Bioware está de olho em Skyrim para produzir Dragon Age 3

Tags: Bethesda, BioWare, Dragon Age 2, Dragon Age 3, Dragon Age II, Dragon Age III, Dragon Age Origins, Ray Mizuka, Skyrim, The Elder Scrolls V Skyrim

Dragon Age Origins foi épico (Morrigan te amo! Sua evil!) e há até hoje os que gostaram e os que odiaram Dragon Age 2. Eu, particularmente, não achei tão horroroso assim. Mas para não me alongar muito nessa discussão aqui, leiam o comparativo que fiz entre esses dois títulos.

Continuando o tema do post, para desenvolver o terceiro título da série Dragon Age, a BioWare já afirmou que está de olhos abertos e absorvendo tudo o que for de interessante em The Elder Scrolls V: Skyrim (escute a análise do game aqui), novo arrasa-quarteirão de vida social da Bethesda – desenvolvedora de toda a série The Elder Scrolls.

Ray Mizuka

Ray Mizuka

Ray Mizuka, co-fundador da BioWare, disse em entrevista ao site Wired que “Dragon Age 3 terá as melhores características dos jogos da série ‘Dragon Age’, mas também terá coisas que os jogadores vão reconhecer de outros títulos que já estão disponíveis e fizeram bom uso do sentimento de mundo aberto. Estamos observando ‘Skyrim’ de perto, gostamos dele e somos grandes admiradores da Bethesda e do jogo”, afirmou Mizuka.

Apesar de já ter sido citado pela Bioware em várias oportunidades, nada de concreto ainda foi mostrado sobre o terceiro Dragon Age. A única coisa que se sabe é que o título já está em desenvolvimento.

Particularmente, adoro essa busca por referências que algumas desenvolvedoras de games fazem e, mais interessante ainda, é legal uma grande desenvolvedora admitir que tem um jogo da concorrente como referência, inclusive elogiando a mesma, e não apenas se apropriando da ideia (como se fosse dela) sem ao menos admitir que se inspirou em outro jogo. Quem já não viu isso acontecer por aí?

Pontos para BioWare que soube reconhecer o mérito de outra produtora e pontos para Bethesda que está servindo como referência. Estou ansiosa por Dragon Age 3. Sendo uma titica ou não o jogo, vou testá-lo com certeza, pois acredito na competência da BioWare em produzir ótimos títulos.

Vivi Werneck
Share on Tumblr
Feed do Post
64 Comentários em "Bioware está de olho em Skyrim para produzir Dragon Age 3"
  1. @bielnb
    28/12/2011

    Lembrei do Kojima, que mandava o pessoal jogar Gears of War quando as idéias não o agradavam…

  2. Higor APA
    28/12/2011

    DA é um titulo excelente por si so, não é necessário ficar imitando outros titulos de sucesso. Gostei muito da engine de combate do DA2 a historia que pecou um pouco ficou presa nessa disputa chata entre templarios e magos. Acredito que DA3 vai ser foda!

  3. Lucas PMTL
    28/12/2011

    DA2 melhorou o combate e os diálogos (que passam muito mais naturalidade), o resto ficou ruim. Se eles colocarem tudo de bom que tem na série num mundo como o de Skyrim será um grande jogo. De qualquer forma, jogarei o 3 independentemente de como fique.

  4. Thyago
    28/12/2011

    Caramba EA, pq vc nao para de querer chupinar os outros e tenta dar identidade própria aos seus games?

    Sério, vários games da EA sofrem com isso, da mania dela de ficar se comparando com outros games, em vez de procurar melhorar e de confiar na sua equipe criativa, eles vivem dessa de ver outros fazerem as coisas e copiar descaradamente se der certo.

    Eles são uns preguiçosos que tentam arrancar cada centavo seu (é uma piada Dragon Age Origins ter sidequests disponíveis sendo anunciadas dentro do próprio game), e até mesmo prejudicam games em desenvolvimento se eles “não vendem tão bem quanto outros jogos”. Um exemplo disso? Quase que Dead Space 3 ia sendo cancelado pelo simples fato dele ter vendido menos que Uncharted 2. Veja bem, ele deu lucro pra empresa, teve vendas expressivas, teve um relativo sucesso de critica e publico (tou jogando ele aqui, o game é realmente bom) e AINDA ASSIM quase é cancelado.

    EA, aprenda a ter identidade própria e deixe de ser o perdedor que ica querendo copiar as crianças legais do pátio do colégio.

    • Juliano
      28/12/2011

      Tem toda razão

      • leandro(leon belmont) alves
        28/12/2011

        esse Thyago tá é certo. escroto e sensato ao mesmo tempo, sou seu fã cara

  5. Thiago (Spectrumframer)
    28/12/2011

    É a Beth fazendo escola! De novo :-)
    Vale lembrar que Oblivion ditou tendências não só em RPGs, mas nos jogos em geral. É mto provável que Skyrim repita isso.
    Qse não joguei o DA1, mas DA2 tinha muita personalidade. Acho q ao invés de mundo aberto, eles deveriam se focar em dar mais opções de causa e consequência e uma trama ainda mais intrincada, pq acho esse o grande destaque da série. Mas gostei pra caramba de DA e acho q deve ficar ótimo, independente do foco que decidirem dar pra franquia.

