Case ‘Believe’ ganha ouro em Cannes 2008

Tags: Halo 3 cannes ; Halo 3 believe case ; Halo 3 believe ca

Por Carla Rodrigues

 

O auge da premiação publicitária ocorre uma vez por ano em Cannes, onde os melhores da propaganda são premiados com estatuetas de leões nas categorias bronze, prata e ouro. O ganhador de “melhor campanha integrada”, que significa uma campanha composta por várias ações, foi o case de Halo 3, ‘Believe’ da agência MaCann Erickson de São Francisco (EUA).

 

O vídeo abaixo é um documentário de todo processo de criação da campanha. O narrador começa explicando qual foi o objetivo que a agência precisava atingir: “Nos pediram para que as pessoas que não gostavam de Halo, não davam importância para Halo ou não conheciam Halo, comprassem o Halo 3. (…) Então nós mudamos a pergunta “Como você vende um videogame?” para “Como você honra um herói?”

 

A meta foi focar na história do jogo e do protagonista ao invés de vender simplesmente mais um jogo de guerra. As pessoas podem não se interessar por um jogo de tiro, mas quando a campanha deu um toque mais pessoal para Halo 3, mostrando a história dos personagens, o jogo passou a ser mais do que uma caixinha com um disco dentro para se tornar uma história – lembrem-se de que a campanha foi voltada para um público que não gosta ou conhece a série.

 

 

 

A partir dessa pergunta foi criado um museu fictício, intitulado Museum of Humanity, para homenagear os combatentes da batalha de Halo 3, e mais do que isso, celebrar a vitória da raça humana que escapou de sua dizimação. A principal peça do museu é uma maquete de absurdos 365 metros quadrados que reproduz o campo de batalha. O comercial para televisão e cinema foi produzido com imagens dessa maquete.

 

[youtube= http://www.youtube.com/watch?v=zKG1nvV1Wnc]

 

O próximo passo da agência foi disponibilizar um “tour virtual” sobre a maquete no site oficial do Halo para que o visitante pudesse conferir de perto como foi a batalha e interagir com a cena. É um tour fantástico, onde você comanda a câmera através do mouse ou do teclado e pode tirar screenshots enquanto fica boquiaberto com a perfeição dos detalhes. Ao passar por inimigos, armas e combatentes, o vídeo te dá a opção de aprender sobre tudo que é visto na maquete, e você pode ver a figura em um ângulo de 360º, além de obter informações.

 

Também era possível aprender fatos sobre os inimigos e os combates através de testemunhos de em combatentes da guerra. Os vídeos dos supostos veteranos de Halo 3 se tornaram uma das principais fases da campanha. Eles eram lançados com intervalos de alguns dias entre um e outro e diariamente as pessoas visitavam os sites pedindo mais conteúdo, o que garantiu ao site milhões de acessos diários.

 

Os veteranos descreviam como eram os combates, quais eram suas funções no campo de batalha e como Master Chief era um líder que nunca perdia as esperanças. São vídeos fantásticos, carregados de emoção e extremamente bem produzidos.

 

Testemonial: Enemy Weapon

 

Testemonial: Being Hunted

 

Testemonial: Gravesite

 

 

Um documentário de quatro minutos foi produzido falando sobre a construção do monumento exposto no museu para dar um ar mais real ainda à campanha. O documentário mostra como todos os envolvidos na batalha haviam tido seus rostos digitalmente scanneados, através de dados armazenados do governo, e como os bonecos dos inimigos foram moldados através dos cadáveres achados no campo de batalha.

 

Também é mostrado que o cenário da maquete foi inteiramente desenvolvido em cima de plantas das estruturas reais que foram destruídas durante a guerra. A narrativa é extremamente emotiva e mostra como no dia da batalha a raça humana escapou por pouco da sua extinção, já que os inimigos eram mais poderosos, possuíam mais armas e estavam em maioria, mas um homem não deixava a esperança esvair: Master Chief.

 

[youtube= http://www.youtube.com/watch?v=P0TZZlv-biI]

 

Depois disso, as pessoas passaram a ver Halo 3 como uma história, onde havia ação, emoção e batalhas intensas pela sobrevivência humana e Master Chief era o grande herói por trás de tudo isso. Para homenagear o herói, foram espalhadas diversas ações por várias cidades do mundo. Uma exposição fotográfica sobre a guerra, disponível no site e em algumas localidades onde era possível ver pessoalmente, murais em paredes de ruas, placas comemorativas, selos de correspondência, tudo para homenagear Master Chief.

