Assassin’s Creed: Renascença

Tags: Assassin's Creed, Assassin's Creed 2, Assassin's Creed Renascença, Ezio Auditore, livro Assassin's Creed, Ubisoft

Como muitos já viram aqui no blog, eu e Vivs somos fãs de Assassin’s Creed. Dando continuidade ao amor pela série, eu chupinhei o jogo (e o videogame) do namorado para jogar o último capítulo de Ezio ,e a rabudinha do nosso ser psycho conseguiu uma Edição que veio camiseta, um DVD com Assassin’s Creed Embers (Vivs, me corrija se falei bosta), o jogo Assassin’s Creed Revelations e o livro Assassin’s Creed: Renascença, este que comprei por quase 20 Dilmas.

Meu livrinho! *-*

Esse livro meio que é uma faca de dois gumes: como livro é ótimo, mas como adaptação de um jogo peca um pouquinho. Assassin’s Creed: Renascença conta a mesma história de Assassin’s Creed 2, narrando a vida de Ezio como um adolescente briguento e mulherengo que depois da trágica morte de seu pai e seus irmãos por uma traição, acaba se tornando um Assassino… aliás, a vida o torna um assassino, tadinho. Tirando o fato de algumas coisas serem um pouquiiiiinho diferentes do que presenciamos em Assassin’s Creed 2, o livro consegue prender a sua atenção (assim como  o jogo) com uma linguagem fácil (tirando algumas palavras em italiano, mas dá pra deduzir, larga a mão de ser preguiçoso (a)) e uma sequência de eventos que não faz você perder o fio da meada. Tudo bem, não é tão detalhado como o jogo (nem dá também, por motivos ÓBVIOS) ou seja, não é tão fiel assim, mas é um bom livro, vale a pena dar uma conferida.

O que vemos no livro:

“Tochas cintilavam e tremulavam no alto das torres do Palazzo Vecchio e do Bargello, e umas poucas lanternas brilhavam na praça da catedral, pouco mais ao norte. […]

As luzes também estavam acesas nos bares e bordéis, mas pouquíssimas pessoas vagavam pelas ruas. […]

A lua havia se erguido soberana no céu agora cor de cobalto ante uma horda de estrelas submissas.[…]Sua luz também banhava uma silhueta vestida de negro que estava de pé no telhado da igreja de Santo Stefano AL Ponte – um jovem de apenas 17 anos, porém alto e orgulhoso. Depois de inspecionar atentamente a região abaixo, levou uma das mãos aos lábios e soltou um assobio baixo e penetrante. […]”

O que vemos no jogo:

O comecinho é diferente, não? Nada muito alarmante, isso não quer dizer que o livro seja ruim (pelo contrário, é muito bom), só que como adaptação de um jogo tem suas diferenças… afinal, quem gostaria de ler algo que já presenciou anteriormente, não? E o legal do livro é que parece que deixa o leitor mais íntimo do protagonista, acompanhando seus pensamentos e sentimentos no decorrer da história. Sério gente, vale a pena dar uma conferida.

Clarice dos Santos
Share on Tumblr
Feed do Post
24 Comentários em "Assassin’s Creed: Renascença"
  1. João
    02/01/2012

    Não é por ai, como literatura o livro é terrível, parece um detonado do jogo. É uma leitura fácil e até gostosa, mas deve encomodar muito os críticos e os leitores mais assíduos.

  2. leandro(leon belmont) alves
    02/01/2012

    queria comprar esse livro Clarice. mas só se for na net comprar…aposto que qualquer livraria do Rio ou São Paulo teria esse livro fácil,fácil. já aqui…aproveite o livro

    morrendo de inveja aqui :)

  3. Yan
    02/01/2012

    Eu quase compro o livro uma vez junto com um pedido que eu estava fazendo, e acabei esquecendo de comprar. Mas como eu já tô com bastante coisa pra ler, então vou deixar pra próxima mesmo. Acredito que seja uma leitura interessante, sim!