  6. leandro(leon belmont) alves
    28/12/2011

    sinceramente acho bom que o novo DA pegue um pouco(espero que não chegue a imitar) do game Skyrim e ponha nesse lançamento futuro. mas prefiro esperar o novo Fallout que dizem que vai ser uma cópia apocalipta de Elder Scrolls V. vamos ver se vai prestar isso aí no futuro.

  7. Eduardo (DUdu)
    28/12/2011

    Sinceramente, DA2 evolui muito nos quesitos já citados acima batalha e dialogo, mas pecou em historia e personagens cativantes, faltaram personagens que nem a Morrigan, mas não foi um fracasso o DA2, acho que não precisa se inspira Skyrim, talvez para melhora em alguns aspectos sim, mas bastava pegarem os pontos fortes do DA1 (historia e personagens) e DA2 (grafico e batalha,dialogos) para fazerem um DA3 que ficaria perfeito sem precisa se inspira em mais nenhum jogo. Se tem medo da historia, faça uma continuação direta do DA1 que deixou varios ganchos mal aproveitados no 2 e continua com Graficos, jogabilidade bons do DA2 que ficaria perfeito.

  8. Eduardo (DUdu)
    28/12/2011

    Confesso que pensei no primeiro trailer do DA2 que era o filho Morrigan crescido com magia de sangue e tudo fiquei louco para joga, para sana minha dúvida, afinal o que aconteceu com a Morrigan depois que ela atravessou o espelho? DAE foi anunciado no DA2 expansão com a Morrigan, mas que no fim era com outro, ficou a Duvida afinal que Diabos aconteceu com a Morrigan? será que teremos uma resposta no DA3 ou deixaram passa a duvida no 3, para no 4 apresentarem o filho dela já crescido. Pergunta que não se cala, afinal o que aconteceu com a Morrigan??Pergunta e mais perguntas sem resposta aff….

    • Vivi Werneck
      28/12/2011

      “Confesso que pensei no primeiro trailer do DA2 que era o filho Morrigan crescido com magia de sangue”

      Acho que todo mundo pensou nisso no início. Até eu! rs XD

    • 29/12/2011

      Então Eduardo,
      Vou dar Spoiler aqui mas provavelmente voce não tenha percebido ou voce apertou o botão para pular a cena, a Morrigan morre nego, infelizmente, e como jogo no note tenho a grande vantagem de jogar em legenda portugues, pois não perco nenhuma , da estoria =) desculpe se isso te magoou, mais assim como fiquei chateado tambem, temos que entender…

    • Higor APA
      29/12/2011

      Eu tambem pensei que fosse filho da morrigan isso me atraiu a comprar o jogo ahei que fosse uma sequencia direta de DA, a decepção foi descobrir que ferraram a raça qunari, eu nem sabia que eles eram chifrudos! o que eu pensei que seria o chefão final da bagaça se tornou so mais um obstaculinho durante o jogo, fazer o que paciência!

  9. 29/12/2011

    Então,

    Quase deixei de lado o DA pelos graficos. mamae coisa horrenda, monstruosa… mais a estoria me cativou a continuar e terminei o jogo.
    DA2 ja me cativou pelos graficos e jogablidade, nossa, realmente espetacular, de tirar o folego as vezes e acordar os vizinhos de tanto xingar aquele FDP do clerigo inimigo do C#aralho regenerando os dificeis templarios… mas a estoria, bem a estoria decepciona, ja que foca em templars ou mages… e eu pensando que como no começo do game, voce tem 4 caminhos para escolher, pensei que eram 4 estorias diferentes, ledo engano, que pena, poderia ser um baita de um jogo… mas deixou a desejar na estoria, infelizmente…

    Então Eduardo,
    Vou dar Spoiler aqui mas provavelmente voce não tenha percebido ou voce apertou o botão para pular a cena, a Morrigan morre nego, infelizmente, e como jogo no note tenho a grande vantagem de jogar em legenda portugues, pois não perco nenhuma , da estoria =) desculpe se isso te magoou, mais assim como fiquei chateado tambem, temos que entender…

  10. 29/12/2011

    Ahhh Vivi, estava esquecendo, faço parte da equipe que está traduzindo o Skyrim de PC para PT-BRA pela Gamevicio.com e gostaria de saber se poderia deixar essa mensagem aqui postada para o publico do Girls of War, pois o projeto já está 40% concluido e quanto mais gamers com dedicação e algum tempo livre se juntar ao projeto, mais rapidos terminamos, se puder deixar essa mensagem agradeço muito, aos interessados basta acessar gamevicio.com e procurar por Skyrim no Forum. Abraço.

