3º XNA Challenge Brasil – 2009

Tags: 3º XNA Challenge Brasil 2009, HIVE, Imagine Cup, Magus Ludens, Phoenix Team

Por Vivi Werneck

Na última sexta-feira, dia 24 abril, aconteceu a final do terceiro XNA Challenge, uma das grandes competições de desenvolvedores de games do Brasil, patrocinada pela toda poderosa Microsoft. A final foi disputada em São Paulo entre cinco equipes: Firefly Squad, Fractal, Levv IT Team, Phoenix Team e Zezons Games Imation.

Mas antes de falar na competição em si, deixa eu explicar basicamente o que é o bendito programa usado para fazer os joguinhos. O XNA Game Studio é uma solução bem interessante para desenvolvimento de games dirigida, principalmente, para estudantes, entusiastas e desenvolvedores independentes. O XNA utiliza o Visual Studio, inclusive sua versão express e grátis, como suporte para desenvolvimento. Esta solução é multi-plataforma, permitindo que os jogos criados sejam executados no Windows, XBox 360 e Zune.

Bom, acho que deu para entender um pouco da ferramenta, então vamos ao que interessa, a competição:

O tema dessa terceira edição, que deveria ser desenvolvido pelos participantes no game produzido, foi algo “muito” simples: “imagine um mundo em que a tecnologia ajude a resolver os problemas mais difíceis que enfrentamos na atualidade”. Fácil não? Pois bem, dentro desse tema, alguns desafios foram apontados pela Oranização das Nações Unidas (ONU), como metas do milênio, e que também serviram de base para os produtores. Foram eles:

– Pobreza
– Mortalidade Infantil
– Igualdade de Gêneros
– Desenvolvimento Colaborativo
– Educação
– Saúde Materna
– Sustentabilidade
– Aids e Outras Enfermidades

E o grande vencedor overpower do 3º XNA Challenge Brasil 2009 foi (The Oscar goes to…): a equipe do Rio de Janeiro Phoenix Team! Que produziu o game H.I.V.E.

O Game

O jogo desenvolvido por Marcos dos Santos Venturelli, Caio Cesar Faria Araujo Lima, Paulo Henrique Faria Araujo Lima e Rodrigo Senna Carvalho, tem um estilo bem parecido com o Sim City, mas com a simplicidade e o ritmo de um arcade, como a própria equipe explicou.

No game, o jogador opera o supercomputador da organização fictícia Humanitarian Institute, conhecido como H.I.V.E. (Humanitarian Institute Virtual Enviroment). Basicamente, a função desse computador é administrar equipes de ajuda humanitária em locais que se encontram em condições críticas de infra-estrutura, saúde, nutrição, educação e segurança.

Os Vencedores

Bom, nem preciso dizer que os caras da Phoenix Team estão mais radiantes que convenção de vaga-lumes (Nossa!!! Essa foi horrível!!!). Afinal, não é todo dia que se ganha uma competição desse porte. E tem mais, como prêmio pelo primeiro lugar, cada membro do time ganhou…… Segure-se na cadeira….. Um Xbox 360!!! (Aahhh!!!) e para melhorar, ainda mais, um represenante da equipe vai visitar a sede da Microsoft Corporation, em Redmond, nos EUA.

Mas não acabou não! A Phoenix Team também está na disputa pelo mundial de tecnologia, a Imagine Cup 2009, que será disputada no Egito. Os cariocas competirão com o mesmo H.I.V.E., já que o tema da Imagine Cup é o mesmo do XNA Challenge, na categoria Desenvolvimento de Jogos.

E é claro que o Girls of War não perderia a oportunidade de entrevistar os caras. Numa conversa super descontraída, em um barzinho do Rio de Janeiro, bati um papo muito legal com os vencedores. Confiram a entrevista:

Antes de falar do XNA Challenge, me fala um pouco sobre como surgiu a Phoenix Team. Como surgiu o nome Phoenix Team?

Marcos: A Phoenix Team surgiu dentro do nosso trabalho na Magus Ludens (desenvolvedora de games). O objetivo do projeto Phoenix, foi reunir estudantes, que gostavam de games, para trocarem experiências engajados na produção de seus próprios projetos em um grande grupo independente. Foi aí que conheci o Caio e o irmão dele e, logo depois, chamei o Rodrigo.

