20 anos de muita alegria! [Super Famicom]

Tags: Análises, Famicom, genesis, snes, Super Famicom, super NES, super nintendo

Por Old Clarice

Gente, que emoção! Meu querido Super Famicom (ou Super Nintendo) completou 20 aninhos no dia 21 de Novembro.

O console de 16 bits que tanto me encanta até hoje (e a muitos também) nasceu no Japão em 1990, como sendo o sucessor do Famicom (Family Computer, o famoso Nintendinho ou NES). Com o propósito de superar a capacidade de seu antecessor, o Super Famicom rodava 16 bits (o NES rodava 8), sendo capaz de rodar jogos magníficos com efeitos jamais vistos na época. Além de uma assustadora melhora gráfica, a capacidade sonora também evoluiu bastante. Vamos relembrar sobre o console que tanto ocupou horas e horas dos dias de nossa infância!

Super Famicom? Não é Super Nintendo?

Na minha infância só joguei o SUPER NINTENDO, não o SUPER FAMICOM. Aham, tá Clá, e a diferença?

A diferença (que a maioria sabe, mas tem alguns, como eu antigamente, não sabem o que é) é que Super Famicom é a versão JAPONESA, a primeira versão do console. Um ano depois, foi lançado nos EUA com o nome de SUPER NINTENDO ou SUPER NES.

Esquerda: cartucho de Super Famicom (japonês), Direita: cartucho de Super Nintendo (americano)

Quem não se lembra de quando comprávamos jogos japoneses que não rodavam no console americano? Fazíamos uma gambiarra só pra funcionar, ou um “desbloqueio” para jogarmos os jogos japoneses: era só cortar duas abas da parte interna e jogar sem medo de ser feliz… e ter um dicionário japonês do lado, claro.

Modelos

Super Famicom: Primeiro modelo a ser lançado, o que surgiu no Japão em 1990.

Super Nintendo: Esse foi o querido do meu coração! Eu adorava quando apertava o botão Eject (o cinza do meio) e o cartucho pulava que nem uma louca na avenida. Foi o responsável por muitas horas de diversão da minha infância.

Super Famicom Baby ou Super Nintendo 2: Falando a linguagem de hoje, é a versão “slim” do Super Famicom e do Super Nintendo. O Super Nintendo 2 é a versão que eu tenho atualmente, roda tudo bonitinho.

Controle

Muitos jogadores assíduos de Street Fighter têm que concordar comigo: o controle do Super Famicom é o melhor para se soltar hadoukens, shoryukens, e mais um monte de “ukens”. Tá, ele pode ser superado pelo controle do Saturn, mas é só um detalhezinho, vai?

O controle do Super Famicom é composto pelo direcional, os botões A,B,X,Y, Select, Start, L e R. Não são botões duros de se apertar, com uma resposta rápido na maioria dos jogos… se bem que isso não é influenciado pelo controle, mas sim pelos programadores, mas que um bom contato ajuda, ah, ajuda! O controle do Super Famicom foi o primeiro a utilizar os botões L e R no topo do mesmo.

Como identificar um controle piratão? Bom, normalmente o pirata DERRETE (literalmente), e os botões são duros pra dedéu, horríveis. No meu Baby tenho um original e um pirata, uso este para deixar o outro intacto e inteirinho na caixa.

Gráficos e Hardware

O Super Famicom possui um processamento de 16 bits, som Stereo (dá pra notar isso na IMENSA diferença das músicas do Famicom), resolução maior, assim como aumento da capacidade de sprites e cores na tela. O Super Famicom foi inovador na época por possuir o Mode 7,  um modo gráfico que faz com que o Super Famicom exceda sua capacidade para realizar a rotação de cenários, o que foi muito usado em F-Zero, Super Castlevania IV, Final Fantasy IV, V e VI, entre outros jogos.

Além do Mode 7, alguns jogos vinham com alguns chips em seus cartuchos para melhorar ainda mais os gráficos do jogo. Star Fox e Super Mario RPG são só dois exemplos que jogos com esses chips.

