VGL na capital federal

Tags: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Jack Wall, Kid Games, Michal Gluck, Piano Squall, Symponhia Villa Lobos, Tommy Tallarico, Video Games Live, Video Games Live 2008

Por Bruna Torres

É isso aí, Video Games Live em Brasília. Quem diria, não? Logo aqui nessa cidade política. Ano passado eu não fui, uma pena, mas esse eu não deixei de ir.

Bem, o dia no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde ocorreu o evento, começou cedo. Desde 10h30 a rede Wi-Fi estava funcionando, apesar de quase ninguém estar no local. Quando foi por volta de 12hs, o local foi criando vida. Pessoas foram chegando com o almoço no estômago, outras comiam cachoro-quente nas barracas do lado de fora e outros estavam tão concetrados em jogar Mario Kart com a galera em rede, que nem perceberam que era hora de almoço.

No centro, a loja especializada em videogame aqui de Brasília, Kid Games, preparou um espaço destinado ao Museu do Videogame. Eram consoles desde os Ataris 2600 até o PS3.

E esse em especial para a prima:

O prometido era que os gamers pudessem jogar esses consoles, mas infelizmente nenhum era jogável, a não ser o arcade do primeiro Mortal Kombat.

Outras promessas também foram feitas quanto ao dia do evento, que eram freeplay de Mario Galaxy, Super Smash Bros. Brawl, Wii Fit, Wii Sports e Pro Evolution Soccer 2008. Infelizmente, a Kid Games só disponibilizou dois deles, que foram Wii Sports e PES2008.

No espaço, quatro estandes com TVs de LCD rodavam o jogo Speed Racer para Wii, patrocinado pela Petrobrás,  que também era patrocinadora do evento.

Alguns torneios foram realizados antes da apresentação do VGL. O concurso de Cosplayers teve bastante personagens bem caracterizados, como o de Sephiroth, de Final Fantasy XII e o do Alucard, de Castlevania: Symphony Of The Night. Mas vencedor foi o Frog, de Chrono Trigger.

O torneio de Guitar Hero foi um dos mais agitadose mais difíceis de assistir, pois o espaço era pequeno demais para a quantidade de pessoas querendo assistir.

Aposto que se a Carlinha estivesse lá ela seria a ganhadora, mas como não estava, um garotinho de nove anos ganhou o campeonato e teve que subir no palco e tocar com Tallarico, Wall e a orquestra Guitar Hero Aerosmith no expert, e fazer 130 mil pontos para ganhar um mouse Diamont Back, da Razer. Para alegria de todos ele fez mais de 140 mil pontos e conseguiu o mouse. Será que ele vai usar?

Enquanto eu estava me preparando para entrar pro show, encontrei outro blogueiro que acabei conhecendo, André “Ryunoken” Santos. Tá aí mais um candango, que curte games. Muito simpático e agora amigo das garotas da guerra.

Bem, fora os problemas citados e a falta de lugares para sentar, o dia foi bem bacana. Joguei bastante Mario Kart, e, claro, fiz uma cobertura do evento para vocês, leitores do GOW. Não esquecendo que o meu amigo Leone Eduardo também estava presente, e meu namorado!

Minutos antes de começar o show, troquei algumas palavras com Tommy Tallarico, um dos idealizadores do VGL. Ele disse que ama o nosso país, e que é o melhor lugar para tocar com o VGL, e essa é uma das razões pelas quais eles sempre voltarão para as terras brasileiras. “Sempre perguntam qual foi a melhor turnê que fizemos e sempre respondemos que é a do Brasil. É o público mais animado e interativo. Vamos voltar sempre, todos os anos, amamos o Brasil”. Aproveitando, tirei uma foto com ele.

 

Tommy Tallarico está no Livro dos Recordes como o maior compositor de game music, com 275 composições) para jogos. Jack Wall, que é o maestro do VGL (com ele não consegui falar) também é um dos maiores compositores desde 1996.