  4. 02/01/2012

    Um jogo que cheguei a terminar todos eles
    e realmente a jogabilidade é show de bola
    e como sou fanatico pela serie fiz um trabalho em flash
    desse jogo para mim ^^

    http://mandrake775.deviantart.com/art/Assassins-Creed-204514458

  5. Vivi Werneck
    02/01/2012

    Só para constar a camisa que veio no kit parece um alona de caminhão em mim, rs. Nem ligo, uso para dormir… u_u

    Em relação ao Revelations vou dar um gás no jogo pra semana, se o trabalho e os freelas permitirem rs.

  6. 02/01/2012

    Ganhei o livro de natal, mas ainda to enrolando pra começar a ler… foi barato até, e a maioria das pessoas que leram me disseram que é muito bom (:
    OBS: a capa é linda *_*

  7. Mih
    02/01/2012

    AIMEUDEUS,eu tenho esse livroo *O* Bom,como eu não joguei o Assassin’s Creed 2,não posso falar se tá fiel ou não ao jogo =\

  8. Leonardo
    02/01/2012

    Rara é a vez em que jogo bate totalmente certo com livro, filme, BD, sobretudo quando se trata de merchandising que dá uma sequela/continuidade a um jogo mas que um 2º jogo vem contrariar e confundir. Para mim isso é bastante irritante apesar de neste caso ser compreensível a dificuldade da transição.
    Nunca joguei nenhum Assassin mas estou prestando atenção ao futuro da série, pois espero que seja no Egipto e que haja um novo protagonista (aliás, também acho que um futuro God of War IV deveria ser no Egipto com a correspondente mitologia e passar a ser “God of Death” com o Seth ou o filho Anúbis a substituir o Hares!!).
    Gostaria de tirar uma dúvida Clá (ou quem me conseguir responder): qual é o “replay value” da série Assassin’s, ou seja, existe um “newgame+”, bónus e assim que aumentem em boa parte a jogabilidade ou nem por isso?
    E, já agora, também qual o “replay value” do Castlevania LoS (estou a ver se o hei-de comprar este ano, apesar de odiar as vozes das personagens ou se o descarto mesmo)?

  9. Higor APA
    03/01/2012

    Adaptações são na maioria das vezes tragicas! ou de game pra livro, ou de filme pra livro ou de livro pra filme, etc…
    A verdade é que com tantos games e livros bons fica dificil arrumar tempo pra ler esse livro do ezio.

  10. 03/01/2012

    Não gosto muito de Assassin’s Creed, mas quando vi esse livro fiquei interessado em ler… Até uma amiga minha falar que, como livro, é bem fraco. Como ela é fã da série e adora ler, eu desanimei com o comentário dela sobre o livro.

    Enfim, por R$20 eu até compraria para ler, afinal ler nunca é demais. Mas como eu nunca achei esse livro em SP por menos de R$40, fica pra outra ocasião.

    Em tempo: o livro não tem tantos erros de (falta de) revisão ortográfica, né? Digo isso porque a versão brasileira de Metro 2033 é lastimável nesse ponto…

  11. Hélio
    03/01/2012

    Eu já tinha ouvido falar desse livro e tenho curiosidade. Mas eu pensava q era um livro sobre os lugares q ele visita, a cultura, as pessoas q Ezio conhece na renascença, etc.
    Terminei AC2 há poucas semanas e amei, virei fã da série! :D
    Estou ansioso pelo Brotherhood e por Revelations, mas antes tenho de terminar Resident Evil 5, q estou jogando desde o sábado.

  12. 03/01/2012

    Quando vi a foto achei que ia sortear =/ KKKK

    Bom artigo =]

  13. 03/01/2012

    Um livro bom até, mas não recomendo para quem ainda não jogou e pretende jogar ACII, descreve o jogo do começo ao fim.