Pecinhas extras

Lembram da Power Glove do Famicom? Vocês ACHAM que o Super Famicom ficaria sem pecinhas extras para jogarmos horrores?

Super NES Mouse: Vários jogos tinham suporte para esse periférico, principalmente o Mario Paint. O mouse era conectado na entrada normal do controle.

Super Scope: Arma em forma de bazuca, usada para jogar Super Scope 6…. e mais alguns joguinhos.

Super Game Boy: adaptador de jogos de Game Boy para jogar no Super Famicom. Ahan, e quem vai querer jogar jogo de GAME BOY em um SUPER FAMICOM???? Credo! Só por causa da tela maior e cores?

Tribal Tap: Adaptador de CINCO controles para SNES, conectado em uma das entradas para controle, e outro controle ficava conectado na outra entrada, assim dá para jogar com 6 integrantes. Normalmente era usado em jogos de esportes que comportavam esse número de jogadores, entre outros jogos multiplayer (não é oficial da Nintendo…aparentemente).

Adaptador de disquete: Depois do surgimento das roms, foi lançado um dispositivo que, quando inserido (ai!) na entrada de cartucho, podíamos colocar disquetes com roms e rodar normalmente como se estivesse usando um cartucho. Ideia legal pacas!

Logicamente que naquela época já tinha concorrência. Quem não lembra de “Genesis does what Nintendon’t!”?

Feliz Aniversário hyper atrasado, Super Famicom!!! Creio que o console foi o responsável de muitas boas lembranças de muita gente!

Só pra finalizar o post, minha humilde coleçãozinha de Super Famicom / Super Nintendo. Tirando o Final Fantasy III/VI, todos os jogos um amigo meu querido do meu coração deu!! Obrigada, Kawai!!!

Esse namoradão que me deu xD

Obs: Tiny Toon Adventures é um belo destruidor de controles…fato!

Clarice dos Santos
Share on Tumblr
Feed do Post
70 Comentários em "20 anos de muita alegria! [Super Famicom]"
  1. 06/12/2010

    Nossa Clá, eu amei o post! Apesar de ter jogado mais Mega Drive amava o SNES! E tb adorei a Ol Cla desenhada pelo Pace! Pra variar mandando muito bem no rabisco! ^^

    Ah, mas agora fiquei com ciúmes! O Betão fez um desenho p ilustrar a coluna musical da bruna, agora pra clá… E cadê a minha ilustração psycho para o meu Vídeo Gamecídio, héim Betão? Hunf! Serei obrigada a te infligir dor! rss XD

  2. Paulo Roberto
    06/12/2010

    nossa!! deu ate saudade de tira meu super nes da gaveta xD
    eu tenho o mario paint, meu Deus! so eu sei como foi bom meus tempos ao lado dele hehehehe
    vc so esqueceu de um acessório, que dava pra jogar os jogos de GBA no super nes
    excelente post e parabéns pelo blog!
    abraços

  3. @SandroLui
    06/12/2010

    Aí que saudades do Donkey Kong, hoje só posso jogá-lo no Emulador…
    nossa lembro-me vagamente de quando ‘aluguei’ a ‘fita’ do Zelda na locadora aqui da rua, nossa me lembro de muita coisa…

    Ainda tenho alguns cartuchos aqui em casa, mas não tenho o console (minha mãe doou para uma instituição :@). Ainda tenho um cartucho de Nintendo 64 do Mario Kart que eu tentei usar no Snes kkk’
    Nossa, valeu pelo post rsrs, muitas lembranças…

    PS: alguém aí jogou bomberman? Até hoje eu nunca conheci alguém que tenha jogado e me sinto estranho, caralho! :D

    • 06/12/2010

      eu tenho um amigo super viciado em bomberman…rs

      • @SandroLui
        07/12/2010

        Ufa! Ahaha, pensei que só eu (forever alone) tinha jogado…
        pena que perdi os cartuchos dele se não eu te dava, damn!

        • PH!
          07/12/2010

          Bomberman? Jogo apostado. Sério, sou virtualmente imbatível.