    • Vivi Werneck
      29/12/2011

      sem problemas meu querido, boa sorte aí pra vcs

    • Juliano
      29/12/2011

      eu gostaria, era uma boa pra poder curtir aqueles vários livros de skyrim, em portuguesão BR ia ser massa

  11. 29/12/2011

    Eu particularmente não joguei Dragon Age II pois gostei mais do estilo do primeiro, apesar dos milhões de longos diálogos, até mesmo desisti de terminá-lo quando comecei o incrível Skyrin, quem sabe um dia eu volte a jogar o Dragon Age I e o termine haha

  12. Jhun
    29/12/2011

    Se o Hawke fosse o filho da Morrigan o jogo teria tido uma trama bem melhor. Mas, assim como KOTOR 2, Dragon Age 2 é uma sequência com algumas referências ao anterior.
    Vamos ver o que teremos em DA3.

  13. Eduardo (DUdu)
    29/12/2011

    Aviso Spoiler Fique Longe disso se vc nao jogou Dragon Age 1 Witch Hunt
    Maniezi na expansao Witch Hunt depedendo do seu relacionamento com a Morrigan vc tem varias opções, Uma se vc teve caso amoroso vc pode entra com ela dentro do espelho utilizando tanto pelas razões do amor ou razões paternas para ficar junto dela; deixa ela ir e a ultima matar ela. Vc que escolhe, nao da para dizer que ela morre a não ser que vc escolha essa opção.

    Me lembrei foi devido a Morrigan que Achei o Blog aqui das Girls OF War tinha tinha um post, comparando a Morrigan com a Vivi (não achei ele) acho que era da Bebs e outro da Vivi monstrando as modelos que inspiraram os personagens. Mas Vivi ficou a dúvida que não quer se cala devido a certa semelhança da Morrigan e vc Vivi, ja fez um cosplay da Morrigan?? Podia Fazer Posta as Fotos confesso que um cosplay que seria trabalhoso devido aos detalhes que são muitos, Maquiagem muito boa por sinal (assim esses detalhes aprendi a repara devido a minha ex e os trauma que passei com ela), o Cabelo bem complicado, a roupa, podia fazer isso Vivi, eu sei que daria muito trabalho, mas poderia fazer e posta depois para nos vê, como ficou, aposto que ficaria legal. Lançada Campanha então, para VIVI fazer um cosplay da Morrigan e monstra as fotos para Vê como ficou.

    • Vivi Werneck
      29/12/2011

      Bebs, sossega o facho! rs

  14. Eduardo (DUdu)
    29/12/2011

    Foi Nesse, http://www.girlsofwar.com.br/2010/conhecam-as-modelos-que-inspiraram-morrigan-e-leliana-dragon-age-origins/ foi devido a ele que descobri esse maravilhoso Blog ^_^ (o endereço do outro estava nele), mas continua com a campanha “Vivi, faça cosplay da Morrigan”. Ja aproveitando vou da uma sugestão de um post (sei que estou chato hoje tomei um cafe muito forte que me deu up), fazer um post do jogo em produção do “Toren” pois primeira vez sinto vontade de joga um jogo Brasileiro se pudessem fala mais sobre o jogo ficaria grato. ^_^

    • Vivi Werneck
      29/12/2011

      Eu não sei de onde vcs tiraram a ideia de que eu pareço com a Morrigan! rsrs XD. Não tenho grana e nem alguém que saiba costurar a ponto de fazer toda a roupa dela. Tb não sou uma mestra na maquiagem como a Bebs, então, acho que passarei dessa vez! rs

      • Thiago (Spectrumframer)
        29/12/2011

        Também tou a fim de saber como ficará o Toren e apoio a galera brazuca.
        Gostaria MUITO de participar da tradução, mas gasto todo o tempo jogando o Skyrim :D
        “Vivi, faça cosplay da Morrigan” \o/

      • Georgina
        01/01/2012

        Poxa Vivi se o problema e a roupa toda faz o cosplay só da cintura pra cima q tem bem pouca roupa ou diga de passagem quase nada, tira uma foto e a Bebs faz a maquiagem no Photoshop. Vai lá faz a alegria dos meninos ou das meninas quem sabe.

  15. 29/12/2011

    Cara, eu acabei com minha vida social por causa de DAO e DA2, aí veio skyrim, aí eu fiz a besteira de voltar a jogar WoW, adeus outros jogos.

    Mas nem ligo, meu war já esta Full season 11 PvP conquest/honor.

    FOR THE HORDE.

    Sobre o post.

    O que importa é que DA3 vai ter MP, o resto é resto, ninguem vai guentar meia hora de porrada com meu Rogue.

  16. Guto Collares
    29/12/2011

    Olha, se os gamers realmente rejeitassem os jogos porque eles “chupinam” idéias de outros jogos… O mercado ia ter 10% dos títulos que tem hoje.

    Concordo que ser derivativo é um defeito imperdoável, falta de imaginação e criatividade que pode ser traduzido como plágio barato.