O nome da equipe surgiu de duas maneiras: a primeira foi por causa de um game que estamos desenvolvendo na Magus Ludens, que tem uma fênix como um dos personagens. A segunda é a ideia de fazer o Rio de Janeiro “ressurgir das cinzas” para o mundo dos games.

O mercado, para quem quer fazer games no Brasil, nem sempre é muito favorável e alguns desistem por falta de incentivo, seja essa moral ou financeiro. Como explicar o sucesso da Phoenix Team?

Marcos: O sucesso se deu justamente pelo suporte da Magus Ludens. Trouxemos uma galera muito animada, que queria fazer jogos. Nós aprendemos a desenvolver jogos sem recursos e essa é uma realidade que conhecemos bem. Cada um da equipe é de uma faculdade diferente. Nossa grande identidade é o projeto Phoenix, esse é o nosso diferencial.

Agora falando de XNA Challenge. Como nasceu o H.I.V.E.?

Caio: O game começou como um projeto híbrido. A mecânica do jogo foi desenvolvida para ser uma estratégia. Conversei muito com o Marcos para traçar a melhor forma de conduzir os trabalhos.

Marcos: Quando cheguei no projeto, a ideia do game já estava pronta. Transformamos o H.I.V.E. em um jogo de ajuda humanitária inspirado na ONU e, principalmente, baseado no WFP (Programa Mundial de Alimentos). O game também é uma junção dos trabalhos da WFP, do Unicef, da Unesco e da OMS (Organização Mundial de Saúde). O alicerce do H.I.V.E. é trazer nutrição, educação, saúde e segurança para uma determinada área social.

Em algum momento vocês acharam que não iria dar tempo ou que vocês não iriam conseguir?

Marcos: Na verdade colocamos metas realistas para o grupo, obedecendo processos e procurando não nos desesperar tanto, rss. Tanto que conseguimos terminar a tempo o que nos propromos a fazer. No início, a própria equipe não tinha dimensão do projeto.

Vocês criaram alguma estratégia especial para produzir o games?

Marcos: A gente sabia que tinha um time para fazer um visual competente, para impessionar os jurados, em pouco tempo. Nos últimos seis dias, antes da competição, conseguimos um resultado extraordinário.

Nos organizamos em quatro funções bem delineadas: um Programador, um Artista 2D, um Artista 3D e um Game Designer. Apesar de termos nos organizado em Google Docs, a coisa só foi para frente mesmo em uma “jam” que fizemos durante cinco dias seguidos, só produzindo.

Durante a produção do game, como era a vida “extra-H.I.V.E.” de vocês?

Marcos: Tive sorte da Carolina (namorada) e da minha família terem me apoiado. Todos foram compreensivos comigo e no fim valeu a pena. Eu fazia alguns trabalhos e parei só para me dedicar ao H.I.V.E.

Caio e Paulo: Quando entramos no H.I.V.E. a gente não tinha emprego e o Caio fazia faculdade à distância. No início isso atrapalhou um pouco, mas conseguimos contornar a situação. Fora isso, como irmãos, sempre apoiamos um ao outro em tudo.

Rodrigo: Foi difícil emplacar inicialmente no projeto. Mal tinha saído do antigo emprego e dava aula para pagar o aluguel. O Marcos me convidou para o projeto quando eu ainda estava produzindo o clipe do Rappa. Pouco antes de terminar o prazo, convidei a equipe para se reunir na minha casa e o projeto andou muito bem. A Cris (esposa) mal me via, dentro da nossa própria casa, mas sempre me apoiou. O H.I.V.E. foi a minha primeira experiência em games.

Perguntinha infame e muito batida: e como foi a emoção de vencer o XNA Challenge?

Todos: Melhor do que falar é melhor vocês assistirem ao vídeo… rsrs. (Se você tem ouvidinhos sensíveis, cuidado! Hehehe)

Quais as perspectivas para o Imagine Cup? O H.I.V.E. pode fazer bonito no Egito?