          • thE Masterkey Blaster
            07/12/2010

            peraí vamos montar um campeonato :D

          • Ironfist
            07/12/2010

            Um dos meus jogos favoritos, jogava demais o de playstation 1, e o de super nintendo também era muito bom.Caramba, pessoal daqui tem muito bom gosto =D

          • Bruno Ferreira
            08/12/2010

            Melhor Bomberman era o do Dreamcast, aquela abertura a la Dragon Ball me matava de rir, mas a rede online se superava.

          • @SandroLui
            09/12/2010

            Haha! Fala agora mãe que isso é perda de tempo rsrs. Meus anos de treinamento intensivo, dedos doloridos, olhos flamejantes, coca-cola e salgadinho enfim valeram a pena!

            Sinto muito desapontá-los mas o título de phodão é meu (:
            venci todos os meus amigos que viam na minha casa jogar esse jogo, que eles chamavam de cata-bombinha :S

    • Paulo Roberto
      06/12/2010

      ja! e tenho ele no wii!!

    • Angelo
      06/12/2010

      Nunca consegui achar uma fita original de bomberman =/
      Só jogava pirata e em japonês =/

      • 07/12/2010

        Po, eu tenho um Super Bomberman 4 e jogava com o pad para 5 jogadores (mas acho que no Bomberman só dava 4).

        Se ainda funcionar vai ser a alegria das férias no interior!

    • Terminator 101
      30/12/2011

      eu so jogo o melhor deles,o bomberman 4 XD

  4. Eduardo Peixinho
    06/12/2010

    Nossa!!! Guardo ótimas lembranças do SNES, tenho o meu até hoje. Os jogos que eu mais gostava e acabava perdendo a noção do tempo foram Super Mario RPG, Super Mario Kart, a Série Donkey Kong, YuYu Hakusho Final, International Super Star Soccer Delux, Street Fighter 2 e Killer Instinct. Infelizmente não tive a oportunidade de jogar a Série Final Fantasy e Chrono Trigger no console, na época eu trabalhava perto da Sta Efigênia SP e vivia garimpando por estes jogos, mas nunca achava, com muita sorte consegui o Mario RPG…

    • @SandroLui
      07/12/2010

      Nossa cara, tirando o Killer Stinct, que na época eu odiei, eu joguei os mesmo jogos haha! E tipo, como eu era muito novo e inocente (–‘) ainda não conhecia as coisas boas da vida haha, perdi muitos jogos assim. Não joguei por exemplo Mario Rpg, nem Chrono, nem Final Fantasy… enfim, infância de merda kkk’ de que adianta ter um clássico e não jogar ‘OS Clássicos’ :D

  5. 06/12/2010

    Não li o post inteiro ainda mas quando vi que vc citou o macete das fitas japonesas eu tive que vir aki nos coments contar o meu feito…. ou melhor, do meu pai… Ganhei um Street Fighter 2 do meu tio mas era de Famicon, meu pai pegou a faca e foi furando o cartucho pra fazer os buraquinhos da trava…. eu chorei muito achando que o veho tinha estragado o jogo…. eu tinha oito anos, nem imaginava que o importante era o treco verde de dentro! uasuhaushuahsuashhaus

  6. 06/12/2010

    Post fabuloso, ADOREI.

    Agora um comentário aleatório, vi esses cogumelos pra vender aqui numa loja de Bauru, R$99,99 cada um. Achei caro e acabei não comprando, fui na loja na semana seguinte com o dinheiro (mesmo achando um absurdo o preço) e o já tinham vendido e nunca mais achei T.T

    • Angelo
      06/12/2010

      Dica:
      Procure no play-asia e ebay.
      Ja comprei varios plush dolls para a patroa. Um do yoshi, um chaveiro do goomba e um cogumelo com a cor clássica do mario bros 1 de NES(amarelo e vermelho).Ainda quero comprar uma bomba do Super Mario World ou um BOO!

      São bem baratos e o frete é mais ainda, já que são leves
      ;D

  7. Eduardo Peixinho
    06/12/2010

    Ah, como pude esquecer, três RPG’s fantásticos… Breath of Fire 1 e 2 e Secret of Mana… Você começou muito bem sua nova remessa de posts…

  8. Angelo
    06/12/2010

    Esse videogame é o meu xódo. Ainda bem que consegui arrumar um e aos poucos estão conseguindo minhas fitinhas preferidas.