    Contudo, aproveitar idéias e conceitos abstratos de outros games PARA MELHORÁ-LOS e DIVERSIFICÁ-LOS em um outro contexto, com outra roupagem, não é nada demais. É, talvez, uma virtude. Eu diria, inclusive, que é uma prática tão comum que muita gente se espantaria com estatísticas precisas.

    Exemplo? A própria EA já foi vítima dessa “cópia”. O EA Sports MMA tem o esquema de controle que serve de base pro UFC Undisputed 3, (ainda a ser lançado) da THQ.

    Ademais, a EA não é tão má assim. O próprio Dead Space foi inovador quando trocou o batido esquema de “mire na cabeça” por uma “mutilação seletiva” de membros periféricos – MUITO mais divertido.

    Quanto ao negócio de cancelar Dead Space 2 (eu presumo que seja DS2, embora esteja escrito 3)… É uma decisão corporativa. O time de criação e direção não tem culpa disso. É realmente uma política Administrativo-Financeira LAMENTÁVEL da EA… Mas ela é uma empresa de sucesso, administrada por gente com MBA em um zilhão de coisas diferentes. Não é justificável pra nós, fãs, mas com certeza, os afetados de paletó devem ter até um discurso pronto pra explicar isso.

  17. Fabiot
    29/12/2011

    Embora ambos sejam títulos de RPG, são jogos totalmente diferentes.
    Não acho que a Bioware deveria buscar inspiração no Syrim, mas olhar pra trás, pro próprio “Dragon Age: Origins”, estudar as coisas que agradaram aos fãs e tentar aprimorá-las.
    O medo é que o jogo perca sua identidade e se transforme em mais um jogo genérico.

  18. Fabão
    30/12/2011

    Não sei se fico feliz com essa noticia, eu já achei q eles acabaram fazendo errado com o dragon age 2 justamente por se distanciarem do 1º (q na minha opinião, ficou muito bom), agora pegando elementos do skyrim é provável q irá se distanciar mais ainda… se ele querem fazer algo na linha skyrim q façam então um titulo novo, deixe dragon age quieto ou façam ele nos moldes dos rpgs ocidentais tradicionais como baldur´s gate, q é o q todo mundo espera…

  19. Fabão
    30/12/2011

    só um offtopic: eu vi esse manifesto no face e achei legal postar aqui: http://www.youtube.com/watch?v=XrBoeMF4FYs

  20. 30/12/2011

    Só um comentário: No primeiro Dragon Age achei meio “intrigante” ter faltado… Dragões!

    • Guto Collares
      02/01/2012

      Não faltam Dragões em Origins.
      Nem precisa lembrar que a Flemeth é um.

      De cabeça, que eu lembre:
      1) Ruined Temple – Urn of the Ashes (Cinzas de Andraste)
      2) Orzammar Palace – Antes de completar a quest do sucessor ao trono, complete o puzzle da espada “Ageless”
      3) O Dragão etéreo de Blackmarsh/fade em “Awakening”.

      Isso, estou só mencionando os dragões adultos. Excluídos os “dragonlings” e dragões “zé ruela”.
      Sem olvidar que o próprio Archdemon (last boss) também é um – e E§C#☼T○.

  21. Car
    30/12/2011

    Os advogadores da Bethesda são grandes fãs de entrar com ações judiciais.

  22. Hélio
    30/12/2011

    Eu acho legal se inspirarem em jogos q deram certo, mas o grande problema é q, NA MAIORIA DAS VEZES, o jogo q “se inspirou” sai bem pior q a sua “musa inspiradora”. Exemplos: Dante’s Inferno ultra repetitivo e sem 10% dos combos presentes em God of War; Quantum Theory, mera imitação sem graça de Gears; e, infelizmente, temo q Tomb Raider vá pelo mesmo caminho tentando pegar o estilo de Uncharted (antes q me apedrejem, eu sei q TR veio antes e inspirou o próprio Uncharted, mas é fato q estão tentando “unchartetizar” TR agora. Espero q Tomb Raider dê certo e eu queime a língua.

    Dragon Age 3 pode dar certo, mas precisa ter identidade própria, pois tentar copiar Skyrim puramente seria tolice. Enfim, é isso.

    • Juliano
      30/12/2011

      “mas é fato q estão tentando “unchartetizar” TR agora”

      escreveu isso mesmo ou estou tendo visões alucinógenas?

      como se uncharted fosse o máximo se tivesse saído lá no ps1, só uma dica aí

      • Hélio
        30/12/2011

        Juliano, antes de atacar um comentário, pense sobre ele.
        Tomb Raider é sim um dos pioneiros do gênero de exploração e aventura em mundos 3D, mas a Lara nunca teve uma personalidade muito definida, sempre se limitou a soltar “humm”, ham”, enquanto sobe por paredes e plataformas.
        Uncharted humanizou pela primeira vez u personagem de videogame, dando a ele reações reais nas mais diversas situações. Deu tbm mmovimentos mais humanos, caretas, personalidade, etc.
        É fato q a equipe produtora do novo TR está tentando criar algo semelhante a Uncharted para salvar uma franquia que já está moribunda há muitos anos.
        E sim, se Uncharted tivesse aparecido no PS1, seria uma estréia muito mais gloriosa nesse gênero do q o primeiro TR. Pelo menos eu acredito nisso, a Naughty Dog sempre foi fera, basta ver Crash, q já arrasava nos tempos do PSOne.