Bem, agora vamos ao que interessa, o show! Começou por volta de 19h30. Para dar início, foram exibidos dois vídeos no telão Ms. Pacman e Yuri The Only One. Para quem não conhece nenhum, ou algum, eis os vídeos:

 

Enfim, depois de tanto esperar, finalmente eles, Tallarico e Wall, entram em cena. Aplausos, assovios, palmas, gritos e até sons indefinidos foram produzidos. A orquestra começou pela famosa Classic Arcade Medley, sempre tocada nos VGLs. Logo após, Jack Wall agradeceu os aplausos.

Não tenho fotos da platéia aplaudindo, então vejam essa mesma para saberem como a sala estava cheia. E ficou ainda mais lá na parte superior.

E a orquestra Symphonia Villa Lobos de pertinho:

Bem, o show não foi muito diferente do que teve ano passado aqui, em Brasília. O mesmo vídeo do Hideo Kojima, apresentando qual seria o próximo jogo a ser tocado na orquestra, não foi modificado. E foia música desse game que Wall e a orquestra tocaram. Logo após, veio um jogo que a sigla lembra muito o nome do blog mais famoso sobre games, feito por garotas (o GOW, é claro): God of War. A platéia entrou em delírio, pois era uma das novidades da turnê.

As outras trilhas tocadas foram de Harry Pottr (não gostei, e parece que nem o público gostou muito), Sonic, Mass Effect (uma das trilhas compostas pelo Jack Wall), Metroid, novidade também na urnê, assim como Crysis e Halo, que foram tocados. Por fim, Zelda, Kingdom Hearts, World of Warcraft e Mario.

Duas outras trilhas foram tocadas por um pianista famoso, que não era o Martin Leung, mas sim Michael Gluck, conhecido como Piano Squall. Ele tocou Final Fantasy e Chrono Cross. Para a alegria da Clarice, logo após a apresentação do Piano Squall, quando tudo estava prestes a terminar, decidiram tocar mais uma: Castlevania!! Uma pena foi não ter Diablo III orquestrada, como teve no Rio de Janeiro e Curitiba, pois sou fã da série. Mesmo com as reclamações sobre alguns problemas e pelo uso de playback, foi simplesmente sensacional.

Logo mais estarei colocando vídeos do show para vocês conferirem.

No mais, beijos!!!

Bruna Torres
Share on Tumblr
Feed do Post
37 Comentários em "VGL na capital federal"
  1. Bruna Torres
    08/10/2008

    Pena que não encontrei a Rebeca!!! Quando vamos nos conhecer mocinha???

  2. Clarice dos Santos
    08/10/2008

    Quando você me mostrou o vídeo do Castlevania eu me segurei muito pra não chorar aqui…até que te falei que eu ia chorar muito se tivesse ido no VGL!
    Tomara que ano que vem consigam patrocínio pra vir pra Sampa.Irei com certeza,e chorarei muito!!!!!!

  3. Clarice dos Santos
    08/10/2008

    @Rebeca: Nuss,vc gosta da música da fase da Biblioteca xD~
    As minhas favoritas são as clássicas: Wicked Child, Vampire Killer e Bloody Tears! \o/
    http://www.youtube.com/watch?v=BwO2Plp3-80
    http://www.youtube.com/watch?v=tL_ry9cvVAI&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=jvOR8ar-cNM

  4. geraldofigueras
    08/10/2008

    Po Bruna, seja sincera e conta pro pessoal o verdadeiro motivo do Tallarico vir todos os anos pra ca ehehehhe

  5. 08/10/2008

    Legal o post, resumiu bem o evento.

    Eu acabei achando melhor ir mais só na parte da tarde, aí acabei não jogando DS com o pessoal… (inclusive aqui no DF acontecem encontros mensais de jogatina de DS) Sobre o VGL em si eu não gostei tanto, o som pareceu meio artificial, mas no fim foi bem divertido. O que eu torço mesmo é que outras orquestras que tocam músicas de jogos apareçam por aqui.