    Sabe, o snes tem 20 anos, a maioria das fitas tem quase isso e a maioria funciona PERFEITAMENTE. No máximo precisam de uma limpeza e troca da bateria para os saves funcionarem, mas fora isso.

    Fico imaginando se daqui a 15 anos, meus dvds de xbox ainda estarão funcionado ou se até mesmo meu xbox estará…..

    =/

  9. Amyr Leão
    06/12/2010

    É traumático lembrar do meu, pois num dia fatídico, um tempinho depois de eu ter ganhado o meu PSOne, deixei o SNES próximo a janela e durante a noite algum meliante quebrou a janela e puxou o coitado com fio e tudo pra fora xD Não fosse isso, tava jogando até hoje…

  10. 07/12/2010

    Na época do Super NES eu era maníaco da Sega, e tanto eu como todos os meus amigos tinham Master System ou Mega Drive. Mas confesso que quando saiu o Street Fighter 2 pro SNES geral ficou com vontade de ter um desses… mas era mais caro que o Mega, e os jogos mais difíceis de encontrar.

    Lamentação à parte, parabéns pelo post. Vocês fizeram alguma coisa parecida nos aniversários do Master ou do Mega?

  11. 07/12/2010

    Melhor videogame de todos os tempos. Nunca me diverti tanto jogando um console. Aliás, até hoje me divirto com Super Nintendo. Excelente post! :D

  12. Jhun
    07/12/2010

    Grande SNES. 20 anos e está inteirão.

    O meu ainda tá guardado ali até hj. Graças a minha tia ter arrumado um americano com grana pra casar ela mora em São Francisco desde sempre. rsrs Graças a isso pude jogar os grandes RPGs do SNES (Chrono Trigger, Final Fantasy III (o IV japonês), entre outros) pois meu primo arrumava uma maneira de “contrabandear” umas cópias pra mim.

    É e sempre será um dos grandes consoles da minha vida. ^^

    Ótimo post Clá.

    • Jhun
      07/12/2010

      Só pra constar, ainda jogo DKC e Rock n’ Roll Racing nele. =D

      • Jhun
        07/12/2010

        Pow sem falar no Ultimate MK que jogo qse todo fds com os amigos. =D

  13. 07/12/2010

    Eu vi esse ultimo vídeo que aparece Rock’n Roll Racing e bomberman, cara eu pedia muitas horas jogando… esses games são clássicos dos clássicos de NES… bateu até uma vontade de baixar o emulador e jogar *-*

  14. 07/12/2010

    Ótimoo post Clarice xþ

  15. PH!
    07/12/2010

    Lindo post. Quase me desmanchei em lágrimas. QUASE, porque sou muito machão.

    Judiei muito dos meus cartuchos…. vez ou outra eles não pegavam, aí não sei de onde veio a idéia da soprada milagrosa que eu achava q consertava qualquer coisa. Só servia pra condenar de vez o pobre cartucho com a ferrugem criada através da baba de uma crise de abstinência de um viciado em jogos.

    Até hojem e arrependo de ter vendido meu SNES. Idiota.

  16. @SandroLui
    07/12/2010

    Agora que eu percebi, vocês adoram games ‘old school’ né? Quando digo vocês eu quero dizer todas vocês mesmo, cada uma com um console e game diferente, mas todas adoram…

    Vocês podiam combinar um cast pra falar dos games ‘old school’ que vocês gostam e talz, contar histórias, falar sobre os seus consoles e talz e talz :D

    Seria cool! /,,/

  17. Zeroleo
    07/12/2010

    Só na sua jaquinha q o controle do snes é ao menos bom para jogar Street Figther. O controle do snes dava ate bolha nos dedos. O controle de 6 botões do megadrive era imbativel, praticamente nasceu com o intuito de jogar SF. Posteriormente o controle do Saturno o substituiu.