    • Vivi Werneck
      31/12/2011

      ah nem tanto, Dante’s Inferno é muito legal. me diverti muito com ele.

      • Hélio
        31/12/2011

        Eu achei ele bem “boring”. Apertei 300 mil vezes o mesmo botão e o pior, sem sensação de harmonia nos golpes como em GOW. Mas enfim… Boa história pelo menos.

        • Vivi Werneck
          31/12/2011

          rsrs… esse foi exatamente o motivo q me fez parar d jogar gow XD

          mas voltemos a discussão inicial do post… ^^

          • Hélio
            31/12/2011

            :0 Sério?
            Bom, se é esse o motivo, então realmente sugiro se aprofundar mais no jogo e tentar pelo menos o modo Hard, Vivi, pq GOW tem muitas combinações de combos legais e q são totalmente indispensáveis durante o jogo nos modos hard e very hard. O problema acontece qdo a gente fica só no básico “quadrado 2 x + triângulo, aí realmente o jogo parece boring.
            A diferença aqui é q em Dante’s eu NÃO POSSO usar mais golpes pq não tem! Enquanto em GOW, só não usa quem não quer.

        • Vivi Werneck
          01/01/2012

          hélio querido, desista. eu não gosto de god of war. rs ^^

    • 31/12/2011

      Hélio, eu concordo que a maioria dos jogos inspirados saem piores do que os inspiradores. E o seu exemplo de Dante’s Inferno é perfeito: eu só fui testar o jogo esse ano, mais respectivamente algumas semanas atrás, quando peguei emprestado. O jogo é a cara de God of War, só que não tem tanto carisma, não tem tanta variação de combos e em pouco tempo começa a ser muito repetitivo e simples. Por exemplo: eu nunca consegui fechar algum God of War usando um mesmo combo do começo ao fim, nem mesmo o “quadrado, quadrado, triângulo”, porque alguns inimigos exigem ataques diferentes para serem efetivos. Porém, Dante’s Inferno, eu fiz questão de perceber que é possível fechar usando um único combo do começo ao fim: o “triângulo, quadrado, quadrado e triângulo”. É possível fechar esse jogo usando só esse game o tempo todo, até nos chefes (eu sei porque testei isso na segunda vez que joguei).

      Não que Dante’s Inferno seja todo ruim. É até divertido, tem uma história interessante e extras legais. Curti o game, tanto que fechei mais de uma vez e tentei jogar no modo mais difícil (NÃO ESTOU CONSEGUINDO. O JOGO É ABSURDAMENTE DIFÍCIL NESSE MODO). Mas não chega aos pés de seu inspirador, infelizmente.

      On-topic: A Bioware tem mais é que demonstrar todo o respeito pela Bethesda e ao Skyrim. Não foi à toa que eles ganharam os prêmios de melhor estúdio do ano e melhor jogo do ano: eles arrebentam. Seria ridículo deixar de cumprimentá-los por isso. Tem mais é que deixar de lado qualquer estigma, preconceito ou o fato de serem concorrentes para admitir que se trata de um padrão de qualidade a ser atingido. Afinal, a Bethesda é, hoje (e já há muito tempo, na minha humilde opinião), referência como produtora de RPGs, ao lado da Square.

      Parabéns à Bethesda e também à Bioware, que, pelo menos, demonstrou que sabe reconhecer o trabalho alheio e sabe selecionar bem os concorrentes que merecem servir como referência. Trata-se dos primeiros passos para a excelência, e isso só me mostra que a indústria dos games está anos-luz à frente de outras indústrias nesse quesito.

      • Hélio
        31/12/2011

        Eu fechei Dante’s no PSP e no PS3, JP, e em ambos os casos, o jogo ficou devendo muito como hack’n slash. Pra mim, existem games muito melhores neste estilo como Devil May Cry, Bayonetta, Ninja Gaiden e God of War.
        A EA é mestra em criar jogos bobos feitos apenas para vender. É praticamente uma Gameloft dos consoles maiores. rsrs

    • Georgina
      01/01/2012

      Nem eu estou acreditando neste comentario, Tomb Raider se o que? Não Hélio meu querido esse foi o comentario mais fanboy q eu já li, como todo mundo sabe a industria sempre ver os melhores e os piores dos jogos e tentam adaptar o melhor q deu certo nas suas franquias, Tomb Raider foi pioneiro, quebrou paradigmas uma personagem
      feminina fazendo sucesso nos vídeos games isso não existia. Vc realmente acredita q Natan Drake faria sucesso na mesma época pq ele iria sorrir mais, apertar as mãos das pessoas, fazer biquinho, ia distribuir porrada em todo mundo, chorar, ficar com raivinha? Não pois pra isso nós já tínhamos nosso querido Indiana Jones, se saísse um Natan Drake seria considerado apenas mais uma copia do mesmo. Lembre-se naquela época a Lara Croft não tinha tranças pq não tinha polígonos o suficiente para isso as mesmas só apareceram na sequencia seguinte, e acredite os movimentos da Lara eram bem sensuais na epoca. Desculpa mais acho q vc exagerou no seu comentario q a franquia teve seu declinio eu concordo mais disser q ela tá unchan sei lá o q me poupe.