  6. 08/10/2008

    @ Clarice / Rebeca

    Lá vem o cretino falar de game music… :D

    Rebeca, o segmento do Castlevania no VGL é um medley com quatro músicas, respectivamente, “Beginning” (Castlevania III: Dracula’s Curse), “Wicked Child”, “Vampire Killer” (ambas do primeiro Castlevania) e “Moonlight Nocturne” (Castlevania: Symphony of the Night). No Brasil, foi tocado somente com a orquestra em SP e RJ em 2006, e voltou em 2008 na versão “Castlevania Rock” (aqui a performance ao vivo gravada no México) com guitarra.

    A “Wood Carving Partita” que você citou foi tocada pela própria compositora da música, Michiru Yamane, no concerto alemão Fourth Symphonic Game Music Concert em 2006. Chegou a existir um vídeo do YouTube, só que foi apagado – e eu burro não ripei… :(

    Contudo, a melhor versão orquestrada da série Castlevania para mim, como comentei com a Clarice, é o “Castlevania Medley” do concerto japonês Press Start 2007 ~Symphony of Games~ pela seleção fantástica (embora não tenha Super Castlevania IV): “Prologue”, “Vampire Killer” (as duas do Castlevania), “Bloody Tears” (Castlevania II: Simon’s Quest), “Prelude”, “Beginning”, “Clockwork” (Castlevania III: Dracula’s Curse), “Bloodlines” (Castlevania: Rondo of Blood) e finalmente “Ending” (Castlevania III: Dracula’s Curse).

  7. geraldofigueras
    08/10/2008

    Nossa. Como sempre, uma aula de gamemusic!

  8. Arthur Didier
    08/10/2008

    Mas vcs tem muita sorte como e que vcs podem reclamar vcs pelo menos estão no sudeste enquanto eu estou aqui na capital de Pernambuco no nordeste que raramente vc vai ter um evento de games.
    Pelo menos vcs podem acompanhar outros eventos é eu ainda não tenho chance de viajar pq to com um monte de provas e um portifolio para terminar ate dia vinte.
    Mas mesmo assim não me fez muita falta, mas o que partiu meu coração é saber que perdi outra E3, mas fazer o que não e por isso que minha vida vai acabar.

  9. Wallace
    08/10/2008

    Teve mais coisa em Brasilia do que no Rio!!! ç_ç
    Mas nem posso reclamar…em Sampa nem teve!!! xD

  10. Clarice dos Santos
    08/10/2008

    @Wallace: isso,joga na cara!!!!!!!!!!
    xD~
    Huahuauhauhahuahua

  11. geraldofigueras
    08/10/2008

    Pior é Porto Alegre. Aqui empinam o queixo pra ser bairrista, separatista e o caramba, mas não tem sequer UM empresarinho capaz de trazer 1/7 dos eventos que ocorrem em São Paulo.

    É por isso que eu sou argentino ehheeh

  12. Bruna Torres
    08/10/2008

    @Rebeca
    Pois é, já até te adicionei no msn, mas até hoje você não apareceu!
    Hehehehehe! Eu vou na Otacon, vc vai? Temos que nos conhecer né, mas termina aí seus estudos e tudo mais, e vê se me add no msn hehehe ou no orkut!

    @Geraldo Figueiras
    Ele veio pela Vê! Hahahahahahaha

    @Alexei Barros
    Larga de ser metido! Tá botando meu post no chão! hahahaha!

    @Wallace
    Pelo que fiquei sabendo, o VGL aqui foi meio nas coxas, e nao teve Diablo III, como teve aí e em Curitiba!

    =/

    @Clarice
    Os últimos serãos os primeiros! Não fica triste, os shows aí sempre são melhores.

  13. Arthur Didier
    08/10/2008

    Ei eu dei uma vistas em uma reportagem que tinha gravado em meus favoritos mas vcs sabem que a licença de Jack Tomp…
    foi caçada por ter xingado uma juiza vcs ja devem estar sabem disso mas vou falar de novo
    isso é como o descarga para quem nao conhece e um programa de tv da MTV bem mais voltando ao assunto e como aquela placa cuidado uvas ou entao aquela é proibido alimentar o furico
    Bem mais falando serio e mundando de assunto esse ano para games hardcore foi incrivel pelos grandes sucessos que foram lançados com metal gear solid 4 ou entao assasin creed tem tambem o novo GTA mais foram varios os sucessos desse ano alem do games que ainda serao lançados como o Mirror edges alem de Dead Space que é um game que promete revolucionar os games de terror temos grandes sucessos ano que vem tambem como o novo call of duty e o Kilzone 2 bem ao contraio das bolsas o mercado do games promete bem foi melhorar a me lembrei agora faltou dizer o FARCRY 2 bem foi isso

  14. 09/10/2008

    Não tinha um arcade adesivado bacaninha de Mortal Kombat?