    • 07/12/2010

      Como assim? Reclamando de bolha nos dedos?? CADÊ SEU ESPÍRITO HARDCORE, MANOLO???
      huahuahuahuahuahuahu

      • @SandroLui
        07/12/2010

        Bolha nos dedos? tsch, Super Nintendo é pra macho! :S
        Zoa, pra jogar Street Fighter eu tinha um controle turbo que era parecido com o manete do fliper :D

        Metal Hard Core \../

    • Angelo
      07/12/2010

      Depois de alguns anos sem jogar snes , já maior, quando eu fui pegar o controle, vi que ele parecia um pão na chapa, tanto em seu formato quanto a espessura dele =D

      • 08/12/2010

        XD
        E eu, depois que eu peguei num controle de SNES depois de se acostumar ao Dualshock do Playstation. Pouca gente cita o Dualshock, mas ele é o controle mais balanceado que tem por aí, viu! Não é só pra tiro, sem só pra luta, mas pra um pouco de tudo! \o/
        Agora, se tem coisa que eu me arrependo até hoje é de ter trocado o meu SNES por míseros jogos D:

        • Angelo
          08/12/2010

          Sei lá viu, na geração passada eu joguei ps2 e na anterior psx. Gostava do controle viu, achava muito bom, mas depois que experimentei o do 360… =D

  18. Thiago (Spectrumframer)
    07/12/2010

    “Old Clarice” é ótimo :-)

    E bolha nos dedos é marca registrada do SNES.
    Saudades daquele controle manêro.

  19. Hélio
    07/12/2010

    Quanto tempo sem um post da Old Clarice! Já estava me perguntando por onde ela andava rsrs E meus parabéns atrasadíssimos ao Super Nes.
    Eu nunca tive esse console, mas joguei bastante na casa de amigos e parentes. Posso dizer q, depois do Playstation 1 e 2, acho esse o console com a melhor gameteca!
    É incrível como um videogame pode ter tanto jogo bom, até hoje jogo de vez em quando no emulador, seja no PC ou no meuj xodó PSP.
    Super Mario World, Super Metroid, Super Castlevania IV (q eu joguei pouco, mas é um grande game), FFIV, V e VI, Chrono Trigger, Lufia 1 e 2, Mario Kart… É muito jogo bom mesmo.
    Mas tenho q dizer q o q me marcou de verdade no Super Nes (mais do q outros gêneros) foi, além de Super Mario World (óbvio!), o gênero RPG.
    Final Fantasy V foi meu primeiro RPG. Joguei incessantemente e me encantei com a história. Depois joguei o maravilhoso VI, Chrono Trigger e outros. Aliás, já q eu toquei no assunto, só uma pequena correção, Clá: FFIV e FFV não usavam Mode 7, só o 6. Por isso q vc podia se locomover em algumas ocasiões quase igual nos games 3D.
    Acho q, além de grandioso, esse foi um dos videogames com jogos mais difíceis tbm. Battletoads (a infame fase das motos), Lufia 2 (alguém já foi louco de zerar a Anciente Cave?), FFV (q não é tão difícil, mas foi lá q apareceu aquele monstro mala fodão, o Omega), enfim… Meus parabéns de novo a esse gigante eterno q inspirou tantos videogames depois dele! *-*

  20. Flavio
    07/12/2010

    Ahhh saudades!!!!me acabei (ui) de jogar esse console hehe!!! Lembro da destrava, e tinha gente que pagava caro pro cara quebrar o console hehe!!!

  21. Helisonbsb
    07/12/2010

    eu ainda tenho o meu superfamicom com os cartuchos japoneses: super mario world, gradius 3 e area 88!!!!clássicos!!!!pena que muita gente não viu essa fase ouro da nintendo vs sega!!!!!valeu!!!!

  22. 07/12/2010

    Saudades do tempo que jogava Kirby.A juventude de hoje (a grande maioria) só quer saber de 3D e despreza os que deram origem a tudo.
    falo juventude de 12 ,13 anos XD.

  23. Mih
    07/12/2010

    Caraca,já joguei muito Super Mario e Super Mario Kart no SNES da minha prima[que infelizmente,hoje o bichinho está no céu dos consoles *1 minuto de silêncio*] *O* Bons tempos aqueles.