Marcos: Acredito que o game vai dar muito trabalho aos concorrentes. A vitória no XNA Challenge deu um gás ótimo na equipe. Estamos muito motivados.

O que vocês podem dizer para incentivar a galera que gosta de games e pretende entrar nesse mercado de desenvolvimento de jogos?

Todos: A mesma resposta que demos na premiação. Esteja seguro do que quer. Estude muito, leve o trabalho a sério e não pense que já sabe tudo. Pense sempre que você pode melhorar. Não dê um passo maior que as pernas, esteja confiante das suas habilidades e insista nisso.

Ficha Técnica da Phoenix Team

Marcos (cara de Honda)Nome: Marcos dos Santos Venturelli
Idade: 22 anos
Faz o que da vida? Estudante, game designer e trabalha com edição de vídeo
E para o futuro? Até o fim do ano, pretendo terminar meus projetos e viver como desenvolvedor de games.

 

 

 

 

 

Rodrigo (bebeu demais)Nome: Rodrigo Senna de Carvalho
Idade: 29 anos
Faz o que da vida? Estudante, designer gráfico e motion designer
E para o futuro? Reconhecimento profissional e estabilidade financeira.

 

 

 

 

 

 

PauloNome: Paulo Henrique Faria Araujo Lima
Idade: 25 anos
Faz o que da vida? Estudante e artista 3D
E para o futuro? Evoluir como profissional 3D

 

 

 

 

 

 

 

CaioNome: Caio Cesar Faria Araujo Lima
Idade: 21 anos
Faz o que da vida? Estudante e programador
E para o futuro? Acabar a faculdade e seguir carreira como programador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vejam a felicidade das crianças com o brinquedinho novo voltando para casa:

Vivi Werneck
Share on Tumblr
Feed do Post
25 Comentários em "3º XNA Challenge Brasil – 2009"
  1. 27/04/2009

    Caraca, só de ver o vídeo do anúncio dos vencedores deu nó na garganta aqui!!
    Parabéns meninos!!! E bora detonar no Egito com H.I.V.E! Vocês merecem!!!!!!
    \o/

    • 27/04/2009

      Nem me fale.. valew mesmo a força..
      abrç

  2. PH!
    27/04/2009

    Mais uma boanotícia para o mercado brasileiro de games… que orgulho do meu Brasil, sil, sil!

    Parabéns à molecada do H.I.V.E aew. Representem-nos da melhor forma possível, e se ganharem outro 360, lembrem-se de q eu nao tenho nenhum! :P Botei fé nas caretas!

  3. 27/04/2009

    Ae muito bom!!!!!!
    Parabens aos caras que fizeram o H.I.V.E

  4. 27/04/2009

    otima entrevista Vivi.

    Aliás esta categoria nova (Entrevista) é muito boa, parabens pela iniciativa de trazer material exclusivo pra nós leitores do GOW

    • 28/04/2009

      Obrigada Claudio. A nossa intenção é trazer cada vez mais entrevistas exclusivas, como essa, para os nossos sempre queridos leitores do coração! (ooowww….)

      Bjos

  5. Renan Rodrigues
    27/04/2009

    Simplismente ótimo post. Muito legal a entrevista. Que vcs detonem no Egito!!
    E como o PH disse, se ganharem mais um Xbox 360, lembre-se q eu não tenho nenhum!!
    O difícil deve ter sido escolher um representante pra ir na sede da M$! ;P

    E fazendo uma propagandinha:

    Quem usa a Suite Microsoft Office, pode tentar participar dessa promoção e ganhar um Xbox 360
    http://www.winajuda.ig.com.br/2009/04/20/concurso-cultural-na-microsoft-office-2007/

    Eu acho que eu deveria não ter falado com nínguem, pq assim eu tinha mais chance, mas como não sou egoísta!

  6. Denize
    27/04/2009

    Parabéns!!! Meninos vocês merecem!!! Marcos um abração especial para você!!!

  7. 27/04/2009

    Parabéns para eles! Será que poderemos colocar as maos neste game?
    8D

  8. Renato
    27/04/2009

    Nossa nunca vi tanto palavrão em apenas 3 minutos! Rs muita emocaum mesmo!!!!!!