 

 

 

O mostruário de fotografias online conta a história de Jake Courage (2503-2552), um fotógrafo de guerra que documentou as imagens que percorreram vários lugares do mundo contanto a guerra de Halo 3, e também mostra as últimas imagens do herói Master Chief.

 

 

 

 

 

Eu poderia colocar todas as fotos do acervo em uma galeria aqui, mas as legendas e os nomes de cada foto são incríveis, e vale muito mais a pena ver no próprio site.

 

Os vídeos tiveram mais de 40 milhões de acessos antes do lançamento do jogo, e blogs e sites mostravam uma resposta muito boa. Pessoas que nem conheciam o jogo estavam comentando a respeito, e outras pessoas começaram a fazer seus próprios monumentos em homenagem ao herói. Halo 3 teve o maior número de pré-vendas já registrado até hoje, e no seu primeiro dia de vendas alcançou U$170 milhões, ultrapassando campeões de bilheteria como Spider-Man 3, fato que na época, colocou o jogo como sendo o maior lançamento na indústria do entretenimento, não somente no setor de videogames (esse título pertence atualmente ao GTA IV).

 

“Halo 3 havia se tornado mais do que um jogo. Ele se tornou um fenômeno cultural mundial. Tudo que as pessoas precisavam fazer, era acreditar”.

Carla Rodrigues
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11 Comentários em "Case ‘Believe’ ganha ouro em Cannes 2008"
  1. 09/09/2008

    Foi uma das matérias mais legais que li aqui no GoW. Parabéns, Carlinha!

    Eu estou praticamente acreditando. É uma pena não termos algo do tipo aqui no Brasil, mas tenho fé que isso mude muito em breve, com o sucesso dos consoles atuais.

    Conferi algumas imagens no site e realmente, cada uma é mais impressionante que a outra. É de deixar a gente de boca aberta. Você acredita que houve mesmo uma guerra, é outro mundo, não sei explicar. Todo o prêmio foi merecido.

    Enfim, beijos e parabéns pela excelente matéria.

  2. Darth
    09/09/2008

    oWWWWWWWW legal

    não sabia d tudo isso.

    vou ver com certeza.

  3. 09/09/2008

    Eu sou fan de Halo, desde o primeiro para o Xbocão. Essa campanha foi fantástica mesmo.

    O universo Halo é muito rico e merece novos jogos, eu estou esperando por eles. ;-)

  4. Ric
    09/09/2008

    Microsoft tem o cheat do dinheiro infinito. Isso unido a uma boa equipe criativa, só pode gerar prêmios mesmo.

  5. geraldofigueras
    09/09/2008

    Carlinha showing whose milkshake brings the boys back to the yard.

    E a campanha? Tudo que eu disser além de “merecido” será redundante, então eu fico por aqui mesmo.

  6. Wellington Ramos
    10/09/2008

    Uauuuuu

    Eu também não sabia de tudoooo isso da campanha de marketing do Halo 3… show de bola
    Assim vou comprar um 360 meninas XD

  7. geraldofigueras
    10/09/2008

    “Assim vou comprar um 360 meninas XD”

    Quem tinha que sair em meio aos louros de Cannes é a Carla. Pra mim, faz parte do marketing agressivo da Microsoft a contratação da guria para recitar odes inspiradas no 360 hehehe

  8. 10/09/2008

    Bem, na real, a campanha publicitária do Halo 3 – mesmo aquelas peças mais simples, com o slogan falando sobre “terminar a batalha” foi o que me motivou à jogar Halo 3.

    Excelente post, Carlinha!!!

  9. 29/09/2008

    […] A Microsoft estreou a nova campanha do Xbox 360 no Reino Unido semana passada, segundo eles é o maior investimento em marketing que a marca já realizou. A campanha intitulada “Live your moment” foi desenvolvida pela agência McCann Erickson, a mesma que ganhou o leão de ouro em Cannes esse ano pelo case da campanha de Halo 3, Believe. […]

  10. 09/12/2008

    […] Cobra e a moto de Starcraft nave Vulture. Os soldados do projeto Spartan, de onde surgirá o herói Master Chief, aparecem mas não são indestrutíveis como na série principal. Suas armaduras são protótipos […]

  11. 18/10/2010

    […] da série, que é o carro chefe do console, e já ganhou até um prêmio em Cannes pelo case de Halo 3. Dessa vez a campanha propôs  aos jogadores que construíssem um monumento de luz em homenagem ao […]

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