    Agora,vamos às imagens:
    -Nhááááááá,amei esse bonequinho do Yoshi e os cogumelinhos que eu carinhosamente chamava de “cogumelos alucinógenos” *O*
    -LOL essa imagem do começo do Post [Também espero ficar velha jogando Video Game ^^]xD Detalhe para o Mario disfarçado de abajur.

  24. ADR
    07/12/2010

    Bah!!!
    Esse post me deu até vontade de tirar o pó dos meus cartuchos com uma booooaaaaaa assoprada.
    rsrsrs
    Quanto ao “desbloqueio”, eu fui mais além…
    Eu pintei o meu controle de azul(menos os botões, claro…).
    kkkkkkk

  25. Ozaki
    07/12/2010

    Eu tive poucos jogos durante minha epoca de snes
    Hoje eu me divirto usando emuladores e etc

  26. marcos
    07/12/2010

    nao conhecia esse tribaltap (famigerado acessorio que rendia aquela piadinha excelente, “vcs vao jogar isso ai de 4?”). o multitap que usavamos aqui era um pouco diferente, maior, e chamavamos de “multitap” mesmo. rendeu boas partidas de super bomberman 2 e nba jam :D

  27. Abraão
    07/12/2010

    Vivi!!! Estava vendo Comédia MTV e vejo que tal programa possui uma integrante chamada Talita WERNECK, nascida no Rio de Janeiro e a característica mais importante: Baixinha!! Ela é sua irmã? UAHUAHUAHAUA

  28. David Paulo
    07/12/2010

    Post interessante, de fato.

    assisti a um video do Angry Video Game Nerd que falava sobe algo muito semelhante, que era a história de alguns consoles. Ele conta de uma maneira muito engraçada a história da sega, da nintendo e até da atari (Jaguar 64 bits). mas não vou contar spoiler para quem não viu.

    E sobre aquela propaganda: “Genesis does what nintendon’t”, what a lie, heh? genesis nunca foi páreo contra o super nintendo. era fato que o genesis tinha um hardware mais avançado, mas ele pecava nos jogos.

    • 08/12/2010

      Concordo com vc…rs.
      Curto mais o SNES que o Mega

    • Hélio
      08/12/2010

      Genesis nunca teve um hardware mais avançado q o SNES. Duvido q o Genesis tenha um game tão bonito quanto Chrono Trigger, do SNES.

  29. 08/12/2010

    O Genesis realmente tinha um hardware mais avançado que o SNES?
    Pelos jogos é que não dá pra perceber rsrs
    Eita como esse post me trouxe lembranças! Eu NUNCA deveria ter me desfeito do meu SNES, e de seus ótimos jogos!

    Agora eu me lembrei que quando eu era bem pequeno e cheguei com o SNES em casa, eu era um tipo de mini-gênio, pois eu tirei da caixa e instalei ele na TV em poucos segundos, nem tive dúvidas de onde ligar nada o_O (e tudo isso enquanto meu irmão tava passando mal, mas eu não tava nem ligando, porque eu tava testando o glorioso SNES xD )

  30. Diego Gomes
    08/12/2010

    Post fantástico, foda mesmo. Nossa, isso tudo traz muitas lembranças boas. Curiosamente aqui em casa ganhamos nosso Super Nes em uma Rifa da Banca do Bicho. Isso foi fantástico, meu irmão que comprou o número. Pena que anos depois minha mãe deu o SNES quando compramos o PS1.