      • Hélio
        01/01/2012

        Sim, eu acho Uncharted bem melhor q Tomb Raider. Não sou saudosista extremo, acho q existem jogos atuais q superam os antigos e vice-versa.
        Bom, vou explicar pq eu acho isso:
        – Uncharted tem mais ação, Tomb Raider é mais cansativo pq se foca demais em plataforma;acho q o equilíbrio entre plataforma e tiros é q faz Uncharted ser tão especial.
        – Sei q as limitações da época não permitiriam algo nem perto do q vimos no PS3, mas se o jogo tivesse o sistema de cover tão fantástico e as situações mega hollywoodianas + enredo e personagens tão carismáticos, sim ele seria melhor.
        Tomb Raider pra mim sempre foi chato, joguei o primeiro e achei extremamente maçante. Não é nada contra a Lara, mas eu sinto q ela se prende demais à sensualidade e só, não é carismática, humanizada, cheia de vida como Drake, Sully, Chloe e Elena.
        Uncharted pegou tudo o q deu certo tanto em Indiana Jones qto em Tomb Raider e elevou à enésima potência de qualidade. Inclusive, o único game desta geração q eu já terminei mais de dez vezes é Uncharted 2, nem God of War 3 e MGS4 conseguiram me prender tanto.
        Talvez se a Naughty Dog criasse Uncharted na época, não seria tão bom qto o conhecemos, mas eu creio sim q seria melhor do q TR, uma série q é repetitiva ao extremo e bem entendiante, sinto muito ter q dizer isso.

  23. Thiago (Spectrumframer)
    31/12/2011

    Engraçado… nas longas horas jogando Skyrim, saquei um detalhe. A Beth também se inspirou e aprendeu pelo menos uma coisa com DA: as emendas de quests.
    Em DA2, vc terminava uma quest e já tinha uma cartinha na mansão da Hawk peladona ou alguém vinha falar uma novidade q levava a gostosona a mais uma justificativa pra sentar a espada em um monte de NPC :-)
    Em Skyrim, mal vc termina uma quest e já aparece outra… tipo akelas novelas q não acabam nunca. Achei isso bem legal e nos TES anteriores, fora a main quest isso era muito esporádico.
    O ponto negativo é q não dá pra se livrar das quests q vc não quer fazer, lá no jornal… esse texto aki é bem interessante http://www.gameranx.com/features/id/4129/article/skyrim-and-the-compass-to-nowhere/
    Ainda falando do jogo, Skyrim foi o primeiro game TES onde eu realmente me senti recompensado em criar um personagem Spellsword (sempre gosto de jogar esse tipo de char). A vida deve ser bem complicada pra quem não usa magia nas terras frias :D

    • Georgina
      01/01/2012

      Pois é as empresas sempre tão de olho nas outras produtoras e vão pegar um detalhe q ficou legal e vão tentar incorpora-las em seus jogos. Também percebi q ficou muito legal jogar como spellsword só jogo como guerreiro e me pego usando algumas magicas de tão legal q ficou, meu irmão disse q estou traindo as minhas origens.

  24. Georgina
    01/01/2012

    Acho bem legal uma empresa vir a publico e mostrar admiração pelo trabalho de outra empresa isso mostra maturidade profissional mais acreditar q vai se igual e ingenuidade nossa, com certeza vai ter alguns elementos q vai nos fazer lembrar algum jogo ali outro acolá mais copiar acho impossível mesmo pq a bioware não precisa copiar ninguém DA Origins já era ótimo, só precisam se focar na história e continua-lá e deixar de enrolar e inventar história paralelas aos eventos de DA Origins como dragão age 2 q pra mim nem sequer deveria ter um 2 depois, deveria ser algo do tipo “enquanto rola o maior quebra pau do outro lado do país Hawke e sua família luta para sobreviver”. Não q história não e legal mais não deveria ser considera com DA 2.

  25. Hélio
    01/01/2012

    Só explicando a quem ainda não entendeu, eu NÃO disse q TR está copiando Uncharted, até pq isso seria ridículo. Eu estava comentando q TR está tentando adquirir características típicas de Uncharted para melhorar a sua fama e vendas, pois a série estava decaindo há vários anos e Uncharted só vem fazendo mais e mais sucesso. Era isso.

