

  90. Richard Belmont
    02/11/2010

    zerei ele com 99,67 sem tutorial =D eu amo a música desse jogo o cenário TUDOOOOOOO !!!!

  91. Diego
    05/11/2010

    Baixei o emulador EPSXE 1.7.0 e consquentemente o Castlevania SOTN e não consigo realizar no PC a magia do Shiel Rold + qualquer escudo, como eu faço e pior como eu sei que eu tenho o Shield Rold ou onde eu consigo pega-lo URGENTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!! to ficando louco

    • 06/11/2010

      A magia do Shield rod é feita pressionando simultaneamente quadrado e círculo. Apesar de esta ser a forma correta, tem gente que segura o círculo e pressiona duas vezes o quadrado e funciona do mesmo jeito.

      A Shield rod se encontra em Colosseum, na sala que tem um Armor Lord, Blade Soldiers, Bone Muskets e também uma sacola de $1000!

      É isso aí! Espero ter respondido sua pergunta urgentíssima!
      Qualquer outra dúvida, clica no meu nick. ^^

  92. gabriel
    09/11/2010

    no segundo castelo tem um galpao fechado que nem no primeiro entao como abrir ?
    pq eh diferente do primeiro
    responda ou deixe resposta

  93. gabriel
    09/11/2010

    como fazer todos os bugs do castelo?

  94. thalles
    27/05/2011

    um dos melhores jogos de ps1
    massa d+
    ja zerei so com 89% mais comecei dinovo
    do 0, e vo zero ate a maior porcentagem q tiver

  95. 06/06/2011

    nossa o melhor jogo qe ja joguei na vida antes de resident evil 4

  96. Hélio
    25/06/2011

    Jogando SOTN aqui de novo. Q game! *-*

  97. 15/09/2011

    esse jogo eo maximo cara

  98. 15/09/2011

    esse jogoeo melhor q eu joguei

  99. Raul Monteiro
    21/11/2011

    vc mandou bem viu menina

  100. Cecilio
    17/02/2012

    Até hoje eu jogo!!!

  101. Rodrigo
    05/06/2012

    Pra mim é o melhor jogo da serie Castlevania! Prova disso são os elogios feitos por vocês e a busca incessante da Konami em fazer um jogo que supere castlevania symphony of the night e um personagem cativante como Alucard coisa que, na minha opinião, ela não vai conseguir. Sempre achei que a Konami deveria rever seus conceitos e transformar o Alucard em protagonista da serie devido a sua infinidade de possíveis poderes e compatibilidades com o Drácula, mas com a vinda do PS3, resolveram refazer toda a serie com o fraco e confuso Lords of Shadow que não entra em nenhuma parte da cronologia original da serie. Vão dar prosseguimento a ela e parece que algumas falhas na história vão ser corrigidas (assim espero) para a alegria de todos. O trailer ficou muito bom e vale a pena conferir.

  102. 15/09/2012

    porr* eu tenho so 11 anos mas aos 7 eu era foda nesse jogo pena que eu dei meu psone para meu primo e ele o quebrou dei varios jogos para ele e no meio esta o castlevania simphony of the night ele vendeu todinho quase matei ele de porrada quando ele fez isso porr*

  103. André
    13/01/2013

    olá meu amigos e fãs desse CLASSICO de cond dracula Castlevania o MELHOR jogo do PS1 em mapas, aventuras, disafios historia, musica em fim fiz 215,08 % de conclusão de mapa… eu amo esse jogo !!! faz muitos anos que não jogo e ainda tenho meu memori Card gravado com meu salve… queria que houve -se uma versão desse jogo para Computador claro com os graficos melhorados… em fim… FOI E SEMPRE SERA O MELHOR !!!

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.