  14. Fabiel Rodrigues
    04/01/2012

    Eu descordo de que o livro tenha sido um detonado do jogo. Eu estou lendo e vejo que eles fizeram um belo trabalho. Ao meu ver a história “real” do game é a do livro. Creio que neste caso a adaptação foi ao contrária. Livro = Jogo e não Jogo = Livro

  15. paulo honda
    05/01/2012

    Pegar um livro pra ler e não gostar do que leu é uma avaliação pessoal válido e correto.Eu não gosto de avaliar um livro,revista ou texto apenas pelos comentários sem ao menos ler uma linha,porque se trata de um ponto de vista dos outros e não a sua e seguir a opinião alheia é comodismo.
    Assim que puder comprarei o livro,no momento o bolso anda apertado.

  16. @LKatsu
    06/01/2012

    Sobre a fidelidade ao game, pelo que soube, o livro tem uma pegada diferente mesmo, não sendo um ponto negativo pra mim. Gostei bastante e pretendo ler os outros 3 (Mais um do Ezio e os outros dois do Altair).

  17. Leandro (Shady)
    09/01/2012

    Muito bom o livro eu curti

  18. Chiara
    11/01/2012

    Eu discordo…achei o livro muito do ruinzinho…
    Não sei se é por já conhecer a história que é muito melhor contada no jogo ou o fato de ser uma leitora assídua que me faz ver esse livro com olhos diferentes, mas eu larguei ele antes da metade da metade…

    • Gabriel Barros
      04/05/2012

      Chiara, sem duvida você não deve ter lido-o muito bem.
      Não sei se você reparou que no livro você tem informações que nem sonhava em conhecer apenas com o jogo. E claro que no jogo e uma coisa mais Simplificada, Então se perde muito conteudo da historia dos assasinos. enfim, Espero que não leve a mal ai estar comentando’ xD
      Obs: Tente virar novamente o game e ir lendo o livro junto,Você Ira perceber como vai ser ate mais gostoso de jogar ;D

  19. 31/01/2012

    Eu joguei o ACII e li o livro simultaneamente pois sabia que ele narrava o jogo. Ambos foram se complementando ao longo do caminho. Como o livro foi escrito por um historiador, ele acrescenta informações interessantes sobre o que acontecia na época que o game se passa. Acho legal ler quem já jogou ou está jogando, antes, tira um pouco do “suspense”. Estou jogando o Revelations agora e achando sensacional. Para mim, essa série é inteligente, interessante e muito envolvente. As vezes tenho que me impor limites para não jogar a noite inteira!

  20. Eduardo Oliveira
    06/03/2012

    Sou fã da série Assassins Creed. Seguindo os passos de Altair até Ezio. Quando soube que uma provável trilogia do jogo iria sair em livro, nossa, confesso que fiquei bem animado. O livro lançou e eu fui direto a livraria mais próxima de minha casa e sai de lá orgulhoso com minha mais nova aquisição literária. Depois de ler o livro, vi que não se tratava de uma obra que fosse envolver muitos, ainda mais quem não conhece a série, pois a leitura é um pouco fraca. Sem dizer que os eventos são um tanto corridos. Interessante, poder pegar alguns detalhes que o jogo deixa passar, e ter em mãos uma parte da saga de Ezio. Diria que o livro é mediano. Mais mesmo assim estou feliz em te-lo comprado!

  21. Gabriel Barros
    04/05/2012

    O livro está muito bom , Bem simplificado e gostoso de ler .
    Quem e fã como eu que ja completou todos os jogos da série até o final,Sem duvida que não ira se arrepender em compra-lo !
    recomendo a todos
    Obs: O livro representa bem o jogo na literatura.
    obs two: Recomendo que commpre os 2 livros o brotherHooD , e Renascence
    nao ira gastar mais de 100 Reias . ^^ beijo galera, aproveitem bem o livro , vale apena perder 3 horas do seu dia para ler o livro =D

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.