    • Georgina
      02/01/2012

      Correndo o risco de levar um esbregue da Vivi pois estamos fugindo do assunto do post, sorry Vivi, mais tão me provocando, uma vez por todas as características típicas de uncharted são explorações, puzzels, busca de artefatos típicos de um jogo de arqueológico, q já existia em Tomb Raider, só q com gráficos mais Soberbos e os personagens com a boca cheia de dentes p mostrar sorrisos e feições faciais q legal. Acredite TR não precisa da fama de Uncharted para melhorar sua fama e vendas a série fala por si só basta qualquer anuncio e os sites e revistas já ficam em polvorosa. Que Uncharted tá fazendo sucesso isso e obvio mais dizer q TR precisa dele p melhorar fama e vendas ai e demais, a serie tá tomando outro rumo e só ver os videos não tem nada ver com Uncharted e esse tá sendo a maior angustia dos fãs será q vai ser um fiasco ou não? Espero que seja pra melhor… Pois a serie ficou devendo muito.

      • Hélio
        02/01/2012

        Georgina, deixa eu te perguntar: vc tem PS3? Já jogou Uncharted mesmo? Pergunto pq é muito absurdo dizer q Uncharted só tem os mesmos elementos de Tomb Raider com gráficos mais bonitos e personagens q dão sorrisinhos e expressões faciais legais.
        Uncharted é um novo passo na evolução dos games, pois é o jogo q mais aproximou o cinema dos games na geração atual, talvez perdendo só pra Heavy Rain nesse aspecto.
        Vamos explicar por partes:
        – Indian Jones fazia um enorme sucesso no meio da década de 90, daí a Core Design resolveu criar um game q seria o Indiana Jones de saias. Daí surgiu TR.
        Mas ao meu ver falhou pq o Indy é um personagem q, além de passar por penhascos, escalar lugares íngremes, etc., TEM GRAÇA, carisma, charme. A única coisa q Lara tem é a habilidade de sair pulando e escalando por aí, além de ser ótima atiradora.
        – Então veio Uncharted, q fez tudo o q Indiana Jones fez ou até mais (assisti a trilogia de novo nestas férias e achei Indy muito bom, mas Drake faz coisas ainda mais inacreditáveis, como entrar num avião pela roda em Uncharted 3).
        Ao meu ver, Uncharted tem TUDO q é necessário para uma história do tipo “arquéologo vai em busca de uma lenda lutando contra centenas de bandidos e ficando com a mocinha no final”. Tomb Raider infelizmente não tem. Falta carisma, falta adrenalina de verdade, momentos absurdos em q vc se joga lá na china enquanto um prédio explode e um tanque te persegue… Falta ALMA, HUMANIDADE.
        Vc já reparou q em Uncharted, o Drake vive caindo dos lugares e se livrando por um triz? Pois é, a Lara não, ela é sempre perfeita, sempr epula pra lá e pra cá sem desfazer o penteado. Isso q irrita, pois não dá a sensação de vc estar “vivendo” uma situação mais normal. Drake nos cativa por ser um cara humano, carismático e muito sortudo, não um herói overpower q faz tudo sem nem arranhar o joelho.
        TR está tentando deixar a Lara mais legal, menos previsível, mais parecida com uma pessoa de verdade. E isso é algo q Uncharted inaugurou mais do q qualquer outro jogo nesta gen. Basta ver q durante o tiroteio, ele faz cara de desespero, não fica imóvel como outras centenas de heróis por aí. Qdo está num lugar alto, Drake tem medo de cair, mas sempre dá um jeito de se livrar. Ele se surpreende com as coisas, ele reage em cada situação. É um exemplo a ser seguido não só por TR, mas todos os games a partir de Uncharted 2, de 2009.

  26. Vivi Werneck
    02/01/2012

    Helio e Georgina: já deu né? Quando criarmos o fórum vcs podem se matar por lá (no bom sentido), mas chega de flood kct! rs. Quem chega para acompanhar os comentários do post, que diga-se de passagem é sobre a BioWare e a Bethesda, acaba vendo uma discussão quilométrica entre Tomb Raider e Uncharted. WTF?!

    Gente, cada um tem sua opinião de qual jogo considera ser o “melhor” e pronto. Exponha sua opinião inicial e get over it!

    Helio, contenha-se por favor. Em quase 80% dos floods do blog vc está envolvido. Vou dar umas palmadas no seu bumbum! ai ai ai!

    • Georgina
      02/01/2012

      Sorry Vivi sabia q ia levar esse esbregue bem merecido, to me coçando para não responder mais vou respeitar as ordens, e acredite ele nem sonha o q penso de GOW. Feliz ano novo pra todos.

  27. Hélio
    02/01/2012

    Tenho impressão de q as pessoas acham q me afetam falando mal de GOW. Na verdade, eu só lamento por quem não joga e não gosta, pois está perdendo uma diversão e tanto!