    • 27/04/2009

      hahaha perdi total a noção… nervosismo tomou conta…rs

  9. 27/04/2009

    Parabens ae galera!!! Muito boa essa competição e muito boa tb essa materia, pq pra mim eh mais q um post apenas.
    Parabens tb pras GoW pela entrevista

  10. 27/04/2009

    Ótima noticia memso para os gamers brasileiros, e aspirantes a programadores ou game designers. Outra ba noticia, que acho que meree uma menção aqui, já que outros sites mencionaram tambem, vai ser o lançamento de um jogo para Wii totalmente brasileiro chamado Burgers Island, feito pela TechPront.

  11. 27/04/2009

    Parabéns! Sucesso lá no Egito tb ! Que isso incentive mais brasileiros a fazer jogos !

  12. 27/04/2009

    Muito legal mesmo!
    E como a Cla falou, deu até nó na garganta… Que orgulho… hehehe
    Agora, como o Thyago falou (é, tô imitando todo mundo hoje), esse game vem parar nas nossas mãos?
    Fiquei super curiosa…

  13. Alice
    27/04/2009

    parabéns para eles! com certeza mereceram essa!

  14. 27/04/2009

    Renato pelo o que vc disse vc nunca assistiu o Levelgamer

  15. 27/04/2009

    Parabens para eles, mostrando q o rio é o estado
    dos games, somos os melhores!!
    e agora td a sorte do mundo para eles no Egito, tomara
    q eles tragam esse premio para o Brasil e assim q sabe o Brasil
    tenha um futuro melhor nos games….

  16. 28/04/2009

    Não conheço toda a equipe, mas posso falar em nome dos que conheço:

    Deu pra sentir o frio na barriga de vocês na premiação e sem dúvida deve ter sido uma das adrenalinas mais saudáveis que vocês já sentiram na vida!

    No mais, fico feliz em fazer parte de uma equipe comprometida como essa. Acho que a resposta que vocês deram na premiação resume as minhas (e suas) palavras :)

    Borat diria: Great Success!

  17. Regina Lima (mãe do Caio e Paulo)
    29/04/2009

    …. CAMPEÕES!!!!! VENCEDORES!!!!!Parabenizo esta equipe que empenharam seus esforços,tempo,dedicação e mostraram que sabem, que isso foi só um pequeno reconhecimento em relação ao que há de vir de agora em diante….rumo a novos desafios….rumo a uma nova visão….. rumo a aprimoramentos….. rumo ao Cairo….TALENTOSOS….. VALEU EQUIPE!!!!!!
    VOCES SÃO MAIS QUE VENCEDORES!!!!!!!

  18. 29/04/2009

    Tenho alguns amigos de Recife que venceram a Imagine Cup em 2006, ficaram em 2º lugar em 2007 e em 2008 ficaram em 3º. Um deles hoje trabalha na Microsoft, em Redmon, com XNA.

    É uma carreira que vale a pena. Próximo ano entro com meu projeto para Imagine Cup. Me aguardem ;)

  19. 29/04/2009

    Porra, fiquei sabendo da competição dias antes de acontecer e sem sombra d dúvida eu estava na torçida.
    Aos ganhadores rendo homenagem e digo que estão de parabéns…e acreditem…nessas horas vemos que todo esforço vale a pena.
    Conheço apenas um dos carinhas doidos (Senna) e confesso que sempre acreditei em tudo que ele inventa, faz…afinal todo maluco tem um pouco de lucidez!

    Um abraço aos doidos que estão junto com Senna e o Egito é de vcs!

    Raquel Bellesse!

  20. 13/05/2009

    […] de jogos Indie(independente) aqui do Rio chamado Phoenix Team, por sinal, olha a gente ganhando o XNA Challenge 2009 . Eu não participei no desenvolvimento desse jogo específico, […]

  21. thicompan
    18/05/2009

    Ihhh!!! Foda! Parabéns para eles!! Merecem essa vitória!!! Agora mudando… Meninas, vcs participariam de um podcast?

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.