    E podiam avisar o garoto q vc ia fotografar, assim pelo menos ele dava um Fatality pra ficar bem na foto.. :D

  15. Wallace
    09/10/2008

    Clarice – Eu não joguei na cara! EU SOU DE SAMPA! xDDD
    Eu tive que ir até lá ver o show, com uma mão na frente e outra atrás!!! xDD

    Bruna – Eh quente que foi nas coxas aew?!? Nossa, pelo que eu vi so no museu de video-games ja parecia estar mais organizado! Lá no Rio se eu quisesse entrar no pessoal que pagou 499 reais eu entrava de boa! =P

  16. Arthur Didier
    09/10/2008

    Ae como eu tiro esse desenho e coloco uma foto

  17. didier08
    09/10/2008

    consegui !!!!!!!
    ha ha agora meu avatar é jonnhy akiba

  18. Clarice dos Santos
    09/10/2008

    didire08: Akibaaaaaaaaaa!!
    hjuahuauhauhauhauhauh
    Vê se não borra as calças,hein?? xD~
    Huauhauhauha

  19. Clarice dos Santos
    09/10/2008

    Aff…digitei errado o didier08… ¬¬

  20. 09/10/2008

    @ Rebeca / Clarice

    Segurem-se! O vídeo da “Wood Carving Partita” foi apagado do YouTube, mas eu o encontrei no Dailymotion!
    http://www.dailymotion.com/video/x2c62i_wood-carving-partita_creation

  21. 09/10/2008

    Hahaha! Aqui tem umas fotos legais do concerto também:
    http://www.vgmconcerts.com/main.php?section=photos&subs=2006&lang=english

  22. didier08
    09/10/2008

    Pó, qual o problema com Akiba o cara participou da saga dês do primeiro metal gear solid alem de o pai dele ter participado de metal gear solid 3 e ter conhecido big boss além do mais Akiba sempre foi um cara para vc morrer de rir e eu também gosto de ser forma de comedia, mas é contando piadas e fazendo imitações de Silvio santos, nerds e outros

  23. 09/10/2008

    Ow tem matéria do NoReset no Video Games Live em Curitiba com fotos! E foi fodástico! Ainda mais com Diablo 3, que foi tocado pela primeira vez no mundo!
    Bruna a sua matéria tá uh terêrê!
    E olhem a minha humilde materiazinha que fiz com muito carinho =(

    Bjos!
    http://www.noreset.net

  24. 10/10/2008

    Mããããããããeeeeeee! Olha eu no GoW!

    Bruna, desculpe não ter comentado antes… essa samana tá uma barra aqui…problemas sérios…

    Grande matéria, foi um prazer te conhecer (morra de inveja!)e manter contato com você (x2!)…

    Agora o WarpZona e o GoW vão estreitar as relações e dominar a cena de Brasília, Muwahahahwahahahahaah… aham…

    Grande Abraço!

  25. 11/10/2008

    Atari 2600 no museu é foda… :/ Ainda me lembro de eu molequinho ficando todo pimpão quando meu pai trouxe nosso Atari…. to velho mesmo… putz!

  26. Tico
    13/10/2008

    Rááá… Eu te vi lá…
    Na verdade eu fiqui na dúvida se era vc ou não.. Na hora que vc tava comendo um cachorro quente..
    Fiquei pensando se eu ia ou não falar com vc… Mas na dúvida preferi não arriscar..
    Parabéns pela matéria. Seu blog é demais..
    Ah, e vc é ainda mais linda ao vivo…rsrs

    Abração!!