  28. Eduardo (DUdu)
    02/01/2012

    Voltando ao Assunto, o DA 3 vai demora. O chato hoje em dia, que os jogos são muito complexos, entre um jogo e outro demora dois anos ou mais, isso feito por equipes diferentes, por isso essa variação nas características de uma ou de outra seqüência do jogo, espero que a equipe do DA3 seja mesma do DA1, e que seja lançado o quanto antes claro levando o tempo desde que seja feito com qualidade, pois potencial têm e que pegue as melhores características de Skyrim e ultrapasse o mesmo. Pois Dragon Age têm potencial para isso.

    • Guto Collares
      02/01/2012

      Lamento esmagar suas esperanças, Eduardo. Eu também queria algo mais na linha séria e dark de DA:O, qualidades excelentes que o faziam um merecedor da expressão “sucessor espiritual de Baldur´s Gate”.

      Contudo, a Bioware já falou várias vezes que “já demos uma guinada de 180° de DA:O para DA2; Não faz sentido voltar para um lugar do qual muito se sacrificou para sair. O futuro da série está em estudo, mas uma volta para Origins está descartada” e coisas nesse sentido. (fonte Gaming Union UK).

      Lamentável.
      Não vão ver a cor do meu dinheiro com essa filosofia.

  29. Higor APA
    02/01/2012

    Acho que o helio ta recebendo royalties por cada venda do jogo Uncharted rs

    • Hélio
      02/01/2012

      Nossa, gente, será q eu não posso ser fã de nada sem me atacarem com ironias? Se eu falo de God of War, dizem q eu sou o David Jaffe disfarçado, se eu falo de Uncharted, eu recebo royalties da Naughty Dog… Caramba, eu sou fã e tenho uma opinião. Só estava respondendo a pessoas q me quotaram, só isso.

  30. Thiago (Spectrumframer)
    02/01/2012

    Tem outra característica q era mais marcante no DA e agora está muito presente no Skyrim: esse lance de causa e consequência.
    Existia no Oblivion, mas era mto mais discreta e menos elaborada do que agora. No DA2 era mto bem feita (mas tinha uns pontos fracos).
    Qto à discussão, gosto mto de Uncharted e acho Tomb razoável.
    Se TR colar o estilo de Unch, ou quem colou de quem, sinceramente DANE-SE. O mesmo vale pro DA3, colando ou não o jogo da Beth.
    Atualmente nenhum jogo se compara ao Skyrim pra mim, falando sério mesmo. Mas se amanhã sair um DA3.. copiando ou não, voltando pro Origins ou não, colocando uma Lara Croft ou uma Chloe (ou as duas juntinhas! uhuuu) e ficar melhor q Sky, blz.
    Vai ter todo o mérito, na minha opinião. O mesmo vale pra TR ou Unch… se colocarem um Dragonborn ou a peladona imperial lá e ficar legal, belez XD

  31. Higor APA
    02/01/2012

    Não tem jeito skyrim e foda!! so nao sei como o uncharted veio parar no DA x Skyrim, sao coisas completamente diferentes, que bom que temos tantos estilos de games dferentes pra jogar :)

  32. 03/01/2012

    Só espero que não copiem os BUGS….
    :-((
    Eu DETESTEI DA 2, e ADORO DA:O. As mudanças, na minha opinião, destruiram o jogo. E se insistirem nisso no DA 3, será mais um que não vou comprar. >_<

  33. Fábio
    10/01/2012

    Na minha o opinião, Skyrim foi a obra maxima de tudo que se conhece de rpg ocidental e pra bater de frente com esse monstro que esmagou a EA e a Activision sem uma unica propaganda;acredito que virá algo grande do Oriente entendem? tipo duas coisas unicas de polaridades diferentes! o que podemos esperar de Final Fantasy XV? ou do jogo anunciado pelo hideo Kojima que terá um gigante mundo aberto?

    não acredito em dragon age,joguei 18 horas do DA:O Ultimate e achei super repetitivo,tanto no enredo como na jogabilidade,se eu ouvir mais um NPC falar as seguintes palavras: Maker,Blight,Darkspawn e Fade,eu me sinto entediado! Depois do level 14 o jogo fica simplismente insuportavel.As falas dos personagens são desnecessariamente longas,a quantidade de informação repetida é enorme!as opções morais não mudam absolutamente nada na história com um fim mais previsivel impossivel…

    • Guto Collares
      10/01/2012

      Boa parte dos leitores daqui vai descordar até da posição das vírgulas do que se disse sobre o DA:O.
      Até porque… Tipo assim… Sabe… O jogo tem *somente* 91% no Metacritic.

  34. Thiago (Spectrumframer)
    10/01/2012

    Acho que FFXIII-2 (pta nome feio do cão! ¬¬ ) deve ficar mto bom.
    A Square sentiu a pancada de ter o XIII sido apelidado de “tunel”, tomou um tempo e tá voltando com um monte de correções. Acho que vai ficar muito bom… torço por isso, pq Final Fantasy é uma ótima série e desejo que volte a ser um dos pilares do RPG, com a grandiosidade de antigamente.
    Qto ao DA, é legal. Tomara que a inspiração em Skyrim melhore muito a qualidade do próximo game :-)

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.