  31. thE Masterkey Blaster
    08/12/2010

    Esse Informecial do Mario Paint até que é legal. Mas a melhor música feita no Mario paint até hoje é essa daqui ó.
    http://www.youtube.com/watch?v=5uZr3JWYdy8

    I never… xD

  32. Yan Paulo
    09/12/2010

    Ágora que eu vi o comercial do Castlevania.
    MUUITO doido esse comercial o_O”

  33. David Paulo
    09/12/2010

    @Hélio

    Não é necessário ter bom hardware para ter bons jogos. um bom exemplo disso é o jogo que você mencionou. mas já que você falou, talvez eu tenha exagerado um pouco. Se eu não me engano, o genesis tem uma cpu mais avançada, enquanto o SNES tinha melhor hardware para gráficos. O hardware do genesis perdia para o do SNES em gráficos e sons e ganhava em processamento. mas o maior pecado do genesis são os jogos. enquanto este tinha Sonic, aquele tinha Mario, Chrono Trigger, Final Fantasy, Sim City, Tatics Ogre etc…

  34. David Paulo
    09/12/2010

    Se o genesis tivesse mais jogos como o phantasy star IV (que por sinal, é um ótimo RPG para Mega Drive), com certeza teria durado mais tempo no mercado.

  35. brunobourne
    11/12/2010

    Uma de minhas maiores frustrações da infância/adolescência é o fato de nunca ter tido um SNES (embora jogasse muito na casa de amigos e em locadoras)…os jogos multiplataforma quase sempre eram superiores no SNES sem falar dos exclusivos da Nintendo,fora o joystick que era bem melhor q o original de Mega(aquele q só tinha A,B,C e Start).Morria de inveja dos meus amigos(só eu tinha Mega),enquanto eles soltavam o cartucho com o mero apertar do “eject”, eu sofria pra jogar Street Fighter e Mortal Kombat com o maldito controle de 3 botões ¬¬ Enfim,um dos melhores consoles de todos os tempos mas q n tive o prazer de ter :( Excelente post Clarice,digno de um videogame lendário como o Super Nintendo,parabéns! Ps:até hj jogo alguns games dele no emulador(inclusive o Final Fantasy III(VI)que espero terminar “algum dia” rs)

  36. Erick
    12/12/2010

    Caramba…
    Esse console é memorável.
    Pena que o meu se perdeu… T_T
    Este console é o que abriga o melhor (na minha humilde opinião, é claro) jogo de TODOS OS TEMPOS(literalmente).
    Chrono Trigger.

    Não importa se estou em 600 A.C ou em 12000000 B.C, ou ainda no fim dos tempos. Eu nunca me canso de falar que este é o melhor jogo que já joguei em meus singelos 22 anos de existência.

    Opiniões à parte, ótima matéria Clarice.^_^

  37. 23/12/2010

    Uma das minhas piores bobagens que fiz nessa vida, foi vender meu Super Nintendo , na ilusão de ganhar um PS1…

    Fiquei na mão.
    Perdi meu querido Super Nintendo com 19 fitas e ainda ganhei um lindo Dynavision ( que tinha 1 jogo legal, o de matar patos…>.< )

    Agora tenho que me contentar com os Emuladores e ROMS…=\

  38. PauloHonda
    30/12/2010

    Embora nunca tivesse jogado com o Supernintendo,sempre ouvia boas referencias desse console.Como o tempo passa,parece que foi ontem.Será que os console da nova geração vão ter vida longa,veremos.
    Parabens pelo excelente post Clarice.

  39. helinux
    17/12/2011

    bons tempos de super mario world, gradius III e area 88!!!!!

  40. gero
    04/03/2012

    gero.eu tenho um topgame8bts,um super nit 16bts e um nint64 e jogo ate hoje é bom d+ relembrar é viver

  41. gero
    04/03/2012

    estou procurando,jogos do 64 donken kong e bad for daw quem tiver p negociar entre em contato por favor

  42. david
    18/08/2012

    Parabens pelo ótima homenagem !!! COmprei recentemente meu Snes de volta !!! Tinha vendido o meu em 99 para comprar um PS…hoje tenho um pc bonitao que roda qualquer coisa atual..porem NADA se equipara a diversão dos ótimos jogos do SNES !

  43. Jardel correa
    24/08/2012

    Parabéns :) sou colecionador de jogos , aquela foto é um street? edição especial ?

  44. Alisson Danilo
    20/08/2013

    AONDE EU CONSIGO UM Tribal Tap ? PELO AMOR DE DEUS !

  45. Claudio Saito
    27/05/2014

    Tenho um Nitendo Super Famicon (original japonês) e preciso arrumar. Sabe informar locais?

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.