  27. Bruna Torres
    13/10/2008

    Haa, pois deveria ter falado! Nao mordo hahahah! Brincadeira!

    OMG, me viu no momento mais feio da vida, devorando um cachorro quente hahahahaha

  28. 13/10/2008

    WEEEEE Showw mto Lokooo
    valeu a pena ter ido a BSB pra verr
    A Bruna como sempre de brinks com a galereee
    faltou a foto do cosplay do Resident 4 com a serra ashasuhuashas
    Bjoss minha gentii
    anu q vem to de voltaaa!!

  29. Wesley Pires
    14/10/2008

    Gostei bastante desta matéria, foi dificil achar uma matéria que contasse o que rolou no VGL. Deu até uma inveja de quem foi (apesar de ter sido perto de onde moro. Sou de Goiânia, Goiás).
    Tambem gostei bastante do site. Sou visitante assiduo de sites de games e vocês com certeza não ficam atrás.
    Grato pela ótima matéria e pelo excelente trabalho.

  30. 14/10/2008

    @Wesley
    Muito obrigada pelos elogios! Estaremos sempre fazendo o melhor para que pessoas como vc acessem sempre!

    Tudo de bom!

    ^^

  31. 09/11/2008

    …e olha só o que eu acho de interessante por aqui, fuçando posts antigos!
    Okay, é meio que um sacrilégio começar a comentar um blog por um post muito antigo, mas eu precisava postar aqui. E espero que você veja! xD

    Primeiro, eu sou de Brasília tbm, e tava lá. (e mesmo com o Alexei provando que existem inúmeros arranjos e concertos melhores, eu adorei o show) E, devido a uns rolinhos, a gente conseguiu uma entrevista exclusiva com o Tallarico, gravada em vídeo, na qual ele até pede desculpa ao pessoal de Sampa por não ter conseguido fechar o lugar pra apresentação lá nesse ano.

    Ainda conseguimos trocar umas palavrinhas com o Michael Gluck e com o Jack Wall também. E descolei do Tallarico, no finalzinho, enquanto ele assinava minha camiseta, a info de que eles tão trabalhando numa versão de Megaman pro ano que vem.

    E era pra isso tudo estar no nosso blog (meu e do Bruno), o Faca no Console!, mas tivemos problemas com o servidor na época e acabou passando, até porque só conseguimos voltar esse mês. Tenho alguns vídeos e fotos do evento que acabei deixando de lado, mas lendo isso eu até senti vontade de postar. :D

    E… blogueiros-gamers de Brasília, uní-vos! Huahuahua! Vamos marcar alguma coisa, todos nós, qualquer dia desses! Quem sabe até juntar na casa do Bruno e fazer uma disputa blogueira de Rock Band, quem sabe? xD

  32. 11/11/2008

    http://girlsofwar.files.wordpress.com/2008/10/p9280319.jpg

    Óia eu ali no cantinho, com a fita laranja XD

  33. 15/07/2009

    […] quem não conhece o VGL, dêem uma olhadinha nesse post de Bruna Torres sobre o show que foi realizado em Brasília no ano […]

  34. André Costa
    15/07/2009

    Este ano vai ter em Sampa, mas também finalmete no Rio de Janeiro, em Outubro no Canecão! Em SP vai ser aonde? Valeu lera!

  35. Seyfertt
    16/07/2009

    @ Bruna

    Da para comprar essa camiseta do VGL lá no dia ne? *_*

  36. Raninho
    18/07/2009

    Gostei das fotos do evento onde vc foi viu Bruna e parabéns por vc
    ter participado do evento.

  37. Marcos Reis
    17/02/2010

    Olá!

    Eu vi agora essas fotos. Eu estava tocando nesse dia e não tenho sequer uma lembrança, nem uma fotinha desse dia.(Foi corrido pra caramba) Você tem mais fotos dessa apresentação? Eu sou o cara que está atrás do Jack Wall nessa foto aqui http://girlsofwar.files.wordpress.com/2008/10/dsc00283.jpg

    Valeus!

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.